Jesus também não queria morrer.
Ele sabia o que estava por vir.
E ele sabia que não seria divertido.
Então, por que ele foi até o fim?
Porque, para vencer a morte,
Alguém, tinha de conquistá-la
de uma vez por todas.
É difícil imaginar qualquer coisa mais fraca que um homem pendurado numa cruz. Uma vez que está praticamente nu, ele está completamente vulnerável. Está exposto não apenas aos elementos, mas também à vergonha da sua nudez. O corpo dele está lá para que todos o vejam em toda a sua fragilidade.
A fraqueza da cruz também é física. Quanto mais tempo o homem fica na cruz, mais fraco ele se torna. O seu coração e a sua respiração vão enfraquecendo até que ele expira. Não há nada que ele possa fazer para se salvar da sua morte inevitável.
A fraqueza de um homem crucificado ajuda a explicar por que tantas pessoas rejeitam a Jesus Cristo. Talvez elas tenham ouvido falar do seu ensino. Elas sabem que a biografia dele está contida em algum lugar da Bíblia. Elas podem até acreditar que ele foi crucificado. Porém, isso não parece importar. O que há de tão significativo num homem que está pendurado numa cruz?
A velha e insensata cruz
Os cristãos acreditam que a crucificação de Jesus Cristo, com a sua ressurreição, foi o acontecimento mais importante na história do mundo. Para eles, a cruz de Cristo é a fonte de toda esperança e conforto. Contudo, a mesma cruz que é tão atraente (?) aos seguidores de Cristo é exatamente o que impede outras pessoas de se aproximarem dele.
Isso já era verdade nos dias de Cristo. Os judeus estavam procurando algo sobrenatural. Sob a ocupação romana, eles não controlavam nem a própria economia nem o próprio destino. Assim, os judeus pediam “sinais” (1 Co 1.22). Eles esperavam que Deus enviasse um rei que os libertasse da opressão romana. Eles estavam procurando uma libertação sobrenatural por meio de um guerreiro poderoso. Eles não acreditariam em Jesus a menos que ele lhes mostrasse um sinal milagroso.
Os gregos estavam procurando um tipo diferente de prova. Eles eram os intelectuais do mundo antigo. Eles passavam o tempo todo falando sobre nada mais que “as últimas novidades” (At. 17.21). quando se tratava de religião, os gregos eram racionalistas. Eles não acreditariam que Jesus era o Salvador do mundo até que alguém provasse isso a eles com uma prova que tivesse uma base racional. “Os gregos buscam sabedoria” (1 Co 1.22).
Essas posturas explicam por que nem os judeus nem os gregos demonstram muito interesse por Jesus Cristo. Ele era apenas um homem pendurado numa cruz. O Cristo crucificado era um obstáculo para os judeus. A Bíblia fala do “escândalo” (vs. 23) que impedia muitos deles de receber a salvação. O que é tão milagroso sobre um homem executado como um criminoso comum? Para os judeus, a cruz era um obstáculo porque ela era impotente.
Para os gregos, a cruz não era tanto um obstáculo quanto era uma insensatez. Onde está a sabedoria em ter uma morte na qual a pessoa é abandonada por Deus? Como podia o sangue de um só homem expiar os pecados do mundo inteiro? A cruz não impressionava os gregos porque não encantava o intelecto superior deles. Então, o Cristo crucificado era “loucura para os gentios” (vs. 23), como também “escândalo para os judeus”.
A cruz de Cristo permanece um obstáculo para a mente moderna. Muitas pessoas religiosas estão procurando exatamente o que as pessoas estavam procurando na época de Cristo. Como os judeus antigos, alguns estão esperando por um sinal sobrenatural. Isso explica a popularidade dos adivinhos e curandeiros da fé. A um preço pequeno eles revelarão o futuro ou executarão um milagre televisado.
Outras pessoas estão procurando pela sabedoria. Não muitas talvez, mas pelo menos algumas. Elas vão para a universidade. Elas estudam filosofia. Elas lêem sobre os mais recentes avanços na ciência humana. Quando se trata de religião, elas querem que Deus responda a todas as suas perguntas. Elas se recusam a acreditar em Jesus Cristo até que alguém possa desvendar os mistérios da criação, ou da liberdade humana, ou até mesmo, mostrar a prova física da existência da alma.
O mundo ainda está procurando por uma prova de inteligência ou um milagre. Mas tudo o que o Cristianismo oferece é um homem–Deus que morre numa cruz. Neste final de ano, convido você a refletir: “O que a cruz de Cristo representa para você”? Você ainda espera um sinal de Deus? Você ainda busca a sabedoria?
Olhe para a cruz, e lá, você verá o maior sinal e a maior demonstração da sabedoria que o mundo tanta procura: O nazareno crucificado, escândalo para os judeus, insensatez para os gregos, mas para nós, o poder de Deus!
“Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1 Co 2.2).
Um Feliz Ano Novo!
Pr Marcelo de Oliveira
Bibliografia: Carson, D.A. A cruz e o ministério cristão. Editora Fiel 2009
Boyce, James e Philip, Ryken. O coração da cruz. Ed. Cultura Cristã.
A paz do Senhor meu amado Pr.Marcelo, saiba que para mim é uma honra, ter sua visita e tambem seu comentario em meu Blogger, ja adicionei o seu em minha lista de favoritos.
Deus o abençoe e quando precisar pode contar comigo.
"Sim eu amo a mensagem da cruz, té morrer eu a vou proclamar…"
Abraço,
nEle, que sobre a cruz levou nossa maldição.
Graça e Paz!
Amado Pr.Marcello Oliveira,louvo ao
Eterno por essa mensagem tão significante " O poder da cruz ".
Este tipo de mensagem esta extinta em nosso meio.
Muitos preferem massagear o ego de seus ouvintes com mensagens de
auto-ajuda, prosperidade,triunfalismo e outras mais.
Que o Eterno continue lhe inspirando a escrever e a pregar,
MENSAGENS QUE TRANSFORMAM.
Tenha um Feliz 2010.
Um grande abraço
Pb.Silas Pimenta
Caro pr. Marcello de Oliveira,
Em tempos onde se valoriza e se persegue o "ter", o ganhar, o conquistar, a mensagem da cruz aparentemente vem na contramão, porém, na realidade, é ela que salva, e que faz produzir em nós, valores eternos.
Parabéns pela exposição,
Feliz 2010!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
Pastor Marcelo sucesso em 2010 amém!
Paz pastor!!
vim dar uma olhada no seu blog e ler essa linda e profunda mensagem esquecida mais actual sobre a cruz.
ficariamos muitos felizes se o tivessemos como seguidor em nosso blog.
ja estou seguindo o seu blog
Manuel Dilandamoko
http://bereanosdeangola.blogspot.com
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS BLOGUEIROS DESTA ESFERA E ILUSTRES LEITORES QUE NOS ACOMPANHARAM NESTE ANO E NOS AJUDARAM PARTICIPANDO E ORANDO. DEUS VOS ABENÇOE! SÃO NOSSOS SINCEROS VOTOS.
Edcleyton Souza
CARO PASTOR MARCELO
A CRUZ É SEMPRE ATUAL, BEM COMO A FALTA DA COMPREENSÃO DELA, PARABÉN PELO BELO TEXTO.COM SEU CONHECIMENTO ESTOU REPRODUZINDO ELE EM NOSSO BLOG, INDICANDO AUTOR E BLOG ORIGINAL.
GRAÇA E PAZ.
Como disse John Stott, "a cruz é o epítome do amor de Cristo e a inspiração do nosso."
Que ele (o amor) flua em nossos corações nesse ano que começa, e exprima ao mundo, de fato e de verdade, através da Igreja, tudo aquilo que o Mestre declarou no alto do madeiro.
Exclente 2010 para você, à sombra da cruz.
Shalom.
Graça e Paz meu amado pastor…confesso q fiquei grato a Deus por sua visita e comentário neste "humilde blog",cuja intenção é somente divulgar a palavra de Deus usando-a como forma de entretenimento…aproveitando o ensejo para parabeniza-lo tb por seu blog…e se possivel o usarei como forma de pesquisa para tb divulgar a "santa escritura"…obrigado e volte sempre…Fique na Santa e Glóriosa Paz que excede todo o entendimento.
Meu msn:renatotadeudosanjos@hotmail.com
Renato Tadeu Dos Anjos
http://www.renatolargadonobento.blogspot.com
Medite I Tessalonicenses 5. 23-24
Muito bonita a sua mensagem. Obrigado por seu comentario no blog Principios. Que em todos os dias da sua vida repouse a mao do Senhor sobre a sua cabeca.
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Existem MENSAGENS de VIDA e "massagens" no coração que alimentam somente o EGO, e eliminam as responsabilidades.
Este tipo de MENSAGEM distribui vida, apesar de falar em morte e Morte na Cruz, de quem se deu sem pecados e sem dever nada a ninguém, pelo contrário se doou a sua vida, entregando-se e humilhando-se por sí mesmo.
Amor sem limites como a Eternidade nos foi doado. Doado sem merecermos. Puro Amor! A essência de Deus!
Na minha finita mente, penso que o Senhor se angustiou por suas criaturas, que não conseguiriam a por sua iniciativa e força, a oportunidade de estar com o Criador, se o seu Filho Unigênito Jesus Cristo, não estivesse como um de nós, entre nós e ressucitado por cada um de nós.
Maravilhoso amor e quão grande Misericórdia.
Com este entendimento e lutando para melhor compreenssão, com certeza, podemos desejar um Feliz Ano Novo, na presença do Eterno.
O Senhor seja contigo, homem de Deus!
pr. Newton Carpintero – servo
Que bela mensagem a cruz , que bela canção, que bela poesia, que bela morte na cruz. Nossa vitória começou lá, meu sangue está nas minhas veias , por q Jesus derramou o sangue lá, meu sorriso está em meus lábios, por q Jesus sofreu lá, minha vida cristã , está sendo vivida ,porq Jesus deu sua vida por mim lá. Que cruz, que sacrificio, que sangue. Que mensagem é o da cruz. Mas tudo por causa de Jesus.
PARABENS pastor Marcelo pela mensagem.
Uma bela mensagem. Parabens, pastor!
Honrado pela sua visita, me sinto edificado por este texto. Que possamos amar a cada dia a mensagem da cruz e aumentar a rede cristã na Web