Afinal, Acazias começou a reinar com 42 ou 22 anos?

Os escribas estavam sujeitos a cometer dois erros de redação. Um deles dizia a respeito aos nomes próprios e o outro relacionava-se aos números. Realmente, desejaríamos que o Espírito Santo restringisse todos os copistas das Escrituras ao longo dos séculos, impedindo-os de cometer erros de qualquer natureza. No entanto, uma cópia isenta de falha exigiria um milagre e Deus não quis que a divulgação de sua Palavra percorresse esse caminho.

Está além da capacidade de qualquer pessoa impedir todo e qualquer lapso da caneta ao copiar página após página de qualquer livro – sagrado ou secular. No entanto, podemos ter certeza de que o manuscrito original de cada livro da Bíblia, tendo sido inspirado diretamente por Deus, estava isento de todo erro.

Também é verdade que nenhuma variação comprovada nas cópias dos manuscritos originais que chegaram até nós altera alguma doutrina da Bíblia. Nesse ponto, pelo menos, o Espírito Santo exerce sua forte influência restritiva, ao supervisionar a tarefa de transmissão do texto.

Esses dois exemplos de discrepância numérica relacionam-se com a dezena dos números mencionados. Em 2 Crônicas 22.2 Acazias teria 42;  em 2Rs 8.26, apenas 22. Felizmente dispomos de informações adicionais no texto bíblico os quais nos mostram que o número correto é 22.  Em 2Rs 8.17 diz-nos que o pai de Acazias, Jorão, filho de Acabe, tinha 32 anos quando se tornou rei, vindo a falecer oito anos mais tarde, aos 40. Portanto, Acazias não poderia ter 42 à época em que seu pai morreu, aos 40!

O caso de Joaquim é semelhante. Sua idade ao ascender ao trono nos é fornecida por 2Crônicas 36.9,10: 8 anos, embora 2Crônicas 24.8 nos informa que tinha 18 anos. Há informações suficientes no contexto para convencer-nos de que 8 é o número errado, e 18, o certo. Em outras palavras, Joaquim reinou apenas três meses; no entanto, ele já era adulto e podia ser responsabilizado; “fez o que era mau aos olhos do Senhor” e por isso foi julgado.

Observe-se que em todos os casos é o número da dezena que varia. No de Acazias, temos 42 num relato e 22 no outro. No de Joaquim é 8 contra 18.

Pr Marcelo Oliveira

 

 

4 Responses to Afinal, Acazias começou a reinar com 42 ou 22 anos?

  1. Nobre Pr. Marcello Oliveira;

    Graça e Paz!

    Brilhante explicação pois realmente há textos nas escrituras que nos deixam com duvidas e explicações como esta tiram as duvidas e nos norteiam nas Escrituras.

    Parabéns,

    Em Cristo,

    Marcos Serafim

  2. Renato disse:

    Vi uma interpretação interessante:

    http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/2Rs8_26Versus2Cr22-8-IdadeAcazias-Helio.htm

    Pode ser essa a explicação correta ou não. Ou pode ser parte da explicação correta.

    Para mim, tenho que os supostos “erros” da Bíblia são propositais. Há textos mesmo em que um verso nega o anterior. Segundo eu entendo, o nosso Criador chama a atenção para certas verdades ocultas, usando justamente essas aparentes incongruências.

    Quando Michelson e Morley mediram a velocidade da luz e descobriram que a velocidade da Terra não se somava a ela, isso pareceu um absurdo lógico.Quase duas décadas depois, o “absurdo” foi usado como ponto de partida, por Einstein, para o desenvolvimento da Teoria da Relatividade Restrita (chamada assim depois do desenvolvimento da Teoria Geral da Relatividade, continuação daquela).

    Que lição eu tiro? O que é feito pelo Criador para parecer um absurdo a quase todos, um dia será a chave do conheciemnto para algum sábio. Absurdos só tem chance de deixar de serem absurdos quando mudamos nossos paradgmas. Talvez estes é que sejam absurdos, e nós não sabemos.

    Talvez, através de textos assim, o Senhor esteja nos pegando pelos ombros e nos sacudindo, para acirdarnos de nossas premissas falsas.

  3. ingrid da rocha alves disse:

    gostei muito da explicaçao pois esse tema foi abortado na escola biblica dominical o professor nos fez a pergunta e nos deixou muito curiosos atras da resposta obrigado.

  4. JOSE RIBAMAR disse:

    É verdade. O erro é uma algo que nós estamos sujeitos em todos os tempos.se ainda hoje com tanta tecnologia (acima foi dito que é em 2cronica24:8)na verdade a outra referência é 2reis24:8. Imagina naqueles dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *