As consequências da conversão de Saulo

É maravilhoso ver a transformação que ocorreu na vida de Saulo, especialmente em seus relacionamentos. Ele se tornou mais reverente a Deus, conforme podemos observar em sua oração. Como fariseu, ele já devia ter orado muitas outras vezes, ou pelo menos lido algumas orações, publicamente ou quando estava sozinho. Mas agora ele podia desfrutar de um novo acesso a Deus através de Cristo e de uma nova percepção da paternidade de Deus quando o Espírito Santo testemunhou em seu espírito que ele era filho de Deus. O ilustre comentarista G.H. Lenski disse: “O leão feroz se transformou em um manso cordeiro”.

O relacionamento de Paulo com a igreja mudou completamente. Quando Ananias visitou Saulo e lhe impôs as mãos, dirigiu-se a ele como “irmão Saulo” ou “Saulo, meu irmão”. Essas palavras tocam nossos corações. Elas devem ter soado como música aos ouvidos de Saulo. O quê? O arquiinimigo da igreja recebido como irmão? Sim! Paulo levantou-se e foi batizado na comunidade cristã. Três anos depois, em Jerusalém, os discípulos ainda estavam céticos quanto à conversão de Paulo, mas Barnabé o levou até eles. Devemos dar graças a Deus por Ananias, em Damasco, e por Barnabé, em Jerusalém. Se eles não tivessem dado boas vindas a Paulo, a história da igreja seria outra.

Por fim, Paulo tinha agora uma nova responsabilidade para com as pessoas. Já na estrada de Damasco, Jesus lhe havia dito que ele precisava dar testemunho de tudo o havia visto e ouvido. Ananias confirmou seu chamado como apóstolo aos gentios. Ele também foi advertido que sofreria. De fato, ele precisou ser retirado às escondidas de Damasco e fugir para Jerusalém. Assim, a história da conversão de Saulo começa com sua chegada a Damasco levando uma autorização oficial do sumo sacerdote para prender os cristãos e termina com sua chegada a Jerusalém, como fugitivo.

O mundo está cheio de pessoas como Saulo. Pessoas inteligentes e íntegras, mas flexíveis e intolerantes em relação a Cristo. Não podemos perder a perspectiva de que essas pessoas precisam primeiro se converter para que seus relacionamentos sejam transformados. Por isso devemos exalar a maravilhosa graça de Deus. Amém!

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato

                           Stott, John. A mensagem de Atos. Ed. ABU

3 Responses to As consequências da conversão de Saulo

  1. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcelo,

    Gostaria que o senhor verificasse o feed burner, pois não estou recebendo as atualizações de suas postagens.

    E obrigado pela mensagem.

    Sobre o seu livro minha esposa ficou encantada, só agora vou poder ler, pois ela tomou conta. Ganhaste uma nova “fã”.

    Em Cristo,

    Ednaldo.

  2. Adriana disse:

    Boa tarde,

    Excelente post. Verdadeiramente Paulo mudou completamente. Devemos muito à sua vida de pregação e devoção a Deus. Uma pena que a igreja entenda tão mal alguns ensinos de Paulo e acabe criando usos e costumes que mais atrapalham do que ajudam. Mesmo assim Paulo sempre será um grande referencial de homem de Deus.

    Quem dera tivéssemos mais homens e mulheres como Paulo entre nós.

    Deus o abençoe!

  3. Deivilly T. S. Lima disse:

    A paz meu amado, eu fico muito feliz com este site, vejo tantos sites voltados à criticas e a dissenções, uns querendo ser mais “apologistas” que outros e não entendem que a verdadeira defesa da nossa fé é o amor incondicional…
    Este site vale a pena ser lido e recomendado… Honra e glorifica o nome do Senhor.
    Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *