A serpente pergunta astutamente a Eva: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3.1). Perceba que o diabo ampliou a única proibição divina, e reduziu suas extensas permissões. Onde Deus diz sim, o diabo diz não.
Veja que o que Deus diz neste texto é exatamente o contrário do que a serpente disse à Eva, observe:
“E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente” (Gn 2.16,17).
Vejamos novamente a pergunta da serpente: “É assim que Deus disse: “não comereis de toda árvore do jardim?” Porém, Deus havia dito: “de toda árvore comereis”.
Por que Eva caiu na cilada da serpente? Observem a resposta da mulher: “do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”.
A serpente conseguiu inocular na mente de Eva um engano, e quando ela vai conversar com a serpente torce a Palavra de Deus.
Vamos considerar alguns aspectos muito importantes no diálogo entre Eva e a serpente que nos mostrarão como a mulher foi seduzida pelo diabo.
Primeiro: Eva deixa de fora a palavra “livremente”. Veja que ela não citou esta palavra na conversa com a serpente (Gn 2.16)
Segundo: Ainda na mesma passagem observe que Eva não mencionou que Deus havia lhe dado uma ordem: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem”.
Terceiro: Eva se refere a Deus como “Elohim”, Deus todo poderoso, e não como Senhor Jeová ou Deus Senhor Jeová: “E o Senhor Deus Jeová Elohim” (Gn 2.16).
É desta forma que Eva se refere a Deus: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse “Elohim” (Gn 3.3)
O fato de Eva não ter pronunciado a expressão “Deus Senhor Jeová” é importante ser observado, porque o significado deste termo é “Deus da Aliança”, o que evidencia que naquele momento Eva havia perdido a perspectiva de que Deus era o Deus da Aliança em sua vida.
Por fim, Eva acrescenta a expressão: “não tocareis”, a qual Deus não usou. Eva continua seu diálogo cometendo distorções na Palavra de Deus, enfraquecendo a Sua ordem: “Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (v. 3).
O termo “para que não morrais” é empregado por Eva como uma possibilidade, que contraria o que realmente Deus disse ao homem: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Eva transforma um fato numa possibilidade. Note que numa conversa tão curta ela tornou-se uma péssima intérprete e exegeta da Palavra.
Eva consegue transgredir a ordem de Deus quando distorce, acrescenta e muda o sentido da Palavra de Deus, e com isso deu abertura para que Satanás percebesse que ela estava próxima de uma grande e inevitável queda.
Muito bom o esclarecimento.
Parabéns pelo texto!
Um grande abraço,
Seu amigo,
Anderson Meneghel
Bela observação no texto em apreço!
Interessante que faço em minha última postagem no meu blog uma análise sobe o fenômeno da distorção da palavra!
Vale a pena conferir:
Bonani Sim,Banana Não
Shalom!
Bonani
fico imaginando o fato de a árvore da vida, q da direito a eternidade, tb ter estado no jardim, e q adão e eva poderiam ter comido dela…
Q cena triste deve ter sido qdo o pecado entrou no mundo…
mtu bom texto
julianamgoes.blogspot.com
visite
Estudo bastante edificante. Muitas pessoas distorcem a Palavra para sustentarem suas heresias.
Gostei da frase: "Quando você diz, aquilo que a Bíblia não diz, o inimigo lhe aplaudirá. Afinal, ele é um péssimo exegeta"
No Profundo Amor de Cristo,
Elton Morais
Olá Pr. Marcelo Oliveira, Graça e paz da parte do Senhor Jesus.
Muito boa esta postagem, exelente trabalho de hermenêutica.
Só para contribuir: Eva cometeu entre todos os erros que o amado citou; um dos mais grave que todos nos devemos evitar em qualquer circunstância: "Descordar da Palavra de Deus".
Um convite: Visite o meu blog, e muito simples, mais se gostar, siga-me; eu já estou te seguindo.
Deus te abençoe em nome de Jesus…
Tambem gostei deste texto…Essa é uma mensagem L (Deus -> pulpito -> ouvinte) . É muito bom refletir nessasd palavras e concordar com o que ela esta transmitindo….Que Deus o abençoe!
E assim caminha a humanidade, trocando o verdadeiro pelo falso,a verdade pela mentira.
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Excelente denúncia. Excelente exposição com a simplicidade correta aos que desejam somente a verdade.
O compromisso com o Deus da Palavra se reduz a cada dia. A cada dia se reduz o compromisso com o Deus da Palavra.
Se não houver compromisso com o Deus da Palavra. Pouco será o interesse e o compromisso com a Palavra de Deus.
Encontramos hoje e à vontade, "traduções que facilitam", repito entre aspas, muitos enganos, caminharem à passos largos em muitas mentes e corações, que não conseguem discernir ou identificar a verdade, simplesmente, por não possuírem o Espírito Santo de Deus.
Vigiar! orar!
O Senhor seja contigo, nobre pastor,
O menor de todos. Certamente!
Paz seja contigo
A fidelidade às Escrituras Sagradas nos garante que o inimigo não terá como nos acusar e nem ludibriar com falsas promessas.
De fato lutar pela interpretação pura e sem contaminação da Palavra deve ser prioridade dos apstores, líderes e servos de Deus.
Procuro fazer o mesmo na EBD. mesmo que meus alunos queiram musica, festa e jogos…
Muito edificante e esclarecedora esta mensagem. Interesante notar que quando somos tentados, nãodevemos perder tempo dialocando com o inimigo, para não nos contarminarmos e sim usar a palavra do senhor estar escrito e pronto, ela é a espada
http://www.c-mascarenhas.blogspot.com
Graça e paz!
É exatamente desta maneira que se introduz o erro: parafraseando o que Deus disse erroneamente! Coloca-se um substantivo aqui, um adjetivo ali, retira-se ou substitui equivocadamente e, pronto, tudo foi fermentado e o engano foi feito!
Certamente não temos mesmo autoridade para retirarmos ou acrescentarmos alguma coisa nas Escrituras! Mas infelizmente, muitos têm se feito “Eva”.
Parabéns pelo texto, está ótimo, claro e objetivo!
Um abraço!
Shalom!
Amado Anderson Meneghel e Prof. Bonani, grato pela vossa participação!
Um abraço, Pr Marcello
Shalom!
Prezada Juliana, infelizmente devido ao mau uso da liberdade, o pecado entrou no mundo. Muitas vezes isso acontece, acreditamos nas mentiras de Satanás e duvidamos das verdades de Deus.
um abraço, Pr Marcello
Shalom!
Elton: agradeço sua participação, bem como seu apreço pela frase que escrevi. Volte sempre!
Presb. Fábio: Exatamente! Quando discordamos da Palavra, estamos setenciados a derrota. Deus seja contigo!
Irmã Nerly: agradeço por seu comentário. Tenho buscado a excelência das Escrituras. Afinal, a Bíblia é o livro por excelência. ORe por mim!
Shalom!
Prezado Pr Marcos, sempre bom receber sua visita e seus pertinentes comentários. O Eterno te abençoe!
Amado Pr Newton: Concordo plenamente. Infelizmente nossa geração é uma geração analfabeta de Bíblia. Mas creio que ainda há o remanescente! E o sr e tantos outros (escondidos por Deus) fazem parte deste remanescente. Muito obrigado, nobre companheiro!
Pr. Marcello
Shalom!
Prezado irmão Nicodemos, agradeço seus comentários que mostram seu equilibrio e amor pelas Escrituras. O Eterno lhe conceda mais graça e sabedoria, para ensinares a Palavra.
Irmão Mascarenhas: sim! Devemos ouvir a voz de Deus e não a voz encantadora de nosso adversário. Deus nos dê discernimento para tal.
Um abraço, Pr Marcello
Shalom!
Prezada Simone, uma alegria receber seus comentários. O El Deót [Deus da sabedoria] seja contigo para ensinares a Palavra em sua amada igreja com simplicidade, profundidade e, acima de tudo com autoridade.
Um abraço, Marcello Oliveira
A paz Pr. Marcello é um prazer pra mim está mais uma vez passando pelo seu Blog, que o Senhor Jesus continue te abençondo.
em cristo Frank Braga Jrna
Infelizmente, o que mais temos visto hoje em dia
Principalmente nos programas de televisão evangélicos é essa tal distorção daquilo que Deus disse.
Homens inescrupulosos deturpam a palavra de Deus para que outros errem, satisfazendo sua ganancia.
É a serpente fazendo escola…
PAZ.
A paz de Cristo!
Meu irmão seu artigo é de grande relevância e serve de princípio, pois estamos vivendo entre muitos falsos exegetas da palavra de Deus.
Atenciosamente:
Daniel Ferreira
Coruripe-AL
http://danielferreiradasilva.blogspot.com/
olá Pst Marcello.. passei para lhe agradecer sua simpática mensagem.
e retribuir-lhe com um abraço..
sal.36.9-10 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
10 Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os rectos de coração
…. tb. gostaria de dizer ke este seu post, toca o meu maior receio, de deslizar numa armadilha armada á falta de conhecimento.. que a misericórdia de Deus esteja sobre td. o seu povo, para que nunca nos deixemos enganar e estejamos sempre a tempo de corrigirmo-nos com a graça do n/Deus..
bjo
de Portugal na paz do Senhor Jeovah
Devemos fazer cessar os apupos do inimigo. Que ele se decepcione ainda mais com uma igreja boa intérprete das Escrituras sagradas.
Brilhante explanação.
Em Cristo,
Walter Filho