O que teria acontecido se o helenismo tivesse permanecido como uma opção voluntária? Estranhamente, o anti-semitismo às vezes é uma benção disfarçada. Em 175 da Era Comum, Antiocus Epifanes tornou-se rei da Síria. Com o objetivo de unificar seu reinado, ordenou que todos os moradores estavam obrigados a seguir a cultura e a religião grega.
Antiocus foi particularmente severo em Israel, onde proibiu o cumprimento do Shabat, das leias de Cashrut e da circuncisão; quem o desrespeitasse seria condenado à morte. Ele profanou o Templo ao sacrificar porcos sobre o altar e colocar uma estátua de Zeus dentro dele. Isso passou dos limites até mesmo para aqueles judeus que há muito tempo haviam assimilado a cultura grega.
Por isso, o sacerdote judeu (os líderes religiosos da época eram conhecidos como sacerdotes) Matatias e seus cinco filhos lideraram uma rebelião contra aqueles que mancharam a reputação do Templo. “Quem for por Deus que me siga”, gritou Matatias. Milagrosamente, conseguiu arregimentar tantos seguidores que acabou derrotando um império. Sua família era conhecida como a família dos macabeus, que em hebraico significa martelo.
O nome era um tributo à força de seus integrantes, especialmente o filho que provou ser o mais ousado e corajoso – Judas Macabeu.
Além de significar martelo, o nome macabeu é um acrônimo das palavras hebraicas: Mi El Camochá Baelim Há Shem ? Quem é entre os poderosos como TU, Eterno? A força dos macabeus veio da sua dedicação ao Eterno.
Que este exemplo dos macabeus, possa nos mover a não aceitarmos a assimilação de muitas mentiras, heresias que percorrem muitas igrejas evangélicas do nosso país.
Nele, Pr Marcelo
A Paz do Senhor Jesus seja contigo.
Não sei se esse post é um modo de resposta o meu email ao pastor.
Me entristeço muito com algumas situações.
Corro para o Senhor, o busco, Ele é a minha única Salvação.
Obrigado, pois o Senhor dessa forma também já tem me edificado.
Que o Senhor seja nas nossas vidas.
Sempre gostei muito da história dos Macabeus, como exemplo de força e fidelidade ao senhor.
Judas Macabeu é um verdadeiro exemplo de bravura contra toda e qualquer profanação do nome do Santo. Que possamos ser martelos a serviço do Carpinteiro!
Parabéns pelo artigo pastor Marcelo, um forte abraço e paz do Senhor!
A paz do Senhor!
Muito bom o texto, meu amigo!
E levar o exemplo da vida dos Macabeus para nossa luta atual contra os mistiscismos, religiosidades e hipocrisia da igreja foi muito singular!
Que Deus continue o abençoando e o usando poderosamente!
Já agradecendo a dedicatória no livro, estou gostando muito dele!
Logo eu peço o de Paulo!
Fica na paz!
Blog Emunah
Concordo plenamente. Sejamos uma igreja disposta a se ver livre das heresias que permeiam a igreja “muderna”. Paz!
Shalom! Exatamente. Precisamos lutar pela igreja. Deus não tem um plano B.
Abraços, Pr Marcello
Shalom!
Pb Anderson, grato por suas bondosas palavras. Que a firmeza e a dedicação dos macabeus seja um exemplo para a nossa geração. Divulgue meus livros para seus pastores, irmãos e amigos – ok.
Todá rabá, Pr Marcello
Shalom!
Prezado Victor, algéum já disse com muita propriedade: “Só enxergaremos o futuro, com os olhos do passado”. Quem não tem memória, não tem história”. Que o legado dos macabeus alcance nossa geração de crentes medíocres, fracos, que apenas “sabem” dar ordens em Deus e nada mais.
Um abraço, Pr Marcello
Shalom!
Prezado Lucas, continue firme e olhando para o Autor e Consumador da nossa fé – Jesus Cristo! Em tempos de tantas mentiras, heresias e falácias, devemos estar âncorados no nosso Deus. Devemos estar firmados na Palavra e na oração. Somente assim, conseguiremos avançar e não retroceder.
Nele, que nos disse que viria tempos trabalhosos
Pr. Marcello
Santos Macabeus, rogai por nós!
faz muitos anos q. sonho com a palavra ” martelo”. hoje entendi o q. Deus tá querendo da nossa familia….somos familia martelo amém