Síndrome de Raquel – Jr 31.15

 Síndrome é um conjunto de sintomas que caracterizam uma doença, física ou psicológica.  Usa-se, figuradamente, como sinônimo de características de uma situação ou momento. Dito isto, vamos ao texto. Raquel é Jerusalém. Jeremias vê a cidade como uma mulher chorando a morte dos filhos. Jerusalém chorando a morte de seus filhos e dos que iriam para o cativeiro. A cidade-mulher não quereria consolo. Os filhos não existiam mais.

É neste sentido que uso a palavra síndrome. Há pessoas que não querem consolo. Parecem sofrer de vitimismo. Já lidei com tantas ovelhas assim! Por mais que se mostre na Bíblia que Deus está no controle, por mais terno e amigo que se seja, por mais que se ore, a pessoa faz questão de cultivar sua dor. Quer ser vista como uma coitadinha, como uma sofredora. Quer piedade e não conforto. O sofrimento é uma necessidade para essas pessoas porque então todos ficam com peninha, não a censuram, não a criticam. A dor é uma proteção para elas.

Síndrome de Raquel é aquela atitude do crente que gosta de chorar miséria e alardear a necessidade de compaixão. É a atitude do crente que espera que todos se compadeçam dele. Crentes assim, além de evidentemente doentes, são um problema para o pastor. Alugam-no. São vampiros emocionais. Sugam toda a energia do pastor, sempre esperando atenção especial, mais que qualquer outro. Tive uma ovelha que era um vampiro emocional. Todos os dias eu devia lhe dedicar uma hora do meu tempo. Eu era o melhor pastor do mundo. Mas um dia precisei atender um irmão que perdera a esposa e logo depois perdera a mãe. Não pude dispensar atenção ao vampiro. Foi um deus-nos-acuda. Passei a ser o pior pastor do mundo. Aliás, muitos membros de igreja são assim. Quando o pastor se recusa a ser manipulado ou usado por elas, torna-se uma pessoa horrorosa.

Todos sofremos. Raquel, a cidade-mulher, sofria. Mas Deus fizera uma promessa: “Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz do choro, e das lágrimas os teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, e eles voltarão da terra do inimigo” (Jr 31.16). Deus diz para Raquel parar de chorar. Ele aceita o choro, mas não aceita a recusa do conforto.

Não ame a sua dor. Não seja um vampiro emocional do seu pastor ou da sua igreja. Por maior que seja seu sofrimento, Deus está atento, e diz para aceitar o consolo. Quer consertar sua vida. Não o impeça. É sua ordem que os pastores consolem o povo: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua malícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados” (Is 40.1-2). Aceite o conforto, enxugue as lágrimas e, em vez da tática do vitimismo, adote a tática do “Recebi em dobro e está na hora de refazer a vida”.

Síndrome de Raquel, não! Levantar a cabeça e recompor a vida, sim! Os eternamente queixosos afugentam as pessoas ao seu redor. E, o que é pior, afugentam a própria vida. Vamos viver!

Pr Isaltino Gomes

5 Responses to Síndrome de Raquel – Jr 31.15

  1. xavier campos disse:

    Paz do Senhor querido. Muito interessante esse artigo. Que Deus em Cristo possa abençoar sempre esse nobre trabalho.
    X.C.J

  2. Graça e paz Pr. Marcelo.
    Esse texto me lembra aquela passagem das Escrituras quando Jesus pergunta para aquele homem no poço de Betesda: “Você quer ser curado?” Aparentemente uma pergunta sem sentido, mas o que tem de gente que na verdade quer permanecer doente e se fazendo de vítima. É o caso da síndrome de Raquel, que querem ser consoladas, mas na verdade não querem o consolo do Espírito Santo.
    Que o Senhor nos livre de tais pessoas.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

  3. Jorge disse:

    Queria saber sua opinião sobre esse material de estudo:
    A bíblia codex sinaiticus , que foi digitalizada e compartilhada para estudo.
    Uma das organizações que participaram desse trabalho foi a biblioteca britânica.
    A minha pergunta é sobre o seguinte:
    Dentro do índice dessa bíblia está os livros tidos como apócrifos pelos protestantes, ou seja, dos 7, pelo menos 5 livros sobreviveram dentro desse exemplar do século III.
    A pergunta minha é:
    Quem está certo é os protestantes ou uma prova arqueológica como essa?
    Sua recusa a aceitar os livros pode até permanecer irmão, mas a prova cabal do uso dos livros dentro do Canon da bíblia é inegável, mesmo você querendo negar
    Ai esta o link e o índice esta a direita começando com Genesis (claro)

    http://codexsinaiticus.org/en/manuscript.aspx

    No site, em inglês, na mesma ordem em português
    Tobit – (Tobias)
    Judith – (Judite)
    I Maccabees – (I Macabeus)
    Wisdom of Solomon – (Sabedoria de Salomão)
    Sirach – (Eclesiástico (também chamado Sirácide, Sirach ou Ben Sirá )).

    Pode deixar sua resposta no blog http://patristicabrasil.blogspot.com/

  4. Muito atual e apropriado o texto.
    Deus seja contigo nobre companheiro.

    É sempre bom passar por aqui e dá aquela “espiadinha” rsrs.

    Posso publicar em meu blog?

    Abraços,
    Ev. Silas Pimenta.

  5. Janise Dantas disse:

    Ótimo post, aliás conheci algumas pessoas assim e confesso que dá uma canseira!
    Tem horas que dá vontade de fugir!

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