GODÊR GADÊR E MÁFGUIA aparecem em Ezequiel 22:30 e em Isaías 59:16 apontando para a figura do intercessor embora o termo mais usual na nossa língua seja de origem latina: interceder, “INTERCEDERE”, inter(entre)+cedere (passar), trazendo a idéia de abrir passagem para alguém, protegendo-o ou suplicando a seu favor. Tem-se, também, no hebraico, a raíz “PAGA” (egp), do verbo ‘Lífgoa’(ewgpl): atacar, ferir, pedir, implorar, rogar. No grego, o vocábulo ????????? – entinkáno (Atos 25:24; Hebreus 7:25; Romanos 8:27,34), em seu sentido histórico, significa ter audiência com o rei para, objetivamente, apresentar-lhe uma petição, um pedido específico em favor de alguém; nos papiros, é o nome dado às petições forenses. Thayer diz que essa palavra grega apresenta, ainda, o sentido de “iluminar uma pessoa ou uma coisa” (tem-se também ?????????? /paráklétos – defensor, advogado, intercessor: João 14:16; I João 2:1).
01. O versículo de Ezequiel diz: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei (22:30). A primeira parte em hebraico diz: (??????????? ????? ????? ????????????? ??????? ????????? ??????? ?????? ??????? – fonética: “Va-avaKêsh mê-hêm ish ‘GODÊR GADÊR’ vê-omed ba-pérets lefanai bê-ad há-árets…”)
Literalmente, “Godêr Gadêr” ????????????? significando: construtor de cerca, de muralha. Sim, pessoas habilidosas nessa área colocar-se-iam em prontidão e ação no conserto de “pérets”, de abertura, de fendas no muro ou cerca de proteção. Aqui, é interessante observar que o vocábulo “PÉRETS” (??????) aponta para brecha, abertura, desgraça, sinistro, fluxo.
02. O versículo de Isaías diz: “E viu (Deus) que ninguém havia e maravilhou-se (????????????? (ishtômem) ficou atônito – Crabitree) de que não houvesse um intercessor…” (59:16-a).
Diz o hebraico ???????? ????????? ????? ??????????????? ???? ???? ?????????? – fonética: “Va-irê ki-êinn ish va-ishtomêm, ki êinn MÁFGUIA… O vocábulo máfguia, em hebraico, tem a força e a expressão de ‘implorante’, ‘insistente’.
Na verdade, poucos são, hoje, os intercessores nos círculos evangélicos! Há, em abundância, murmuradores, atrapalhadores, palpitadores e muitos que causam dores, mas poucos sãos os INTERCESSORES! São inúmeras as recomendações bíblicas para que façamos intercessões, como I Timóteo 2:1; II Coríntios 1:11; Filipenses 1:29; Salmo 122:6; Isaías 62:6; Efésios 6:18; I Samuel 12:23; Atos 12:5; Daniel 9:13-19 e muitos outros.
03. Um exemplo clássico e histórico de intercessão está no primeiro capítulo de Neemias. O versículo 4 diz: “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que PECAMOS contra Ti; também EU e a casa de meu pai pecamos”.
04. A figura do intercessor, do “Máfguia, (??????????) do ‘implorante’, do ‘insistente’, daquele apontado também por Jesus em Lucas 18:1: “Do dever de orar sempre e nunca desfalecer”, é uma pessoa solidária e de muita sensibilidade espiritual. A exemplo de Neemias, é uma pessoa de visão, de uma elevada inclusão espiritual de corpo, de grupo, de responsabilidade, de compromisso. Tem-se a sensação de que o ‘Máfguia’, o intercessor, veste, literalmente, a camisa daquele por quem está intercedendo! Exatamente isso, vemos em Neemias quando diz: “pecamos contra Ti” (nós!). Ele não disse: “Deus, este povo pecou contra Ti!” De maneira mais objetiva diz: “também eu” pequei: “eu e a casa de meu pai pecamos”. Como dissesse: Sou igualmente responsável pelo pecado do meu próximo, do meu irmão!
05. A propósito, o texto de Gênesis 4:9, em hebraico diz:
????????? ?????? ????????? ??? ????? ??????? ????????? ??? ?????????? ???????? ????? ??????? – fonética: “Va-iomer ló iadatí há-shomer aHí anoHí”. Quando Caim foi indagado sobre o seu irmão Abel, disse ”Eu não sabia que eu sou o guarda do meu irmão”. Normalmente, quase todos os redimidos mantêm João 3:16 de cor; quando se pergunta, no entanto, quem tem na memória I João 3:16, poucos se manifestam. No primeiro versículo, Jesus morreu por nós e, no segundo, somos convidados, se possível, a dar a vida, a morrer por nosso irmão!
06. Finalmente, vemos a figura maior do intercessor, JESUS, bem como a do ESPÍRITO SANTO! Ele carregou os nossos pecados e tudo que havia sobre nós jogou sobre si. Ele se fez pecado por nós (II Coríntios 5:21). E a carta aos Hebreus sintetiza tudo em poucas palavras: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder (???????????–entinkáein) por eles.” (Hebreus 7:25). E o “Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26b).
alsacramento@uol.com.br – ABC-Paulista
(*) O autor é Presidente do Ministério Internacional Shalom – ABC, membro da Academia de Letras da Grande
São Paulo e Professor de Hebraico Bíblico e Grego na FABC.
Caro Marcelo:
Você é desses (como também o Esdras Costa Bentho) que podem passear pelas línguas bíblicas por terem feito delas um dos instrumentos de sua vocação. Aprendo muito por aqui. Abraços!
Shalom! Amado Pr Geremias, que alegria receber seus comentários. É uma honra tê-lo neste espaço. Fico feliz que o sr tem aprendido com este jovem que ama a Palavra de Deus. Volte sempre!
Nele, que nos concede amigos
Pr Marcello
Amado Marcello,
Há um bom tempo que a gente não se ‘fala’! Acompanho suas publicações, mas esta me chamou atenção de forma especial, já que há poucos dias (23 e 25 de Março) escrevi sobre intercessão.
Claro que não escrevi da forma didática que a intercessão foi apresentada neste texto (com perfeição, diga-se de passagem), mas percebi que a importância da intercessão é factual e verdadeira. Me alegrei muito, ao ver sua exposição clara e direta do assunto.
Se você puder (sei que seu tempo é escasso), gostaria que opinasse sobre a correção da abordagem que fiz ao assunto, em meu blog, nos textos “Amar a Ponto de Interceder” e “Intercedendo”. Claro, se possível!!
Forte abraço e continue na Paz!
Paz do Senhor Jesus!
Muito bom e atual esse assunto…
E realmente existem muitas causas pelas quais devemos interceder, sem prescisar ir muito longe! Basta olhar ao nosso redor..
Em Cristo