Simão, o cireneu – Lucas 23.26

Jesus estava esgotado. Ele havia suportado vários julgamentos sem dormir, além de açoites impiedosos e todo o tipo de abuso. Agora, devido a uma tradição romana, ele tinha de carregar sua própria cruz, ou no mínimo parte dela, até o lugar da execução. Ele parece haver tropeçado sob o peso da cruz. Na verdade, nenhum dos evangelistas menciona esse fato, mas a tradição cristã, sim.  Talvez isso explique por que os soldados lançaram mão de Simão de Cirene transferindo a cruz para seus ombros, forçando-o a carregá-la. A igreja sempre honrou Simão por esse ato de bondade, embora ele tenha sido forçá-lo a fazê-lo.

 

Parece claro que Simão e sua família se converteram a fé cristã, pois Marcos o identifica como “pai de Alexandre e Rufo” (Mc 15.21), o que indica que eles eram bem conhecidos da igreja de Roma quando o evangelho de Marcos chegou ali.  “Simeão, chamado Niger [negro]”, líder na igreja de Antioquia, talvez tenha sido o mesmo homem (At 13.1), e Rufo e sua mãe, que Paulo saudou em Roma (Rm 16.13), bem podem ser a mesma família. Tudo isso sugere que o Simão que carregou a cruz de Jesus foi um negro africano de uma localidade hoje chamada Líbia.

É interessante refletir como três dos principais atores no drama da paixão estavam relacionados à cruz. Poderíamos dizer que Judas causou a cruz, porque a sua traição está diretamente ligada a ela; Barrabás escapou da cruz, ganhando a liberdade à custa da de Jesus; e Simão carregou a cruz, fazendo isso por Jesus. Além disso, esses três personagens são compatíveis com a experiência cristã hoje. Assim como Judas, temos causado a cruz por meio da nossa cobiça e hipocrisia. Como Barrabás, escapamos da cruz por meio daquele que morreu em nosso lugar. E como Simão, somos chamados a tomar a nossa cruz todos os dias e seguir a Cristo.

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia:  Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato

6 Responses to Simão, o cireneu – Lucas 23.26

  1. Diógenes Gimenes disse:

    Poucas palavras e uma profunda mensagem!

    QUE DEUS ABENÇÕE!!

  2. Sergiano Reis disse:

    A paz do Senhor Jesus,

    Esse texto é um chamado a comunhão com Deus.

    Depois dele é inevitável não orar assim: “Senhor, me dê forças para não para no caminho”

    Parabéns e glória a Deus!

  3. Muito, muito boa esta mensagem! Parabéns! Clara e edificante.

    Graça e paz!

  4. Bela e edificante mensagem, parabéns companheiro.

    Abraços.

  5. Bela e edificante mensagem, parabéns companheiro.

    Abraços.

  6. Marcelo Pires disse:

    Shalom

    Meu querido comprei seu livro pérolas, excelente!
    Aprendi a amar o irmão.
    Jesus te abençoe e te guarde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *