A Videira Verdadeira – Leia com atenção!

Esta é a sétima e última declaração de “Eu Sou” feita por Cristo conforme o registro do Evangelho de João. Esses dois relatos dos cristãos – como ramos e amigos – revelam tanto nossos privilégios quanto nossas responsabilidades. Como ramos, temos o privilégio de compartilhar a vida de Jesus e a responsabilidade de permanecer nele. Como amigos, temos o privilégio de conhecer sua vontade e a responsabilidade de obedecer.

O cultivo dos vinhedos era uma atividade importante para a vida e a economia de Israel. O templo de Herodes era decorado com uma videira de ouro. Ao usar essa metáfora, Jesus recorreu uma imagem que todos os judeus conheciam bem.

A videira – Há três tipos de videira nas Escrituras. A videira do passado refere-se a Israel como nação (Sl 80.8; Is 5.1-7; Jr 2.21). A videira do futuro, “a videira da terra”, que aparece em Ap. 14.14-20, refere-se ao sistema do mundo gentio, amadurecendo para o julgamento de Deus. Os cristãos são ramos da “videira do céu”, mas os incrédulos são ramos da “videira da terra”. A videira do presente é nosso Senhor Jesus Cristo, e inclui, obviamente, seus ramos. Ele é a “Videira Verdadeira”, ou seja, a original, da qual todas as outras videiras são cópias.

As vinhas que encontramos na Terra Santa são grandes e fortes, e é praticamente impossível quebrar um dos ramos sem danificar a própria vinha. Nossa união com Cristo é uma união viva, por isso podemos dar frutos; é uma união afetuosa, por isso podemos desfrutar nosso relacionamento com Ele.

Os ramosSozinho, um ramo é frágil e imprestável, servindo apenas para ser queimado (ver Ez 15). O ramo não é capaz de gerar a própria vida, antes, deve retirá-la da videira. É nossa comunhão com Cristo, por meio do Espírito, que nos permite dar frutos.

A palavra chave é permanecer, usada 11 x em Jo 15.1-11. Permanecer, significa manter a comunhão com Cristo de modo que trabalhe em nossa vida e por meio dela, a fim de produzir frutos. Como saber se permanecemos em Cristo? Em 1º lugar, quando permanecemos em Cristo, produzimos frutos (Jo 15.2). Em 2º lugar, sentimos o Pai nos “podando” para que possamos dar mais frutos (Jo 15.2).

O agricultor – A responsabilidade do viticultor é cuidar das videiras, e de acordo com Jesus, esse é o trabalho do Pai. É Ele quem limpa ou poda os ramos para que possam produzir mais frutos. Observe a progressão: nenhum fruto (Jo 15.2), fruto, mais fruto, muito fruto (Jo 15.5-8).

O viticultor poda os ramos de duas maneiras: corta a madeira morta que pode servir de proliferação de doenças, insetos e remove as partes ainda vivas, para que a vitalidade da planta não se dissipe, comprometendo a qualidade dos frutos. Na verdade, o viticulor remove os cachos inteiros de uvas para que o resto da colheita seja de qualidade superior. Deus quer quantidade e qualidade.

O processo da poda é a parte mais importante do cultivo, e os que cuidam disso devem ser devidamente treinados, pois se não forem habilidosos, podem destruir uma colheita inteira.Em alguns vinhedos, os podadores passam por treinamentos que duram de dois a três anos, durante os quais aprendem exatamente onde cortar, quando cortar e até o ângulo exato dos cortes.

Concluo com esta pérola: O maior castigo de Deus, é Ele não nos castigar.

Nele, a Videira Verdadeira Pr Marcello de Oliveira

14 Responses to A Videira Verdadeira – Leia com atenção!

  1. Shalom Reverendo;

    Mas uma vez parabéns pela mensagem edificante e instrutiva, somos os ramos e precisamos verdadeiramente ser podados todos os dias pelo Eterno, para que possamos frutificar para Glória do seu nome…
    Um grande abraço;

    seu conservo;

    Ev. Anderson Araujo.

  2. Mais um precioso estudo, parabens.

  3. Graça e paz Pr. Marcello.
    Essas últimas palavras de Jesus, antes de ir para a cruz, certamente marcaram o coração dos discípulos. Que da mesma forma essas palavras possam marcar o nosso coração todos os dias, nos fazendo entender que sem Jesus, por mais que façamos, seremos infrutíferos, mas com Ele, nosso fruto permanece.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

  4. Edson Carmo disse:

    O Mestre disse:

    “Eu sou a videira verdadeira…”

    Se Jesus é a videira verdadeira, então há falsas videiras!
    Eu creio que a falsa videira é a “religião”.

    O mestre João Batista disse:

    “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”

    Se eu faço porque a lei manda, então meus atos não são verdadeiros. Estou fazendo por uma obrigação, não por transformação. Graça é o que se faz não por cumprimento de lei, mas por novo nascimento.

    Se a verdade veio por meio de Jesus Cristo, então só ele é a Salvação.

    O Mestre disse:

    “…meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, Ele o corta, e todo o que dá fruto, Ele limpa para que produza mais frutos ainda.”

    Todos que estão enxertados no Mestre são potencialmente capazes de dar frutos. Mas a questão é que nem todos dão! Por isso mesmos não são limpos e não produzem nada nesta terra.

    Edson Carmo

  5. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    1) Rs…

    2) Rsrsrsr…

    3) Mais Rsrsrsrsrssrsr…

    4) É ou não é para sorrir de alegria com uma mensagem, em que sentimos no coração a Misericórdia de Deus e a necessidade de estarmos bem ligados, e assim permanecermos na Videira.

    Conheci alguns vinhedos no estado da Pennsylvania na época, em que se preparavam para os dias de poda, e já não havia mais suas fôlhas, mas somente galhos sêcos e aparentemente sem vida e alguns caídos ao chão.

    Estavam sendo castigados pelo frio e necessitavam de preparo para enfrentar a geada em seu momento mais desagradável. Precisavam do trabalho do podador, e muitas de suas partes totalmente secas estariam sendo levadas ao fogo para a destruição por não resistirem a poda ou ao fria corrente de ventos.

    As que ficaram, são bem preparadas uma a outra, com todo o cuidado para após o momento mais difícil, gerarem suas uvas com seus cachos como se fôssem flôres. Esta é a confiança do agricultor, resultado da sua paciência na podagem. É impressionante o resultado para o Dono da Vinha.

    Nós somente devemos agradecer a Deus pela possibilidade de estarmos, sobre os seus cuidados e até mesmo, sermos castigados e bem preparados para não morrermos por estarmos como que, fora da videira.

    O Senhor nos proteja com a sua maneira carinhosa de podarmos e nos prepararmos para os momentos difíceis de nossa vida.

    O Senhor seja contigo, amado pastor!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  6. Pois é…

    Mais uma linda mensagem para encher nossos corações de mais temor e amor ao nosso Bondoso Deus.

    Que o Eterno te abençoe ricamente!

    Paz de Cristo.

  7. Matias Borba disse:

    Pastor Marcelo,

    Obrigado pela aula, aqui sempre temos boas aulas.

    Diante dos cuidados do Senhor para conosco, só posso agora agradecê-lo por isso, Deus é grande em cuidado e em Amor.

    Abraços!

  8. A paz do Senhor! Convido te a participar da:

    1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!

    Após ser inquietado pelo Espírito Santo de Deus, aqui estou propondo a “1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” que tem como meta mostrar os mais diversos sinais que antecedem a volta de Cristo e que a cada dia se cumprem.
    Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto “Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” – no próximo dia 30 de Novembro.
    As regras para participar e mais detalhes estão no meu blog: Eu sou o mensageiro!
    Endereço do blog: http://aureliomcgomes.blogspot.com/
    Obrigado pela atenção, peço e espero que você participe.
    Faça a diferença.

  9. Graça e Paz do Senhor!

    ESTOU SEGUINDO SEU BLOG. ELE É UMA BENÇÃO.

    UNISBE – União de seguidores de blogs evangélicos informa

    Começou a campanha: Seguir e ser seguido!
    O objetivo é que cada blog participante alcance 100 novos seguidores para si.
    Siga o meu blog!

    Titulo do blog: Eu Sou o Mensageiro!
    Endereço: http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    Você vai ter 100 novos seguidores no seu blog em um mês.

    Obs.: Copie esse comentário, coloque nele o titulo e o endereço do seu blog no lugar do meu, e envie-o para seus amigos!

    E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR, MUITO OBRIGADO PELO CARINHO, CONTINUE VISITANDO E DEIXANDO SEU RECADINHO E SUGESTÕES.

    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO AS PALAVRAS DESTE HUMILDE SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO!

  10. Kamila disse:

    Olá quero agradecer pelo carinho e a visita ao meu blog, não posso deixar de comentar mas seu blog é muito especial mesmo tem a verdadeira essência do Cristianismo… Parabéns e estarei meditando na palavra q vc me deixou!
    bjO.
    Kamila Lemes Jvlle Sc

  11. Danilo Neves disse:

    Eu somente senti a falta de algum comentário, com a boa escrita que o irmão tem, sobre o vs. 6: "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam."

    Abç, irmão.

  12. Vanilda Fiuza disse:

    Olá, Pr Marcello!
    Este blog para mim é uma verdadeira aula sobre da Palavra de Deus.
    Venho sempre aqui pois saio satisfeita com os textos e tbém com alguns comentários abençoados e cheios de conhecimento da Palavra de Deus.
    Gostaria de contar com sua presença abençoada no bloguinho da Bellinha, sei que muita gente precisa conhecer ESTE espaço onde a Palavra de Deus é prioridade.
    Paz do Senhor Jesus.

    http://www.talkisabella.blogspot.com

  13. Pr. Marcelo,

    Em primeiro lugar, mto obrigado pela sua visita no meu humilde blog.
    Q texto tremendo, falou mto ao meu coração!!!!
    Obrigado também pelo texto q vc me indicou (Sl. 36:8 e 9), realmente seremos fartos se permanecermos na Videira Verdadeira.

    Deus continue te abençoando e q os propósitos divinos se cumpram em sua vida e ministério.

    Estarei seguindo o blog.
    Abcos!

  14. Quity disse:

    Li o texto como me sugeriu e fui muito edificada.Parabéns!
    Gostei muito do seu blog.
    Que Deus continue te abençoando grandemente.
    Quitéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *