Godêr Gadêr e Máfguia – Ez 22.30

GODÊR GADÊR E MÁFGUIA  aparecem em Ezequiel 22:30 e em Isaías 59:16 apontando para a figura do intercessor embora o termo mais usual na nossa língua seja de origem latina: interceder, “INTERCEDERE”, inter(entre)+cedere (passar), trazendo a idéia de abrir passagem para alguém, protegendo-o ou suplicando a seu favor. Tem-se, também, no hebraico, a raíz “PAGA” (egp), do verbo ‘Lífgoa’(ewgpl): atacar, ferir, pedir, implorar, rogar. No grego, o vocábulo ????????? – entinkáno (Atos 25:24; Hebreus 7:25; Romanos 8:27,34), em seu sentido histórico, significa ter audiência com o rei para, objetivamente, apresentar-lhe uma petição, um pedido específico em favor de alguém; nos papiros, é o nome dado às petições forenses. Thayer diz que essa palavra grega apresenta, ainda, o sentido de “iluminar uma pessoa ou uma coisa” (tem-se também ?????????? /paráklétos – defensor, advogado, intercessor: João 14:16; I João 2:1).

01.   O versículo de Ezequiel diz: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei (22:30). A primeira parte em hebraico diz: (??????????? ????? ????? ????????????? ??????? ????????? ??????? ?????? ???????  – fonética: “Va-avaKêsh mê-hêm ish ‘GODÊR GADÊR’ vê-omed ba-pérets lefanai bê-ad há-árets…”)

Literalmente, “Godêr Gadêr” ????????????? significando: construtor de cerca, de muralha. Sim, pessoas habilidosas nessa área colocar-se-iam em prontidão e ação no conserto de “pérets”, de abertura, de fendas no muro ou cerca de proteção. Aqui, é interessante observar que o vocábulo “PÉRETS” (??????) aponta para brecha, abertura, desgraça, sinistro, fluxo.

02.   O versículo de Isaías diz: “E viu (Deus) que ninguém havia e maravilhou-se (????????????? (ishtômem) ficou atônito – Crabitree) de que não houvesse um intercessor…” (59:16-a).

Diz o hebraico ???????? ????????? ????? ??????????????? ???? ???? ?????????? – fonética: “Va-irê ki-êinn ish va-ishtomêm, ki êinn MÁFGUIA… O vocábulo máfguia, em hebraico, tem a força e a expressão de ‘implorante’, ‘insistente’.

Na verdade, poucos são, hoje, os intercessores nos círculos evangélicos! Há, em abundância, murmuradores, atrapalhadores, palpitadores e muitos que causam dores, mas poucos sãos os INTERCESSORES! São inúmeras as recomendações bíblicas para que façamos intercessões, como I Timóteo 2:1; II Coríntios 1:11;  Filipenses 1:29;  Salmo 122:6; Isaías 62:6; Efésios 6:18; I Samuel 12:23; Atos 12:5; Daniel 9:13-19 e muitos outros.

03.   Um exemplo clássico e histórico de intercessão está no primeiro capítulo de Neemias. O versículo 4 diz: “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que PECAMOS contra Ti; também EU e a casa de meu pai pecamos”.

04.   A figura do intercessor, do “Máfguia, (??????????) do ‘implorante’, do ‘insistente’, daquele apontado também por Jesus em Lucas 18:1: “Do dever de orar sempre e nunca desfalecer”, é uma pessoa solidária e de muita sensibilidade espiritual. A exemplo de Neemias, é uma pessoa de visão, de uma elevada inclusão espiritual de corpo, de grupo, de responsabilidade, de compromisso. Tem-se a sensação de que o ‘Máfguia’, o intercessor, veste, literalmente, a camisa daquele por quem está intercedendo! Exatamente isso, vemos em Neemias quando diz: “pecamos contra Ti” (nós!). Ele não disse: “Deus, este povo pecou contra Ti!” De maneira mais objetiva diz: “também eu” pequei: “eu e a casa de meu pai pecamos”.  Como dissesse: Sou igualmente responsável  pelo pecado do meu próximo, do meu irmão!

05.   A propósito, o texto de Gênesis 4:9, em hebraico diz:

 ????????? ?????? ????????? ??? ????? ??????? ????????? ??? ?????????? ???????? ????? ??????? – fonética: “Va-iomer ló iadatí há-shomer aHí anoHí”. Quando Caim foi indagado sobre o seu irmão Abel, disse ”Eu não sabia que eu sou o guarda do meu irmão”. Normalmente, quase todos os redimidos mantêm João 3:16 de cor; quando se pergunta, no entanto, quem tem na memória I João 3:16, poucos se manifestam. No primeiro versículo, Jesus morreu por nós e, no segundo, somos convidados, se possível, a dar a vida, a morrer por nosso irmão!

06.  Finalmente, vemos a figura maior do intercessor, JESUS, bem como a do ESPÍRITO SANTO! Ele carregou os nossos pecados e tudo que havia sobre nós jogou sobre si. Ele se fez pecado por nós (II Coríntios 5:21). E a carta aos Hebreus sintetiza tudo em poucas palavras: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder (???????????entinkáein) por eles.” (Hebreus 7:25). E o “Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26b).

alsacramento@uol.com.br  –  ABC-Paulista

(*) O autor é Presidente do Ministério Internacional Shalom – ABC, membro da Academia de Letras da Grande

São Paulo e Professor de Hebraico Bíblico e Grego na FABC.

4 Responses to Godêr Gadêr e Máfguia – Ez 22.30

  1. Caro Marcelo:

    Você é desses (como também o Esdras Costa Bentho) que podem passear pelas línguas bíblicas por terem feito delas um dos instrumentos de sua vocação. Aprendo muito por aqui. Abraços!

  2. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Amado Pr Geremias, que alegria receber seus comentários. É uma honra tê-lo neste espaço. Fico feliz que o sr tem aprendido com este jovem que ama a Palavra de Deus. Volte sempre!

    Nele, que nos concede amigos

    Pr Marcello

  3. René disse:

    Amado Marcello,

    Há um bom tempo que a gente não se ‘fala’! Acompanho suas publicações, mas esta me chamou atenção de forma especial, já que há poucos dias (23 e 25 de Março) escrevi sobre intercessão.

    Claro que não escrevi da forma didática que a intercessão foi apresentada neste texto (com perfeição, diga-se de passagem), mas percebi que a importância da intercessão é factual e verdadeira. Me alegrei muito, ao ver sua exposição clara e direta do assunto.

    Se você puder (sei que seu tempo é escasso), gostaria que opinasse sobre a correção da abordagem que fiz ao assunto, em meu blog, nos textos “Amar a Ponto de Interceder” e “Intercedendo”. Claro, se possível!!

    Forte abraço e continue na Paz!

  4. Daiana Russi disse:

    Paz do Senhor Jesus!

    Muito bom e atual esse assunto…
    E realmente existem muitas causas pelas quais devemos interceder, sem prescisar ir muito longe! Basta olhar ao nosso redor..

    Em Cristo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *