Pela fé Raabe, a meretriz

Hebreus 11 é a galeria dos heróis da fé, cita apenas duas mulheres pelo nome: Sara, a esposa de Abraão (v. 11) e Raabe, uma meretriz de Jericó (v. 31). Sara era uma mulher temente a Deus, esposa do fundador do povo hebreu , e Deus usou seu corpo consagrado para dar à luz Isaque. Raabe, por sua vez, era uma gentia ímpia que adorava a deuses estranhos e vendia seu corpo. Em termos humanos, Sara e Raabe não tinham nada em comum. Mas do ponto de vista divino, Sara e Raabe compartilhavam a coisa mais importante da vida: as duas exercitaram a fé salvadora no verdadeiro Deus vivo.

Porém, a Bíblia vai ainda mais longe e relaciona Raabe ao Messias! Ao ler a genealogia de Jesus Cristo em Mateus 1, encontramos o nome de Raabe na mesma lista (v. 5) que os nomes de Jacó, Davi e de outras pessoas famosas da linhagem messiânica. Sem dúvida ela percorreu um longo caminho de prostituta pagã a antepassada do Messias.

Neste ensaio, gostaria de chamar a sua atenção para a fé de Raabe. Surge a intrigante pergunta: Como pode uma meretriz ter fé? É possível? Como era a fé de Raabe?

1. Uma fé corajosa (Js 2.1-7)

Tanto Hebreus 11.31 quanto Tiago 2.25 mostram que Raabe havia depositado sua fé no Deus Eterno antes de os espias chegarem a Jericó. Jericó era uma das “cidades estados” de Canaã, cada uma delas governada por um rei (cf. Js 12.9-24). A cidade ocupava cerca de 8 ou 9 acres, e há evidências arqueológicas de que era protegida por uma muralha dupla, cada parte separada da outra por uma distância de cinco metros. A casa de Raabe ficava nessa muralha (Js 2.15).

Quarenta anos antes, Moisés havia enviado doze espias a Canaã, e somente dois deles haviam apresentado um relato favorável (Nm 13). Josué enviou dois homens para espiar a terra e, especialmente, para obter informações sobre Jericó. Queria descobrir como os habitantes da cidade estavam reagindo à chegada do povo de Israel. De que modo os dois espias entraram na cidade sem ser imediatamente reconhecidos como forasteiros? Como encontraram Raabe? Ao ver esses acontecimentos se desenrolando, somos compelidos a crer na providência divina. Raabe era a única pessoa em Jericó que cria no Deus de Israel, e Deus levou os espias até ela.

É impressionante como Deus, em sua graça, usa pessoas que, a nosso ver, jamais poderia servi-lo (1 Co 1.27-29). Raabe colocou sua vida em perigo ao receber os espias e escondê-los, mas esse fato, em si, mostra sua fé no Senhor. É impossível ocultar a fé salvadora pó muito tempo. Uma vez que aqueles dois homens representavam o povo de Deus, ela não teve medo de ajudá-los. Se o rei tivesse descoberto a dissimulação de Raabe, ela teria sido executada como traidora.

2. Uma fé confiante (Js 2.8-11) –

A fé vale tanto quanto aquilo que se crê. Há quem creia na fé e pense que pelo simples fato de crer pode fazer maravilhas. Outros crêem em mentiras, o que na verdade não é fé, mas sim superstição.

Dr. Martyn Lloyd-Jones disse: “A fé manifesta-se em toda a personalidade”. A verdadeira fé salvadora não é apenas uma proeza resultante do esforço intelectual pelo qual nos convencemos de que algo é verdade, quando não o é. A verdadeira fé salvadora envolve “toda nossa personalidade”: a mente é instruída, as emoções são estimuladas e a vontade age em obediência a Deus.  

 Veja isto exemplificado na vida de Raabe: Ela sabia que Jeová era o Deus verdadeiro [a mente]; ela temeu por si mesma e sua família quando soube das grandes maravilhas que ele havia realizado [as emoções] e ela recebeu os espias e implorou pela salvação de sua família [vontade]. Portanto, toda a personalidade deve estar envolvida, caso o contrário, não se trata de uma fé salvadora conforme descrita na Bíblia.

Quando disse: “Bem sei que o Senhor vos deu esta terra” (Js 2.9), Raabe demonstrou mais fé do que aqueles dez espias quarenta anos antes. Sua fé baseava em fatos e não apenas em sentimentos, pois ela ouviu falar dos grandes milagres que Deus havia realizado, a começar pela divisão das águas do mar Vermelho no êxodo.

“Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Js 2.11). Uma confissão de fé tremenda, vindo dos lábios de uma mulher cuja vida havia sido cativa da idolatria pagã! Raabe creu no único Deus e não no panteão de deuses que habitavam os templos pagãos. Creu que Ele era um Deus pessoal  (“vosso Deus”), que agiria em favor daqueles que confiavam nele.

E para você leitor [a], o seu Deus é apenas Deus dos céus, ou também o Deus de toda a terra?  Para muitos cristãos, Deus é Deus apenas dos céus e não da terra!  Ele manda em cima, mas não interfere embaixo. O Deus de Raabe, era Deus nos céus e Deus de toda a terra. Aleluia!  Raabe creu num Deus grande e tremendo!

Nele, que é Deus dos céus e Deus de toda a terra

Pr Marcelo Oliveira

10 Responses to Pela fé Raabe, a meretriz

  1. Caro amigo e irmão pr. Marcello de Oliveira!

    Louvo a Deus pela sua vida e disposição em compartilhar conosco aquilo que o Eterno lhe tem concedido.
    Parabéns pelo elucidativo texto!
    O Senhor te conserve e vitória!

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

  2. Gilson disse:

    Pr. Marcello todos os dias venho visitar seu Blog afim de ler essas benção do céu que o senhor tem postado para nossa edificação, que Deus continue vos abençoando cada dia mais para que você compartilhe essas benção…

  3. Edinei Siqueira disse:

    Que jóia preciosa essa sua exposição da fé de Raabe. Pena que nos púlpitos de nosso Brasil não há espaço para pregadores exegéticos como você. Como a igreja precisa de mensagens expositivas como esta, que faz vibrar a alma de alegria. Um texto como este deve ser lido várias vezes. parabéns!

    Pb. Edinei, Th.B

  4. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom!

    Prezado Pb Edinei, creio que Deus levantará uma geração de pregadores que amam as Escrituras. Estes “pseudosavivalistas” passarão, mas a PALAVRA permanecerá. Ore por mim, para que Deus me mantenha fiel ao chamado e continue me dando a graça de expor a sua PALAVRA.

    Nele, A Palavra Eterna, Pr Marcello

  5. Luiz disse:

    Amado Pr Marcelo,
    Estou lendo o livro de Josué. Tenho uma dúvida (curiosidade) sobre uma fato relatado no livro a respeito de Raabe. O dois espias estabeleceram algumas condições para que Raabe fosse salva e uma destas condições era que permanecesse em casa junto com os seus (Jos. 2.18). Sabemos também que a casa ficava sobre o muro de Jericó (Jos 2.15). Este caiu aos gritos do povo e som de trobetas dos sacerdotes (6.20) e então Raabe e os seus foram salvos ( 6.22,23). Os espias entraram em sua casa (veja a ordem dos fatos)! A dúvida: A casa de Raabe não caiu junto com o muro já que estava sobre este? Sei que este é um problema de fácil solução. Uma por exemplo, é não considerar a ordem cronologica. Entretanto, não sei se este é o caso. Sei que vc tem uma explicação muito mais sólida para este caso. Aguardo resposta.
    Abraço
    Luiz

  6. jimmy disse:

    caro pr marcelo , muito obrigado por compartilhar este estudo foi uma benção na minha vida, e vou compartilhar tbm com minha comunidade !!!
    que Deus te abençoe

  7. Isac Junior disse:

    Por acaso procurando me aprofundar no comentário que darei na escola dominical sobre o tema Zaqueu e Raabe me deparei com este achado glorioso da parte do nosso irmão , só veio enriquecer mais ainda nossas vidas e nosso entendimento sobre as escrituras sagradas . que Deus te abençoe cada vez mais

  8. vicente carlos souza disse:

    começo pedindo desculpa pela minha ousadia em discordar, pois entendi que RAABE AO ouvir os feitos de DEUS atraves do deserto e mar vermelho ela mais teve medo que fé, no entanto se o temor for principio de fé então eu concordo contigo. graça paz da parte de DEUS CRIADOR E PAI DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

  9. Ccarmen Cadeira disse:

    Gostaria de saber algo mais sobre Salmom…Salma, o israelita que se casou com Raabe. Não era errado, os israelitas se casarem com pessoas de outras raças? Esse Salmom é Samua da tribo de Rubem, homem escolhido por Moises pra espiar a a terra? Como explica a entrada de uma prostituta na linhagem de Jesus? Qual o proposito? Quebrar paradigmas? Se é assim por que Esdras mandou os homens israelitas mandarem embora sua esposas de outras nações? Sou apenas uma curiosa que estou leno a biblia e me pego com estas questões justamente porque fiquei sabendo da historia de Raabe…
    Carmen

  10. Ccarmem acredito que o fato de Deus ter feito com que raabe entrasse pra linhagem de Jesus foi pra fazer valer a passagem que diz Deus usa as coisas loucass desse mundo pra confundir as sábias e também que ele usa quem quer como quer e dá maneira que ele quer raabe era gente que nem a gente criticada pela sociedade mas que a partir de uma decisão tomada pela própria mudou de vida quando se converteu a Deus pelos vários feitos do senhor usando sua fé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *