A igreja que queremos ser – At 2

A igreja primitiva é o modelo mais excelente para todas as outras, em todos os tempos, em todos os lugares. Esta igreja tornou-se uma referência de igreja fiel, digna de ser imitada. Ao vermos em nossos dias as mais variadas igrejas, com as mais diversas liturgias, diferenças doutrinárias e denominações, nos perguntamos: “Qual é a igreja que queremos ser”?


Ao olharmos para a igreja no livro de Atos 2, encontraremos as marcas de uma igreja verdadeira. Alguém já disse: “Só conseguiremos enxergar o futuro com os olhos do passado”.

1) Queremos ser uma igreja comprometida com a verdade (At 2.42) –

A igreja que nasceu como fruto do derramamento do Espírito e da exposição ungida das Escrituras perseverava na doutrina dos apóstolos. Não há igreja verdadeira sem a doutrina apostólica. Onde as verdades das Escrituras são negadas ou torcidas, pode haver sociedades religiosas, mas não igrejas de Cristo. A igreja não pode estar à mercê de doutrinas de homens, mas fundamentada na eterna e infalível Palavra de Deus.

A igreja não pode andar às escuras. Ela sabe com segurança para onde vai. Ela anda na luz da verdade. A Igreja atual precisa urgentemente voltar para as Escrituras. Infelizmente o que está crescendo espantosamente neste país não é o Evangelho, mas outro evangelho, um evangelho mistificado, sincrético, antropocêntrico, que busca agradar os homens, em vez de glorificar a Deus.

2) Queremos ser uma igreja marcada pela profunda união entre os irmãos (At 2.42)

Uma igreja jamais poderá atrair pessoas se não houver comunhão entre os seus membros. O amor é a evidência do verdadeiro discípulo de Jesus (Jo 13.35). Nesta igreja todos os membros da igreja estavam juntos e tinham tudo em comum. Nesta igreja a prioridade eram pessoas, hoje invertemos, a prioridade é quanto está entrando no caixa da igreja. Essa igreja acolhia com muito amor todos os que chegavam e, ao mesmo tempo, era simpática com os de fora (At 2.47). A igreja apostólica era uma comunidade terapêutica.

Atualmente, muitas vidas em vez de serem curadas, saem mais doentes de quando entraram na igreja! Numa sociedade ferida e quebrada pelo pecado, a igreja de Cristo é lugar de refúgio e restauração para aqueles que se arrependem e crêem no Senhor Jesus.

3) Queremos ser uma igreja simpática aos olhos da sociedade (At 2.47)

A igreja de Jerusalém desfrutava de uma boa reputação na cidade. Os cristãos davam testemunho irrepreensível. Eles eram uma referência para os não-crentes. Podemos dizer o mesmo dos cristãos dos dias atuais? Há muitos comércios que nem vendem mais para cristãos! Alguém já disse: “Cuide de sua vida, pois ela pode ser a única Bíblia que alguém irá ler”. Temos dado bom testemunho? Temos sido sal e luz do mundo?

Hoje a igreja é mais conhecida por seus escândalos, do que a firmeza e integridade de sua missão. A igreja é grande, mas não causa impacto. Ela tem extensão, mas não tem profundidade. Tem membros ilustres, mas não há santidade. Tem um orçamento exemplar, mas não há nela a atuação do Espírito. A igreja via de regra tem crescido para os lados, mas não para cima nem em profundidade. Tem quantidade, mas não há qualidade.

4) Queremos ser uma igreja que tem “fome” de Deus (At 2.42)

A igreja de Jerusalém não apenas acreditava na oração; ela orava. Não apenas tinha uma correta teologia sobre oração; ela orava. As reuniões de oração em muitas igrejas estão morrendo! A igreja contemporânea desaprendeu de orar. Temos grandes livros sobre oração, mas não oramos. Pregamos sermões sobre oração, mas não oramos. O povo de Deus anda muito ocupado para ocupar-se com Deus. Hoje temos gigantes na erudição e pigmeus na vida de oração. E.M. Bounds disse no seu clássico livro O poder através da Oração que: “homens mortos tiram de si sermões mortos, e sermões mortos matam”

Hoje temos fome, mas não de Deus. Temos fome de sucesso, fama, dinheiro, etc. Como esperar outro Pentecoste se nem ainda fomos despertados para orar? Primeiro, vem a igreja toda, unânime, perseverando em oração, para só depois vir o Pentecoste.

Tenho que concordar com a magistral frase que li em um livro:

“Nunca tivemos tantos graus na igreja, mas ainda assim, temperaturas tão baixas”.

É verdade. Hoje temos apóstolos, bispos, “bispas”, logo, logo, teremos a 4º pessoa da trindade! Ó Deus tenha misericórdia de nós, e abre nossos olhos!

5) Era uma igreja que crescia diariamente (At 2.47)

Enquanto a igreja crescia em graça e santidade, Deus a fazia crescer em número. Qualidade gera quantidade. Quando a igreja planta e rega, Deus dá o crescimento (1 Co 3.6). Quando a igreja vive o que prega e testemunha no poder do Espírito, Deus a faz crescer. A igreja apostólica crescia em 3 dimensões:

A) Crescimento para cima – A igreja cresce para cima em adoração. O fim principal do homem é glorificar a Deus. Deus, e não o homem, é o centro da missão da igreja. Adorar a Deus não é apenas um momento do culto coletivo, quando entoamos hinos e ouvimos a Palavra. Toda a nossa vida deve ser uma vida de adoração. Não podemos separar a vida particular da adoração coletiva.

B) Crescimento para dentro – A igreja cresce para dentro em comunhão. Onde não há comunhão fraternal, não há adoração verdadeira a Deus. Onde não há perdão, o inimigo prevalece. Não podemos amar a Deus e odiarmos os irmãos ao mesmo tempo. Deus ordena a benção e a vida onde os irmãos vivem em união (Sl 133).

C) Crescimento para fora – A igreja cresce para fora por meio da evangelização. Uma igreja saudável não vive para si mesma. Ela não é narcisista. A igreja deve buscar os perdidos. Sua missão é anunciar o evangelho a toda criatura e fazer discípulos de todas as nações. A evangelização deve arder em nosso coração. A evangelização deve ser um estilo de vida de todo o cristão. Quão triste é saber que muitos cristãos não conseguem ganhar uma alma durante o ano inteiro. Isso deveria nos envergonhar!

Concluo com uma pérola:

“Uma igreja que não evangeliza precisa ser evangelizada”.

Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora – 2006

Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. Ed. Hagnos – 2008

17 Responses to A igreja que queremos ser – At 2

  1. Pastor Guedes disse:

    Prezado Pr. Marcelo,

    Só passei para parabenizá-lo e dizer que estou gostando muito de seu novo livro (capa, prefácio e conteúdo). Realmente o título tem muito a ver com as mensagens contidas e com o teor de cada mensagem. Parabéns pelo seu trabalho e pelo de todos que direta ou indiretamente ajudaram na produção dessa obra.

    Do amigo, Guedes
    pastorguedes.blogspot.com

  2. Caro Amigo e Pastor Marcelo!

    De retorno de férias, passo para deixar uma palavra de afeto.

    Mais uma vez quero parabenizar sua pessoa pelo excelente conteúdo de seu blog. Um tesouro com pérolas a disposição de quem quiser.

    Continue nesta sua jornada, árdua mas promissora, difícil mas recompensadora, cansativa mas produtiva.

    Abraço forte do irmão
    Ivan Tadeu
    http://www.ivantadeu.com.br

  3. Ellen disse:

    A paz!
    Aconselho:
    daladier.blogspot.com

    Obrigada pelo comentário

  4. Pr Marcello, graça e paz. Parabéns pela postagem, essa mensagem nos leva a ver que quando há na igreja o mesmo espírito que havia na Igreja Primitiva nós podemos crescer sem marketismo, sem G12, sem venda de bênção… O Espírito Santo é quem dá o crescimento nos usando para levar a Sua Palavra. A igreja se expande para todos os lados.
    Fique na Paz!!
    Pr Silas

  5. Irmao Tiago disse:

    Amado, Paz esteja convosco …
    Bem colocado esse testo, gostei muito, Deus te abencoe.

  6. Shalom Prezado Pastor Marcello!

    Parabéns por mais um excelente artigo!

    E se o modelo da kehilá (congregação ou igreja) de Yeshua, Jesus é a primitiva, então a igreja de hoje necessita voltar à suas raízes… Se a igreja de hoje atentasse para as sete cartas que Yeshua mandou Yochanan, João escrever no Apocalipse com certeza muita coisa seria mudada.

    E já que falei disso convém lembrar que a última carta foi endereçada a igreja de Laudicéia, a igreja rica, um retrato da igreja moderna.

    Que essa igreja seja capaz de obedecer ao que Yeshua disse:

    "Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te." (Apocalipse 3:17-19).

    Shavua tov ve lehitraot.

    ????? ??? ???? ?

  7. Caro amigo e compaheiro,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    Louvo a Deus pela sua vida e ministério, porém, acima de tudo pela sua visão do que é uma verdadeira Igreja.
    Pelo que conheço do amado, seu texto não é letra fria, mas o fiel retrato do que pensas sôbre a noiva do cordeiro.

    Parabéns!

    Mais uma vez glorifico ao Senhor, pela brilhante forma como te usou na AD em Campinas no último domingo – 23.08.

    Um grande abraço!
    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

  8. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Tenho tido o prazer de estarmos juntos várias vezes por telefone, trocando experiências e falando do Amor de Nosso Deus. Da mesma forma, tenho me alegrado com os seus textos estudados e pesquisados com o coração nas mãos do Senhor, em dedicação e temor.

    Posso afirmar, com certeza, que após assistir a sua palavra, via internet, ao vivo na Igreja Assembléia de Deus de Campinas, confirmei eu e minha esposa:

    Alí está um homem de Deus!

    Me senti recompensado e querendo ouvir um pouco mais, com o Espírito Santo confirmando op que é traduzido em seus textos.

    Não é apenas um bom escrtor, mas um bom servo de Deus, afinado na sublime certeza, que Ele vai Arrebatar a sua Igreja.

    O Senhor seja contigo, neste firme próposito de anunciar o Verdadeiro Evangelho que Salva o pecador.

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com
    Contra a Falácia da Prosperidade!

  9. SHALOM!

    1. Amado PR Guedes, grato por sua visita e comentário. Alegre está meu coração em saber que estás crescendo na fé através do meu singelo livro.

    um abraço, Pr Marcello

  10. SHALOM!

    1. Prezado Pb Ivan, seus comentários, bem como sua visita honram este singelo espaço. Volte sempre!

    com gratidão, Pr Marcello

  11. SHALOM!

    1. Amado Pr Silas, homem de Deus!

    2. Estamos juntos na luta por uma igreja mais séria, comprometida com o reino de Deus, que busca a santificação, e que acima de tudo, prega o verdadeiro EVANGELHO.

    O Eterno seja contigo!

    Pr Marcello

  12. SHALOM!

    1. Haver Paulo, que alegria ler seu comentário em meu blog. Seja sempre bem vindo a este singelo espaço.

    El Méler Neeman!

    todá rabá, talmid Marcello Oliveira

  13. SHALOM!

    1. Nobre Pr CArlos, amigo, conselheiro, profeta!

    2. Grato por sua amizade. Estamos juntos na luta por uma igreja que refletirá a glória de Deus neste mundo caído.

    3. PAra a glória DELE, a catedral de Campinas, foi abalada pela exposição da Palavra.

    um abraço, seu conservo – Marcello

  14. SHALOM!

    1. Prezamado, amado, amigo Pr Newton! Louvado seja o Eterno por sua vida, amor e dedicação ao EVANGELHO.

    2. Quero lhe agradecer por assistir ao culto em Campinas, juntamente com sua amada esposa, que ama a Palavra do Eterno. O Eterno recompense o vosso feito

    Rt 2.12 a

    um abraço de gratidão

    Pr Marcello

  15. Querido irmão,

    Disponibilizei o banner ou o blogroll do seu blog. Se for possível, gostaria que o irmão ajudasse a divulgar o meu humilde blog também, através de um link ou de blogroll.

    Que Deus o abençõe.

    http://www.vivendooevangelho.blogspot.com

    Nome do Blog: Vivendo o Verdadeiro Evangelho

  16. Pr Marcello de Oliveira, paz do Senhor!
    Obrigado por comentar o artigo em meu blog, na verdade a minha alegria é muito maior em conhecer seu blog. Seus posts são muito bons.
    Tive a felicidade de ler este no blog Bereianos.

    Um grande abraço.

    Pr. Leonardo A Garcez
    http://www.bibliafiel.blogspot.com

  17. cloves josé de pinho disse:

    Pr. Marcelo,
    esta mensagem precisa ser pregada em todos os cantos e em todos os lares. A Igreja só não atrai mais pessoas porque ela está comprometida com as glorias do pós modernidade. Os encantos deste mundo, os holofotes e os reconhecimentos passaram a ser o desejo principal de muitos líderes. Enquanto Jesus se preocopou em humanizar-se, os líderes estão se desomanizando… Parabens que Deus continue lhe usando para fazer a difereça neste mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *