As credenciais de João Batista

Malaquias foi o último profeta do Antigo Testamento. A geração apóstata do período pós-exílico questionava a promessa da vinda do Messias. Malaquias diz que o Eterno vai enviar seu mensageiro, mas quando ele vier, trará juízo para os impenitentes. Essa profecia foi anunciada 400 a.C (Ml 3.1). As palavrasmensageiro” e voz” referem-se a João Batista, o profeta que Deus enviou para preparar o caminho para o seu Filho.

Veremos a seguir, quais as credenciais deste homem de Deus:

Primeiro, ele vai adiante do Senhor, abrindo o caminho (Mc 1.2).

Como um emissário do rei, ele vai removendo o lixo e os obstáculos do caminho, tapando os buracos da estrada para a chegada do Rei. O erudito Warren Wiersbe diz que nos tempos antigos, antes de um rei visitar qualquer parte do seu reino, um mensageiro era enviado para preparar o caminho. Isso incluía a reparação de estradas e a preparação do povo.

João Batista preparou o caminho do Senhor ao conclamar a nação ao arrependimento. Sua tarefa era preparar o coração das pessoas para receber o Messias. Ele claramente exaltou a Jesus e não a si mesmo (Mc 1.7; Jo 3.25-30). Ele reconheceu a superioridade de Cristo quanto à sua pessoa e quanto à sua missão.

Onde está a mensagem do arrependimento em nossas igrejas? Onde estão os arautos que irão endireitar o caminho para a chegada do Messias?

Segundo, ele é a voz que clama do deserto (Mc 1.3).

João Batista, embora da classe sacerdotal, foi chamado por Deus para ser profeta. Ele não prega no templo nem nas praças da cidade santa para a elite judaica. Ele prega no deserto da Judéia, nas terras ruins e onduladas localizadas entre as montanhas e o Mar Morto. Ele não é um eco, é uma voz. Ele é boca de Deus. E você leitor [a] é um eco, ou uma voz ? Será que a Palavra de Deus é verdade em sua boca (1 Rs 17.24)? Temos visto nestes últimos dias verdadeiros clones de pregadores e cantores!

João Batista escolheu pregar no deserto por quatro razões: distanciar-se de qualquer distração, chamar a atenção do povo, romper com a hipocrisia dos líderes religiosos que preferiam o conforto e o “glamour” do templo e cumprir a profecia de Isaías.

Terceiro, ele prepara o caminho do Senhor (Mc 1.3)

O trabalho de João Batista era preparar o caminho para Jesus. O verbo preparar está no imperativo, representando que João está falando como um general aos seus comandados. Nesta preparação, João Batista fez quatro coisas importantes:

a) Ele aterra os vales. Um vale é uma depressão que separa dois montes. João Batista veio para unir o que estava separado. Ele veio para converter o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais.

b) Ele nivela os montes. Os montes falam da soberba e incredulidade. Esses montes são obstáculos no caminho. Eles precisam ser removidos pelo arado da Palavra de Deus.

c) Ele endireita os caminhos tortos. O caminho torto fala da vida dupla, de ausência de integridade. Deus não se contenta com a aparência, com uma máscara. João Batista veio chamar a nação a uma volta sincera para Deus, mais do que uma simplesmente uma expressão vazia da religião.

d) Ele aplaina os caminhos escabrosos. Escabroso é tudo aquilo que está fora do lugar. João Batista veio para colocar as coisas certas e exortar as pessoas a acertarem suas vidas com Deus.

Concluindo este artigo, o ministério de João Batista impactou a vida das pessoas. O evangelista Marcos registra este fato (Mc 1.5). A mensagem de João trouxe um profundo despertamento em toda a nação judaica.

Depois de 400 anos de silêncio profético, a mensagem de João despertou a nação de sua sonolência espiritual e trouxe uma poderosa movimentação das multidões em toda a Palestina. Ele não tinha títulos, diplomas ou quaisquer outros atrativos aplaudidos pelo mundo, mas tinha o poder de Deus e a unção do Espírito (coisa rara em nossos dias). Apesar de sua inigualável popularidade, a ponto de atrair para o deserto toda nação, parece-nos que poucas pessoas foram realmente convertidas. Devemos tomar muito cuidado de sermos iludidos pela popularidade e, confundirmos multidão congregada na igreja com genuína conversão.

Minha oração é que Deus levante verdadeiros profetas como João Batista, com uma mensagem impactante, cheia do Espírito, e que promova verdadeiro arrependimento e mudança de vidas em famílias, igrejas e até mesmo em nossa nação. Amém!

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora 2006
Lopes, Hernandes Dias. Marcos. Ed. Hagnos 2006< br />Hendriksen, William. Marcos. Ed. PES – 2003

21 Responses to As credenciais de João Batista

  1. Graça e paz Pr Marcelo. O que me chama a atenção na vida de João Batista é que ele pregava uma mensagem de arrependimento no deserto, se na cidade ninguém quer ouvir esse tipo de mensagem imagine no deserto. Mas foi exatamente essa mensagem que impactou as pessoas que o ouviam. O mensageiro tem que estar cheio do Espírito Santo para que a sua mensagem, mesmo que não agrade os ouvintes, faça diferença na vida de quem ouve. Que o Senhor nos use cheios do Seu Santo Espírito para que a nossa mensagem faça diferença nos púlpitos de nossas igrejas.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  2. milerfreitas disse:

    b) Ele nivela os montes. Na minha opinião a soberba tem sido a causa de muito homens caírem (Pv 16.18). Me deixa muito triste ver homens de Deus se vangloriando por causa de seus títulos ou posições. As palavras de João Batista: "importa que Ele cresça e que eu diminua", não se encaixam nos padrões de alguns homens de hoje.

    O pior de tudo, é que Jesus já alertou sobre isso: "Mas, entre vós não será assim…"

    Deus lhe Abençoe pr. Marcelo

  3. André Santos disse:

    Shalom! Pr. Marcelo.
    Obrigado pela visita em meu blog.

    Que texto profundo e confrontante. Os dias hodiernos precisam de reflexões assim. Realmente falta em nossos homens como João Batistas e sobra-nos como Janes e Jambres.

    Creio que exatamente nesse período da história, Deus está promovendo um despertamento pela Palavra. Assim, dessa forma que está aqui.

    Já estou seguindo o seu blog. Sentiria-me muito honrado tendo sua companhia também.

    Abraços,

    Paz seja convosco!

    Pr. André Santos

  4. Rosane Luz disse:

    A paz do Senhor,Pr Marcelo.
    Em primeiro lugar,obrigado por ter visitado e deixado um comentário em meu blog.
    Realmente em nossos dias está faltando mais homens cheios do Espirito Santo, cmo João Batista, que pregue a mensagem com ousadia e graça.

    Obs. Seguirei seu blog.

  5. Caro Pr. Marcello de Oliveira,
    Shalom!

    Que o Eterno continue te inspirando para nos abençoar com texto que nos façam refletir sôbre a nossa responsabilidade de deminuir para que o Mestre apareça1

    Um grande abraço!

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

  6. Shalom Adonai!

    Fiquei contente com a sua visita e seus comentários.

    Seja sempre bem vindo!

    Um fraternal abraço para você.

  7. Francisco disse:

    Ótimo artigo… Obrigado pela visita ao meu blog (misdaultimahora.blogspot.com). Deus continue te abençoando. Paz e Graça!!!

  8. Aline disse:

    Shalom!

    Grata pela visita em meu blog! É um prazer conhecer seu espaço, sobretudo porque busca exaltar a essência da Palavra!Louvado seja o Senhor! Profunda a reflexão sobre João Batista, parabéns!

    Em Cristo, Aline Croce.
    hhtp://alinecroce.blogspot.com

    "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus".Filipenses 3:12

  9. Caro Pr. Marcello, Paz do Senhor!!!

    Mais uma vez o amigo foi feliz em suas palavras, que o Eterno continue te usando na exposição de sua "davar".

    God Blesses You!!

    Em Cristo,

    Pb. Juari Barbosa
    Doulos Cristou Iesou

    Em Cristo

  10. Alessandro disse:

    Pastor Marcelo,

    Obrigado por visitar meu blog.

    De fato, profetas são raros hoje em dia. Tem tanta gente que se diz profeta mas só pensa em si mesmo.

    Mas os verdadeiros profetas ainda existem. E quem é servo de Deus sabe reconhecê-los.

    Deus te abençoe, Pastor!

  11. A Paz do Senhor Pastor Marcello.

    Glória à Deus por esta explanação!
    Que Deus levante Profetas dispostos a perder a cabeça por amor a Sua Palavra.

    Deus abençoe.

  12. Cris Seixas disse:

    Olá amigo…
    Gostei do seu blog… te conhecei atraves do blog do pinguim!
    Espero vc lá no meu blog.
    Um abraço,
    Fique paz!!!

  13. Prrrrrrrrrr!!!

    É uma honra tê-lo no meu blog! Volte sempre que quiser!!
    Gostei muito do seu e já estou seguindo para me manter atualizada!

    Pazzzzzzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!

    Com amor em Cristo, Barbara Matias.

  14. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Maravilhoso, quando descobrirmos em nosso irmão João Batista a dedicação e a responsabilidade que deve ser concernente a todos os crentes em Jesus Cristo.

    Maravilhoso, saber que vivemos a necessidade de novos servos com a capacidade de se tornarem um verdadeiro João Batista, para este presente século. E nos maravilhamos por não conseguirmos atingir este patamar.

    O que nos falta? mais incentivo? Mais determinação? Mais coragem? Ou mais amor à responsabilidade?

    Penso que necessitamos estar mais interessados e dedicados a buscar exatamente o refrigério para as nossas vidas no conhecer o tão grande amor derramado por Deus, qunado nos entregou o seu Filho Unigènito Jesus Cristo para perdão de nossos pecados, e assim, darmos a largada ao realizar o melhor para a igreja como verdadeiros em testemunho valente e definitivo diante de Deus.

    Me uno a sua oração e quero fazer parte da aprovação de Deus ao abrir a minha boca com uma mensagem coerente com a destituição das heresias que permeiam o povoado de Deus.

    E que nossas pregações promovam de verdade o arrependimento e contaminem a todos com a verdadeira notícias de Boas Novas, e não apenas no convite simplório que "você deve aceitar a Jesus".

    Não! A nossa pregação deve ser ungida e com autoridade para proporcionar a verdade, e o próprio Espírito Santo, entrar nos corações e provocar esta necessidade, onde cada ouvinte sentirá o desejo de correr para os braços do Salvador.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com
    Contra a Falácia da Prosperidade!

  15. Olá Marcelo Gostei muito do teu blog, sou formado em teologia e filosofia, gosto de fazer algumas exegeses e traduções…seu blog está de parabéns no material apresentado…pois é dificil encontrar um nivel de material assim em um blog…Parabéns.
    Que YAHWEH continue te iluminando em seu caminho de conhecimento.

    Abraço!

  16. A Paz de Cristo Rev.Pr.Marcello,

    Mas uma vez somos tocados por palavras inspiradoras e edificantes.
    Verdadeiramente precisamos ser "VOZES e não ECOS".
    Deus o abençoe abundantemente.

    Em Cristo,
    Pb.Silas

  17. Anonymous disse:

    Olá abençoado !

    Obrigado pela visita no meu humilde blog…!

    Boa a mensagem… temos que pregar a verdade… sem procurar agradar homens tal como João Batista.

    Graça e paz!
    Pr. Aloísio

  18. Rosana Lucena disse:

    Vejo Jesus aprovando a atitude de João Batista, de ser aquele que clama, mesmo no deserto, quando num de seus discursos, ( e era um um duro discurso!) Ele percebe que a multidão já não estava mais disposta a escutá-lo. ( “A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele”) E mesmo assim ele continua: “Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?…” (Jo 6.60-69)
    Em tempos trabalhosos como os que estamos vivendo, a Igreja deve considerar muito a respeito desses dois textos de João e de Jesus e acerca de seus firmes propósitos e então, depois disso firmar posição a favor do discurso a respeito dos caminhos que aplaina, que nivela e que conduz a vida eterna, Ao invés de defender o discurso triunfalista que adula, que infla o ego, que barganha e que melhor lhe convém (“há caminhos que ao homem parecem direito…”) Mas, e quanto a vida eterna??? A Bíblia diz: porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela" ( Mt 7:13).
    Muitas das vezes, comparando com àquelas que como que num grande inchaço, transborda de pessoas a cada dia mais e mais, ávidas por receberem toda a “promessa” que nos “púlpitos”, alguns “determinam” e “profetizam” , nossas igrejas, com crescimento moderado, porém efetivo e constante, podem aparentemente nos fazer pensar por um momento, que somos uma voz pregando no deserto.
    Que nosso propósito seja firme como o de João Batista: Preparar o caminho do Senhor!
    Maranata!
    Deus vos abençoe!

    Por: Rosana Lucena
    http://www.bleianoblog.blogspot.com

  19. Shalon
    Pr. Marcelo, obrigado pela visita no meu blog. Fico muito feliz em recebê-lo. Gostei muito do seu blog. E minha oração é que o Nosso Pai que está nos Céus continue a lhe abençoar.

    Quanto as credenciais de João Batista, oramos para que Deus torne-as reais nas vidas dos pregadores da atualidade.

    Que o Papai do Céu continue a lhe usar.

    Em Cristo,

    Pr. Raydielson

  20. silvana disse:

    que cristo abençoe todos nos, joao batista oramos juntos, minha amiga pedi que coloque o nome dela na gruta do milagre poes ela esta com dificuldade financeira ela precisa de um milagre nair de sousa e seu filho vagne roberto, que deus abensoe todos pr.joao batista

  21. samuel disse:

    ola preciso de sua ajuda, juntamente com jesus cristo! minha mulher fez um abadono de lar, e deixou eu com as crianças, tenho 4 filhos com ela, eu fiz de tudo pra reatar meu casamento, propus coisas mais coisas, orei muito a deus mas fui fraco e quero ser forte por isso quero sua ajuda. o motivo de tudo fui um fuxico de uma pessoa q se diz que é da cristã do brasil, ele acabou com minha vida e dos meus filhos. eu gostaria q vc orace por nos, ou levar esse mail pra gruta dos milagres……. eu ja pensei de fazer muitas bobagens mas percebi q esse não é o proposito de deus, mim ajude por favor o mais rapido que for posivel, cada dia que se passa tudo está ficando mais dificil, eu creio , eu acredito q deus vai mim da uma chance pra eu estabelecer minha vida com minha familha, conto com vc mim ajude pra eu chegar mais facil no poder de deus pra ele abosoar minha familha, amem… o nome da minha muolher é rosangela mendes da silva marques, o meu samuelmarques de oliveira, meus filhos maxuel, gustavo, yure, samuel jr………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *