Peso da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias.(Ml 1.1)
Prezados leitores, porque a Palavra que veio ao profeta Malaquias era um peso? Apenas neste versículo vemos quatro verdades que merecem ser destacadas: a natureza, a autoridade, o destino e o instrumento da mensagem.
Em primeiro lugar, a natureza da mensagem (1.1). A mensagem de Malaquias é uma sentença, um fardo, um peso. Não é uma mensagem consoladora, mas de profundo confronto e censura. Essa mensagem tinha um triplo peso: era um peso para o profeta, para o povo e para Deus. A palavra hebraica masâ, significa peso. É algo pesado, duro, que o Eterno vai dizer. É um peso como foi para o coração do profeta Jeremias (Jr 4.19), para o coração do povo (que receberia a dura mensagem) e para o coração de Deus (pois os sacerdotes quebraram a aliança). Não é uma mensagem azeitada, palatável, fácil de ouvir. A profecia se dirigia contra a nação de Israel. A carga que o profeta carregava devia pesar também sobre a consciência das pessoas, até que se preparassem para “aquele dia”.
Nos dias atuais precisamos ouvir a masâ de Deus. A sociedade pós-moderna ama ouvir mensagens de auto-ajuda, que fazem cócegas na vaidade humana. As pessoas querem entretenimento. Vemos muita adesão pouca conversão. Muito ritual pouco pão espiritual. Muito antropocentrismo, pouco teocentrismo. Os púlpitos contemporâneos estão deixando de tratar o pecado e falhando em chamar o povo ao arrependimento. Estes pregam o que funciona e não o que é verdadeiro. Nas palavras de Spurgeon – “os pregadores estão mais interessados em agradar os bodes do que alimentar as ovelhas”.
Em segundo lugar, a autoridade da mensagem (Ml 1.1). A mensagem é uma “sentença pronunciada pelo Senhor”. A mensagem não é criada pelo profeta, mas apenas transmitida por ele. A mensagem vem de Deus, é do céu. O pregador não gera a mensagem. O sermão não é palavra do homem, mas palavra de Deus.
Deus não tem nenhum compromisso com a palavra do pregador, Ele tem compromisso com a Sua Palavra. É a Palavra de Deus que é viva e poderosa. Esta jamais volta vazia.
Em terceiro lugar, o destino da mensagem (Ml 1.1). Malaquias entrega uma sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel. Sendo Israel o povo da aliança, ele a desprezou, insultando, assim, o amor de Deus. Tanto os líderes quanto o povo quebraram a aliança (Ml 2.8,10). Longe de corresponderem ao amor de Deus, desprezaram a Deus, sua Palavra, o culto e as ofertas. Por isso, o juízo começou pela Casa de Deus. Antes de julgar o mundo, Deus julga o Seu povo. Israel alegrava-se quando Deus julgava as nações ao seu redor, mas não aceitava quando Deus trazia julgamento sobre ele.
Quando o povo da aliança desobedece, Deus envia a vara da disciplina. Não temos autoridade para chamar o mundo ao arrependimento antes de acertar a nossa vida com Deus. Se o nosso sal for insipido, seremos pisados pelos homens, nos tornaremos inúteis. Se a Igreja não andar com Deus, será pedra de tropeço em vez de exercer o ministério da reconciliação.
Em quarto lugar, o instrumento da mensagem (Ml 1.1). Há uma sentença pronunciada pelo Senhorm contra Israel, por intermédio de Malaquias. Deus levanta homens para pregar não o que eles querem pregar, não o que o povo quer ouvir, mas o que Deus ordena. A mensagem de Deus não tem o propósito de agradar os ouvintes, mas de salvá-los; não tem o propósito de entretê-los, mas levá-los à conversão; não tem o propósito de anestesiá-los no pecado, mas livrá-los da ira vindoura.
Prezado leitor, já ouviste a masâ de Deus em sua vida e coração? Prezados pregadores, temos nós pregado todo o conselho de Deus? Temos nós falado com integridade a mensagem do evangelho? Servimos a Deus com uma consciência pura?
Somos convidados a ouvir a masâ de Deus, pregar com sinceridade, pois em breve, dar-se-á o arrebatamento e o juízo de Deus começará!
Pr. Marcello Oliveira
Muito boa a palavra que Deus nos informou hoje por seu intermédio! Precisamos pregar somente o evangelho de Cristo e só. Não estamos aqui para satisfazer a vontade de um ou outro, mas para fazer somente o que ele nos disse, e nos diz até hoje!
Fica na paz!!
Graça e paz!
Pr. Marcelo,
Grande mensagem, clara e objetiva. O povo precisa de Palavra como esta!
Se não houver Palavra o povo se corrompe, e no caminho “largo” muitos tem adentrado.
O Senhor seja contigo!
Em Cristo,
André Gonçalves.
Uma característica importante do texto é sua contemporaneidade. Quantos de nós estamos nos omitindo, com medo de que alguém não receba a Palavra do Senhor!?
Parabéns por sua reflexão.
Shalom!
1. Prezado Pr Daladier, uma alegria receber seus comentários. Tenho me esforçado para ser um porta voz da masâ do Eterno. Volte sempre à este espaço!
Pr Marcello
Shalom! Amado irmão André, grato por sua participação. Ore por nós para que continuemos falando a Palavra com clareza, autoridade e profundidade.
abraços, Pr Marcello
A paz do Senhor Meus Irmãos, que palavra abençoada estou aqui saltitando de alegria por esta palavra, a mensagem não e do pregador mais de Deus e isso mesmo irmão hoje não se prega mais sobre o pecado nas igrejas e povo se corrompe a cada dia e triste mas há remanecentes em nosso meio que vive o evangelho de Jesus, Que Deus continue a ti usar para trazer estas mensagens abençoadas pelo Pai. A paz do Senhor a todos.
Shalom pr Marcelo,
Glorifico a Deus por homens como vc que ainda prezam a verdadeira mensagem da palavra de Deus. Identifico-me com servos de Deus que como os profetas veterotestamentário, não se importando com o que poderia lhes acontecer, cumpriram fielmente o ofício profético e as palavras ordenadas por Deus.
O Senhor continue lhe abençoando e confirmando a unção sobre a sua vida.
Naquele, cuja palavra é a salvação e vida dos homens.
Ev. Y.M. Kim
ele disse: A vós vós é dado conhecer os misterios do reino de deus, mas aos outros por parabolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo não entendam
Olá.
Graça e paz Pr. Marcelo.
Bom dia querido.
Me identifico com a forma que declara a vontade divina. Já que muitos dos nossos “irmãos” usam de artimanhas e artifícios para segurar nas congregações os bodes que são apascentados por cães gulosos e impiedosos. Gostaria muito de poder ficar em contato com o senhor.
Se possível, é claro.
Meu contato.
71 986023395.
Forte abraço.
Oaz de Cristo JESUS.