O caminho de Emaús – Lucas 24

O encontro no caminho de Emaús, um vilarejo a doze ou treze quilômetros a noroeste de Jerusalém, é uma das mas vívidas histórias da ressurreição. Aconteceu na tarde do domingo. Um dos discípulos é identificado como Cleopas; o outro bem pode ter sido sua esposa. Enquanto caminhavam, falavam sobre os eventos impressionantes ocorridos em Jerusalém naqueles dias. Nessa caminhada, o Cristo ressuscitado juntou-se a eles.

Observemos o que Lucas diz sobre os olhos dos discípulos. De acordo com o versículo 16, seus olhos foram impedidos de reconhecer Jesus; de acordo com o versículo 31, seus olhos foram abertos e eles o reconheceram. O que teria feito a diferença? Como nossos olhos podem ser abertos como os olhos dos discípulos o foram?

Primeiro, podemos conhecer Cristo por meio das Escrituras. Jesus reprovou os discípulos por terem sido tão tardios em crer nos profetas, e então os levou através das três divisões principais do Antigo Testamento – a Lei, os Profetas e os Salmos (v.44) – o Tanakh – lhes explicando seu ensino sobre os sofrimentos e a glória do Messias. Como Jesus dissera antes, “as Escrituras… testemunham a meu respeito” (Jo 5.39). Assim, precisamos procurar Cristo em toda a Escritura. Ao fazermos isso, nosso coração não poderá deixar de arder.

Segundo, podemos conhecer Cristo mediante o partir do pão. Talvez os discípulos de Emaús tenham visto as cicatrizes em suas mãos ou reconhecido a sua voz. Mas parece mais provável que os quatro verbos usados por Lucas tenham acionado a memória deles: Jesus tomou o pão, deu graças, o partiu e o deu a eles. Então seus olhos foram abertos e eles o reconheceram. Como disseram mais tarde, “Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão” (Lc 24.35). Muitos cristãos têm testificado experiência semelhante a essa. Um exemplo é o da mãe de John Wesley, Susanna. Certo dia, tendo ouvido as palavras da Ceia do Senhor, confessou: “As palavras tocaram meu coração e eu tive certeza que Deus, em nome de Cristo, havia perdoado todos os meus pecados”.

Portanto, aqui estão duas maneiras principais por meio das quais Cleopas e seu companheiro [a] reconheceram o Senhor ressuscitado, e mediante as quais podemos reconhecê-lo hoje – as Escrituras e o partir do pão, a Palavra e o sacramento.

Nele, o terceiro caminhante de Emaús

Pr Marcelo de Oliveira

10 Responses to O caminho de Emaús – Lucas 24

  1. Nerly Nunes disse:

    De fato, Jesus foi reconhecido pelos dois discipulos coma explicaçao da Palavra de Deus. Preguei sobre isso na rádio baseando-me em Salmo 119.130, que diz "A explicaçao das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices."

  2. Anselmo Melo disse:

    Muito bom o artigo e o blog meu irmão. Tive hoje o prazer em conhecer.
    Estou seguido e aproveito para convida-lo para dar uma olhada em meu blog.
    Paz!Sempre!!!
    http://www.pranselmomelo.blogspot.com

  3. Curta, simples e muito objetiva.

    Deus te abençoe por esta linda Palavra.

    Shalom.

  4. Kharis kai eirene

    Exegetas e teólogos católicos teorizam que os discípulos de Emaús se tratava de um casal. Na sua opinião é possível identificar esses transeuntes como homem e mulher?

    Esdras Bentho
    http://www.teologiaegraca.blogspot.com

  5. wallysou disse:

    apz, pr. Marcelo.

    gostaria de convidá-lo a ler um post em meu blog sobre tipos de pastores:

    http://wallysou.wordpress.com/2010/03/09/3-tipos-de-ministros-o-paistor-o-paustor-e-o-pastor/

    gde abço.

    wally.

    ps. seu blog é muito bem feito.

  6. Jean Carlo disse:

    A paz amigo!

    Vim agradecer a visita a meu blog. Esteja convidado quando quiser de voltar!

    Já estou o seguindo! Sempre é bom compartilhamos aquilo que o Senhor tem nos acrescentado em nossas vidas. Sempre darei uma conferida nos artigos e mensagens aqui postadas para edificação!

    Que a Graça e Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo seja contigo!

    Abraços

  7. Jean Carlo disse:

    Ah, coloquei seu banner no meu blog, eu ainda não tenho, não tive tempo de fabricar um rsrs, assim que tiver vc pega lá!

    Abraços

  8. Herberti disse:

    Prezado Pr.Marcello de Oliveira.

    Antes de mais nada, muito obrigado pela visita. É sempre uma alegria sua presença conosco.

    Quanto a mensagem, gostei muito: simples e edificante, como deve ser sempre a Palavra liberada. Que o Eterno lhe conceda cada vez mais sabedoria e perícia no ministério que Ele mesmo lhe entregou.

    E esteja à vontade para visitar-nos sempre que desejar e nos abençoar com seus comentários.

  9. sidneyms disse:

    Deus continue lhe abençoando…seus textos são muito edificantes. paz em Cristo

  10. Seu blog é uma benção que Deus continue abençoando o seu ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *