Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas (Hb 1.3)
Tendo sido estabelecida a glória do Filho de Deus em suas relações cósmicas, o escritor da epístola passa agora a apresentar a glória do Filho em suas relações pessoais com o Pai. Demonstra ser Ele (o Filho), a um tempo, o Verbo de Deus que revela e capacita. Tendo Deus falado conosco por intermédio de seu Verbo como Filho encarnado, esta Palavra se torna a porta de entrada do templo de comunhão e amizade com o Senhor. Por isso, o Filho é descrito sob figura da Porta Formosa do templo.
O historiador Flávio Josefo nos conta:
“O templo tinha nove portas, que eram revestidas de ouro e prata em todos os lados, mas havia uma porta, que estava fora da casa santa e era de bronze de Corinto e muito excedia aquelas que eram apenas revestidas de ouro e prata. A magnitude das outras portas era igual em todas. Contudo, a porta de Corinto, que abria para o Oriente, em oposição À porta da própria casa santa, era muito maior, pois sua altura era 50 côvados, isto é, cerca de 25 metros, e era adornada da maneira mais rica, tendo placas mais ricas e mais grossas de prata e ouro que as outras. Esta última é, provavelmente, a porta chamada Formosa, porque era no exterior do templo, para a qual havia fácil acesso e visto que era, evidentemente, a de maior valor”
Por esse comentário, podemos concluir que o resplendor da glória de Deus, Cristo, é simbolizado pelo bronze polido, que “muito excedia aquelas que eram apenas revestidas de ouro e prata”, e a expressão exata do seu Ser (Hb 1.3b), pelo material da porta, que aponta para o seu rico e sólido fundamento, pois a palavra grega “hypostasis” significa originalmente o alicerce, o substrato, que veio a ser interpretado como firmeza, propósito, resolução ou determinação. Assim, a expressão: “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” é uma alusão clara aos batentes que sustentavam a coroa da estrutura.
A luz gloriosa que brilhava na porta deveria revelar imediatamente as trevas do mundo no pecado e o ato supremo de redenção pelo qual Cristo nos purificou das nossas iniqüidades e voltou para Sua exaltada função intercessória à direita da Majestade, nas alturas.
Pr Marcelo de Oliveira
Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora 2006
Wiley, Orton H. A excelência da Nova Aliança. Editora Central Gospel
Graça e paz meu amado e precioso irmão Pr.Marcelo fico feliz que existe pessoas com entendimento e visão espiritual como vc observei seus artigos e ví coerencia doutrinária e também que o Senhor está dia após dia unindo os seus escolhidos no seu amor.
Estarei seguindo seu blog de agora em diante e deixo tb meu endereço:
http://www.fsemeada.blogspot.com.
No amor de Cristo Nosso Rei e salvador.Soli Deo gloria!
Seu irmão :Pr.Francisco
A Graça e a Paz meu amado pastor !
Obrigado pela visita ao meu blog.
Querido pastor, quando fazemos amigos isso nos deixa muito felizes mas, quando encontramos um irmão ai nos enchemos de alegria.
Seu trabalho é uma benção, o blog é lindo, feito com carinho… Só posso lhe dizer: Parabéns !
Que Deus continue te usando para ser esse vaso de bençãos nas suas mãos.
Grande abraço do amigo:
Rogerio Avellar
Blog Direto ao Coração
http://ouvindoatuavoz.blogspot.com
Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Parabéns por mais esse excelente artigo!
Que o esplendor da "PORTA", aquele que disse de sí mesmo "EU SOU A PORTA", que é infinitamente superior à Porta Formosa, continue a cada dia iluminando a sua vida.
Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
Um grande abraço
eu pela primeira vez que estou na sua pagina e agradeço a Deus por ter comcedido um entendimento e visão espiritual para vc para fazer um esplicação tão aprofundada em assuntos que muitas das vezes é considerado muito polemico ass; Cantor Alvaro do Amaral e quro deixar mina pagina tambem http://www.ministeriodemissaomundial.com
FIQUEI MUITO GRATO PELA NARRATIVA E CONCLUSÃO DO ASÇUNTO SOBRE A PORTA FORMOSA POIS É MUITO RELEVANTE ESSE ASSUNTO.
foi ótimo conhecer este site, pq gosto muito de pesquisar, que Deus continue iluminando vcs. fique na Paz do Senhor Jesus.
Foi muito feliz seu comentário, a respeito deste tópico, vemos abordagens que nem sempre estçao de acordo com a palavra. Graça e paz, que o Espirito seja sempre abundante nas horas em que estejas escrevendo sobre a palavra.
Graça e paz meu amado pastor!!
Agradeço a Deus pelo intecto e sabedoria que vos foi dado. A maneira de ajudar a varios irmaos a compreenderem de forma simples e objetiva os assuntos divinos , e de grande interece por parte de tantos outros estudos e pesquisas.
Servindo tambem como fontes que ajudam a muitos em varias pesquisas….
Deus oa abençoe….
maestro e também ministro do evangelho. A paz do senhor:
Aprendie com o mestre dos mestres que á arte de penssar é o tesouro dos sabios.
a palavra diz na epistola de Tg 4.14 que somos como a neblina que aparesce mais logo vai embora. por isso sinto nessecidade de aproveitar cada lagrima, cada sorriso, cada sucesso e cada fracasso. EU QUERO É ME GASTAR E ME DEIXAR GASTAR PELO EVANJELHO.
FONE(99) 9146-5116 ministro do evangelho…….
Sou grato a Deus ,por tudo que Deus é,fonte de sabedoria e inspiraçao,sou grato a Deus pr.marcelo por conceder ao irmão capacidade de direcionar o assunto sobre a porta formosa de maneira tão maravilhosa,um gde abraço.shalom.
Pastor a paz !!!!
achei lindo e coerente, sou estudante 4º periodo de teologia e as vezes vejo comentario como esse e percebo que o senhor Jesus tem sempre coisa nova e atrativa para os estudiosos da sua palavra, me senti tão atraido que me deu curiosidade de ver suas obras ai comprei o seu livro “ele morreu para que nos vivessimos” estou esperando chegar!!
Que Deus possa continuar te revelando sua poderosa palavra, abraços….
se o amado pastor nos mandar sobre esse tema alguma coisa ficaremos agradecidos .nos somos da comunidade fonte da benção no Rio de Janeiro.que o nosso poderoso e amado DEUS,continue abeçoando a sua vida e o seu ministerio em nome do senhor JESUS CRISTO .Abraços de toda a nossa comunidade.
como e que chamava as duas coluna da porta chamada formosa
fiquei muito feliz e satisfeito pela minha resposta que era doque era feito aporta formosa obrigado
Inspiradora essa exposiçao sobre essas curiosidades sobre a “golden gate”, portão dourado, chamado Formosa, que em seu sigificado original Grego “algo que floresce abundantemente na estação certa”.
E foi isso que Jesus realizou na vida desse coxo, por intermedio de Pedro e João. Gloria a Deus.