A mais longa saudação de Paulo

Cumprimentai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais arriscaram a própria vida por mim… (Rm 16.3,4)

O apóstolo Paulo, na conclusão da sua carta aos Romanos, faz a mais longa saudação de todas as suas cartas (Rm 16.3-16). Nessa conclusão, ele cita várias pessoas e algumas famílias que estavam a serviço de Deus. Essas pessoas e essas famílias servem de exemplo para nós ainda hoje. Voltemos ao passado e aprendamos com esses irmãos e irmãs que nos precederam.

1. Casas abertas para acolher (Rm 16.3-5,14,15).

Priscila e Áquila foram cooperadores do apóstolo Paulo. A casa deles era um local de reunião, onde a igreja de Deus congregava. Tanto em Corinto quanto em Roma, a casa de Prisca e Áquila eram um santuário, onde a igreja de Deus se reunia. Eles eram hospitaleiros e acolhedores. A hospitalidade é uma das características da vida cristã (Hb 13.2).

A casa de Priscila e Áquila era um porto seguro para as pessoas buscarem refúgio em Deus. Esse casal, com esta atitude nobre em abrir seu lar para hospedar a igreja de Deus, arriscaram sua própria vida, pois aquele era um tempo de intensa perseguição. A palavra grega ????????upethekan – significa colocar-se sob o machado do executor, sob a lâmina do carrasco e arriscar a vida em prol de outras pessoas. Esse fato possivelmente aconteceu em Éfeso, onde Paulo enfrentou lutas maiores que suas forças a ponto de desesperar-se de sua própria vida (2Co 1.8).

Amamos citar Jo 3.16, o texto áureo da Bíblia, mas e 1 Jo 3.16 (leia este versículo), quantos tem coragem de além de citá-lo (que é fácil) vivê-lo na íntegra? Na vida deste casal, este versículo era uma verdade irrefutável! E na sua vida prezado leitor [a] o texto de 1Jo 3.16 é uma verdade, ou uma mentira?

Ainda nos versículos 14 e 15, o apóstolo cita mais duas famílias, onde grupos de igrejas se reuniam para adorar a Deus e proclamar sua bendita Palavra. Ainda hoje precisamos de famílias que abram as portas da sua casa para que o evangelho de Cristo seja também proclamado. O lar é um dos principais instrumentos na evangelização do mundo.

2. Corações abertos para consolar (Rm 16.13)

O apóstolo Paulo faz referência à mãe de Rufo como uma mulher que cuidou dele como se fosse sua mãe. Essa mulher que recebe elogio tão auspicioso nem tem seu nome citado na terra, mas era conhecida no céu. Há grandes nomes no reino de Deus que permanecerão incógnitos na terra e anônimos na história. É algo maravilhoso investir na vida dos filhos de Deus, ser bálsamo para os que sofrem e âncora para os que enfrentam as tempestades da vida.

A mãe de Rufo foi uma mãe para o apóstolo Paulo. Esse bandeirante do cristianismo encontrou nessa mulher um apoio, um encorajamento, que só uma mãe era capaz de lhe dar. Temos sido encorajadores das pessoas? Temos sido bálsamo de Deus para curar as feridas dos aflitos e quebrados?

Temos o grande desafio de sermos abençoadores. Devemos não somente abrir nossas casas, mas também o nosso coração para encorajarmos as pessoas. Nossa língua deve ser medicina que leva cura; nossas palavras precisam ser mel que alimenta; nossos atos devem ser gestos altruístas que abençoam.

3. Mãos abertas para trabalhar (Rm 16.3,6,9,12).

O apóstolo cita várias pessoas que foram seus cooperadores no trabalho de Deus, gente que pôs a mão no arado, que com excelência fizeram a obra de Deus. Hoje estamos cheios de engenheiros de obras prontas, como Tobias e Sambalate no livro de Neemias. Pessoas que não fazem nada, somente criticam e promovem confusão no meio da igreja.

Paulo cita vários irmãos que cooperavam na obra do Senhor. Priscila e Áquila foram seus cooperadores (Rm 16.3). Maria é citada como uma irmã que muito trabalhou pela igreja de Roma (Rm 16.6). Urbano era cooperador de Paulo em Cristo (Rm 16.9). Trifena e Trifosa trabalharam no Senhor, e Pérside muito trabalhou no Senhor (Rm 16.12).

A igreja de Deus deve ser uma equipe de trabalhadores. Deus nos concede a salvação, mas no chama ao trabalho. Temos o privilégio de sermos cooperadores de Deus no estabelecimento do seu reino. Onde estão os trabalhadores do reino? Gente que anonimamente faz uma obra muito maior do que aqueles que estão em evidência. Gente que ama a Jesus, e sua obra. Gente que não está atrás de promoção, de luzes sob a ribalta. Gente, que se comprometeu com o reino de Deus e não com o reino dos homens.

Nele, Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia:

Rienecker, Fritz e Rogers, Cleon. Chave linguistica NT. Ed. Vida Nova

Lopes, Hernandes Dias. Mensagens selecionadas. Ed. Hagnos
Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora.

16 Responses to A mais longa saudação de Paulo

  1. Pastor Guedes disse:

    Prezado Pr. Marcello, a Paz do Senhor!

    É sempre bom ler seus textos tão recheados de revelação através das expressões rebuscadas nos originais e repletos de inspiração, assim como seus livros.

    Deus lhe abençoe querido amigo.
    No Amor de Cristo!

  2. Anderson disse:

    Rev. Marcelo, paz de Cristo!
    Muito bom esse texto, de muita criatividade realmente! Deus continue abençoando o irmão em suas mensagens!

    Grande abraço!

  3. Prezamado pr. Marcello de oliveira,

    Shalom!

    Com certeza, amado pastor, estes seguiam à risca os conselhos de Paulo, conforme está escrito no Livro de I Coríntios: 11:01:

    "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo."

    Precisamos ser exemplos para que outros, se alegrem com e por nossas vidas, e assim, cumpra-se o nosso desejo em ver o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, ser exaltado e glorificado.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor de todos..

  4. Shalom!

    Amado Pr Guedes, que alegria receber seus comentários. Quero lhe agradecer por suas bondosas palavras, que me animam a prosseguir.

    Um abraço e volte sempre!

    Pr. Marcello

  5. Shalom!

    PRezado Anderson e amado Pr Newton!

    Agradeço a vossa participação! O Eterno vos abençoe e resplandeça o rosto Dele sobre vós!

    Abraços, Pr Marcello

  6. Caro amigo e companheiro,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    A Paz do Senhor!

    Seu texto é pedagógico e edificante em tempos de um evangelho nominal e teórico.
    Que o Senhos nos ajude agirmos como os cooperadores citados em seu excelente texto.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

  7. Stol disse:

    Paz do Senhor.
    Excente texto, com as referências facilita muito o entendimento.
    Que Deus continue lhe abençoando.
    Paz.

  8. Shalom!

    Rev. Carlos Roberto, o sr tem sido um referencial e um exemplo a ser seguido. Sua postura é nobre. Seu caráter é ilibado. Sua vida tem sido um exemplo para mim, bem como para muitos irmãos.

    Nele, em cuja presença falo

    Pr. Marcello

  9. Pr. Sérgio disse:

    Nobre Pr. Marcelo, graça e paz!
    Como sempre somos brindados com um elucidativo texto de sua pena.
    Quando ministro sobre relacionamentos saudáveis, não deixo de citar essa saudação de Paulo e principalmente o belissímo exemplo de Aquila e Priscila, "os quais arriscaram suas próprias vidas" pela vida de Paulo. Tenho me perguntado: "Há alguém porque eu arriscaria minha vida? Ou há quem arriscaria sua vida por mim?"
    Que Deus nos ajude a construirmos relacionamentos saudáveis ao invés de cavarmos abismos!
    No amor do Eterno
    Pr. Sérgio Pereira
    http://prsergiopereira.blogspot.com

  10. Graça e paz pastor Marcello! Nesses dias que os seres humanos são valorizados pelo que possuem, mesmo no seio evangélico, precisamos de saudações sinceras, como foi exposto esse texto amém.

  11. Pastor Marcello o seu banner já se encontra no blog da igreja ao gosto do freguês, e também em minha lista de blogs.

  12. Shalom!

    Amado Pr Sérgio, sempre bom vê-lo por aqui. Seu coração generoso, produziu este precioso comentário. Permita-me glorificar ao Eterno por sua vida, família e ministério.

    Um abraço, Pr Marcello

  13. Shalom!

    Prezado Pr Marcos Crecchi, obrigado por seu carinho em colocar meu banner em seu ótimo blog.

    O Eterno galardoe teu feito!

    Rt 2.12 a

    Nele, Pr Marcello

  14. Graça e paz amado!

    Tenho acompanhado seu blog frequentemente, e tenho sido edificado por ele, queria pedir gentilmente que você acompanhasse o meu blog que estou construindo. Que o Espírito Santo esteja sempre sobre você.
    http://escrituraemfoco.blogspot.com/

  15. Gustavo Reis disse:

    Oi irmão Marcello!

    Boa tarde!

    Paz e graça de Jesus Cristo!

    Esta é conhecida como "postagem da hospitalidade". Essa postagem é a mais linda de todas que vi em todo seu blog.Por causa disso, coloquei seu banner em meu blog.

    Preciso de sua ajuda. Tenho medo de acreditar no comentário do irmão Márcio a respeito sobre o dízimo. Não tenho certeza que ele estava certo ou errado. Eu preciso ver se você concordar ou discordar com a opinião dele sobre o dízimo, por favor, faça apologia. Dê uma olhada e leia e analise o comentário dele:
    http://blogdoatletadecristo.blogspot.com/2010/04/voce-concorda-ou-discorda-com-opiniao.html

    Desde já agradeço pela atenção, compreensão e ajuda!

    Deus te abençoe!
    Fique na paz e graça de Jesus!

    Gustavo

  16. Anne disse:

    Olá Pr. Marcelo,
    Obrigada por visitar meu blog. Gostei do texto, muito interessante.
    Que Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *