Um pequeno sino dourado encontrado depois de 2.000 anos num antigo esgoto abaixo da Cidade Antiga de Jerusalém foi apresentado domingo (24) por arqueólogos israelenses, que o classificaram como um achado raro. A esfera de meia polegada (um centímetro) de diâmetro tem uma pequena alça que parece ter sido usada ??para costurá-la como um ornamento para a roupa de um residente rico da cidade há dois milênios, disseram os arqueólogos. Quando Eli Shukron da Autoridade de Antiguidades de Israel agitou o sino, o som metálico fraco era algo entre um tilintar e um chocalho. [clique aqui para escutar] O Antigo Proprietário do sino provavelmente "andou na rua, e de alguma forma o sino de ouro caiu de sua roupa para o canal de drenagem", disse Shukron. A relíquia foi encontrada na semana passada. Shukron disse que este sino foi o único encontrado em Jerusalém da época do Segundo Período do Templo, sendo por isso um achado "muito raro". O Segundo Templo durou de cerca de 515 aC até 70 dC. O livro bíblico do Êxodo menciona pequenos sinos dourados costurados na orla das vestes dos sacerdotes do Templo, junto com romãs decorativas. Os artesãos encarregados de fazer as roupas sacerdotais e implementos, de acordo com a Bíblia, "faziam os sinos de ouro puro e prendiam os sinos ao redor de toda orla do manto, entre as imagens das romãs." (Êxodo 28:33-34 e 39:24-26) Não se sabe se este sino foi anexado a uma peça de roupa sacerdotal. Nele há apenas a gravação de um padrão de canais circulares, começando no topo.
Sino encontrado nos esgotos da Cidade Antiga de Jerusalem (FONTE: Israel Antiquities Authority)
O sino foi encontrado no interior das muralhas da Cidade Velha, a poucos passos do local dos Templos judeus – o complexo sagrado conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como o Nobre Santuário. O local é o lar da Mesquita Al-Aqsa e o santuário islâmico conhecido como o Domo da Rocha. A escavação do esgoto é parte das Escavações da Cidade de David na parte mais antiga de Jerusalém, que fica do lado de fora dos muros da cidade atual e debaixo do bairro palestino de Silwan. No passado, os Palestinos opuseram-se a escavações israelenses nessa área. O esgoto, que se imagina ter sido usado pelos rebeldes judeus para fugir dos legionários romanos que arrasaram Jerusalém e seu Templo em 70 dC, será preparado para ser aberto ao público no final deste verão.
…………………………….
Jim Davila, em
Paleojudaica, comenta sabiamente sobre a interpretação de que este sino poderia ter pertencido a um sacerdote ou um homem de grande autoridade:
"Bem, talvez. Por um lado é verdade que as únicas referências para sinos de ouro na Bíblia hebraica são sinos nas vestes do sumo sacerdote (Êxodo 28:33-34; 39:25-26). Por outro lado, em primeiro lugar, a única outra menção de sinos (com uma palavra hebraica diferente) refere-se a ornamentos de cavalos (Zacarias 14:20). Presumivelmente, os sinos eram usados ??em muitos outros contextos, por isso nossa amostra de alusões culturais é limitada. Mas, você pode perguntar, onde foram parar os sinos de ouro? Bem, em segundo lugar, Isaías 3:16-18 refere-se a pulseiras que as mulheres ricas de Jerusalém usavam em seus tornozelos e que "soavam" ou faziam algum tipo de ruído de bracelete. Estas senhoras claramente usavam muitas jóias e adornos (ver também vv. 19-23), então parece inteiramente provável que elas às vezes usavam sinos como jóias e que alguns daqueles sinos poderiam muito bem ter sido feitos de ouro. E sabemos que as damas da época do Segundo Templo em Jerusalém gostavam de usar brincos de ouro. Portanto, este sino não precisa necessariamente ter vindo de "um homem de grande autoridade"."
P.s>> Meus sinceros agradecimentos ao amado irmão Wellington Mafra pela tradução e disposição de traduzir este texto.
É uma descoberta preciosa.
Realmente estes arqueólogos fizeram um trabalho bem sucedido.
Agora onde foi usado, é complicado dizer mesmo, com tantas notas de referencia…
Parabéns pelo post.
estou fazendo a roupa do sumo sacerdote arão, e estou colocando guizos dourados na orla do sobrepelis intercalados com as romãs.os guizos que estou colocando se parecem com este tipo de sino encontrado nas escavações,quero saber se estou no caminho certo.