Afinal, Deus se arrepende ou não?

Gênesis 6.6: “Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”

Números 23:19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá”?

Ao nos depararmos com os dois textos supracitados, ficamos com uma dúvida: Deus se arrepende, ou não? O texto de Gênesis 6.6 nos mostra que Deus se arrependeu. Já o texto de Números 23.19, diz que Deus não se arrepende. E agora, prezado leitor?

Esta questão é resolvida quando atentamos para o original. O verbo usado para o “arrependimento” de Deus é : ??????Lenahêm, dando a idéia de “pesar o coração”.

Já o verbo usado para o homem é ????Lashúv, significa voltar, arrepender-se. É o equivalente a palavra grega no Novo Testamento metanóia (Mt 3.2) – mudança de mente, conversão, arrependimento.

O arrependimento humano envolve fracasso moral, derrota e nos desvia do alvo. Deus é Todo-Poderoso, mas é flexível quando as circunstâncias humanas se aliam com a sua santidade e propósito, como no caso do povo de Nínive (Jonas 3:10).

???????? ??????????? ???????????????? ??????????? ??????????? ??????? ??????????? ??????????

Para Deus é o verbo nahêm (pesar o coração) e não Lashúv (para o homem), que envolve arrependimento de fracasso moral. Deus é perfeito e nele não há pecado.

Veja abaixo a diferença entre os verbos: nahêm (para Deus) e Lashúv para o homem.

??????????? ?????? ???????????? ???????????? ???????? ????????????? ???????????? – nahêm (Gn 6.6)

???????????? ???????????? ?????? ????? ???????????????? ???????? ????????? ?????????????? – shuv (Jl 2.12)

Nele, Pr Marcelo

11 Responses to Afinal, Deus se arrepende ou não?

  1. Fillip Andrew disse:

    Ótima explanação!

  2. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Depois da sua explicação me veio uma dúvida, rsrs.

    É a seguinte, algumas pessoas afirmam que a palavra nahêm se aplica tanto para o arrependimento divino, como para o arrependimento humano, como podem fazer isso?

    NEle,

    Ednaldo.

  3. Pr. Marcelo,

    Obrigado pelas calaraçoes. Com certeza esta explicaçao será de grande ajuda.

    Parabéns pelo blog.

    Leonardo Gonçalves

  4. Caro amigo e companheiro
    Pr. Marcello de Oliveira!

    Parabéns pelo esclarecimento!
    Para isso fostes chamado! rsrs

    Um grande abraço!

    Seu amigo e conservo,

    Pr. Carlos Roberto

  5. Graça e Paz!

    Obrigado pelas palavras que foi deixado em meu blog e agradeço por sua visita!

    E já dei uma lida no seu texto (e já gostei, pode ter certeza que vai ficar entre os blogs que gosto de ler com frequência) e já estou te seguindo.

    (se quiser pode seguir o meu também (rsrs))

    Louvo a Deus por Ele continuar levantando vasos de honra para o avanço do Seu reino.

    Que Deus continue te abençoando imensamente!

    Em Cristo,

    Ray Henrique.

    Para reflexão: Salmo 115.1

  6. Cristao Peregrino disse:

    Pr Marcelo,seria possível um post sobre shofar?

    Grato

  7. Graça e paz! Recordei-me agora da ocasião em que o profeta Isaías deu a notícia ao rei Ezequias de que ele iria morrer. Logo depois, o rei se pôs a clamar a Deus pela cura, o que fez com que o profeta retornasse aos aposentos do monarca e lhe transmitisse a resposta de cura. Observemos, irmãos, que no verso 3 do capítulo 38 do Livro de Isaías, o rei ora "Lembra-te…fidelidade.", de modo que esta expressão se relaciona com a relação de compromisso de Ezequias com Deus, o qual era um seguidor de sua ancestral Davi.

  8. Pr. Marcelo,

    meus parabéns pela elucidação. seus estudos tem me ajudado bastante!

    que Deus continue te capacitando.

    Ricardo Bellanda

  9. Júlio disse:

    Incrível como as pessoas colocam o coração como centro de tudo, quando na verdade ele apenas serve para bombear o sangue para os demais órgãos, de extrema importância evidente, mas isso não é motivo para coloca-lo no centro pois, o cérebro sim é quem comanda tudo o que somos e sentimos, o coração não pensa e não toma decisões, o cérebro sim o faz, os olhos veem, o cérebro interpreta e o coração acelera. Pesar o coração não seria o mesmo que pesar na consciência (cérebro)?!
    Por outro lado lendo atentamente a tradução, ficaria redundante e sem sentido se colocássemos arrepender como pesar o coração, visto que na parte b do versículo já o diz, observe:
    “Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”
    …não ficaria estranho, “Então, PESOU o Senhor em seu CORAÇÃO de ter feito o homem na terra, e isso LHE PESOU NO CORAÇÃO”, redundante. Portando não concordo com tal explicação meu querido, não me leve a mal, apenas fiz um raciocínio lógico, não é uma crítica, cada um acredita no que quer acreditar, amém!?

  10. higor disse:

    olha,creio que nao exista em portugues a traducao exata das palavras da biblia original para nossa lingua,por isso um pouco do verdadeiro sentido se perde na traducao.observe que a palavra “saudade”,se traduzida ao ingles fica como “sentir falta”,e sentir saudade envolve sentimento e se difere do sentir falta, que apenas envolve a percepcao da ausencia de algo ou alguem.sabe,nao sou nada ,praticamente,intruido na palavra,”cai de paraquedas” no site,…hehe.. mais entendi que a palavra de Deus nao se envalida, por isso Ele nao se arrepende,e cumpre, porque sua palavra é a Verdade,e tudo que prometeu a seu povo ele cumpriu,somos nós que podemos nos distanciar dEle e de suas promessas,porque temos livre arbitrio,sabe…Agora, para o homem o arrependimento fica como necessidade de transformacao porque somos voluveis,para Deus fica como sentimento de chateacao ,de pesar,ahh ,…nem sei se tema traducao completamente genuina pra nossa lingua né!?

  11. Silvia disse:

    Parabens, a explicacao e tao clara que ficara no meu coracao para sempre.

    Deus abencoe
    Silvia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *