O que é um homem de Deus? Como podemos conhecê-lo? Quais são as suas marcas?
Em primeiro lugar, o homem de Deus não é conhecido por realizar milagres extraordinários. Jesus advertiu claramente que muitos naquele dirão: “Senhor, não temos profetizado em teu nome, no teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres”? Então, Jesus dirá: Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade (Mt 7.22,23). O que dizer de João, o Batista que não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse era verdade (Jo 10.41). Será que tudo que falamos é a verdade?
Em segundo lugar, o homem de Deus não é conhecido pela sua erudição. Muitos pensam que, por terem uma excelente oratória capaz de arrebatar as multidões, faz dele um homem de Deus. Lembre-se que o Anticristo será um orador inigualável.
Em terceiro lugar, o homem de Deus não é conhecido pela sua riqueza, fama e prestígio. Não, não. Paremos com esta falácia! O homem de Deus não é conhecido pelo seu carro importado, por seu anel de ouro, por sua magnífica casa. É tempo de discernimento. Pergunto aos nobres leitores: O que Jesus deixou ao partir deste mundo? O que Paulo deixou quando decapitado por Nero? Deixaram casas, riquezas, bens? Oh não senhores. Pelo contrário morreram pobres! Todavia até hoje falamos em seus nomes. Jesus, o Rei dos Reis, nosso Senhor e Salvador. Paulo nos legou 13 cartas que hoje são lidas, estudadas em todos os cantos do mundo.
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta a Timóteo 6.11-16 nos mostra quatro marcas de um homem de Deus. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge, segue, combate e guarda. Vamos dissecar estes quatro verbos.
1) O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge (I Tm 6.11)
Paulo diz: “Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas….”. De que coisas um homem de Deus deve fugir? Deve fugir da fama, das calúnias, das contendas e brigas que não levam a nada, da aparência do mal, das suspeitas maliciosas e, sobretudo, da ganância, ou seja, do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (I Tm 6.3-10). Quantos homens de Deus que profissionalizaram seu ministério? Começaram bem e, infelizmente estão terminado mal. Um homem de Deus não é apegado às coisas materiais. Ele não ama o dinheiro, mas o Senhor. Ele busca uma vida santa e sabe que a piedade, com contentamento, é grande fonte de lucro. Muitos homens e mulheres são escravos de Mamon. Prostram-se diante desse ídolo e naufragam no ministério. Alguém já disse: “Aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao Diabo por salário melhor”.
2) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (I Tm 6.11)
O apóstolo continua: “…. segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão”. Um homem de Deus foge do pecado e segue a virtude. Sabe qual foi a pressa de José? Não foi ver seus sonhos realizados. Não. Foi fugir da mulher de Potifar! Ele foge da injustiça, mas busca o que é justo mais que o ouro e a prata. Ele foge da vida promíscua e impura e segue a piedade. Seu prazer não está no dinheiro, mas em Deus. Ele foge da incredulidade e segue a fé. Deleita-se na Palavra. Ele foge do estilo de vida inconstante daqueles que correm atrás do vento e segue a constância. Foge do destempero emocional e segue a mansidão.
3) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele combate (I Tm 6.12)
O apóstolo ainda escreve: “combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna”. O que estamos combatendo? Alguns ministros estão se digladiando e tentando derrubar o próximo. Vejam estas reuniões de obreiros. É um querendo “puxar o tapete” do outro. A quem estamos combatendo? Será que nunca lemos, que a nossa guerra não é contra carne e sangue? (Ef 6.12). Por que
tanta disputa por cargos e mais cargos que não levam a nada? Onde está a urgência da evangelização? Por que não combatemos as mais diversas heresias que percorrem em nossas igrejas?
O ministério não é uma colônia de férias, é um campo de batalhas. Neste combate não há soldado na reserva. Todos devem combater! Timóteo deveria entender que o ministério cristão é uma luta sem trégua e sem pausa contra o erro e em prol da verdade. Ele deveria, como soldado de Cristo, engajar-se no combate certo, com a motivação certa. Há muitos obreiros que entram na luta errada, com as armas erradas e com a motivação errada. Timóteo não deveria brigar por causa de dinheiro, mas combater em defesa da fé verdadeira. Essa deve ser a nossa luta. O avanço do reino de Deus.
4) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele guarda (I Tm 6.14)
Finalmente, Paulo diz: “sem mácula e irrepreensível, guarda este mandamento até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Muitos obreiros haviam se desviado no caminho, como Demas. Outros haviam se intoxicado pelo orgulho, como Diótrefes. Outros haviam sido seduzidos pelos falsos mestres. Outros se corromperam com a ganância pelo dinheiro. Todavia, o homem de Deus deve guardar o mandamento, a Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus.
Um homem de Deus não negocia a verdade nem transige com seus absolutos. Um homem de Deus não se rende a tentação do lucro em nome da fé nem abastece seu coração com as ilusões de doutrinas estranhas às Escrituras. Um homem de Deus ama a Palavra, guarda a Palavra, vive a Palavra e prega a Palavra. Que o Deus Eterno levante homens de Deus com essas características; dispostos a fugir do pecado, a seguir a justiça, a combater o bom combate e a guardar a Palavra, vivendo uma vida exemplar e digna de ser imitada. Deus nos conceda essa graça. Amém!
Bibliografia: Stott, John. Timóteo. Ed ABU
Hendriksen, William. 1 e 2 Timóteo, Tito. Ed. Cultura Cristã
Pr Marcello de Oliveira
Nobre Pr. Marcello;
A paz do Senhor!
É pena que existam tão poucos homens com essas qualidades, pois muitos já se mancharam suas vestiduras , corromperam seus ministerios , se embaraçaram com as coisas desta vida.
Paulo, recomenda a Tito : "Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão".
Em Cristo,
Marcos
Prezado Pr. Marcelo
Muita Paz!
Que dizer mais sobre a mensagem? Nada! Vale apenas repetir:
O HOMEM DE DEUS É CONHECIDO POR AQUILO QUE ELE FOGE, AQUILO QUE ELE SEGUE, AQUILO QUE ELE COMBATE E POR AQUILO QUE GUARDA! WOW!
Muitas Bênçãos sobre tua vida querido Pastor!
Sempre em Cristo,
Pr. Jorge Baptista,Sr.
Luanda-Angola
Pastor Marcelo graça e paz no senhor.É verdade que a falta do novo nascimento,e de um preparo para o ministério pode gerar pessoas com aparência de piedade,trazendo assim grandes confrontos não por causa da verdade,evangelização,salvação dos perdidos,mas por disputas egocêntricas, e maliciosas as igrejas precisam de uma reforma urgente.Obrigado por ter acessado o blog da igreja ao gosto do freguês,agora eu sou seguidor deste blog que é de grande relevância.
Caro amigo Pr. Macello de Oliveira,
Shalom!
Aplausos de pé, para a glória do Eterno!
Hà se pudéssemos constatar isso na análise de um verdadeiro homem de Deus em nossos dias!
Com certeza muita coisa mudaria.
Que o Eterno continue a iluminar a sua mente e coração, de tal maneira que continuemos a ser edificados com o fruto da sua lavra.
Um grande abraço!
Seu conservo e amigo.
Pr. Carlos Roberto
Prezamado pr. Marcello de Oliveira, homem de Deus,
Shalom!
Sinto muito, informar que a sua cabeça, deve estar valendo um bom dinheiro, ou seja, alguns devem estar com a corda nas mãos para o enforcarem depois deste texto.
Sinto muito, informa que alguns estão se contorcendo pelo chão como uma cobra.
Sinto muito, informar que a sua "falta de ética", vai deixar muitos com uma pitada de raiva.
Sinto muito, informar que esta mensagem não foi agradável aos enganadores de plantão.
Sinto muito, informar que deves tomar mais cuidado com o que dizes, pois, poderá agredir o ministério-profissão de alguns.
Sinto muito, informar que o seu blog, poderá ser odiado por este comentário. Claro, odiado por quem engana com mentiras e heresias.
Sinto muito, informar que este texto é uma agressão aos apóstolos deste século, cheios de enganos.
Sinto alegria em informá-lo que, o Senhor está contigo!
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
Este é um assunto, que foge a realidade de hoje como o pastor mesmo disse: quantos profissionalizaram seus ministérios,…Muitos buscam um estátus que não é nada igual a vida de Jesus, a de Paulo e de tantos outros homens de bíblia, é totalmente diferente……Ótimo texto;;;;
Os discípulos de Cristo serão reconhecidos pela renúncia e pelo amor.
Amem. Que o Senhor nos conceda essa graça prezado Pr. Marcello.
Excelente texto!
Acho muito interessante exposições com argumentos mais teológicos, explicando significados de palavras, tempos bíblicos, etc e tal. Mas fico impressionada mesmo quando a Bíblia, sozinha, fala.
Excelente argumentação esta sobre "Como conhecer um homem de Deus?". O senhor expos a Bíblia somente e disse tudo. Na minha opinião, a melhor publicação deste precioso blog.
Que o Senhor Jesus continue te iluminando de forma sobrenatural.
Paz de Jesus.
A paz amado pastor….seus textos têm nos levado a refletir muito sobre o que é servir a Deus, que Deus continue usando sua vida grandemente…estamos te seguindo…abraço
Graça e paz, Pr. Marcello!
Que estudo maravilhoso! Que o Senhor nosso Deus continue a derramar sobre ti a "sabedoria do alto: pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia"!
(Tg 3:17)
Um grande abraço! E bênçãos no lançamento do livro! =]
Andreia =]
Pr. Marcello – Graça e paz!
Excelente postagem. Estamos vivendo dias trabalhosos, urge voltarmos para a Verdade Absoluta. Muitos dizem que há um agir de Deus como nunca houve, porém a Palavra nos diz que estes tempos seriam de desenfreada corrupção ministerial, interesses pessoais acima dos propósitos de Deus, etc. Precisamos tocar a trombeta, mesmo que sejam poucas, mas creio que será ouvida!
Deus te abençõe!
Adriano Fernandes
Achei esses 4 pontos muito bem abordados.
Muito bom o post.
=)
Shalom uvrahah!!!
Deus te abençoe Pastor.
Fraternalmente em Cristo,
Pb. Juari Barbosa
juaribarbosa-opregador.blogspot.com
Graça e paz!
Que Deus continue levantando homens dispostos a pregarem a palavra e desmascararem o "neo-cristianismo".
Bela pregação hehe
Prezado Prº Marcello de Oliveira
A paz do Senhor Jesus Cristo
Estou acessando o seu blog através do blog do meu Prº Carlos Roberto Silva a quem eu tenho em grande estima.
Gostei muito da sua matéria que tem por título: Como conhecer um homem de Deus.
Sobre este assunto, gostaria de compartilhar algo que tenho aprendido recentemente no curso do IBAD aqui em CB.
Permita-me:
Credenciais de um homem de Deus:
Sofrimentos Internos:
Aflições II Co 6:4
Angústias II Co 6:4
Cuidade de todas as igrejas II Co 11:28
Sofrimentos Externos
Necessidades II Co 6:4
Açoites II Co 6:5; 11:23
Prisões II Co 6:5; 11:23
Tumultos II Co 6:5
Trabalhos II Co 6:5; 11:23; 11:27
Vigílias II Co 6:5; 11:27
Jejuns "em prol da igreja" II Co 6:5
Perigo de morte II Co 11:23
Cinco quarentenas de açoites menos um II Co 11:24
Três vezes açoitado com varas II Co 11:25
Apedrejamento II Co 11:25
Naufrágio "
Uma noite e um dia no abismo "
Perigos de rios II Co 11:26
Perigos de salteadores "
Perigos dos da minha nação "
Perigos dos gentios "
Perigos na cidade "
Perigos no deserto "
Perigos no mar "
Perigos entre os falsos irmãos "
Fadiga II Co 11:27
Fome "
Sede "
Frio "
Nudez "
Suas virtudes:
Muita paciência II Co 6:4
Pureza II Co 6:6
Ciência "trabalhava c/conhecim" "
Longanimidade "longo ânimo" "
Benignidade (fazer o bem) II Co 6:6
Amor não fingido "
Espírito Santo (Comunhão c/o E.S) "
Palavra da verdade (pregação do Evangélho) II Co 6:7
Poder de Deus (realização de milagres) "
Armas da justiça, à direita e à esquerda
(proteção espiritual) "
Respeitosamente,
José Roberto Santana
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares"
Irmão fui tocado por seus post,glória a Deus por sua vida por compartinhar conosco uma palavra dessas em tempos difíceis como o nosso.
Porém restou uma dúvida a respeito de sua primeira colocação,quando Jesus falam que os apóstolos fariam coisas muito maiores que ele,e que sinais os acompanhariam como em MC:17-18 que tipo de ensinamento posso compreender nessa passagem,já que muitas denominhações usam essas passagem para legitimar seus atos proféticos.
Meu e-mail é joao_p_o_silva@hotmail.com,muitas passagens ainda me causam grande dúvida e as vezes fico sem saber no que crer.
Desde já agradeço
Paz de Cristo!
Mta paz irmão. excelente mensagem!
Ja sou seguidor do blog e pretendo acompanhar diariamente.. um abraço e ate breve..
Diego Batista
http://conversandocomiave.blogspot.com/
Amado irmão Marcelo, concordo plenamente com seu texto. E até peço para postá-lo no meu blog. Precisamos realmente continuar combatendo o erro, não somente nos separando dele e advertindo os outros, mas principalmente também denunciando-o. Não foi Deus que denunciou as heresias das épocas através de seus servos desde a madrugada? Então vamos seguir adiante…
pastor victor
joãoleite.
ao ler o texto vejo que DEUS tem preservado remanecentes, que não se dobra aos caprichos do sistema.
onde muitos estão proficionalizando se no evangelho,tirando proveito obtendo lucros e profetizando falsas esperaças, a verdadeira igreja de DEUStem que dar mais do que receber no livro de atos dos apostolos cap,3:6 pedro disse não tenho prata nem ouro,mas o que tenho isso te dou em nome de jesus cristo, o nazareno levanta te e anda.quado a igreja dar mais há salvação,milagres acontece eo poder de DEUS se manifesta.para que isto acontecer é preciso que verdadeiros homens de DEUS coloca s na brecha e faça valer e cumprir a palavra de DEUS,parabens pr.pela sua coragem de expressar essa mensagem ,náo inporta se foi uma menoria que te valorizou,o que inporta que DEUS te deu coragem para que todos que lerem descubra se realmente é um verdadeiro homem de DEUS.
[…] Finalmente, Paulo diz: “sem mácula e irrepreensível, guarda este mandamento até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Muitos obreiros haviam se desviado no caminho, como Demas. Outros haviam se intoxicado pelo orgulho, como Diótrefes. Outros haviam sido seduzidos pelos falsos mestres. Outros se corromperam com a ganância pelo dinheiro. Todavia, o homem de Deus deve guardar o mandamento, a Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus. Um homem de Deus não negocia a verdade, nem transige com seus absolutos. Um homem de Deus não se rende à tentação do lucro em nome da fé, nem abastece seu coração com as ilusões de doutrinas estranhas às Escrituras. Um homem de Deus ama a Palavra, guarda a Palavra, vive a Palavra e prega a Palavra. Que o Deus Eterno levante homens com essas características; dispostos a fugir do pecado, a seguir a justiça, a combater o bom combate e a guardar a Palavra, vivendo uma vida exemplar e digna de ser imitada. Deus nos conceda essa graça. Amém! Pr. Marcello de Oliveira […]
A paz do Senhor pastor Marcello.
Fui tocado pela mensagem que Deus lhe entregou!
Oro pelo seu ministério!