Paulo, um pregador extraordinário

O apóstolo Paulo é, sem dúvida alguma, o maior evangelista, o maior teólogo, o maior missionário e o maior plantador de igrejas de toda a história do cristianismo. Milhares de estudos, teses, doutorados já foram realizados no mundo, por estudiosos e teólogos que pesquisam sua vida e obra.

Uma das facetas de seu profícuo ministério foi a pregação. Paulo, sem dúvida nenhuma, foi um pregador extraordinário. Combinava erudição, sem perder a unção. Nesta reflexão, veremos 3 características que fizeram de Paulo, depois de Jesus, o maior pregador da história do cristianismo:

1) A pregação de Paulo estava focada em glorificar a Cristo, e não a si próprio . “Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus” (Rm 15.17)

Paulo não era um balão cheio de vento. Não se vangloriava de seu abrangente e extraordinário ministério. A exultação de Paulo é em Cristo, e não uma autoglorificação (1 Co 1.29-31; 2 Co 10.17). Paulo se gloriava em Cristo, e não em si mesmo; nas coisas concernentes a Deus, e não em suas próprias coisas.

Paulo nunca trabalhou para engrandecer seu próprio nome, pois tinha em mente propósitos mais elevados. Deseja glorificar a Cristo. Estão em total desacordo com o ensino bíblico aqueles que exaltam a si mesmos e constroem monumentos à sua própria glória. Toda glória dada ao homem é vazia, é vanglória, é idolatria.

2) Paulo foi um pregador extraordinário porque pregava aos ouvidos e aos olhos. “Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavras e por obras” (Rm 15.18).

A ênfase de Paulo não estava nas coisas que ele fazia para Cristo, mas nas coisas que Cristo fazia por intermédio dele. A obra é de Cristo, o poder vem de Cristo; Paulo é apenas o instrumento, e não o agente. Com clareza, Dr John Stott diz: “Cristo age, não com ele, mas por intermédio dele”.

O ministério de Paulo de conduzir os gentios à obediência realizou-se por palavras e obras. Ele pregava e fazia. Ele pregava aos ouvidos e também os olhos. Ou seja, ele pregava com graça e Deus operava sinais e maravilhas por seu intermédio. Deve existir uma profunda conexão entre o verbal e o visual, entre a palavra e a ação. O exemplo maior, é o próprio ministério de Cristo: ele fazia e ensinava (At 1.1).

Há de ressaltarmos que os gentios eram conduzidos à obediência. A salvação implica em transformação. É impossível receber a Cristo com Salvador sem se submeter a ele como Senhor. Paulo não pregava um evangelho barato e fácil em que bastava ‘crer’, porque Cristo não aceitará ser Salvador daqueles que se recusam a segui-lo como Senhor.

3) A pregação de Paulo era marcada por sinais e prodígios realizados pelo poder do Espírito Santo. “Por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo…” (Rm 15.19 a).

Paulo é um pregador “poderoso”. Seu poder não emana de si mesmo, vem de Deus. Sua força não vem de dentro, mas do alto. Seu apostolado é confirmado com sinais e prodígios (2 Co 12.12; At 13.6-12; 14.8-10; 16.16-18), os quais são operados mediante o poder do Espírito Santo.

Tanto os “sinais” e “prodígios”, são milagres, realizados sobrenaturalmente. Um milagre é chamado “prodígio” quando se dá ênfase no efeito exercido sobre o observador. Em contrapartida, quando o milagre aponta para fora de si mesmo e representa os atributos (poder, sabedoria, graça) daquele que o realiza, é chamado “sinal”.

Lembrando que os milagres não é o evangelho. Os milagres são “portas” que Deus abre para a pregação do evangelho. Os milagres têm como propósito conduzir os homens ao temor e à obediência a Deus. O evangelho de Marcos deixa isso bem claro (Mc 16.20). Lucas diz que o Senhor dava testemunho à Palavra de sua graça por sinais e milagres (At 14.3). Portanto, os milagres que buscam glorificar as criaturas, e não a Deus, e tratam de dar autoridade às mentiras, e não a Palavra de Deus, são do diabo.

Que Deus levante pregadores extraordinários, da envergadura de Paulo, cujo foco era a glória de Cristo, e não a sua própria glória. Amém!

Pr Marcelo

Bibliografia: Stott, John. Romanos. Ed ABU
Lopes, Hernandes Dias. Romanos. Ed. Hagnos
Hendriksen, William. Romanos. Ed. Cultura Cristã

30 Responses to Paulo, um pregador extraordinário

  1. Breno Macedo disse:

    Excelente texto, pastor.
    Penso que o que está faltando me nossos dias são homens que entendam o papel central da pregação no ministério da Igreja. A necessidade e encher os cultos com peças teatrais, coreografias e tantas outras coisas mais surgiu, penso eu, da deficiência dos nossos pastores em expor as Escrituras com fidelidade e clareza.
    Aproveito o espaço para sugerir um livro sobre o assunto. Para conferir basta clicar nesse link: http://bit.ly/cUTGl8 .
    Abraços!

  2. Pr. Marcos Serafim disse:

    Pr. Marcello;

    Parabenizá-lo por mais um texto elucidativo , focando o minsterio de Paulo ; quando dizes "Cristo age, não com ele , mas por intermédio dele".

    Deus , o abençoe;

    Pr. Marcos Serafim

  3. Caro amigo e companheiro
    Pr. Marcello de Oliveira,

    A Paz do Senhor!

    É dispensável qualquer comentário sôbre a excelência do seu texto, apenas corroboro com as palavras do irmão Breno Macedo que me antecedeu neste comentário.

    Parabéns!

    Seu conservo e admirador,

    Pr. Carlos Roberto

  4. Parabéns Pr. Marcello pela bela exposição sobre o ministério de Paulo.
    Consulte também meu blog:
    Bonani Sim, Banana Não e deixe seus comentários!
    Um forte Shalom!
    Bonani

  5. Shalom!

    Prezado Breno Macedo, agradeço seu carinho, bem como por suas palavras abençoadoras. Volte sempre!

    Nele, Pr Marcello

  6. Shalom!

    Amado Pr Marcos, uma alegria receber seu comentário. O Eterno seja contigo!

    Nele, Pr Marcello

  7. Shalom!

    Nobre Rev. Carlos, sua presença e seus comentários são uma honra para este jovem-pregador e biblista. Deus lhe alargue os horizontes!

    Nele, Pr Marcello

  8. Shalom!

    Amado Prof. Ideberto, agradeço seu carinho e seu comentário. És sempre bem vindo neste espaço. Com certeza, visitarei seu blog.

    Nele, Pr Marcello

  9. Elton Morais disse:

    Parabéns pelo texto.

    "Penso que o que está faltando me nossos dias são homens que entendam o papel central da pregação no ministério da Igreja. A necessidade e encher os cultos com peças teatrais, coreografias e tantas outras coisas mais surgiu, penso eu, da deficiência dos nossos pastores em expor as Escrituras com fidelidade e clareza." Breno Macedo.

    Jesus continue te abençoando!

    Em Cristo,
    Elton Morais

  10. Pr. Marcello de Oliveira.

    Simplesmente Maravilhosa sua explanação. Sou seguidor do seu Blog e um pequeno aluno do seu ministério de ensino. Que o Senhor Jesus lhe acrescente a cada dia Sabedoria, Unção e Graça para ministrar a Verdadeira Palavra de Deus tão rara em nossos púlpitos.
    A Paz do Senhor!
    Marcelo D. Freitas

  11. Anonymous disse:

    Estimado Prº Marcello de Oliveira
    Shalom.

    Perdoe-me a ausência.
    Continuo orando por sua vida e familiares.
    Boa esta matéria sobre o apóstolo dos gentios. Parabéns pela abordagem.

    Fraternalmente em Cristo Jeus,

    JRS

  12. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    A leitura deste texto nos torna eficaz, na certeza que convivemos com líderes em diversos ministérios, que não se comovem com a verdadeira posição de um homem de Deus, demonstrado pelo amado apóstolo de verdade, chamado de Paulo.

    Os sentimentos existentes em muitos que pensam, serem edificantes para a obra de Deus, como o refúgio do engano, chamado Encontro dos Gideões, provoca o bom senso, aos que conhecem um pouco à respeito do Deus da palavra, e não convivem com a palavra sem Deus, existente nestes movimentos que sufocam o simples.

    O Senhor seja contigo, nobre amigo e servo de Deus!

    O menor de todos.

  13. Anonymous disse:

    Não há Santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
    I Samuel 2.2

  14. A Paz do Senhor Jesus, Pr. Marcello!
    Perdoe-me pela ausência. Infelizmente, passei meses sem acessar meu próprio blog, porém, estou de volta, graças a Deus!!
    Ainda estou retomando os contatos com cada seguidor e colega blogueiro.
    Que honra recebê-lo novamente por lá. Fico muito feliz!

    E que prazeeeeer maravilhoso estar aqui mais uma vez tendo minha mente e espírito edificados através de seus textos que tanto me ensinam e inspiram.
    Depois de Jesus, Paulo é o que eu mais admiro. E como foi bom conhecer mais três características sobre este grande homem de Deus.
    Que o Senhor continue lhe abençoando a cada amanhecer.

    =)

    -www.tathicomvc.blogspot.com

  15. Anderson disse:

    Rev. Marcelo, paz!
    Maravilhoso texto! Que Deus nos ajude à sermos bons pregadores da Palavra com as qualidades do Apóstolo Paulo.

    E ainda tem certos líderes "apóstolos" que se comparam ao Apóstolo Paulo. Pra ficar igual falta algumas coisas…AÇOITES, TRABALHAR DURO (FAZER TENDAS), ETC!!!

    Abraço!

  16. Shalom!

    Amado Marcelo Freitas, alegre está meu coração em ver sua dedicação em crescer no conhecimento da Palavra. Prossiga! ORe por mim!

    Nele, Pr Marcello

  17. Shalom! Amado Pr. Newton, estamos juntos lutando pela causa do EVANGELHO, tão corrompido e mistico que tem encontrado lugar em muitas igrejas. Miremos o exemplo de Paulo!

    Um grande abraço, Pr Marcello

  18. Shalom!

    Prezada irmã Tatiana, que alegria revê-la neste espaço. Volte sempre! Este blog tem um alvo: Exaltar a Palavra do Eterno – Sl 138.2

    Nele, Pr MArcello

  19. Shalom! Prezado Anderson, agradeço por suas bondosas palavras. Continuemos a nos encantar com a Bíblia e com o legado extraordinário que Paulo nos deixou.

    Nele, Pr Marcello

  20. Olá Pr. Marcello, graça e paz. Você comentou um post em meu blog uma vez e não voltou mais.
    Hoje tive tempo de ver e passei a seguir este ótimo blog.
    Gostei desta postagem. Realmente a palavras precisa ser pregada de forma a alterar o mundo à nossa volta – Reino de Deus desalojando o reino das trevas.

    Parabéns.

    Faça uma nova visita:
    Marcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

  21. Paz do Senhor Pastor Marcello de Oliveira!!!

    Conforme indicação sua visitei seu blog e gostei muito de "Paulo, um pregador extraordinário"!! A igreja do Senhor Jesus hoje precisa de homens assim como Paulo que em suas palavras pode dizer .. "sede pois meus imitadores como sou de Cristo"

    Me siga tbm em seu blog, para que possamos juntos pregar o evangelho do Senhor Jesus.

    http://stanleyroncalli.blogspot.com/

    Em Cristo Jesus;

    Stanley Roncalli

  22. Muito bom conhecer seu blog e ver que busca glorificar a Jesus Cristo.

    Já estou seguindo.

    No seu texto sobre o ap. Paulo me chamou atenção a "erudição com unção", pois em nosso tempo é muito comum encontrar muita erudição sem unção nos púlpitos.

    Forte abraço, o Eterno é contigo!

  23. Judson Canto disse:

    Caro Marcello,

    Falta a muitos pregadores de hoje seguir o conselho do próprio apóstolo, repetido três vezes: "Sede meus imitadores", que se estende também com certeza à maneira de apresentar o evangelho de Cristo ao mundo.

    Abraço.

    Judson.

  24. Nicodemos disse:

    Paz seja contigo amado irmão

    Sinto-me alegre em Cristo primeiro, por tua vida e sinceridade acerca da exposição das Escrituras. Pois evidencias o fato de que é Cristo operando por meio de nós que torna possivel a pregação legitima do Evangelho.

    O tesouro é depositado em vasos de barro para evidenciar a Grandeza e a Glória de Deus e não como muitas pessoas se deixam exaltar e atraem glória de homens sobre si mesmos, como se o vaso fosse algo de grande valor se comparado ao Senhor; que exalta a quem lhe aprouver e humilha a quem se ensoberbece.

    De fato eu sendo um pequenino me lanço ao desafio de não ceder um milimetro em relação ao firme fundamento que é Cristo. Não serei cumplice com impuros e devassos, de entendimento torpe e nem com suas más obras.

    Hoje consigo compreender como sofrem e são perseguidos a todos que não se dobram a baal, mamom, e a homens que se intitulam vultos e figurões.

    Louvo a Deus e regozijo em saber que o testemunho dos apóstolo ainda encontram imitadores nesta terra.

    PS: Obrigado pela visita em meu blog atalaiadocastelo.blogspot.com e pelo elogio que teceu. Pr Marcello és bem-vindo em meu humilde blog e se eu puder edificar a outros pela Fé mútua em Cristo.

    E o mesmo digo aos amados irmãos que são aqui edificados para me visitarem também.

    Deus abençoe esta nação e complete a Boa obra em cada um de vós.

  25. disse:

    Olá , graça e paz
    queria agradecer sua visita, e queria te dizer que ja estas como parceiro no meu blog ok!!
    muito bom seu texto… dez!!

  26. Ainoan Rocha disse:

    A paz do Senhor Pr. Marcelo.

    Texto muito bom. Agradeço seu comentário em minha postagem sobre o teórico Paulo Freire em meu blog sobre educação ( educacaooquevocetemadizer.blogspot.com),mas visite também o meu referente a reflexões bíblicas que eu e meu noivo fazemos. O nome do blog é "E conhecereis a verdade e ela vos libertará" ai segue o endenreço: econhecereisaverdadeeelavoslibertara.blogspot.com

    Será o uma imensa satisfação tê-lo como comentarista e seguido caso se agrade. Críticas são bem vindas pois queremos crescer não só na graça, mas também no conheciento.

    Fique na graça e paz do nosso Senhor e Salvador JEsus Cristo.

  27. Fabrício Luz disse:

    Caro Pastor Marcello.
    Agradeço a visita no "Leitura em 'z'" e mais ainda a indicação deste texto.
    É um desafio muito grande buscar a profundidade sem descambar para um texto ininteligível e rebuscado, que só o autor capta o significado, e isso cabe bem na questão de "erudição, sem perder a unção".
    Não me acho nem um pouco "erudito", mas reconheço que faço caminhos mentais que só eu mesmo entendo, e isso não é nada bom para quem quer ser entendido.
    Me chama a atenção também a questão da vaidade que deve ser afastada a todo custo pelos servos do Senhor…
    Tarefa difícil esta de combinar o exercício pleno de dons em favor da Palavra, sem deixar-se contaminar com a ilusão de que o dom é motivo de "orgulho" pessoal.
    Quantos caem nessa armadilha…
    Só mesmo sendo humilde como Paulo para buscar no Senhor o equilíbrio.

    Eu jáq conhecia seu blog, e ele estará devidamente posto como referência no "Leitura em z".

    Abraços

  28. Vim retribuir a cortezia de visitar meu blog e gostei muito do que achei aqui. Já estou te seguindo e, se em algum momento tornar a visitar o meu blog, fique à vontade para seguir, se assim o desejar. Deus continue abençoando o vosso ministerio.
    Graça e Paz,
    Israel

  29. disse:

    Muito bom texto, seria muito bom, se os pregadores de hoje fosse como Paulo, reconhecendo que o poder era do Senhor!

  30. carlos alberto disse:

    como seria bom se em nossos dias tivesse tantos paulos,onde ele tudo que fazia era para a honra de JESUS CRISTO.parabéns pastor pelo estudo sobre paulo.DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *