A mais longa lista de pecados da Bíblia está relacionada à homossexualidade

Quando o homem desprezou o conhecimento de Deus e perverteu o culto divino, perdeu a sua identidade. O homossexualismo é uma negação total do mundo real. Refuta qualquer possibilidade de continuidade e ameaça a identidade da pessoa como fruto do relacionamento de um pai e uma mãe. Não podemos concordar com a bandeira levantada pela homofobia, quando os ativistas desse movimento afirmam que o homossexualismo é uma opção normal e que o casamento de pessoas do mesmo sexo é uma união de amor que deve ser chancelada pela lei de Deus e dos homens. Ao descrever o homossexualismo, Paulo aponta sete características desse pecado abominável: 1) imundícia (Rm 1.24); 2) desonra para o corpo (1.24); 3) paixão infame (1.26); 4) antinaturalidade (1.26); 5) contrariedade à natureza (1.26); 6) torpeza (1.28); 7) erro (1.28).

O apóstolo Paulo amplia a questão quando faz um diagnóstico sombrio da realidade que nos cerca. A decadência moral atinge todos os relacionamentos: com Deus, consigo próprio, com o próximo e com a família. Esta é a mais longa lista de pecados encontrada nas epístolas paulinas. Paulo faz uma lista de 21 pecados, que mostraremos agora:

  1. Cheios de injustiça – A palavra grega adikia significa roubar tanto aos homens como a Deus de seus direitos.
  2. Cheios de malícia – A palavra grega poneria se refere a uma maldade sedutora, maligna. Trata da pessoa que não apenas é má, mas procura arrastar os outros para sua maldade.
  3. Cheios de avareza – A palavra grega pleonexia é o desejo desenfreado que não conhece limites nem leis, o desejo insaciável de ter o que não lhe pertence por direito. É amor insaciável às possessões e aos prazeres ilícitos.
  4. Cheios de maldade – A palavra grega kakia descreve o homem desprovido de todo o bem. Trata-se da pessoa que tem inclinação para o pior. É o vício essencial que inclui todos os outros e do qual todos os outros procedem.
  5. Possuídos de inveja – A palavra grega fthonos descreve o terrível sentimento de sentir-se desconfortável com o sucesso dos outros, não só desejando o que lhe pertence, mas também alegrando-se com suas tragédias.
  6. Possuídos de homicídio – A palavra grega fonos se refere a desejo, intenção ou atitude de ferir o outro para tirar-lhe a vida. O assassino é também aquele que odeia a seu irmão (1Jo 3.15). O homem pode ver a ação, mas Deus conhece a intenção.
  7. Possuídos de contenda – A palavra grega eris diz respeito ao sentimento e à atitude daquele pessoa que é dominada pela inveja e por isso se torna facciosa e briguenta.
  8. Possuídos de dolo – A palavra grega dolos retrata a pessoa que não age da maneira reta, usando sempre métodos tortuosos e clandestinos para alguma vantagem. A palavra vem do verbo doloun usado para referir-se à falsificação de metais preciosos e a adulteração de vinhos.
  9. Possuídos de malignidade – A palavra grega kakoetheia descreve a pessoa que sempre supõe o pior acerca dos outros. É a pessoa que sempre vê as coisas pelo lado mais sombrio.
  10. Difamadores – A palavra grega psithyristes representa a pessoa que murmura suas histórias maliciosas de ouvido a ouvido.
  11. Caluniadores – A palavra grega katalalos refere-se a pessoa que proclama publicamente suas infâmias.
  12. Aborrecidos de Deus – A palavra grega theostygeis retrata o homem que odeia a Deus, porque sabe que Deus é estorvo em seu caminho de licenciosidade. De bom grado eliminaria Deus se pudesse, pois para ele o mundo sem Deus lhe abriria o caminho para o pecado.
  13. Insolentes – A palavra grega hybristes retrata a pessoa altiva, soberba, sadicamente cruel, que encontra prazer em prejudicar o próximo.
  14. Soberbos – A palavra grega hyperefanos descreve a pessoa que está cheia de si mesma como um balão cheio de vento. Este é o ponto culminante de todos os pecados. Trata-se de quem despreza todos, exceto a si mesmo, e tem prazer em rebaixar e humilhar os outros.
  15. Presunçosos – A palavra grega alazon descreve a pessoa que pensa de si mesma além do que convém e exalta a si mesma acima da medida. Diz respeito a quem pretende ter o que não tem, saber o que não sabe e jacta-se de grandes negócios que só existem em sua imaginação.
  16. Inventores de males – As palavras gregas efeuretes kakon retratam aquelas pessoas que buscam novas formas de pecar, novos recônditos nos vícios, porque estão enfastiadas e sempre à procura de novas emoções em alguma fora diferente de transgressão.
  17. Desobedientes aos pais – As palavras gregas goneusin apeitheis se referem àquela atitude dos filhos de sacudir o jugo da obediência aos pais. Trata-se de filhos rebeldes e irreverentes.
  18. Insensatos – A palavra grega asynetos descreve o homem que é incapaz de aprender as lições da experiência. Trata-se da pessoa culpada de grande sandice, que se recusa a usar a mente e o cérebro que Deus lhe deu.
  19. Pérfidos – A palavra grega asynthetos descreve a pessoa que não é confiável. É aquele desonesto em quem não se pode confiar.
  20. Sem afeição natural – A palavra grega astorgos significa sem amor à família. Trata do desamor dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. É a falta de afeto entre os irmãos de sangue. A prática abusiva de abortos e os crimes familiares apontam para a gravidade desse pecado em nossos dias.
  21. Sem misericórdia – A palavra grega aneleemon retrata a pessoa implacável, sem piedade, que fere e mata o outro sem compaixão.

Conclusão

Depois de descrever com cores fortes e vividas o estado de decadência da sociedade, Paulo faz duas afirmações ainda mais chocantes:

1)     Os homens pecam conscientemente. “Ora conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam não somente as fazer…” (Rm 1.32ª).  As pessoas agem sabendo que estão agindo errado. Elas sufocam a verdade, abafam a voz da consciência, mas no íntimo sabem que aquilo que praticam é um ato de rebeldia contra Deus e passível de punição.

2)     Os homens aplaudem os que praticam as mesmas coisas. “…mas também aprovam os que assim procedem” (Rm 1.32b). Amados vejam a atualidade das Escrituras. Não foi exatamente isto que o STF fez esta semana? A sociedade se mostra orgulhosa e até entusiasmada pelo pecado. O nível mais baixo da degradação moral de uma sociedade é quando ela não apenas pratica o mal, mas também o incentiva e aplaude. Esse é o clímax da perversidade. É isso que vemos todos os dias na televisão, nos outros meios de comunicação e o pior de tudo, no “guardião” da Constituição Federal – o STF.

O Eterno tenha misericórdia de nós,

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia:  Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora

Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave lingüística do NT

Lopes, Hernandes Dias. Romanos. Ed. Hagnos

Barclay, William. Romanos, p. 45-51

17 Responses to A mais longa lista de pecados da Bíblia está relacionada à homossexualidade

  1. David disse:

    Já divulguei…Pr. Marcelo sempre cooperando..Parabéns..você já é uma referência no Brasil.

  2. PR FABIO TROVÃO disse:

    MEUS PARABENS MEU PASTOR E IRMÃO ORO PARA QUE DEUS CONTINUE TE USANDO COM TANTA SABEDORIA ABRINDO NOSSO ENTENDIMENTO ENOS DESPERTANDO MAIOR INTERESSE PELA PALAVRA,ESTAMOS COM SAUDADES,DEUS TA ABENÇOE

  3. Daniel disse:

    A graça e a paz!

    Como músico, sempre trabalhei com homossexuais e sempre fui muito respeitoso e educado. Todas as 21 características listadas aqui em cima de pecado, no entanto, podem ser neles claramente vistas. É muito ruim, muito degradante e desagradável conviver com pessoas que fazem todas estas 21 coisas e com orgulho!

    Deus tenha misericórdia de nós!

  4. Rafael santos disse:

    Parabéns pelo artigo. Muito ousado e muito especial.
    Acho que ainda falta grandes líderes proclamarem a verdade biblica com relação as práticas não aprovadas por Deus. Devemos proclamar o amor por essas vidas e anunciar um caminho melhor, o de Cristo.

  5. Stol disse:

    Excelente texto.
    Obrigado por compartilhar conosco.
    Descrições acima, que luto diariamente para que nenhuma delas eu execute e na pior das hipóteses, se as executar, que haja arrependimento e não mais, nunca mais aconteça.
    Deus nos dá força e quando focamos e clamamos á ele para andarmos com vestes brancas, santificando nossa carne, nossas vontades, nossos desejos, ele nos atende e faz a voz da consciência, da verdade, clamar tão alto quanto a vontade da carne, daí a opção e luta para não pecar é nossa.
    Paz de Cristo.

  6. Ótimo post! Deus continue a inspirá-lo…

    Nos laços do Calvário,
    Prof Damasceno

  7. Shalom , nobre Pastor!

    Mais um de seus post! Deus lhe abençoe grandissimamente.

    Suas instruções via blog nos com vontade de mergulharmos nas grandezas de Deus atraves de sua palavra.

    Em Cristo;

    Marcos Serafim

  8. Prezamigo pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Este texto foi preparado para deixar qualquer cristão que se cala, com muita tristeza, ou preocupado com os deveres de casa.

    A falta de responsabilidade de muitos ao pregar a Palavra de Deus, na defesa correta do Evangelho de Cristo, concreta os desejos anormais dos que desejam aprovar para o seu bel prazer ou agradar aos que não se intimidam com a farsa que envolveu o STF, em sua decisão doentia e que fará a muitos perambularem pela vida amarga do destempero familiar.

    A Família foi agredida e tratada sem o respeito devido. Pagaremos caro pela irresponsabilidade de quem deveria ser responsável pela sociedade e seus atributos ao social e à moral.

    Quem viver, verá a desgraça que este pacto com o demônio provocará ao país chamado Brasil.

    Culpa dos que não se levantam com a hombridade normal a qualquer ser humano, que por um simples ato de desrespeito à moral, se posiciona verdadeiramente, contra esta rebeldia que tenta exercer influência total sobre o cidadão de bem.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor!

    O menor de todos os menores.

  9. Parabéns, amigo Pastor Marcelo, ótimo artigo. DEUS te abençõe.
    http://www.pastormarcosdesouza.blogspot.com
    Guararapes. S.P

  10. Joa Caitano disse:

    Caro Marcelo,

    Seu artigo e profundamente biblico, altamente esclarecedor, dimensionalmente abrangente, irrefutavelmente convincente, e sobretudo, inspirador e abencoador! Parabens!

    Joa caitano

  11. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Rev. Joá Caitano, o nobre companheiro foi um dos grandes incentivadores do meu ministério. Para mim, é uma honra ter seu comentário no meu site. O Eterno te conceda longos dias e continue frutificando seu profícuo ministério. Por gentileza, mantenha contato. Volte sempre!

  12. Nicodemos disse:

    Paz seja contigo

    Primorosa esta exposição acerca do homessexualismo e suas implicações. Triste mesmo é ver cristãos sob a bandeira de um amor supostamente divino apoiarem a imoralidade.

  13. Graça e paz pastor Marcello, com sua permissão vou colocar em meu blog!

    http://www.aigrejaaogostodofregues.blogspot.com

  14. publiquei esse tesxo em meu blog de denuncias , tendo mais mande que eu publico.

    Deus abençoe

    Bispo Roberto Torrecilhas
    DIGA NÃO A PL 122/06

  15. O SENHOR VIU A NEFASTA HOMOLOGAÇÃO DA UNIÃO HOMOSSEXUAL, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE NO MUNDO: (JB.6.65) – POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO: (SL.78.1) – ESCUTAI, POVO MEU, A MINHA LEI, PRESTAI OUVIDOS AS PALAVRAS DA MINHA BOCA:
    (NE.4.19) – Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo: (DT.29.10) – Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4) – Ouvi, pois, ó reis, e entendei, tomai a instrução ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17)– E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) – Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar:
    (IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) – Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (LC.9.25) – Que aproveita o Homem ganhar o mundo inteiro e vier a perder a sua alma?(TG.4.1)–De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons: (LC.6.10) – E fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) – Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

  16. […] A mais longa lista de pecados da Bíblia está relacionada à homossexualidade   Quando o homem desprezou o conhecimento de Deus e perverteu o culto divino, perdeu a sua identidade. O homossexualismo é uma negação total do mundo real. Refuta qualquer possibilidade de continuidade e ameaça a identidade da pessoa como fruto do relacionamento de um pai e uma mãe. Não podemos concordar com a bandeira levantada pela homofobia, quando os ativistas desse movimento afirmam que o homossexualismo é uma opção normal e que o casamento de pessoas do mesmo sexo é uma união de amor que deve ser chancelada pela lei de Deus e dos homens. Ao descrever o homossexualismo, Paulo aponta sete características desse pecado abominável: 1) imundícia (Rm 1.24); 2) desonra para o corpo (1.24); 3) paixão infame (1.26); 4) antinaturalidade (1.26); 5) contrariedade à natureza (1.26); 6) torpeza (1.28); 7) erro (1.28). O apóstolo Paulo amplia a questão quando faz um diagnóstico sombrio da realidade que nos cerca. A decadência moral atinge todos os relacionamentos: com Deus, consigo próprio, com o próximo e com a família. Esta é a mais longa lista de pecados encontrada nas epístolas paulinas. Paulo faz uma lista de 21 pecados, que mostraremos agora: […]

  17. […] Davar Elohim – Pr Marcelo OliveiraVisite: Amigo De Cristo, Videos Amigo De Cristo, Estudos Bíblico Amigo De Cristo input, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *