Sélah – O “misterioso” sinal

A palavra “sélah” é empregada 71 vezes nos salmos e 3 vezes no profeta Habacuque. Ao que parece, Habacuque era um profeta-sacerdote relacionado com os cantores do templo (Hc 3.1,3,9,13,19).

Até hoje sua etimologia, mas especialmente seu real significado são incertos para os estudiosos. Os comentaristas apresentam as seguintes sugestões para o seu significado:

a) Um sinal litúrgico (salal=elevar), talvez para que fossem elevadas as vozes ou as mãos em atitude de oração.

b) Deriva-se de uma raiz aramaica – sl = prostrar-se. Seria um sinal indicativo para que nesse ponto o adorador se prostrasse.

c) Uma orientação musical dada aos cantores ou à orquestra para “elevar”, isto é, cantar ou tocar mais forte, ou um acompanhamento mais alto. Esta explicação é a mais generalizada e mais aceita por todos.

d) O original hebraico sélah significa “descanso de um; suspender ou erguer”, podendo significar o suspender de uma balança para pesar.

e) Na Septuaginta, ou a tradução dos setenta, do hebraico para o grego, sélah foi traduzida por – “diapsalma”, que significa intervalo, interlúdio, mudança de tom.

f) Em outras traduções gregas como a de Áquila, sélah foi traduzida por aevi – sempre; enquanto Teodocião traduz por eivs tevlos – evs tilos = no fim; parecendo indicar uma benção litúrgica semelhante a Amém e Aleluia.

g) “Sélah” é uma pausa para que o nosso pensamento seja elevado a Deus. É um suspiro pausado de alegria, quando alguém que amamos chega inesperadamente a nossa frente ou à nossa casa. Seria uma espécie de interjeição de alegria ou satisfação.

h) Sélah é o expressar harmonioso de todas as fibras de um coração que ansiasse pelo auxílio de Deus e de repente sentisse a doce serenidade da presença divina, como seu conclui dos Salmos 67.1

Nos salmos 143.6 está escrito: “A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta – “Sélah”. A palavra aqui significa fazer uma pausa e elevar a alma e não simplesmente a voz.


O erudito Stainer comenta que “sélah” seria uma tentativa de retratar uma imagem através de sons, como um interlúdio musical. Partindo deste pressuposto Stainer descreve vários tipos de “sélas”, que mostraremos a seguir:

1. O sélah sacrificial – Stainer comenta sobre esse sélah dizendo: “Sabe-se que o som de trombetas acompanhava o ritual do altar, produzindo um ressoar de trombetas de prata, como se fosse a fumaça do sacrifício subindo ao céu. Depois que a vítima era consumida, a música do ofertório silenciava”. Aqui cabe uma explicação das palavras difíceis dos Salmos 47.5: “Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas”. O sélah que precede esse versículo era o interlúdio sacrificial das trombetas aumentando com aleluias altos, que iam desaparecendo à medida que a fumaça diminuía até que, acima das brasas quase extintas do sacrifício, os levitas entravam novamente para dizer que o Senhor, que lhes pareceu descer até eles do mais alto do céu para receber a oferta, tinha voltado novamente para seu trono sublime.

2. O sélah da guerra (Sl 60.4; 76.1-3) – Nesses salmos vemos Deus quebrando as armas de guerra e entrando na batalha. O Senhor é apresentado aqui como “Senhor dos Exércitos”. As trombetas, provavelmente é o “shofar”, feito com chifre de carneiro retorcido. Essa trombeta era usada especialmente nas batalhas, para conduzir as tropas. Quando os líderes de Israel tocavam esta trombeta, Deus entrava em ação em favor de seu povo. Veja estas referências: Js 6.5,20; Jz 3.27; 6.34; 7.16,18; Ne 4.18-20. Esse sélah de guerra – um interlúdio musical – servia certamente para descrever a ira e a fúria da batalha.

3. O sélah triunfal (Sl 49.15)O salmista declara: “Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si. Sélah”. Nos versos 13 e 14, observa-se o “sélah” da morte, quando as flautas tocavam uma melodia fúnebre sobre o perverso. Mas o interlúdio musical [sélah] do verso 15 seria o ressoar do trombeta – imagem do triunfo e da ressurreição dos mortos.

Talvez isso indique a ressurreição dos justos na segunda vinda de Cristo, ao som da última trombeta (I Co 15.51-57; I Ts 4.13-18). Esse será sem dúvida o “sélah triunfal”.

Conclusão.

Essas interpretações do termo “sélah” certamente servem de ajuda para ensinar a “verdade”. Às vezes compreendemos os versos apenas pelos “sélas”. O “sélah” não é apenas uma pausa, é também um interlúdio musical descritivo que ilustra e interpreta o que vem antes e depois dele, dando um “tom colorido” ao cenário, estimulando a imaginação dos ouvintes. A orquestra e os músicos do templo assim ajudavam os cantores com esses “sélas” descritivos, “sélas” de sinfonia melódica, sacrifício, guerra, paz e triunfo. Isso tornava nítido na mente dos cantores e adoradores aquilo que Deus estava dizendo através das palavras dos salmos.

Bibliografia:

Kaiser, Hilmar Sathler. Selah. CCBB. 2009
Conner, Kevin J. Segredos do Tabernáculo. Ed. Atos 2004

28 Responses to Sélah – O “misterioso” sinal

  1. Se não há definição precisa sobre o significado exato dessa palavra, creio a Bíblia me permita escolher um dos que o senhor apresentou muito bem em seu estudo…

    Escolho “pausa”, como na Nova Versão Internacional. Ao final de cada verso em que foi escrito “Selah”, temos um convite para parar por um momento e fazer uma reflexão mais aprofundada, com suavidade e muita atenção…

    Lida também por esse ângulo, em todos os lugares onde foi escrita, “Selah” coube direitinho e produz um efeito muito importante para nossas almas: adestra nossos corações para maior sensibilidade em ouvir a voz do Criador.

    ——-

    Deus continue te inspirando e direcionando pra nos abençoar.

    Shalom.

  2. Danilo Neves disse:

    E quanto a aparição dela em Hc? Contém a provável idéia de interlúdio tb ou é mais incerta ainda, o significado, do que nos salmos?

    As prováveis interpretações parecem, pelo post, apontar para algo no sentido de “alerta musical” que tem o propósito de destacar alguma coisa importante na letra, no conteúdo da música. A pergunta que fica é: o sentido será somente musical da palavra sélah?

    Há fortes evidências para “pausa” ou “interlúdio”, mas nenhuma conclusiva. Fica, portanto, a incerteza e qualquer posicionamento que tomarmos deve ser acomapanhado da palavra “provável”.

  3. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Mais um artigo de grande valia para nós estudantes da Palavra. O sr. conseguiu com maestria reunir em um único artigo definições diferentes, mas que se complementam mutuamente, nos ajundando a compreender melhor o “misterioso” selah.

    Que Deus em Cristo continue lhe abençoando,

    Ednaldo.

  4. Caro Pr. Marcello Oliveira,
    Graça e Paz!

    Mais uma vez vc. consegue trazer à luz em seu blog, a explicação de uma espressão que para muitos é uma indagação.

    Ainda que não tenhamos uma definição conclusibva, todas as possibilidades já expostas pelos diversos estudiosos, nos dão conta de um um significado o mais próximo possível do que significa.

    Como músico desde criança e agora servindo no Ministério da Palavra, fui abençoado com seu artigo.

    Parabéns!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  5. Ariel Souza Rossi disse:

    O profeta Hb, fez sua oração em forma de canto, por isso ele também utiliza o termo seláh.
    Ou seja, pelo mesmo motivo que é utilizado nos salmos, é também utilizado por Habacuque.

  6. Nobre Marcello,

    parabéns por mais esta abordagem.

    Abraços!

  7. Como um profícuo garimpeiro no LIvro Santo, pastor Marcelo de Oliveira tem nos brindado nestes dias, com verdadeiras pepitas, resultado de suas argutas pesquisas bíblicas.
    Parabéns pelo excelente artigo a respeito do termo “selah”.

    Pastor Marcos Antonio da Silva
    Plant City, Florida – USA

  8. Pr. Marcello, a paz!

    É comum recebermos perguntas referentes ao “Sélah” dos Salmos. Eis que o seu texto explora todas as interpretações possíveis, servindo com um ótimo auxílio.

    Abraços!

  9. Prezamado homem de Deus, Pr.Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Depois de mais esta matéria, pensei em preparar um carimbo especial, e não responder com mais nenhum comentário.

    Este carimbo, seria utilado sempre, escrito apenas com:

    Valeu! Homem de Deus!

    O Senhor seja contigo! sélah.

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  10. Nobre pastor Marcello, Shalon!

    Este estudo sobre Sélah com suas possíveis interpretações e aplicações muito bom, parabéns!

    Marcelo Oliveira.
    http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com/

  11. Shalom!

    1. Irmã Elaine, grato por sua participação e comentário.

    um abraço, Pr Marcello

  12. Shalom!

    Prezado Danilo, em Habacuque o “Sélah” dá idéia de pausa e meditação, como nos Salmos. Perguntei a um Rabino de Nova York, e ele disse que essa palavra sélah é uma das mais dificeis de interpretação na Tanach.

    um abraço, Pr Marcello

  13. Shalom Ednaldo!

    1. Grato por suas palavras de apreço. Tenho procurado orientar aos amados visitantes deste site, naquilo que tenho estudado e pesquisado.

    Volte sempre!

    abraços, Pr Marcello

  14. Shalom!

    1. Nobre Pr Carlos, agradeço ao Eterno que o sr foi abençoado e edificado com este artigo.

    2. O Eterno te abençoe grandemente!

    abraços do amigo, Pr Marcello

  15. Shalom Ariel [leão de Deus]!

    1. Grato por sua visita e comentários. Agora vc diz o profeta Hb [Hebreus]? ….. ou Habacuque [Hc]? Deve ter sido erro de digitação, e vc está perdoado.

    Volte sempre a este singelo espaço!

    abraços, Pr Marcello

  16. Shalom!

    1. Nobre Pr Altair, agradeço-lhe por seus comentários, que honram este singelo espaço.

    abraços, Pr Marcello

  17. Shalom!

    1. Preclaro Pr Marcos Antonio, meu coração se alegra em receber seus comentários generosos e sinceros. Deus abençoe sua vida, família e ministério. Tenho aprendido muito com seus excelentes sermões!

    2. Prezados leiores, indico o ótimo blog do Pr Marcos Antonio –

    http://oarautoestudosesermoes.blogspot.com

    Volte sempre!

    abraços, Pr Marcello

  18. Shalom Gutierres!

    1. Fique a vontade para usar este estudo e instruir nossos amados irmãos.

    muito agradecido, Pr Marcello

  19. Shalom!

    1. Prezamado Pr Newton, obrigado por suas palavras de apreço e consideração!

    2. O sr é sempre bem vindo neste espaço!

    May God bless you!

    abraços, Pr Marcello

  20. Shalom Marcelo!

    1. Deus lhe abençoe grandemente! Seja abençoado e continue crescendo na graça e conhecimento do nosso amável Senhor!

    abraços, Pr MArcello

  21. otdx disse:

    Marcello, Shalom!

    Excelente estudo. Sempre que leio “Selah” entendo como “Pensa!”, “Medita!”. É bom ver toda a profundidade que o termo carrega.

    Que o Eterno te abençoe e te guarde.

    Abraço!

  22. Amado Marcello,

    A paz do Senhor!

    Gostei muito do seu blog. Os textos são muito bons. Que Deus te abençoe ricamente.

    Abraços!

    Jordanny Silva
    Brasília

  23. Kharis kai eirene

    Prezado Pr. Marcello, meus parabéns por essa incursão esclarecedora a respeito do termo Selá. Não há necessidade de eu acrescentar qualquer coisa ao tema estudado. Desejo, porém, incentivá-lo que qualquer dia desses o prezado amigo trate também dos títulos dos salmos. Um tema interessante, mas infelizmente nossos irmão têm poucas informações sobre o assunto.
    Amigo, me desculpe pela demora em responder o post e também de não continuar com a minha participação naquele tema. Estava envolvido com alguns compromissos e naquele mês não tive tempo nem mesmo de conferir os meus e-mails.
    Um abraço
    Esdras Bentho

  24. Shalom!

    1. Haver Fabrício, grato por sua visita e seus comentários!

    2. HaShem te abençoe e te guarde!

    abraços, Pr Marcello

  25. Shalom Jordanny!

    1. Grato por sua visita e comentários. O Eterno te alargue os horizontes!

    abraços, Pr Marcello

  26. Shalom!

    1. Amado Pr “Ezra” sua visita e seus comentários honram este singelo espaço. O El Deót – Deus da sabedoria te capacite para sua palestra no stand da CPAD sobre a importante temática da hermeneutica. Quando estiveres em São Paulo, me avise e nos encontraremos!

    2. Grato por sua “dica”. Irei pesquisar e desenvolver algo sobre os títulos dos Salmos.

    abraços, Pr MArcello Oliveira

  27. Aline disse:

    Olha que benção!!! eu sempre lia esta palavra na Bíblia e achava linda, uma vez li em algum lugar que seu significado era elevar-se como vc disse na primeira sugestâo.
    É sempre muito bom passar por aqui e aprender tanto com vc amado irmão.
    Deus continue te iluminando!
    Shalom!

  28. Hilmar disse:

    Shalom !!!
    Li com prazer sua abordagem sobre o vocábulo misterioso "selah".
    Excelente sua colocação sob o prisma da generalidade com enfoque na tutela de diversos ícones das Escrituras Sagradas.
    Abraços
    Pr. Hilmar Sathler Emmerich Eller Kaiser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *