
Os cristãos dos três primeiros séculos da Era Cristã adoravam as três pessoas da Trindade. Justino, o Mártir viveu entre 100-165, defendia a divindade de Jesus: “sendo Verbo e Primogênito de Deus, e também é Deus” (I Apologia 63.15); “para demonstrar que Cristo é figuradamente chamado, pelo Espírito Santo, Deus, Senhor das potências e Jacó” (Diálogo 36.2); “demonstrei profundamente que Cristo, que é Senhor e Deus, Filho de Deus” (Diálogo 128.1). Afirmou ainda, adorar o Pai, p Filho e o Espírito Santo: “do Deus verdadeiríssimo, Pai da justiça…. A Ele ao Filho… e ao Espírito Profético, nós cultuamos e adoramos, honrando-os com razão e verdade” (I Apologia 6.1,2)
A Trindade é a união de três Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em uma só Divindade, sendo iguais, eternas, da mesma substância, embora distintas, sendo Deus cada uma dessas Pessoas. O Credo Atanasiano afirma: “Adoramos um Deus em trindade e trindade em unidade. Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. Os modalistas e unicistas modernos confundem as Pessoas e contrariam as Escrituras, que revelam as três pessoas distintas, por exemplo, na passagem do batismo de Jesus, o Espírito Santo vindo sobre ele e o Pai falando do céu (Mt 3.16,17). Há muitas referências nos evangelhos em que Jesus deixa claro o fato dele ser uma pessoa e o Pai outra (Jo 8.17,18). As testemunhas de Jeová, porém, separam a substância, também contradizendo o ensino bíblico, pois a Bíblia apresenta os três em condições de igualdade (Mt 28.19). Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30).
Muitas vezes, a Sociedade Torre de Vigia apresenta uma definição errônea da doutrina da Trindade para facilitar o seu argumento e desviar o povo da verdade. Afirma maldosamente: “a Trindade que consiste de três pessoas, ou Deuses, em um só”. A organização sabe que os trinitarianos não admitem a idéia de “três Deuses”, mas de três Pessoas distintas em uma só deidade. Isso prova a maldade do Corpo Governante, por isso muitas testemunhas de Jeová pensam que a Trindade significa “três Deuses”. Outro artifício, igualmente maldoso, é o argumento de que a Trindade não existe porque o Pai é uma pessoa distinta do Filho: “O Deus verdadeiro é uma Pessoa, distinta de Jesus Cristo”. A Trindade não significa “três Pessoas em uma só Pessoa, isso é sabelianismo, mas ”três Pessoas em um só Deus”.
O Novo Testamento não contradiz o Antigo, mas torna explícito o que dantes estava implícito, pois a unidade de Deus não é absoluta. Deus não é uma mônoda estéril, de modo que as Escrituras Sagradas dos judeus (Tanakh) revelam a unidade na Trindade, ao passo que o Texto Sagrado da Nova Aliança revela a Trindade na unidade.
Visto que a Bíblia afirma existir um só Deus e que Deus é um só, revelando o Pai como o Deus Iavé, da mesma forma o Filho e o Espírito Santo, isso significa um só Deus subsistente em três Pessoas e não três Deuses. É por essa razão que afirmamos que a Trindade é um mistério. Se Deus pudesse ser sondado e esquadrinhado pela mente humana, seria limitado e deixaria de ser Deus. O problema das seitas é que elas querem explicar e entender Deus, quando a Bíblia nos ensinar a crer Nele (Hb 2.4; Rm 1.17) e não a esquadrinhá-lo: “Não há esquadrinhação do seu entendimento” (Is 40.28; Rm 11.33,34).
Neste exato momento, você deve estar se perguntado:
“Pr Marcelo, e a Trindade em Isaías 63”? Esta é uma pérola bíblica! Talvez você já tenha ouvido falar da Trindade em
Gênesis 1e 11, Isaías 6, mas
Isaías 63?! O sr não está indo longe demais? Veremos a seguir, o que disse o salmista no Salmo 119.18:
“Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei”.
O texto do profeta Isaías 63.9,10 diz:
63.9 Em toda a angústia deles foi
ele (grifo nosso) angustiado, e
o Anjo da sua presença (grifo nosso) os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.
63.10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu
Espírito Santo (grifo nosso); pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.
O profeta lembra que Deus se angustiou durante a angústia dos filhos de Israel no Egito, no período da opressão de faraó, numa linguagem antropomórfica, Deus sofreu como um pai sofre pelos seus filhos. O mesmo Deus é chamado de “Anjo da sua presença”, ou seja, da presença de Deus, que os “salvou”. Um anjo criado não pode remir a Israel, logo, trata-se do “Anjo do Senhor”. Isto é uma teofania.
O profeta lança em rosto a desobediência deles afirmando que os filhos de Israel
“foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo”. Essa expressão mostra que Isaías considerava
o Espírito como pessoa, do contrário não poderia se contristar.
Você consegue magoar uma força? A palavra
“santo” não é resultado de fonte externa,
é conseqüência direta da sua natureza. Isso se refere a
divindade do Espírito Santo; assim, temos aqui as três Pessoas da Trindade:
O Pai foi angustiado com os israelitas
O Filho os remiu
O Espírito Santo foi contristado pela rebelião deles.
Glorifiquemos ao Eterno. A Bíblia é uma riqueza inesgotável. Celebre ao Senhor! Oh profundidade das riquezas, do saber e do conhecimento de Deus…..!
Nele, Pr Marcelo de Oliveira
Bibliografia: Bowman, JR. Robert M. Por que devo crer na Trindade. Ed. Candeia, 1996
Martin, Walter. O Império das Seitas. Ed. Betânia, 1992
Soares, Esequias. Respostas Bíblicas as Testemunhas de Jeová. Ed. Candeia 2009
Pr Marcelo, Shalom! Rica a sua abordagem da Trindade, porém me surpreendeu mais a sua percepção baseada em Is 63. Quanto aos TJ seria de perguntar se eles crêem em 2 deuses visto que no mesmo livro de Isaías Deus declara que é o único Deus e que não existe nenhum outro. Como os TJ poderiam explicar então que Jesus é apresentado como Deus no NT? Aliás, adjetivos do Deus Pai no AT são atribuídos a Cristo no NT: rocha, salvador, Deus-Poderoso, …seria interessante perguntar aos TJ se são politeístas. Pastor, dada a relevância do seu blog, além de me tornar seu seguidor e por um link no meu blog direto ao seu, tenho recomendado o seu trabalho aos meus irmãos na fé. Te agradeço por ter visitado meu blog para que eu pudesse conhecer o seu e aprender mais. Conhecimento nunca é demais. Te convido a visitar meu blog sempre que puder. Pra mim será uma honra:http://nocaminhodagraca.blogspot.com/
Quanta riqueza!!
Shalom!
Prezada Fabiane Couto, obrigado por suas amáveis palavras. Não consigo visitar seu blog. Qual o endereço dele? Ou qual seu e-mail?
abraços, Pr. Marcello
Meu querido companheiro no Ministério, receba meu abraço e a paz gloriosa do Senhor Jesus! Concordo inteiramente, o V.T. está cheio de textos que são claros quanto à manifestação do Deus triuno. Mas essa abordagem de Is. 63 foi primorosa, parabéns!
Shalom!
Amado irmão e amigo Pr.Marcello de Oliveira, que mensagem gloriosa.
Os dias andam meio corridos,porém, sempre que posso passo por aqui para
"Encher o vaso" rsrs.
Gloria ao Pai,ao Filho e ao Espirito Santo.
Um forte abraço,
Pb.Silas Pimenta.
Graça e Paz!
Um belo texto com uma explicação muito clara e centrada nas Escrituras.
Obrigado por nos presentear com este texto.
Convido ao pastor visitar o blog Refletindo a Graça.
Falando nisso, já coloquei o seu banner em minha lista de parceiros. Ficaria muito feliz se o pastor pudesse retribuir a gentileza.
Muito obrigado e que Deus continue a lhe usar desta maneira tão especial.
Um grande abraço,
Vinicius Morais
—-
Visite: Refletindo a Graça
http://refletindoagraca.blogspot.com/
Conheça nosso podcast!
Uma comparação dos textos bíblicos que se referem … Uma comparação dos textos bíblicos que se referem ao espírito santo indica que se fala de pessoas ficarem ‘cheias’ com tal espírito santo; que elas podem ser ‘batizadas’ com ele; e que podem ser ‘ungidas’ com ele. (Luc. 1:41; Mat. 3:11; Atos 10:38) Nenhuma destas expressões seria apropriada se o espírito santo fosse uma pessoa.
Para mais pormenores entre no site http://www.amanhecerdaverdade.blogspot.com
Jesus também se referiu ao espírito santo como “ajudador” (grego: pa·rá·kle·tos), e disse que este ajudador ‘ensinaria’, ‘daria testemunho’, ‘falaria’ e ‘ouviria’. (João 14:16, 17, 26; 15:26; 16:13) Não é incomum nas Escrituras que algo seja personificado. Por exemplo, diz-se que a sabedoria tem “filhos”. (Luc. 7:35) Fala-se do pecado e da morte como sendo reis. (Rom. 5:14, 21) Embora alguns textos digam que o espírito “falou”, outras passagens tornam claro que isto foi feito mediante anjos ou humanos. (Atos 4:24, 25; 28:25; Mat. 10:19, 20; compare Atos 20:23 com 21:10, 11.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água, e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. Portanto, nenhuma das expressões encontradas nestes textos provam em si mesmas que o espírito santo seja uma pessoa.
Com respeito a Jesus Cristo nada na Biblia indica que ele é co-eterno com deus,ao contrário:
Apoc.3:14: " Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio [grego, ar·khé] da criação de Deus.” Portanto ao contrário do que sigifica a trindade,foi criado.Poderíamos mostrar outras
evidencias Biblicas que desmentem a Trindade que se originor em Babilonia,mas no momento raciocine com esse assunto:
Alguns versículos da Bíblia mostram uma forte união entre Deus e Cristo. Mas prova esses textos uma possível trindade? Se Deus lhe desse o poder de olhar para o céu e vê-lo, quantas pessoas acha que veria, uma ou três, levando em consideração que o significado da trindade é três pessoas na essência de um Deus? Pois saiba que isso aconteceu lá no primeiro século com o discípulo Estevam que viu o Filho do Homem em pé à direita de Deus.(Atos 7:55,56)Não que Estevan viu Deus em detalhes porque "homem algum pode ver-me e continuar vivo"-Exodo 33:20.Mas ele viu a representação de Deus e Cristo em visão.
Onde estava o espírito santo, se realmente é uma pessoa, Estevam nos teria relatado, como fez com Deus e Cristo.
http://amanhecerdaverdade.blogspot.com/
Boa tarde!
Prezado irmão [a] do blog: amanhecer da verdade, gostaria de saber seu nome – ok.
Primeiramente tratarei da pessoa do Espírito Santo que vcs o chamam de força ativa de Deus.
Vc está usando para sua "defesa" a obra: deve-se crer na Trindade?(pág 21,22). Infelizmente estes argumentos foram construídos ao longo da história da organização, e precisam ser analisados à luz da Palavra de Deus. Não adianta um enumerado de versículos bíblicos para vcs tentarem provar alguma coisa. Este é o erro de vcs. À luz da hermeneutica bíblica, um TEXTO, sem o CONTEXTO, vira PRETEXTO e este torna-se uma heresia.
Vou citar apenas dois versículos para você:
Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
Você mente à uma força, ou à uma pessoa?
At 10.19,21 diz que Pedro obedeceu ao Espírito Santo. Vc consegue obedecer à uma força?
E o que Paulo disse em Efésios 4.30: "não entristeçais o Espírito Santo" Meu amigo [a] vc consegue entristecer uma força? Por gentileza me explique como!
Vc argumenta: …" como pode uma pessoa ser cheia de outra". Este argumento é fraco, pois não resiste ao exame da própria literatura de vcs [Torre de Vigia], pois o Corpo Governante ensina que Satanás é uma pessoa: "Satanás, o Diabo, é uma pessoa real… (Poderá Viver pág. 18, & 7). Veja que a própria TNM diz em Lucas 22.3: "MAs Satanás entrou em Judas, o chamado Iscariotes". Agora eu lhe pergunto:
Como pode uma pessoa entrar em outra? Isto revela a falácia dos vossos argumentos.
Concluo usando o texto que vc citou acima:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará OUTRO Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" Jo 14.16
A palavra "outro" no original grego é "allos", que significa "outro" da mesma NATUREZA, da mesma QUALIDADE. "Outro da mesma classe (allon, não heteron)". Se o Espírito Santo fosse uma força viva, impessoal, a palavra correta para "outro" seria heteros que de acordo com léxico grego-inglês de Liddell & Scott, significa: "o outro, um de dois..; um outro; outro do usual, diferente".
O termo allos expressa uma diferença numérica e denota "outro do mesmo tipo"; o termo heteros expressa uma diferença qualitativa e denota "outro tipo diferente". Cristo prometeu enviar "outro Consolador" – allos, "outro com Ele", e não heteros.
Um abraço, Pr. Marcelo de Oliveira
Nobre Pr. Marcelo, graça e paz!
Parabéns pela abordagem e pelo debate aqui evidenciado. Deus te abençoe!
Um forte abraço!
Pr. Sérgio Pereira
http://prsergiopereira.blogspot.com
Primeiramente obrigado pela visita ao meu blog. Excelente artigo. A trindade é um mistério, eu creio nela justamente porque é inconcebível alguém ter inventado algo tão ilógico. Quanto ao TJs, eu não perco mais o meu tempo refutando suas heresias, pois até fabricaram uma "tradução" para provar suas idéias tortas. Não dá pra levar gente assim a sério. Há um excelente site de ex testemunhas de Jeová em http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres – mesmo assim por estarem por demais feridos, devemos tomar cuidado com o conteúdo postados por alguns. Nele que é um Deus em três pessoas.
A paz do SENHOR meu querido xará…parabéns pela forma que o prezado irmão debateu!
Gostei…oh glória!(risos)
Em Cristo;Marcelo Pires
(Judas 1:3) – Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
(Judas 1:4) – Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
O cristianismo não passa de um judaísmo para gentios, adoradores de deuses de pau, oiro e pedra.
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Quem pode, com quem possui a presença do Espírito Santo, enviado por Jesus Cristo, Nosso Salvador, este assentado à direita do Pai?
Vá em frente, em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
O Senhor seja contigo, nobre companheiro,
O menor de todos.
Prezado anônimo, eu bem sei quem é você. Está com medo de se identificar? Mas o Eterno sabe quem é vc, e eu também sei.
Nele, que conhece tudo e todos e nada está oculto diante Dele,
Pr. Marcello
Caro companheiro desta Lide Santa, muitissimo agradecido por suas palavras de motivação, que por certo são verdadeiras vitaminas para alma de todo arauto do Senhor.
Deixo também o registro de minha mais profunda adimiração pelo seu profícuo ministério – nos presenteando sempre com pepitas das minas de ouro da Palavra de Deus.
Pastor Marcos Antonio
Hyannis, MA – U.S.A
Graça e paz Pr Marcello! Quanta honra receber a sua visita em meu blog. Obrigada! Suas reflexões são edificantes e que Deus o capacite mais e mais! Estou levando o seu link e seguindo o seu blog. Virei sempre alimentar-me com postagens tão abençoadas. Fique na paz e meu abraço fraterno.Tenho um blog de poemas de minha autoria, palavras simples, orações… Qndo puder visite.
http://literaturamariamarlene.blogspot.com
Graça e Paz pastor Marcelo!
Que maravilha, muito edificante o texto.
obrigada pela participação no meu blog
me siga também: http://maisquecharmeoficial.blogspot.com
estou lhe seguindooo.
Vá em frente Pr. Marcelo, que não lhe faltarão apoiadores! Uma das coisas que mais me dão raiva, é quando um indivíduo se esconde por trás do anonimato, e dispara a sua metralhadora de insultos e comentários desconexos e insensatos. Porque não têm a coragem de dizer nem ao menos o nome? De que têm medo? Nem mesmo protegidos pelo teclado, pelo monitor e pela distância, tais pessoas se dispõem a deixarem de lado a covardia. Mas este "anônimo" certamente é um "testemunha do Zé Mané", escravo da "torre de vigia", construída por Russel, depois seguido por Rutherford e Nathan Knorr. Quando ele se viu perdido no emaranhado (para ele, claro!) da exegese bíblica, postou aqueles coices do último comentário. É triste ver a que ponto uma pessoa pode ser escravizada a um sistema, que até lhe nega o justo direito da livre expressão do pensamento, obrigando-o a se expressar como "anônimo", cheio de medo das represálias de seus senhores.
apz, Pr. Marcello,
vi seu comentário em meu blog relativo a esse post, e lhe respondi nele que já havia achado referências à Trindade em Isaías, quais sejam:
– em Is 6.3, temos os querubins que louvam ao Deus triplamente santo: "Santo, santo, santo É o SENHOR dos Exércitos".
– em Is 48.16, temos o seguinte: "Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o SENHOR Deus me enviou a mim e o seu Espírito". Observe que quem fala identifica-se anteriormente como o primeiro e o último (v.12, isso não lhe lembra algo em Apocalipse?), característica exclusiva de Deus.
Agora, observe que esse que fala, que é o primeiro e o último, diz que o SENHOR o enviou, juntamente com o Seu Espírito!
Conte comigo, por favor: 1, 2, 3!
=o)
Abs, apz.
wally.
ah, pr. Marcello,
esqueci de dizer que vim enriquecer seu post, pois estava feito Marta, atarefado com várias coisas, q esqueci q o melhor é estar aos pés de Jesus… rs
gde abço, apz.
Ola amado, muito obrigado por visitar o meu blog e gostei sim, tem muitos artigos de muito valor, ja estou o seguindo e juntos iremos divulgar o evangelho de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, um grande abraço e fique na paz!
Thais Verissimo
http://vivemoscomjesus.blogspot.com
É maravilhoso de mais quando Deus nos concede a oportunidade de conhecer um blog com tamanha riqueza de conteúdo como este.
Já estou seguindo.
Deus o abençoe!
Jalson Freire
CRÔNINICAS DE UM OBSERVADOR
http://cronicasdeumobservador.blogspot.com/
Amado,
Paz!
Retribuindo sua visita, descobri grande riqueza e sabedoria em seu blog. Não sou Teólogo, estudo um pouco de tudo, livros avulsos, comentários e os dicionários mais recomendados. Também já li alguns trechos de apócrifos ou não-canônicos citados em livros que já li. Enfim, necessito muito de ajuda nesse ambiente da escrita, afim de não errar ou induzir ao erro aqueles que chegarem ao meu blog. Agradeceria e receberia com humildade sua ajuda nesse sentido, orientar, alertar ou corrigir.
nEle que gratuitamente nos concede a graça da salvação,
Pr. Ivan Nunes
Já sou seguidor do seu Blog.
Olá! Muito obrigado pela visita em meu tão íntimo blog. Obrigado também pelo elogio quanto ao template dele. E, vou seguir o seu blog sim! Pelo que já pude ver, tem bastante coisa interessante que vai me ajudar e muito a crescer no conhecimento de Deus.
Vou meditar nos trechos bíblicos que me enviou.
Grande abraço!
nEle.
Querido Marcello, a Paz do Senhor!
Atendendo ao seu chamado estou perseguindo o seu blog, e te convido a também seguir o nosso http://www.vosbi.blogspot.com(a pesar de saber que ele não é tão primoroso quanto o seu). Um abraço fraternal.
Paz meu querido pastor Marcelo, obrigado pela sua visita em meu blog. Já estou o seguindo.
Espero que me honre também me seguindo em meu blog. Gostei muito do seu blog, os artigos estão com bastante riqueza bíblica.
Que Deus te abençoe rica e abundantemente,
Pr. Flavio Muniz
Do Gn.ao Ap.perpassa,como um fio de ouro,a idéia de três sêres(pessoas) distintos e coeternas,porém essa como outras verdades bíblicas esquecidas,que alguns aceitam e ou tros rejeitam,não deixam de ser menos verdadeira po isso.
Shalom
José
Amado Pastor Marcello, boa tarde.
Muito me apraz publicar seu comentário.
Li sobre a trindade em Isaías 63 e gostei muito da colocação do irmão. Atentei ainda para as parte 1 e 2 do debate com os TJ's.
Deus o abençoe abundantemente e mantenha acesa sempre a chama do amor cristão.
Mesmo não tendo as qualificações do irmão, fiz o blog por entender que o povo precisa de esclarecimentos sobre o momento presente.
O artigo acima foi um alerta sem pretensões de atingir os bravos pastores defensores das ovelhas de Cristo.
Chega de terrorismo "eclesiástico", concorda?
A graça e a paz de Cristo paire sempre sobre ti, amado.
Pastor Carlos Renato
http://crenatos.blogspot.com
PS. Vide novas publicações
Muito importante estas colocações sobre a trindade, é algo tão claro e óbvio, pena que tem muitos por aí que não compreendem.
Boa noite.
Encontrei diversas informações equivocadas a respeito da Torre de Vigia mencionadas aqui nesse blog. Sou um estudante da bíblia e gostaria de fazer uma ponderação em base dos argumentos utilizados acima.
Em base da análise da palavra grega “allos” em Jo. 14:16, devemos notar a comparação feita por Jesus naquele momento.
De acordo com a versão João Ferreira de Almeida: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro [allos] Consolador, a fim de que esteja sempre convosco,.”. – Jo. 14:16
A similaridade estabelecida por Jesus foi o efeito de “Consolador” (grego parakletos). O espírito santo, depois de derramado no pentecostes de 33 D.C, deveras serviu como consolo, ou ajuda aos discípulos ali presentes naquela ocasição, possibilitando-os a curar, falar em línguas, realizar milagres e etc, assim como Jesus serviu como um consolador enquanto esteve aqui na terra. Deveras, esse tinha a mesma natureza que Jesus no que se refere ao seu papel assumido – consolador. Logo, a palavra “allos” se aplica devidamente, já que o espírito santo seria “um outro similar a Jesus” no que se refere ao seu papel como consolador.
Considerando termos gregos bíblicos (koiné), podemos estabelecer uma similaridade do que é dito dentro do contexto de Jo. 14:16. Em Jo. 15:26 lemos: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;”.
Considerando o termo grego usado para a palavra traduzida “procede” (ekporeuomai), vemos um paralelo com o texto de Mateus 4:4, onde a mesma palavra é ali utilizada: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede [ekporeuomai] da boca de Deus.”.
Logo, percebemos a utilização da palavra procede. Algo que é oriundo de Deus, pertence a Ele. A bíblia deixa muito explícito que existe uma diferença na maneira em que fala sobre Deus e Jesus. Fala sobre o espírito santo sendo derramado, pessoas ficando cheias de espírito santo. Afinal, quando alguém está cheia de um espírito que seja uma pessoa, na verdade, essa pessoa está cheia de outra pessoa. Logo, essa pessoa está endemoninhada, assim como a bíblia se refere às pessoas que ficaram cheias de espíritos maus.
Quando foi mencionado nesse tópico de que o argumento de “estar cheio de outra pessoa”, o fato não é que seja impossível. Muito pelo contrário, onforme dito, é possível sim estar cheio de alguém. A bíblia chama isso de a pessoa estar endemoninhada. É digno de nota que não se utiliza o termo “ficar cheio do Pai”, ou “ficar cheio do Filho”, assim como se aplica no caso do espírito santo.
A narrativa bíblica é muito clara e simples. O espírito santo de Deus (“que procede de Deus”) é a sua força ativa, da qual ele pode conceder a todos os humanos que seriamente solicitarem tal força ao Pai (Lucas 11:13; Fil. 4:13).
Além disso, a bíblia se refere como o Pai proporcionando tal força às pessoas, até mesmo ao Messias, conforme a narrativa profética: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR” – Isa. 11:2.
Espero ter contribuído para uma análise mais profunda dos textos, e mais importante que isso talvez, do contexto, já que texto sem contexto é pretexto, confome também já mencionado anteriomente.
Ahh e quanto a como a Torre de Vigia descreve o que seja a Trindade, verifique a Sentinela 15/05/2002 pág. 6 parágrafo 5. Leia abaixo na íntegra:
“No entanto, alguns religiosos dizem que Jesus é Deus. Outros dizem que Deus é uma Trindade. Segundo este ensino, “o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus; e, não obstante, não são três Deuses, mas um só Deus”. Afirma-se que os três ‘são coeternos e coiguais’. (The Catholic Encyclopedia [Enciclopédia Católica]) São corretos esses conceitos?”
Devemos analisar então quem está com maldade ao fazer referência de outros…