O Filho do homem – Dn 7.13

A expressão “filho do homem” com sentido messiânico ocorre apenas uma vez no A.T:

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de dias, e o fizeram chegar até ele” (Dn 7.13)

Num sentido genérico, a expressão “filho do homem” significa “um ser humano em contraste com um ser divino ou animal” e ocorre aproximadamente 108 vezes no Antigo Testamento. No livro de Ezequiel, Deus se dirige ao profeta 93 vezes como “filho do homem”.

A expressão “filho do homem” ou “ser humano” em Daniel 7.13 é usada em contraste com quatro grandes monstros, que representam quatro reinos do mundo, que saem do mar. O “filho do homem” representa o quinto reino, ou o reino do céu. Daniel 7 é, em muitos aspectos, semelhante o capítulo 2. Estes 2 capítulos foram escritos em aramaico. Ambos descrevem uma visão de quatro reinos que Daniel teve, seguidos de um quinto reino, que é o reino universal e eterno de Deus.

No capítulo 2, o quinto reino é representado por uma pedra cortada das montanhas sem que alguém usasse as mãos para isso. A pedra destrói os quatro reinos anteriores e enche toda a terra (Dn 2.34,35, 44-45). No capítulo 7, os quatro reis, reinos ou chifres são representados por quatro monstros que surgem do mar (Dn 7.3). O quinto reino é representado por “um ser parecido com um homem” (Dn 7.13, BLH), que vem com as nuvens do céu até onde o “Ancião de dias” estava sentado em um trono de julgamento.

Foi-lhe dado domínio e glória, e o reino,
para que os povos, nações e homens
de todas as línguas o servissem;
o seu domínio é domínio eterno,
que não passará,
e o seu reino jamais será destruído (Dn 7.14)

Em Daniel 7.13,14 o “filho do homem” é um indivíduo totalmente diferente dos animais que saíram do mar. Ele é o rei de todos os povos, nações e línguas, que o “servirão” ou “adorarão” (v. 14). Daniel pede ajuda para interpretar o que viu (v. 16). O intérprete lhe diz que os quatro grandes monstros são quatro reis que se levantarão da terra (v. 17), mas “os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade” (v. 18). No versículo 21, os santos são identificados aos que foram atacados por um representante do quarto monstro. O tribunal deu o reino aos santos do Altíssimo (v. 22).

O que isso significa? Em Daniel 7.14, o Ancião de dias deus os reinos do mundo ao “filho do homem” que representa o quinto reino, mas no versículo 18 são os “santos” que recebem o reino. O filho do homem é representado como ser humano que vem das nuvens, para contrastar seu reino com o dos monstros que vêm do mar. O seu reino virá das nuvens (ou do céu), mas o deles (dos monstros) virá do caos. O filho do homem que vem com as nuvens do céu é mais que um ser humano comum. O estudioso Von Rad disse que “não pode haver dúvidas de que o filho do homem descrito em Dn 7.13 é inicialmente apresentado como um personagem messiânico no sentido mais amplo do termo”.

O erudito G.R. Beasley-Murray disse: “em outros lugares do A.T, quem cavalga as nuvens é Iavé (Sl 18.10,11), não o símbolo de um grupo”. Por isso, deve-se esperar que, nessa visão, aquele que cavalga as nuvens indique o representante do governo de Deus e (à luz da interpretação) o representante do povo a quem o governo é dado. Na tradição profética, o Messias tem exatamente essa posição, de representante de Iavé e do povo que tem o privilégio de ser incluído em seu governo.

Muitos detalhes dispersos no A.T apontam para um novo e futuro reino de Deus. Conceitos como “filho de Davi”, “filho de Deus”, “filho do homem” e “servo sofredor” surgem em tempos e circunstâncias diferentes. Perceba que eles nunca são colocados juntos ou vinculados de alguma forma sistemática no A.T. É o Novo Testamento que reúne todas essas idéias e diz que Yeshua há Mashiach é o cumprimento de todas elas. A Ele glória!

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Smith, Ralph. Teologia do A.T. Edições Vida Nova
Skarsaune, Oskar. À Sombra do Templo. Ed. Vida

6 Responses to O Filho do homem – Dn 7.13

  1. Shalom pra vc tbm!
    Obrigada pela visita ao http://naoatih.blogspot.com
    E digo o mesmo, caso se identifique com a 'simplicidade' dele, vire seguidor!

    Muito benção o que você escreve! Requer muito estudo. Deus abençoe!

  2. Caro amigo e Pr. Marcello de Oliveira,

    A Paz do Senhor!

    Parabéns pela didática postagem!

    Prossiga!

    Um grande abraço!
    CRS

  3. Shalom!

    Rev Carlos Roberto, uma alegria receber seu comentário. Sua presença honra este singelo espaço.

    grato, Marcello Oliveira

  4. Felipe Campos disse:

    Amado,

    Escrevi alguma coisa sobre a temática: "E se Gunnar Vingren ressuscitasse…"

    Disponível em: http://felipejlcampos.blogspot.com/2010/02/teologia-e-se-gunnar-vingren.html

    Não sabe tão grato ficaria se fizesse uma simples menção ao texto nesse blog tão instrutivo.

    Em Cristo,

    Felipe J. L. Campos.

  5. Oliverio Alves disse:

    parabens pelo blog.
    visao mais ampla em determinados assuntos.
    siga tambem o meu blog.
    http://www.oliveralves.blogspot.com

  6. Joseh disse:

    Se “ELE” é apenas o quinto reino, por que “ELE” ganha “o reino”,
    (Foi-lhe dado domínio e glória, e o reino,
    para que os povos, nações e homens
    de todas as línguas o servissem;
    o seu domínio é domínio eterno,
    que não passará, e o seu reino jamais será destruído) (Dn 7.14);
    _Acaso um reino ganha outro reino?

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