Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas (1Co 6.9)
A igreja de Corinto estava sendo influenciada pelo meio em que vivia em vez de influenciá-lo. A igreja foi colocada no mundo para influenciá-lo e não para ser influenciada por ele. Porém, na igreja de Corinto o mundo estava ditando normas e os rumos do comportamento da igreja. Em Corinto os crentes estavam sendo influenciados pela cosmovisão daqueles que viviam fora da igreja. A cidade de Corinto era cheia de vários partidos e também profundamente promíscua. Neste capítulo Paulo os exorta e mostra qual deveria ser o procedimento deles. Nesta reflexão trataremos do problema da imoralidade na igreja de Corinto.
A palavra para efeminado é malakoi que significa literalmente “suave, macio, feminino”. O efeminado é a parte passiva numa relação homossexual. A palavra para sodomitas é arsenokoitai, é o homossexual ativo. O estudioso David Prior, diz que essas duas palavras são referências a “parceiros respectivamente passivos e ativos na relação homossexual masculina”.
O estudioso do NT Dr. William Barclay faz uma descrição sombria da realidade do homossexualismo no mundo greco-romano:
O pecado do homossexualismo havia se expandido como uma infecção na vida grega, e mais tarde se propagou em Roma. Mesmo um homem notável quanto Sócrates o praticava: o diálogo de Platão O simpósio foi assinalado como uma das maiores obras sobre o amor; mas seu tema não era o amor natural, mas o antinatural. Quatorze dos quinze imperadores romanos praticavam esse vício. Quando Paulo escreveu esta carta, Nero era o imperador. Nero tomara a um jovem chamado Esporo e o castrara. Casara-se com ele em uma grande cerimônia e o levara para seu palácio em procissão e vivia com ele como se ele fosse uma esposa. Nero ainda casou-se com um homem chamado Pitágoras e o chamava seu esposo. Quando Nero morreu e Oto subiu ao trono, a primeira coisa que fez foi se apossar de Esporo. Muito mais tarde o nome do imperador Adriano associou-se para sempre com o de um jovem de Bitínia chamado Antonio. Viveu com ele inseparavelmente, e quando o jovem morreu, ele o deificou e cobriu o mundo com suas estátuas e imortalizou seu pecado, chamando a uma estrela com o seu nome. Esse vício, em especial, na época da Igreja primitiva, cobriu o mundo de vergonha; e existem poucas dúvidas de que foi esse pecado, uma das causas principais de sua degeneração, e da caída final de sua civilização.
Paulo diz à igreja: Vocês precisam fazer um diagnóstico na vida de vocês. Examinem e avaliem a vida de vocês, porque se vocês estão vivendo na prática desses pecados, vocês não herdarão o Reino de Deus.
À luz de 1Coríntios 6.12-20, extrairemos algumas preciosas lições. Em primeiro lugar, observaremos as duas premissas que sustentavam a permissividade dos coríntios (6.12,13).
a) “Todas as coisas me são lícitas”. Na cidade de Corinto defendia-se uma liberdade total, irrestrita e incondicional. Eles estavam transformando a liberdade em libertinagem. Aquela igreja não tinha limites. Eles chegaram a aplaudir o pecado de incesto e se jactaram dessa posição permissiva. A lei que regia a vida deles era: É proibido proibir! Eles consideravam todas as coisas indistintamente como lícitas sem nenhuma restrição. Eles não suportavam restrições, leis ou proibições. Este é o retrato da atual sociedade.
b) “O alimento é para o estômago assim como o sexo é para o corpo”. A máxima da igreja de Corinto para incentivar a imoralidade da igreja era: “O alimento é para o estômago assim como o sexo é para o corpo”. Mas Paulo ensina: “Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo” (6.13). Os coríntios pensavam que assim como o apetite é natural e o corpo precisa de alimento, também o sexo era um desejo natural e precisa ser satisfeito. Para eles uma pessoa não podia reprimir seus apetites sexuais. Eles entendiam que assim como o alimento é preparado para o estômago, o corpo era preparado para o sexo. Dessa maneira eles não poderiam ter quaisquer restrições. Paulo, então, os confronta. Mostra-lhes que eles estão errados. O alimento é para o estômago e o estômago é para o alimento. Porém, o corpo não é para o sexo desenfreado. O corpo é para o Senhor. O corpo é para o Senhor e não para a prostituição. O corpo é para o Senhor e não para a impureza.
Em segundo lugar, Paulo fala das premissas verdadeiras que desafiam à santidade do sexo (6.12-20). Duas grandes verdades a serem destacadas
A primeira delas é o compromisso da Trindade com o nosso corpo. Isso é algo fantástico. Paulo diz que o próprio Deus está comprometido com o nosso corpo. Porque Deus criou nosso corpo, também o ressuscitará (6.12-14). A filosofia grega não dava nenhum valor ao corpo. O corpo era a prisão da alma. Por isso, os gregos pensavam que tudo aquilo que você faz com o corpo não conta. Paulo, rechaça a filosofia grega e diz que Deus criou o corpo. O corpo é tão importante para Deus que Ele vai ressuscitá-lo. Esse corpo tem origem maravilhosa, pois Deus o criou e terá um fim glorioso.
Paulo diz também que Jesus Cristo comprou e remiu o nosso corpo (6.15-18). Deus Pai criou o corpo e vai ressuscitá-lo. Jesus Cristo comprou o corpo e o redimiu. Esse corpo agora não pertence mais a você, pertence a Jesus Cristo. Seu corpo é um membro de Cristo.
Porém, Paulo conclui dizendo que o Espírito Santo habita nesse corpo (6.19). O nosso corpo é o templo vivo do Espírito Santo. Quando Paulo usa a figura do templo emprega a palavra naós, o Santo dos Santos, o lugar santíssimo onde a glória de Deus habitava. Ou seja, onde quer que vamos, somos portadores do Espírito Santo, templos em que apraz a Deus habitar!
A segunda verdade que Paulo destaca é o elevado propósito divino para o nosso corpo. Destacamos 3 fatos preciosos sobre o corpo:
a) o propósito do corpo no Senhor. Paulo afirma: “[…] o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo” (6.13). O propósito de Deus ter lhe dado um corpo é para que você possa viver para Jesus. Servir a Jesus por intermédio do corpo.
b) A ressurreição do corpo no Senhor (6.14). Para os coríntios, Deus não dava nenhuma importância ao corpo. O corpo era apenas a prisão da alma. No entanto, Deus valoriza o corpo. Deus criou o corpo e o ressuscitará.
c) A habitação do corpo pelo Senhor (6.19). O seu corpo é santuário do Espírito. Tudo aquilo que não é digno do santuário de Deus não é digno do seu corpo. Nada que seja inconveniente no templo de Deus é decente no seu corpo. Somos a morada de Deus. O nosso corpo é lugar santíssimo, o Santo dos Santos, onde a glória de Deus se manifesta.
Nele, que nos criou, comprou e habita em nós
Pr Marcelo Oliveira
Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. 1Coríntios. Ed. Hagnos 2008
Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
Barclay, William. I y II Coríntios. 1973
Excelente artigo!
Depois de ler alguns absurdos de ditos teólogos na questão do homossexualismo, ler um texto onde é exposto na correta interpretação bíblica sobre tal questão e outras relativas ao corpo, nos faz louvar a Deus por reconhecer que Ele ainda tem os seus atalaias.
Que Deus continue lhe abençoando!
Paz!
Ana
Muito esclarecedor esse texto. A tradução da Nova Versão Internacional (NVI) de 1Coríntios 6.9 é ainda mais enfática que a da Almeida Revista e Atualizada. Diz a NVI: “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos”.
Grande abraço.
Muito bem! Ótima sua postagem. E também muito oportuna. Na verdade, não foram só os costumes mundanos que entraram nas denominações hoje. Teólogos como RicardoGondin, Caio Fábio e outtros, já cederam terreno ao
Diabo e fazem apologia do homossexualismo. Para eles mais vale o princípio de Protágoras: “o homem é a medida de todas as coisas”
Parabéns Pr. Marcelo! enquanto muitos estão se tornando covardes nos minutos finais da igreja na terra, você tem sido usado por Deus para ensinar as veredas corretas da vida.
Paz seja contigo
Aprecio suas exposições simples, objetivas e de dificil refutação. Apesar de que para mim as Escrituras Sagradas são supremas, ainda assim aparecem uns desinformados com argumentos frágeis que merecem ser combatidos com a Velha e Boa Sã Doutrina de Deus.
permaneça na Graça e nela frutifique.
atalaiadocastelo.blogspot.com
Nicodemos
Parabéns pelo artigo! É um ângulo bíblico interessante da questão homossexual.
ParaBens pelo brilhante artigo!
Felicito o amigo pela ousadia em abordar tão controverso assunto
Marcelo, parabéns pelo artigo, pela análise exegética feita.
Muito elucidador.
Abraço.
Gilberto Pires.
Excelente artigo. Que a igreja de hoje volte ao primeiro amor e não se corrompa com os maus costumes os quais estamos rodeados.
Muito bom!
Esclarecedor e completo.
Paz de Cristo.
Gostaria de que o amado pastor pudesse expor o sentido exato de impureza neste e em outros textos.
Seria possível?
Abraços
Cícero
Shalom! Amado Rev. Gilberto, que alegria receber seus comentários. Estava com saudades do amado companheiro. Desejo-lhe as mais copiosas bençãos de Deus. Volte sempre!
att, Pr Marcello
Shalom! Grato Julio por sua participação. É uma honra tê-lo neste espaço. Paz e bençãos!
att, Pr Marcello
Shalom! Amado Rev. Josivaldo, grato por seu carinho e seu apoio. O sr sempre será bem vindo neste espaço, onde a Bíblia tem a supremacia. Um abraço!
Pr Marcello
Shalom! Muito agradecido por suas bondosas palavras. Estudar e expor as Escrituras é tarefa árdua. Este é o problemas destes pseudo-teólogos. Eles querem tudo fácil e pronto. Assim, falam o que não deveriam falar e acabam por confundir as pessoas. O Eterno te abençõe. Volte sempre!
att, Pr Marcello
Simplesmente, excelente artigo!
A exposição exegética pura à luz das Escrituras Sagradas e dos fatos históricos tornam claras e acessíveis as informações e implicações das evidências de costumes e práticas e as razões pelas quais temos que discernir as suas influências tentando forçarem louco suporte a licitudes e conveniências comandadas cegamente pelas paixões infames do prazer ímpio e impuro, segundo a Palavra de Deus.
Assim, reitero a excelência do artigo esclarecedor à luz da Palavra de Deus sobre os fatos da história humana.
Parabéns, nobre Pr. Marcello !
Shalom!
Amado Pb Glauco, agradeço seu comentário e suas edificantes palavras. O nobre companheiro, sempre será bem vindo neste espaço. Ore por mim, para que eu nunca deixe de anunciar todo o conselho de Deus.
att, Pr Marcello
Você me fez lembrar do conselho de Paulo a Timóteo em (II Tm 4: 1-5) – pregue a palavra em tempo e fora de tempo, sem medo; como no verso 3, as pessoas não estão suportando a “sã” doutrina, ao contrário, estão buscando somente o que lhes traz prazer.
Belo texto, espero que muitos tenham acesso a ele, que reflitam, e que voltem para Deus.
grande abraço
Excelente exegese e explanação.
Esse grupo tem crescido muito e precisamos primeiro firmar biblicamente nossas convicções para poder instrui-los a respeito do pecado que estão cometendo.
A Palavra de Deus pode liberta-los
samuelneves.blogspot.com
Graças a DEUS que ainda temos irmãos em Cristo Jesus, que buscam viver de acordo com a palavra do Pai, e não segundo os homens e suas convicções malignas. Que DEUS te abençoe irmão e que te fortaleça para continuar firme nos novos( velhos ) tempos que chegam. DEUS abençoe a guarde a sua Igreja. Shalom!
TOTAL ACORDO.JAMAIS DEVEMOS COMPACTUAR OU NOS UNIRMOS COM AS COISAS E PRATICAS CARNAIS EM DETRIMENTO AOS PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS GENUINAMENTE CRISTÃOS.
O NOSSO CORPO É LUGAR SANTÍSSIMO,O SANTO DOS SANTOS ONDE A GLORIA DE DEUS SE MANIFESTA.
NAO SEI SE HA NO BLOG DO SR PASTOR MARCELO OLIVEIRA ALGO QUE FALE SOBRE SEPARAÇÃO,DIVORCIO,CASAMENTO E RECASAMENTO,POIS VEJO UM MODISMO SOBRE CASAMENTO DE HOMOSSEXUAIS E SABEMOS SER ALGO ABOMINÁVEL PARA DEUS E PARA NÓS CRISTÃOS .
ME FALA E AO DIVORCIO PORQUE TANTOS TRATAM ESSE ASSUNTO COM CAUTELAS?PARA MIM DEVERÍAMOS SER MAIS TAXATIVOS E CONTRA AOS CASAMENTOS DE DIVORCIADOS ABOMINÁVEIS PARA DEUS QUANTO AOS CASAMENTOS DE HOMOSSEXUAIS NO ENTANTO SE CASAM DIVORCIADOS CÔNJUGES INFIÉIS E O INOCENTE SOFRE.
PARA MIM PASTOR, QUEM CASAR DIVORCIADOS EVANGELICOS É O MESMO QUE CASAR HOMOSSEXUAIS.PARA DEUS ESTÃO TODOS FORA DA DOUTRINA CRISTA OU ESTOU EQUIVOCADA?
PREFIRO FICAR COM A VERDADE DA PALAVRA SAGRADA O QUE O SENHOR ME DIZ? TERIA OUTRO ESPAÇO PARA ESSE TEMA?
A PAZ DO SENHOR
ALDA MONTEIRO
(SOU EVANGELICA IAD-ES)
Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”( II Pedro cap 3 ver 8 ) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas…(Deuteronômio c.30 v. 15 e16)
Quer saber mais acesse:
http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
“Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”
Boa tarde
Um dos textos mais esclarecedores sobre essa passagem de Coríntios! é vital para a Igreja de Cristo compreender importância que O Senhor dá também ao corpo físico!
Graças a Deus Nosso Senhor por essa Palavra instrutiva, espero poder aprendê-la bem e ser usado pelo Senhor para ensiná-la a outras pessoas algum dia.
Repassando o texto em minhas redes sociais.
A Paz de Nosso Senhor Jesus esteja com o dono desse blog e autor desse texto.