Esta é a sétima e última declaração de “Eu Sou” feita por Cristo conforme o registro do Evangelho de João. Esses dois relatos dos cristãos – como ramos e amigos – revelam tanto nossos privilégios quanto nossas responsabilidades. Como ramos, temos o privilégio de compartilhar a vida de Jesus e a responsabilidade de permanecer nele. Como amigos, temos o privilégio de conhecer sua vontade e a responsabilidade de obedecer.
O cultivo dos vinhedos era uma atividade importante para a vida e a economia de Israel. O templo de Herodes era decorado com uma videira de ouro. Ao usar essa metáfora, Jesus recorreu uma imagem que todos os judeus conheciam bem.
A videira – Há três tipos de videira nas Escrituras. A videira do passado refere-se a Israel como nação (Sl 80.8; Is 5.1-7; Jr 2.21). A videira do futuro, “a videira da terra”, que aparece em Ap. 14.14-20, refere-se ao sistema do mundo gentio, amadurecendo para o julgamento de Deus. Os cristãos são ramos da “videira do céu”, mas os incrédulos são ramos da “videira da terra”. A videira do presente é nosso Senhor Jesus Cristo, e inclui, obviamente, seus ramos. Ele é a “Videira Verdadeira”, ou seja, a original, da qual todas as outras videiras são cópias.
As vinhas que encontramos na Terra Santa são grandes e fortes, e é praticamente impossível quebrar um dos ramos sem danificar a própria vinha. Nossa união com Cristo é uma união viva, por isso podemos dar frutos; é uma união afetuosa, por isso podemos desfrutar nosso relacionamento com Ele.
Os ramos – Sozinho, um ramo é frágil e imprestável, servindo apenas para ser queimado (ver Ez 15). O ramo não é capaz de gerar a própria vida, antes, deve retirá-la da videira. É nossa comunhão com Cristo, por meio do Espírito, que nos permite dar frutos.
A palavra chave é permanecer, usada 11 x em Jo 15.1-11. Permanecer, significa manter a comunhão com Cristo de modo que trabalhe em nossa vida e por meio dela, a fim de produzir frutos. Como saber se permanecemos em Cristo? Em 1º lugar, quando permanecemos em Cristo, produzimos frutos (Jo 15.2). Em 2º lugar, sentimos o Pai nos “podando” para que possamos dar mais frutos (Jo 15.2).
O agricultor – A responsabilidade do viticultor é cuidar das videiras, e de acordo com Jesus, esse é o trabalho do Pai. É Ele quem limpa ou poda os ramos para que possam produzir mais frutos. Observe a progressão: nenhum fruto (Jo 15.2), fruto, mais fruto, muito fruto (Jo 15.5-8).
O viticultor poda os ramos de duas maneiras: corta a madeira morta que pode servir de proliferação de doenças, insetos e remove as partes ainda vivas, para que a vitalidade da planta não se dissipe, comprometendo a qualidade dos frutos. Na verdade, o viticulor remove os cachos inteiros de uvas para que o resto da colheita seja de qualidade superior. Deus quer quantidade e qualidade.
O processo da poda é a parte mais importante do cultivo, e os que cuidam disso devem ser devidamente treinados, pois se não forem habilidosos, podem destruir uma colheita inteira.Em alguns vinhedos, os podadores passam por treinamentos que duram de dois a três anos, durante os quais aprendem exatamente onde cortar, quando cortar e até o ângulo exato dos cortes.
Concluo com esta pérola: O maior castigo de Deus, é Ele não nos castigar.
Nele, a Videira Verdadeira Pr Marcello de Oliveira
Shalom Reverendo;
Mas uma vez parabéns pela mensagem edificante e instrutiva, somos os ramos e precisamos verdadeiramente ser podados todos os dias pelo Eterno, para que possamos frutificar para Glória do seu nome…
Um grande abraço;
seu conservo;
Ev. Anderson Araujo.
Mais um precioso estudo, parabens.
Graça e paz Pr. Marcello.
Essas últimas palavras de Jesus, antes de ir para a cruz, certamente marcaram o coração dos discípulos. Que da mesma forma essas palavras possam marcar o nosso coração todos os dias, nos fazendo entender que sem Jesus, por mais que façamos, seremos infrutíferos, mas com Ele, nosso fruto permanece.
Fique na Paz!
Pr. Silas
O Mestre disse:
“Eu sou a videira verdadeira…”
Se Jesus é a videira verdadeira, então há falsas videiras!
Eu creio que a falsa videira é a “religião”.
O mestre João Batista disse:
“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”
Se eu faço porque a lei manda, então meus atos não são verdadeiros. Estou fazendo por uma obrigação, não por transformação. Graça é o que se faz não por cumprimento de lei, mas por novo nascimento.
Se a verdade veio por meio de Jesus Cristo, então só ele é a Salvação.
O Mestre disse:
“…meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, Ele o corta, e todo o que dá fruto, Ele limpa para que produza mais frutos ainda.”
Todos que estão enxertados no Mestre são potencialmente capazes de dar frutos. Mas a questão é que nem todos dão! Por isso mesmos não são limpos e não produzem nada nesta terra.
Edson Carmo
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
1) Rs…
2) Rsrsrsr…
3) Mais Rsrsrsrsrssrsr…
4) É ou não é para sorrir de alegria com uma mensagem, em que sentimos no coração a Misericórdia de Deus e a necessidade de estarmos bem ligados, e assim permanecermos na Videira.
Conheci alguns vinhedos no estado da Pennsylvania na época, em que se preparavam para os dias de poda, e já não havia mais suas fôlhas, mas somente galhos sêcos e aparentemente sem vida e alguns caídos ao chão.
Estavam sendo castigados pelo frio e necessitavam de preparo para enfrentar a geada em seu momento mais desagradável. Precisavam do trabalho do podador, e muitas de suas partes totalmente secas estariam sendo levadas ao fogo para a destruição por não resistirem a poda ou ao fria corrente de ventos.
As que ficaram, são bem preparadas uma a outra, com todo o cuidado para após o momento mais difícil, gerarem suas uvas com seus cachos como se fôssem flôres. Esta é a confiança do agricultor, resultado da sua paciência na podagem. É impressionante o resultado para o Dono da Vinha.
Nós somente devemos agradecer a Deus pela possibilidade de estarmos, sobre os seus cuidados e até mesmo, sermos castigados e bem preparados para não morrermos por estarmos como que, fora da videira.
O Senhor nos proteja com a sua maneira carinhosa de podarmos e nos prepararmos para os momentos difíceis de nossa vida.
O Senhor seja contigo, amado pastor!
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
Pois é…
Mais uma linda mensagem para encher nossos corações de mais temor e amor ao nosso Bondoso Deus.
Que o Eterno te abençoe ricamente!
Paz de Cristo.
Pastor Marcelo,
Obrigado pela aula, aqui sempre temos boas aulas.
Diante dos cuidados do Senhor para conosco, só posso agora agradecê-lo por isso, Deus é grande em cuidado e em Amor.
Abraços!
A paz do Senhor! Convido te a participar da:
1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!
Após ser inquietado pelo Espírito Santo de Deus, aqui estou propondo a “1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” que tem como meta mostrar os mais diversos sinais que antecedem a volta de Cristo e que a cada dia se cumprem.
Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto – “Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” – no próximo dia 30 de Novembro.
As regras para participar e mais detalhes estão no meu blog: Eu sou o mensageiro!
Endereço do blog: http://aureliomcgomes.blogspot.com/
Obrigado pela atenção, peço e espero que você participe.
Faça a diferença.
Graça e Paz do Senhor!
ESTOU SEGUINDO SEU BLOG. ELE É UMA BENÇÃO.
UNISBE – União de seguidores de blogs evangélicos informa
Começou a campanha: Seguir e ser seguido!
O objetivo é que cada blog participante alcance 100 novos seguidores para si.
Siga o meu blog!
Titulo do blog: Eu Sou o Mensageiro!
Endereço: http://aureliomcgomes.blogspot.com/
Você vai ter 100 novos seguidores no seu blog em um mês.
Obs.: Copie esse comentário, coloque nele o titulo e o endereço do seu blog no lugar do meu, e envie-o para seus amigos!
E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR, MUITO OBRIGADO PELO CARINHO, CONTINUE VISITANDO E DEIXANDO SEU RECADINHO E SUGESTÕES.
Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO AS PALAVRAS DESTE HUMILDE SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO!
Olá quero agradecer pelo carinho e a visita ao meu blog, não posso deixar de comentar mas seu blog é muito especial mesmo tem a verdadeira essência do Cristianismo… Parabéns e estarei meditando na palavra q vc me deixou!
bjO.
Kamila Lemes Jvlle Sc
Eu somente senti a falta de algum comentário, com a boa escrita que o irmão tem, sobre o vs. 6: "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam."
Abç, irmão.
Olá, Pr Marcello!
Este blog para mim é uma verdadeira aula sobre da Palavra de Deus.
Venho sempre aqui pois saio satisfeita com os textos e tbém com alguns comentários abençoados e cheios de conhecimento da Palavra de Deus.
Gostaria de contar com sua presença abençoada no bloguinho da Bellinha, sei que muita gente precisa conhecer ESTE espaço onde a Palavra de Deus é prioridade.
Paz do Senhor Jesus.
http://www.talkisabella.blogspot.com
Pr. Marcelo,
Em primeiro lugar, mto obrigado pela sua visita no meu humilde blog.
Q texto tremendo, falou mto ao meu coração!!!!
Obrigado também pelo texto q vc me indicou (Sl. 36:8 e 9), realmente seremos fartos se permanecermos na Videira Verdadeira.
Deus continue te abençoando e q os propósitos divinos se cumpram em sua vida e ministério.
Estarei seguindo o blog.
Abcos!
Li o texto como me sugeriu e fui muito edificada.Parabéns!
Gostei muito do seu blog.
Que Deus continue te abençoando grandemente.
Quitéria