Elpis e Elpizein – A esperança Cristã

O substantivo elpis significa esperança, e o verbo elpizein significa esperar. Ao analisarmos seu uso no N.T, poderemos descobrir o conteúdo e a base da esperança cristã.

Elpis, esperança, é uma das três grandes colunas da fé cristã. É na esperança, juntamente com a fé e o amor, que a totalidade da fé cristã está fundamentada (I Co 13.13). A esperança é caracteristicamente a virtude cristã e é algo impossível ao não cristão (Ef 2.12). Somente o cristão tem a esperança de enfrentar a vida. Somente o cristão pode considerar a morte com serenidade e tranqüilidade.

A seguir, veremos em que consiste a esperança cristã:

1) É a esperança da ressurreição dentre os mortos. Essa idéia está consistentemente em todo N.T (At 23.6; 26.6; 1 Co 15.19; 1 Ts 4.13; 1Pe 1.3; 1 Jo 3.3). O cristão caminha não para a morte, mas para a vida. Para ele, a morte não é o abismo do nada ou do aniquilamento. É o “portão no horizonte”.

2) É a esperança da glória de Deus (Rm 5.2). É a esperança de que já não veremos a glória de Deus na nuvem ou em espelho, obscuramente. É a certeza de que o dia virá em que veremos a glória de Deus e em que seremos com ela revestidos.

3) É a esperança de uma nova dispensação (2 Co 3.12). Enquanto os homens se consideravam governados pela lei, não havia lugar para nada senão o desespero, porque ninguém pode obedecer e satisfazer a lei perfeita de Deus. Quando percebemos que a tônica da religião não é a lei, mas o amor, nasce uma nova esperança

4) É a esperança da justiça (Gl 5.5). Em Paulo justiça ou justificação significa um relacionamento certo com Deus. Quando o homem considera que a religião é lei, coloca-se em falta diante de Deus, e , portanto, sempre haverá o terror de Deus. Mas a mensagem de Jesus Cristo capacita o homem a entrar num novo relacionamento com Deus onde o terror não existe, havendo lugar somente para a confiança tal qual de uma criança.

5) É a esperança da salvação. Esta esperança tem dois aspectos. [a] É a confiança da segurança neste mundo (2 Co 1.10), não no sentido da proteção da calamidade e do perigo, mas no sentido de estar independente destes. [b] É a confiança de segurança no mundo do porvir. É a esperança da segurança em meios aos perigos da terra, e o salvamento do julgamento de Deus.

6) É a esperança da vida eterna (Tt. 1.2; 3.7). No N.T a palavra eterna sempre ressalta, não a duração, mas a qualidade da vida. Eterno é a palavra que descreve qualquer coisa que é própria de Deus. A vida eterna é o tipo de vida que Deus vive. A esperança do cristão é que um dia compartilhará da própria vida de Deus.

7) É a esperança da segunda vinda triunfante de Cristo (Tt. 2.13; 1 Pe 1.13; 1 Jo 3.3). A segunda vinda não é uma doutrina que está em moda hoje em dia, mas certamente conserva esta grande verdade – que a história avança para um destino, que a história não é o fio fora da meada, nem uma coletânea qualquer de eventos isolados e sem sentido. Há uma consumação. O cristão é um homem que considera que ele mesmo e a totalidade da vida estão a caminho de um alvo.

8) É uma esperança que está preservada nos céus (Cl 1.5). Isto significa que se antegoza algo que já está preparado para o cristão, e aquilo não está à mercê do acaso e das mudanças do tempo. Está sob os cuidados de Deus e, portanto, é algo que será a conclusão do desígnio de Deus e o cumprimento de todas esperanças e sonhos da alma do homem.

As fontes da esperança cristã

1) a esperança cristã é o produto da experiência (Rm 5.4). É possível que as experiências e as provações da vida levem o não cristão ao desespero. O cristão tem uma esperança que vê todas as coisas e que se torna cada vez mais brilhante e não ofuscada.

2) A esperança é o produto das Escrituras (Rm 15.4). Se alguém estudar os registros do tratamento de Deus com os homens e da intenção de Deus para os homens, isso trará muita esperança.

3) A esperança é o produto do evangelho (Cl 1.23). O evangelho é boas novas. A mensagem de João Batista (Lc 3.7,17) é uma mensagem com uma ameaça que levaria qualquer homem ao desespero. A mensagem de Jesus é um convite, uma oferta, uma promessa, uma boa nova admirável que levanta o coração de qualquer homem que está pressionado pelo seu pecado.

4) A esperança depende de Jesus e da Sua obra (Cl 1.27; 1 Tm 1.1). A esperança cristã não é fundamentada em qualquer coisa que o homem tenha feito, ou que possa fazer sozinho. É fundamentada naquilo que Cristo fez por ele. Amém!

Pr. Marcello Oliveira
Bibliografia: Barclay, William. Palavras Chaves. Edições Vida Nova

6 Responses to Elpis e Elpizein – A esperança Cristã

  1. Prezamado pr. Marcello de Oliveira, homem de Deus,

    Shalom!

    Viver a esperança em Cristo, significa, aguardar pacientemente pelas promessas que fortalecem ao coração, envolvido com o conhecimento da Palavra, e discernido pelo espírito de quem anda consolado pelo Espírito Santo de Deus.

    Maravilhoso, quando entendemos o que significa depositar a nossa esperança em Jesus Cristo, e assumir a postura correta na confiança plena do que vai morar com Deus.

    O Senhor seja contigo! Sempre!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  2. Kharis kai eirene

    Prezado Pastor Marcello, meus parabéns por mais este belo texto. A fé, a esperança e o amor, segundo Paulo, são os pilares inamovíveis do Cristianismo.
    Para um mundo cada vez mais em crise, a epangelia da esperança cristã e bíblica, Cristo, não é só necessário como também plausível.

    Esdras Bentho

  3. Alliadoo disse:

    Shalom! Maravilha o teu blog. Acredito que podemos conversar bastante, se te parecer bem… ontem mesmo admirei uma Torá comentada, numa livraria evangélica.

    Gosto muito de observar as Escrituras e buscar o significado no original grego/hebraico.

    Permaneçamos firmes!

  4. Shalom!

    Postagem riquíssima, pena que esta mensagem não está muito na moda nos púlpitos atualmente. Realmente é preciso pregar mais sobre a esperança, principalemente com relação ao Céu o futuro do cristão.

    Que o Altíssimo o abençoe poderosamente!

  5. Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
    Graça e Paz!

    Glórias ao Senhor, que através da Sua Palavra e da ação do Espírito Santo, mantém viva a esperança em nossas vidas!

    Parabéns pelo esclarecedor e pedagógico texto!

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

  6. Parabens e obrigado por visitar o meu blog. Como o irmao, tenho sofrido ao ver o evangelho de Cristo sendo solapado nos dias atuais com doutrinas estranhas a verdade biblica. Alias, recentemente, fui 'advertido' por um clone de um pregador pentecostal, que mora no Paraná, e vive fazendo as mesmas coisas, com a pergunta: "onde estava o sucesso do meu ministério porque o sucesso dele era visivel". Ee disse a ele que meu sucesso, caso tenha, será pela misericordia de Deus, salvaçao em Jesus e certeza de que viverei na Nova Jerusalém, razao pela qual nao quero fazer sucesso na terra, mas garantir a minha presença junto de Jesus nos céus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *