A radiografia de uma sociedade doente

Introdução


O livro de Habacuque é o oitavo dos profetas menores. Ainda que o livro esteja distante de nós mais de 2.500 anos, sua mensagem é atual, relevante e impactante. Os tempos mudaram, mas o homem é o mesmo. Ele ainda é prisioneiro das mesmas ambições, dos mesmos pecados, das mesmas loucuras.

Habacuque profetiza num tempo em que sua nação, o reino de Judá, estava à beira de um colapso. Porque retardou o seu arrependimento e não aprendeu com os erros de seus irmãos do Reino do Norte, que foram levados cativos pela Assíria em 722 a.C, entrariam inevitavelmente no caminho do juízo. O profeta Habacuque é informado que Deus usaria os babilônios (caldeus), mais ímpios ainda, como vara de julgamento para Judá. Ora, como pode o Deus santo e reto usar um instrumento vil para punir o próprio povo de Sua aliança? Este era o drama do profeta Habacuque.

Em Habacuque 1.2-4 o profeta traça um perfil da sociedade doente de Judá. Seu diagnóstico é sombrio. Veremos 5 marcas desta sociedade doente:

1) Uma sociedade doente é saturada de violência (Hc 1.2) –

A palavra “violência” é usada aqui para sumariar o tipo de mundo que o profeta estava observando. A violência em Judá tinha se infiltrado no palácio, nos tribunais, nos mercados e nas ruas.

Ainda hoje, a violência cresce. Estamos vivendo numa sociedade sem Deus, sem princípios, sem justiça. Homens perversos e sanguinários agem ao arrepio da lei, desafiando o Estado de direito, semeando terror e insegurança. O narcotráfico se fortalece a cada dia, e já são, um poder paralelo, estimulando o vício, espalhando o crime e matando aqueles que se levantam para lhes impor resistência.

Os homens de bem estão vivendo acuados, trancados em casa com fortes esquemas de segurança, enquanto bandidos vivem à solta espalhando ameaça e terror. Estes, mesmo que ainda presos, conseguem comandar o crime organizado de dentro dos presídios. As autoridades sentem-se impotentes, e a população, insegura. Portanto, a mensagem do profeta Habacuque é um mapa da situação contemporânea. Habacuque está vivo, e sua voz ainda ecoa!

2) Uma sociedade doente é marcada pelo domínio opressor dos fortes sobre os fracos (Hc 1.3)
Habacuque viu a opressão prevalecer em Judá. Ele disse: “Por que […] me fazes ver a opressão?…” (1.3). Opressão é o domínio truculento do forte sobre o fraco. Opressão é fruto de um sistema corrompido em que as forças do mal se juntam para roubar do pobre, para espoliar o fraco, negando-lhe o direito e amordaçando-lhe a voz. A iniqüidade e a opressão andavam de mãos atadas. Esses males não estavam apenas medrando nos bastidores, mas desfilando nas ruas.

“Os ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer de suas costas”. (Leon Tolstoi)

3) Uma sociedade doente é onde estão presente os sinais visíveis de destruição (1.3)

O profeta prossegue: “…Pois a destruição e a violência estão diante de mim…”. A destruição dos valores, dos marcos, dos absolutos e dos princípios que regem a família, a igreja e a sociedade desembocam inevitavelmente em desastre. O caos da sociedade é resultado do abandono da lei de Deus. O povo tapou os ouvidos à voz de Deus. Trocaram o Deus Eterno para prostrar-se diante de ídolos mudos.

A Palavra de Deus foi abandonada. Deixaram de praticar a justiça para entregar-se a toda sorte de violência e opressão, burlando as leis, corrompendo os tribunais, comprando juízes corruptos para esmagarem o pobre, espoliando seus bens.

4) Uma sociedade doente é marcada por relacionamentos quebrados (Hc 1.3)

Habacuque diagnostica dois graves problemas na área dos relacionamentos no meio do seu povo:

a) havia contendas entre as pessoas. O profeta diz: “[…] há contendas …” (Hc 1.3). Contenda é uma tensão relacional. É uma relação quebrada pela desavença. É uma disputa sem acordo. É um interesse egoísta que busca prevalecer sempre. É uma indisposição absoluta de caminhar na direção da reconciliação. Contenda é a incapacidade de olhar para a vida na perspectiva do outro, de pensar no bem do outro, de enxergar o direito do outro e de perdoar o outro.

b) Havia litígio entre as pessoas. Habacuque conclui: “… e o litígio suscita” (Hc 1.3). A sociedade de Judá estava dividida por várias facções, e esses diferentes grupos devoravam uns aos outros. Esses litígios provocavam distúrbios na sociedade, enfraqueciam a família e minavam a vida doméstica, política e religiosa da nação.

O povo não só suscitava contendas, mas não encontrava caminho de solução senão perante os magistrados. O clima entre as pessoas era de guerra, de competição. Nesses litígios, os fortes sempre prevaleciam sobre os fracos; os ricos sempre recebiam sentenças favoráveis sobre os pobres.

5) Uma sociedade doente é marcada por um poder judiciário impotente ou corrompido (Hc 1.4 b)

Habacuque diz: “[…] a justiça nunca se manifesta…” (1.4). A justiça nos tribunais era uma piada, porquanto o dinheiro, e não a justiça, determinava o resultado dos julgamentos e os decretos dos reis. Esta não se manifestava por duas razões: por fraqueza dos magistrados ou por conveniência deles com os esquemas de opressão. Naquele tempo, Judá estava sendo governada por homens maus. Quando a liderança se corrompe, o povo geme.

A certeza da impunidade é um poderoso estímulo para o transgressor. É esta a razão moral pela qual o crime deve ser punido. E é por isso que um cristão não se compactua com o mal. Ser conivente é estimular o erro. Naqueles dias, não havia mais verdade objetiva e final em Judá. Mera coincidência com nossos dias? O pragmatismo e o utilitarismo prevaleciam. Os injustos eram peritos no seu poder de enganar e roubar os justos e inocentes.

Atentemos para o profeta Habacuque, pois sua voz cruza o tempo e o espaço, atravessa as fronteiras e chega até nós, uma sociedade enferma, que precisa urgentemente voltar ao Deus Eterno, Criador e Senhor de toda a História.

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
Lopes, Hernandes Dias. Habacuque. Ed. Hagnos
Coelho Filho, Isaltino Gomes. Habacuque: nosso contemporâneo

22 Responses to A radiografia de uma sociedade doente

  1. Graça e paz, pastor!

    Muito bom o texto!!!
    Realmente parece que foi escrito para os dias de hoje! A hitória se repete, só muda o cenário e atores, não é mesmo?!

    O tópico: 4) Uma sociedade doente é marcada por relacionamentos quebrados (Hc 1.3), está muito bem colocado, excepcional!

    Parabénsss!
    Tenho aprendido muito com seus texto! Obrigada!
    Um abraço!

  2. Ola, graça e paz!!

    Realmente a nossa sociedade está doente! E digo mais; também existe muitos cristãos doentes por falta de conhecerem o evangelho!!

    Fica na paz!!

  3. Prezamado pr. Marcelo de Oliveira,

    Shalom!

    Cumpre-se a palavra de Deus para os últimos dias do Final dos Tempos.

    Pior saber que estamos caminhando para uma situação caótica em que os evangélicos terão que escolher a quem servir.

    Tenho verificado que as dificuldades provocam a sensação de impotência na busca do trabalho, do estudo, da convivência social e até familiar.

    A palavra conviver se tornou um grande desafio. E este desafio atinge violentamente, a quem escolheu viver, uma vida basada na vontade de Deus.

    Muitos perguntam: Onde está Deus? E assim, se desesperam em seus problemas na tentiva comum de encontrar uma solução com as suas próprias mãos.

    Estamos vivendo um momento de preparo para o que virá. Tempos terríveis estão á caminho.

    Estamos colidindo com a vontade de Deus e o desejo dos homens. A sensação é proporcional à sua matéria e se fecharmos os nossos olhos nos sentiremos na época do profeta.

    Vivemos diante de um dilema, e tenho escutado de evangélicos:

    Você quer ser crente numa época destas, tudo possue o seu limite, e se Deus não está preocupado com o meu problema, que estará?

    Vidas se destroçam a cada dia, na busca da felicidade anunciada pelos profetas da prosperidade e do engano com seu evangelho de plástico.

    Vidas se destroem a cada dia, na busca pelo que desejam e não pelo que realmente necessitam.

    Há a falta de Deus no coração dos próprios evangélicos que conhecem muito mal a Palavra de Deus, e nada conhecem do Deus da Palavra.

    Precisamos degladiar ferozmente com ações coerentes, e exemplo de uma vida convertida para como exemplo real, participarmos como atalaias juntos aos nossos irmãos que vivem uma vida mesquinha e insalubre para que mais adiante, sintam a responsabilidade e com prazer conseguirem declarar:

    Sou CRENTE. CRENTE no Senhor JESUS CRISTO!

    O Senhor seja contigo meu nobre amigo!

    O menor de todos.

  4. Anonymous disse:

    Estimado Prº Marcello de Oliveira
    Shalom.

    Louvado seja o Deus das Sagradas Letras.
    Jamais um escritor conseguiu a façanha de ter seus escritores eternizados.
    Com o passar dos anos ele vai se fragmentando e se perde no tempo.
    Más, a Palavra de Deus se mamtém viva eficaz.
    Habacuque é um exêmplo destes.
    A Bíblia continua e sempre será o livro atual. Parece ter acabado de sair da gráfica.
    É Deus falando com a humanidade.

    Obs: Lembro-me agora de um antigo hino.

    Sei que as vezes você não entende o porque da miséria existir. Tanta gente jogada nas ruas. Sem amigos, sem ter pra onde ir. Criancinhas sem culpa de nada, nas calçadas imploram o pão. Vai seguindo o mundo o seu caminho pra um futuro de eterno dissabor.

    Tudo isso é falta de Cristo, que pra muitos é um ser irreal….

    Parabéns pela matéria.
    Realmente, estamos contemplando o que o profeta Habacuque viu muitos anos antes. Tomara possamos aprender com as consequências antigas também.

    Fraternalmente em Cristo Jesus,

    José Roberto Santana, 45 Pb.

    Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nas núvens".
    Jesus prometeu. Ele voltará e nos levará.

    http://o-remanescente.blogspot.com

  5. Estimado Irmão Pr. Marcello!
    Agradeço sua visita e suas amáveis palavras. Estou agora seguindo seu Blog para aprender cada vez mais a Palavra de Nosso Senhor. Que Deus abençoe seu Ministério.

  6. Olha parbéns pelo seu blog

    excelente material

    a sociedade em que vivemos hoje está realmente doente as pessoas são cada vez assim como você falou mais ambiciosas e o mais surpreendente é que o homem nunca se satisfaz com aquilo que tem

    pois aquele elo que o homem tinha no Paraíso é que pode satisfazer o vazio do homem

    e hoje este elo é Jesus

  7. Gustavo Reis disse:

    Olá Pr. Marcello!

    Boa noite!

    Paz e graça de Jesus!

    Obrigado pela sua visita e pelos seus elogios ao meu blog.

    Gostei do seu texto, infelizmente, concordo com você em tudo nisso! As profecias de Habacuque são verdadeiras e foram cumpridas! Faltam ainda outras profecias ainda não cumpridas de Bíblia, como a vinda do Anticristo, a vinda de Jesus ao arrebatamento, a grande tribulação, o retorno de Jesus, o juízo de Deus, primeira ressurreição e Nova Terra e Novo Céu.

    Preparamo-nos espiritualmente para isso!

    Deus te abençoe!
    Fique na paz e graça de Jesus!

    Gustavo

  8. Pr. Marcello:

    Obrigado pelo convite para acessar seu blog. Gostei muito dele. Os textos são muito bem escritos, com um bom português, clareza de raciocínio. Continuarei acessando. Precisamos de bom conteúdo bíblico e teológico.
    Um abraço.

  9. Hélio disse:

    Caro Pr. Marcello,

    Obrigado pela visita e pelo elogio, e a Deus seja toda a glória!

    Fico feliz por vermos em Habacuque lições que devem ser observadas pelos cristãos de hoje.

    Já estou seguindo o seu blog também.

    Graça e paz!

  10. Pr. Marcelo, Paz do Senhor.

    Em primeiro lugar, parabéns pelo tão bem elaborado blog e postagens de elevo espiritual; em segundo, obrigado pela visita em meu blog, fique senpre a vontade para comentar e nos ajudar com sugestões e textos para melhorá-lo, pois o objetivo dele é a divulgação do Evangelho genuíno.

    Forte abraço,

    Samuel Eudóxio

  11. Prezado Pastor Marcelo!

    Infelizmente é uma verdade incontestável. Nossa sociedade está doente, e pior, os índices não revelam melhoras.

    Creio que a Igreja precisa continuar sua luta contra a degeneração, ainda que a sociedade insista em se ensurdecer e emudecer.

    Forte abraço e parabéns!

    Ivan Tadeu

  12. Eder Borges disse:

    Paz do Senhor querido!!!

    Você esteve visitando meu "recém-nascido" blog, estou lhe retribuindo a visita.
    Vou ser seu seguidor se possível vamos nos seguir.

    Aguardo suas próximas visitas e comentários.

    Fique na Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

  13. Mais uma excelente exposição bíblica…

    Que o Eterno continue te mostrando as verdades da Sua Palavra para nos auxiliar a edificarmos nossa fé na pessoa correta (Jesus) e da maneira certa.

    Abraço.

    Elaine Cândida

  14. Shalom!

    Quero agradecer a todos os comentaristas por vossa participação e pelos comentários que agregam valor ao texto.

    O Eterno vos abençoe!

    Pr. Marcelo de Oliveira

  15. Leny Brito disse:

    Como já disseram um dia: "A história é a mesma, o que muda são as personagens."

    Muito bem elaborado esse texto.

    Porém, uma coisa é bem visível aos nossos olhos:as igrejas estão inchadas, enquanto que a sociedade continua em estado de falência. Será que um outro evangelho, que não o do Reino, está sendo pregado? Ou nós não estamos vivendo o Evangelho. Que possamos fazer essa reflexão.

    Obrigada pela visita, amigo (rsrs)

    Deus te abençoe
    Abraços

    Prª Leny

  16. Eu que sou mui grato irmão Marcelo, pela honra que o irmão me dá de estar visitando o meu blog. O seu também é excelente! Graças a Deus o número de crentes fiés às Escrituras tem crescido nesse nosso Brasil, crentes, como você, completamentes comprometidos com às Verdades do Evangelho. Que Deus possa continuar lhe abençoando ricamente.

    Em Cristo,

    Thiago Rabello

  17. Ingrid disse:

    Graça e paz.

    Obrigada pela visita ao estamosnagraca.blogspot.com.
    Gostei do teu blog e já estou te seguindo. Obrigada pela indicação da leitura do Salmo.

    Em Cristo sempre,

    Ingrid

  18. Paz! Quero primeiramente agradecer pela visita ao Feitos Para Pensar. Sempre bem-vindo, e acompanhe as atualizações do site. Mas comentando…

    Seja por inflência direta de Satanás, conhecidamente nosso maior adversário, ou pela tendenciosa natureza humana a prática do mal, resumimos que qunto mais se tarda o reconhecimento do senhorio de Deus, mas se prolonga as degradações humanas. É claro, parece cruel fazer uma análise da África do ponto de vista espiritual, uma vez que são seres humanos e sabemos que a humanidade nada faz para mudar o quadro de miséria do povo deste continente. Mas a pergunta é, por que eles, os africanos não mudam eles mesmo este quadro? A resposta está no Salmo 33.12, pois se Deus é o Senhor daquela nação, como poderão estar tristes? Esta colocação aflige o dircurso dos direitos humanos, pois cabe a ele, segundo muitos, estaber um condição estável para um indivíduo ou nação. Concordo plenamente que Habacuque apresenta uma narrativa atualíssima, pois a situação de Israel em seu tempo é a mesma de tantos povos de hoje. Fazer uma analise crítica e fria muitas vezes soa desumano, mas quando os profetas, em especial Isaís e Jeremias atuaram em seu tempo, ainda que proclamando uma mensagem divina, fez observações do estado de calamidade do comportamento da nação pelo fato de estarem ausentes da vontade de Deus. Fazer o mesmo é o nosso papel, e agradeço a Deus te ver pessoas utilizando o cyber espaço para ser esta voz que não se cala diante das verdades divinas e das mentiras humanistas.

    Graça, paz e saúde da parte de Cristo

  19. Olá Pr. Marcelo, obrigado pela visita no meu Blog, estou começando agora e ainda me falta tempo para postar..
    Parabéns pelos textos.

    Que Deus te abênçoe,
    Vanderson Nascimento
    http://entusiastabiblico.blogspot.com

  20. marcos b santos disse:

    APAZ do SENHOR meu amado dou gracas a DEUS pela sua vida fiquei muito feliz ao ler sua materia continue assim que DEUS cotinue te abencoando e te dano sabedoria do céu.

  21. Caro amigo e pastor Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    A mensagem de Habacuque está tão atualizada quanto os Jornais de hoje!
    Os problemas são os mesmos, gravíssimos e confrontados por uma mensagem impactante.
    Parabéns pela exposição do tema. Não poderia haver tempo mais oportuno para se explanar tal mensagem com tamanha pertinência.

  22. Djair Rodrigues disse:

    Esta é a mesma situação do nosso país. E, infelizmente, os cristãos não se exemplam mesmo vendo as consequências das escolhas do povo de Israel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *