A Grande Comissão segundo Lucas

Nesta singela reflexão atentaremos para a versão do evangelista Lucas sobre a Grande Comissão. Nela o Senhor ressuscitado resume o evangelho em cinco verdades duplas.

Primeiro, há o evento duplo, a morte e a ressurreição do Messias (Lc 24.46). As boas novas começam com história. Elas foram um evento antes de poder se tornar uma experiência.

Segundo, há a dupla proclamação. Com base no nome do Cristo crucificado e ressurreto, o perdão (dádiva do evangelho) e o arrependimento (exigência do evangelho) são proclamados. O evangelho é de fato um presente gratuito, mas aquilo que é de graça nem sempre é barato. Não podemos nos voltar para Cristo sem dar as costas ao mal.

Terceiro, há um duplo escopo. O evangelho deve ser anunciado “a todas nações, começando por Jerusalém” (Lc 24.47). Ou seja, ao abrir a porta da fé aos gentios, Deus não fechou aos judeus. Devemos rejeitar firmemente o estranho ensino do evangelho de “duas pistas”, segundo o qual não há necessidade de os judeus crerem em Yeshua porque eles já têm sua própria aliança com Abraão. Todos precisam vir a Cristo!

Quarto, há a dupla validação do evangelho. Por um lado, há o testemunho do Antigo Testamento sobre o Messias (vv. 44,46), e do outro a afirmação: “Vocês [os apóstolos] são testemunhas destas coisas” (v. 48). Assim, a morte e a ressurreição de Jesus são atestadas duplamente no Antigo e no Novo Testamento.

Quinto, há a dupla missão. A Grande Comissão envolveu um duplo envio (v. 49) – o envio do Espírito Santo aos apóstolos e o envio deles ao mundo. As duas missões andam juntas, pois o Espírito é um Espírito missionário.

Logo, o Senhor ressuscitado nos deu uma narrativa maravilhosamente equilibrada e abrangente do evangelho. Somos chamados para proclamar arrependimento e perdão por meio Daquele que morreu e ressuscitou, a toda a humanidade (gentios e judeus), de acordo com as Escrituras (Antigo e Novo Testamentos), no poder do Espírito que nos é dado. Portanto, não separamos aquilo que Deus uniu.

Nele, Pr Marcelo

Bibliografia: Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato
Morris, Leon. Lucas – Introd. e Comentário. Ed. Vida Nova

4 Responses to A Grande Comissão segundo Lucas

  1. René disse:

    Amado Pastor Marcello,

    Análise excelente e corretíssima. Mas não podemos esquecer que, muito antes da grande comissão, houve o grande chamado: "Vinde a mim… e aprendei de mim" (Mt 11.28-29). Este seria um comentário desnecessário, se não estivéssemos vivenciando tantos descalabros, por conta da não observação desse princípio básico (evidentemente, este não é o seu caso).

    Que a Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!

  2. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Sinceramente algumas vezes sinto uma pontinha de "inveja" do senhor, mas é "inveja santa". Fico maravilhado com suas analises de alguns textos bíblicos, que quando expostos por sua pena, brilham diante de nossos olhos como o sol ao meio dia.

    Obrigado por mais esta bênção.

    NAquele que nos ORDENA a ir e pregar,

    Ednaldo.

  3. Shalom!

    Amado irmão Ednaldo, suas palavras brotam de um coração generoso! Escrevo após muita pesquisa, concatenando as idéias dos autores.

    Continue orando por mim!

    Pr. Marcello

  4. Jane disse:

    Deus exaltou Jesus sobremaneira e o fez Senhor e Cristo. Missão não é algo dispensável, nem uma invasão a vida privada das pessoas. Missão é absolutamente necessária para que o Reino de Deus chegue sobre todas as nações e a terra se encha do conhecimento do Senhor.
    Lembrem de orar pela igreja perseguida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *