Imperdível: Entendendo o conflito no Oriente Médio

SHALOM!

Amados, assistam este vídeo abaixo, feito por uma das mentes mais eruditas da atualidade: Denis Prager.

Aqui:

 

3 Responses to Imperdível: Entendendo o conflito no Oriente Médio

  1. Kenner Terra disse:

    Olá Marcello,

    É um prazer estar neste espaço. Já estove aqui outras vezes. Parabéns pelo blog.

    já tinha visto este vídeo. Infelizmente, e desculpe-me pela sinceridade, ele não é fiel à complexidade do problema. Seu conteúdo é muito reducionista e deixa de lado detalhes não somente históricos como, também, políticos, econômicos, institucionais etc. A questão não é ficar do lado de um ou do outro, mesmo que nossa tradição teológica nos impulsione a uma coisa ou outra, mas observarmos com calma as querelas dos dois grupos e pensarmos juntos, entre as nações, meios para criarmos espaços de discussões horizontais, que levem em consideração os mecanismos possíveis de construção de diálogo e acordos. Parece que hoje no Egito, em uma reunião liderada pela ONU, estão ensaiando este movimento. Por isso, um vídeo tão unilateral como este somente atrapalha as negociações. E deixo claro que os videos feitos pelo o outro lado, quando reducionista, também são infrutíferos.

    Em Cristo,

    Kenner Terra, pr.

  2. washington luis disse:

    camarada de que lado você está, negociar o que?, sabe, quando se deixa a filosofia tomar conta do coração, aí JESUS fica de fora.
    primeiro se você soubesse do que os inimigos de ISRAEL pensam sobre YHWH,
    e o HITLER é seu amigo?,ah!, PARA COM ISSO……..

  3. MAURICIO BARBOSA DA SILVA disse:

    A verdade é que sempre existiu ódio das nações em relação a Israel desde os tempos antigos. Deus já havia prometido a descendência de Abrão, conforme o texto de Gn 15:18-21,”Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o perizeu, e os refains,E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.” E vimos hoje que Israel nem sequer ocupa o espaço que Deus havia lhe dito, que a sua terra, ou seja, terra de sua descendência ocuparia. Não há um compromisso real e verdadeiro para se apresentar a história verdadeira de Israel, em nossos livros seculares. Pois, não se apresentadas nem em nossos livros seculares, a história do início, desde o período de Abrão. Alias, há dúvida para maioria das pessoas concernente a Israel e Palestina. Pode perguntar até aos universitários ou até aos professores, muitos deles responderão, talvez, para ver se não há dúvida, quem é Israel e Palestina. Sabemos pelos contos históricos, que a ira do imperador Adriano no ano 131 dC, aproximadamente, foi terrível contra Israel, que além de mandar matar milhares de judeus e expulsá-los de sua terra, Mudou o nome de Israel para Palestina, nome esse em homenagem ao inimigo numero um de Israel, chamado de Filisteus, nos tempos Bíblico e de Jerusalém, para Aelia Capitolina, para que o povo e o mundo esquecesse de Israel e Jerusalém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *