A Cruz, luz que ilumina a história

O texto de Apocalipse 5 é uma visão magnífica de toda criação prostrada diante de Deus e de seu Cristo e é realmente espantoso que o Cordeiro esteja ligado ao ocupante do trono como alguém que partilha o lugar com Ele e recebe igual louvor.

Mas o texto nos provoca algumas perguntas. Por que Jesus Cristo é a única pessoa digna de abrir e explicar o rolo? O que há no Cordeiro de Deus que faz dele o único qualificado para interpretá-lo? É evidente que é por ter sido morto e por aquilo que obteve com sua morte. Mas o que há na cruz que a torna a chave da história?

1) Em primeiro lugar, a cruz ilumina a história porque fala da vitória.

O motivo pelo qual o Cordeiro era digno de abrir o rolo é que Ele havia triunfado (Ap. 5.5). Este mesmo verbo foi usado na conclusão de cada uma das sete cartas às igrejas. Por exemplo, “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono” (Ap. 3.21). Assim, a cruz é representada no Novo Testamento como vitória, e não derrota; como triunfo, não tragédia. Pois, como escreveu Paulo, sobre a cruz de Cristo destronou e desarmou os principados e potestades do mal, triunfando sobre eles na cruz (Cl. 2.15).

Essa é a grande verdade do Cristo Vencedor, que a igreja às vezes tem esquecido. O primeiro motivo pelo qual só o Cordeiro pode interpretar a história com todo o seu mal é que Ele triunfou sobre o mal na cruz.


2) Em segundo lugar, a cruz ilumina a história porque fala da redenção.

O uso repetido do título “o Cordeiro” fazia os leitores judeus lembrarem-se de imediato da Páscoa. Pois assim como o cordeiro da Páscoa foi sacrificado, seu sangue espargido e o povo poupado, assim também Cristo nossa Páscoa foi sacrificado por nós, para que pudéssemos ser redimidos e celebrar a festa da redenção. Desse modo, a história apresenta uma trama dupla. Há a história do mundo ( a ascensão e queda dos impérios) e há a história da salvação (a história do povo remido por Deus). Além disso, atrevemo-nos a dizer que aquela só é explicável à luz desta; que o que Deus está fazendo no cenário da história do mundo é para convocar todas as nações um povo para si; e que só a cruz torna isso possível.

3) Em terceiro lugar, a cruz ilumina a história porque fala do sofrimento.

Os sofrimentos de Cristo, ainda que singulares em seu significado redentor, foram mesmo assim o protótipo dos sofrimentos do povo de Deus. Porque Ele sofreu, seu povo é chamado para sofrer. Porque Ele foi para a cruz, Ele nos chama a tomar nossa cruz e segui-lo. Assim, João passa do Cordeiro morto (Ap. 5) para a alma dos mártires, mortos por causa de seu testemunho fiel (no Ap. 6). Desse modo, os que são chamados para sofrer por Cristo, aqueles cujos sofrimentos são tão difíceis de compreender e suportar, aprendem a vê-los à luz dos sofrimentos de Cristo. Por isso, tenho que concordar com C.S. Lewis: Deus sussurra em nossos prazeres, mas grita em nossas dores. O sofrimento é o megafone de Deus”.


4) Em quarto lugar, a cruz ilumina a história porque fala da fraqueza e, especificamente, poder por meio da fraqueza.

Esse paradoxo é visto em sua mais dramática forma em Cristo e na cruz, na visão de João em Apocalipse 4 e 5, pois no centro do trono de Deus (símbolo do poder) posta-se um Cordeiro morto (símbolo da fraqueza). Em outras palavras, o poder por meio da fraqueza, dramatizado em Deus na cruz e o Cordeiro no trono, está situado no coração da realidade última, até do mistério do próprio Deus Onipotente.

Concluo com o texto de Paulo: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” (1 Co 2.2) Amém!

Bibliografia: Stott, John. O Incomparável Cristo. Editora ABU.

11 Responses to A Cruz, luz que ilumina a história

  1. Prezamado pr. Marcello de oliveira,

    Shalom!

    Podemos afirmar com certeza:

    Está consumado!

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  2. Silvinha disse:

    Paz pr. Marcelo!
    agradeço pela visita que vc fez no mês passado ao meu blog e convido-o a estar passando por lá novame te, pois há novo post.
    e parabéns por seu blog.
    se quiser linkar o meu aqui, me avisa que linko o seu tb 🙂
    [ ]´s em Cristo.

  3. Graça e paz Pr Marcelo. a cruz é a nossa redenção, pois sem ela não poderia haver Pentecoste. Mas o que temos visto atualmente são mensagens sem cruz e dizendo que estão vivendo o Pentecoste e isso é impossível.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  4. Ola Marcelo,
    ap. 3: 21 diz – ao vencedor, darei um prêmio: vai sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci, e estou sentado com meu pai no trono dele. outorga herança eterna. ap. 3: 7 – o vencedor receberá esta herança: eu serei o deus dele, …

    estou seguindo seu blog pensando no trono.

    Seja também seguidor do meu blog (Doutrina de Cristo).
    Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
    preparados para tocar o seu coração!
    E mais …
    Inscreva-se e receba atualizações por email.
    PS – Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Mateus 24:8

  5. Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,

    Graça e Paz!

    Que edificante e elucidativo texto.

    Glória a Deus!

    Como disse o Pr. Silas do Ministério Batista Beréia, muitos querem chegar ao Pentecoste, sem terem passado pela Cruz do Calvário.

    Isso é simplesmente impossível.

    Parabéns meu amigo!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  6. De fato, como disse John Stott, "a cruz é o epítome do amor de Cristo e a inspiração do nosso."

    Que glória!

  7. Olá pastor Marcello! A Paz do Senhor! Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho feito em seu blog, principalmente para os irmãos que querem buscar mais conhecimento sobre a cultura hebraica.

    Verdadeiramente a Cruz de Cristo é um dos maiores símbolos do cristianismo, não somente um símbolo, mas traz consigo a poderosa mensagem de salvação.

    Que Deus o abençoe neste trabalho e saiba que espero ser sempre uma das visitas garantidas neste espaço.

    Que Deus derrame as suas grandes bençãos sobre você e sua família.

    A paz do Senhor! OU no melhor dizer hebraico:

    SHALLOM!

  8. A PAZ DO SENHOR JESUS MEU AMADO E NOBRE COMPANHEIRO. VENHO RETRIBUIR SUA VISITA, E DESDE JÁ AGRADEÇO PELA VISITA E PELO SEU COMENTARIO. PARABENS PELO SEU TRABALHO E EMPENHO. EU ASSISTI A UM VIDEO DE UMA PREGAÇÃO SUA E GOSTEI MUITO, PARABENS, QUE DEUS CONTINUE SUSTENTANDO SEU MINISTERIO E SUA VIDA.
    UM FORTE ABRAÇO NOBRE COMPRANHEIRO.

  9. Tem dois selinhos pa você. Abraços

  10. Jeff Louys disse:

    desculpa querido… este blog é só pra teste
    o meu oficial é este aqui: http://defensores-daverdade.blogspot.com/ esse sim vale apenas acompanhar..

    obrigado pela visita… vamos compartilhar conhecimentos, dse prefencia em defesa da verdadeira doutrina de Jesus Cristo e dos Apóstolos… abraços..

  11. Os verdadeiros arautos da Palavra, jamais se afastam do Calvário, de onde colhem seus sermões.
    Louvo a Deus pelo seu abençoado Ministério.

    Pastor Marcos Antonio da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *