A superioridade do sacerdócio de Cristo

“Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente”. Hebreus 7.23-24

Um tema que se destaca em Hebreus é o enorme contraste que o autor estabelece entre o sacerdócio levita do Antigo Testamento, com todas as suas inadequações, e a perfeita suficiência do sacerdócio de Cristo. O autor de Hebreus vê na “estranha” figura de Melquisedeque, no Antigo Testamento, um prenúncio do sacerdócio de Jesus:

A) Melquisedeque era rei e sacerdote, assim como Jesus; B) Ele demonstrou ser superior a Abraão (ancestral de Levi) ao abençoá-lo e receber dele o dízimo; C) Ele aparece no relato de Gênesis sem nenhuma ascendência nem posteridade, simbolizando a eternidade de Jesus.

Então, quais eram as inadequações do sacerdócio levítico do Antigo Testamento?

Primeiro, o sacerdócio levítico era efêmero. Os sacerdotes do A.T não podiam permanecer no ofício para sempre, já que eram mortais, mas Jesus “vive para sempre” (v. 24). Novamente, “Ele vive sempre para interceder por eles” (v. 25). Nada jamais poderá interromper ou acabar com o seu sacerdócio.

Segundo, o sacerdócio levítico tinha um caráter pecaminoso. O sistema do Antigo Testamento apresentava um defeito evidente. Antes de oferecer sacrifícios pelo povo, os sacerdotes precisavam oferecer sacrifícios por eles mesmos. Jesus, no entanto, não tinha nenhum pecado que exigisse reparação. O versículo 26 contém uma declaração maravilhosa acerca da incorruptibilidade de Jesus: “Santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus”.

Terceiro, os sacrifícios precisam ser oferecidos dia após dia. Todos os sacrifícios tinham um caráter temporário, e precisavam ser oferecidos continuamente. Jesus, no entanto, ofereceu-se a si mesmo como sacrifício, de uma vez por todas.

É por esta razão que o sacerdócio de Cristo é totalmente suficiente. Sua vida terrena foi sem pecado, sua morte substitutiva foi completa e sua intercessão celestial é eterna. “É de um sumo sacerdote como este que precisávamos” (Hb 7.26).

Nele, nosso Eterno sumo sacerdote

Pr Marcelo

Bibliografia: Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato
Kistemaker, Simon. Hebreus. Ed. Cultura Cristã

8 Responses to A superioridade do sacerdócio de Cristo

  1. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    As sinetas da orla das vestes do nosso Sumo-Sacerdote estão tocando, ele passeia no Santo dos Santos, e intercede por nós.

    NEle,

    Ednaldo.

  2. Paz do Senhor Jesus.

    Caro pastor Marcelo;

    Que o Eterno o continue abençoando em vossa jornada de ensinador cristão. Maravilhoso texto.
    Um grande abraço.

    Pr. Eias Santana
    http://www.edificadonarocha.blogspot.com

  3. Anderson Meneghel disse:

    Excelente comparativo! Extremamente inteligível.
    Grande abraço,
    Nele a estabilidade dos tempos.
    Seu amigo

  4. NICODEMOS disse:

    Paz seja contigo

    Temos um perfeito sacerdote que a si mesmo se ofereceu pela justificação da humanidade e nos deu acesso ao Pai.

    Como ainda as pessoas se engalfinham tanto com dotrinas estranhas, ofertas de purificação, sangue em colunas, toques de shofar, toques na arca para poderem desfrutar da Graça de Deus…

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

  5. A paz do Senhor Jesus Cristo, gostei e vou sempre ler o seu blog.Que o senhor continue te abençoando.

  6. Walter Filho disse:

    Que bom é saber que em Cristo temos um sacerdote perfeito, eterno intercessor nosso e também um bondoso Pai. Não necessitamos de complemento algum.

    Pastor Marcello, o sr. já leu "O peregrino" de John Bunyan? Coloquei em meu blog uma postagem interessante inspirada nessa obra. Se possível dá uma passadinha lá.

    blogdowaltim.blogspot.com

    Shalom,
    Walter Filho

  7. Olá Pr. Marcelo, Graça e paz da parte do Senhor Jesus…

    Quando lemos a carta aos Hebreus, do capitulo -1º ao 10º, podemos ver claramente, que o autor tinha em mente uma grande preocupação:
    Restaurar a fé daqueles irmãos; que ao lermos a carta, fica claro que eles estavam se apostando da fé; e o motivo certamente, era uma duvida a respeito do ministério de Cristo e o seu sacerdócio mediador de uma nova aliança; em frente aos sacerdotes e mediadores do antigo testamento.
    Onde o autor começa sua carta defender o ministério de Jesus Cristo; não somente o ministério terreno, mas também o celestial; colocando Ele acima de todos os demais ministérios; seja na terra ou nos céus.
    Onde no capitulo – 1:5-8 -ele começa colocando Jesus acima dos seres celestiais; dizendo assim: Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?
    E nos demais capítulos, o autor define a superioridade de Cristo, acima de Moisés, acima dos sacerdotes Leviticos, e equiparando apenas humanamente com o sacerdócio de Melquisedeque.
    Eu creio Pr. Marcelo, que até nos dias de hoje, se faz necessário, ler esta carta aos hebreus, constantemente nas nossas igrejas; porque os nos crentes, por incrível que pareça, eles também, não conhecem a pessoa do nosso Cristo. Eles falam muito do Jesus que amarra e expulsa demônios; do Jesus medico dos médicos que cura caroços, câncer, adis e muito mais, tudo que os médicos disserem não tem jeito; pra Jesus tem, jeito sim.
    Do Jesus que queima tudo, tudo que não presta, Jesus passa o fogo e queima.
    Porem a Bíblia, nos revela um Cristo, não apenas fazedor de milagres; mas um Cristo Jesus Senhor de todas as coisas, seja nos céus, seja na terra.
    O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. (Cl-1:15, 16).
    Estou te seguindo, espero também a sua visita ao meu blog, se gostar me siga e caminharemos juntos como bons amigos.
    Deus te abençoe……

  8. jocimario soares de jesus disse:

    a paz do senhor jesus cristo gosto muito desses comentários pois sou novo no ministério e preciso aprender muito com os homem Deus como vocês gostaria de sempre receber uma mensagem da parte de Deus a traves da vida de cada irmão que faz parte deste grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *