As crianças e o reino de Deus –

As crianças têm lugar de destaque no reino de Deus. Em Marcos 10.13-16, vemos três maneiras de lidar com as crianças. Há aqueles que trazem as crianças a Jesus (Mc 10.13). As crianças não vieram; elas foram trazidas. Devemos ser facilitadores, e não obstáculos para as crianças virem a Cristo. Há também aqueles que impedem as crianças de chegarem a Cristo (Mc 10.13). Os discípulos de Cristo demonstraram dureza de coração e falta de visão ao tentarem impedir as crianças de se aproximarem de Cristo, mesmo depois de Jesus ter ensinado claramente sobre o assunto (Mc 9.36,37). Finalmente, há aqueles que abençoam as crianças (Mc 10.16). O texto em tela (Mc 10.13-16) ensina-nos algumas verdades, como veremos a seguir:

1. Um encorajamento para levarmos as crianças a Jesus (Mc 10.14).

Jesus disse: “…. deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, porque o reino de Deus é dos que são como elas” (Mc 10.14). Jesus demonstra amor às crianças. Ele diz que quem recebe uma criança em seu nome é o mesmo que receber a ele próprio (Mc 9.36,37). Por outro lado, Jesus afirmava que fazer uma criança tropeçar é uma atitude gravíssima (Mc 9.42). Agora, Jesus acolhe as crianças, toma-as em seus braços, impõe as mãos sobre elas e as abençoa (Mc 10.16). Devemos levar nossos filhos a Cristo. Os braços de Jesus estão sempre abertos para acolher as crianças. A igreja deve sempre estar de portas abertas para acolher as crianças. Devemos ser facilitadores para as crianças chegarem aos pés do Salvador. Quando uma criança se converte a Cristo, muitas lágrimas, decepções e escolhas erradas são evitadas.

2. Uma reprovação de Jesus aos que estorvam as crianças de ir a Ele (Mc 10.14).

Jesus ficou indignado com seus discípulos, quando estes passaram a repreender aqueles que traziam as crianças (Mc 10.14). Ficou indignado quando viu que os discípulos afastaram as pessoas em vez de trazê-las a ele. Este é o único lugar nos evangelhos no qual Jesus dirige sua indignação aos discípulos, exatamente quando eles demonstram preconceito para com as crianças. Jesus fica indignado quando identifica o pecado do preconceito na igreja. As crianças não apenas podiam e deviam ir a Cristo, mas elas eram exemplo para as demais pessoas. Jesus disse: “Em verdade vos digo que qualquer pessoa que não receber o reino de Deus como uma criança, jamais entrará nele” (Mc 10.15). Todas as vezes que ignoramos as crianças ou criamos obstáculos para que elas se acheguem ao Salvador, estamos debaixo da sua severa repreensão.

3. Uma revelação maravilhosa acerca das crianças (Mc 10.14)

Jesus é enfático, quando afirma: “… porque o reino de Deus é dos que são como elas” (Mc 10.14). Com isso, Jesus não quis dizer que as crianças são inocentes. O pecado original atingiu toda a raça. As crianças nascem em pecado (Sl. 51.5) e tem um coração inclinado para o mal (Pv 22.15). Jesus também não quis dizer que as crianças estão salvas pelo simples fato de serem crianças. O que Ele quis dizer é que as crianças vão a Ele como total confiança. Elas crêem e confiam. Elas se entregam e descansam. Jesus está dizendo que o reino de Deus não pertence aos que se consideram dignos, mas é um presente para os que são tais como crianças, isto é, humildes e dependentes.

4. Um elogio singular e uma atitude abençoadora às crianças (Mc 10.15,16).

Jesus disse: “Em verdade vos digo que qualquer pessoa que não receber o reino de Deus como uma criança, jamais entrará nele”. As crianças não foram apenas recebidas por Cristo, mas também elogiadas por Ele como exemplo para os adultos. As crianças demonstram uma fé genuína. Elas confiam sem racionalizações. Descansam sem temor. Entregam-se sem reservas. Não devem ser impedidas de ir à Cristo; pelo contrário, devem ser colocadas como modelo para os demais.

Jesus não apenas acolhe as crianças e repreende os discípulos, mas toma as crianças em seus braços, impõe sobre elas as suas mãos e as abençoa. Jesus via as crianças como filhas da promessa, como herança de Deus, como alvos do seu amor e como exemplo para todos os que desejam entrar no seu reino. Jesus indignou-se com a atitude preconceituosa dos discípulos, acolheu as crianças e disse que elas são modelos para os adultos. As Escrituras são enfáticas em nos dizer que nossos filhos são herança do Senhor (Sl 127.3). Portanto, devemos criá-los na disciplina e temor do Senhor (Ef. 6.4).

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora.
Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. Ed. Hagnos
.

3 Responses to As crianças e o reino de Deus –

  1. Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
    Graça e Paz!

    Parabéns pela sublimidade do seu texto.
    Simples, conciso e riquíssimo em conteúdo.
    Que o Senhor nos ajude a sermos como as crianças!

    Me ensine como postar as opções de textos!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  2. Graça e paz Pr Marcelo. Ter uma fé não fingida, sem interesses, uma fé sadia, é o que o Senhor Jesus quer de nós, mas por causa de alguns destruidores da fé, essa nova geração está perdendo isso, e só vão a Deus na esperança de receber alguma coisa em troca. É o deus Papai Noel, se for bonzinho receberá alguma coisa, do contrário sai de mãos vazias. Isso é uma fé doentia. Que tenhamos uma fé, não infantil, mas igual a de uma criança.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  3. Olá Marcelo, obrigada pela visita e comentário. Este tema, é interessante porque chama atenção também, para o fato de que a criança pressupõe inocência, alegria natural, sinceridade, coração puro, sem divisões e outras E o adulto perdeu esta condição, esquecendo completamente deste canal de simplicidade, e apresentam ao mundo da vida uma dureza de coração que distancia de si mesmo, do outro e da natureza. Eu acredito que a bênção à criança interior existente em cada ser humano, necessita de uma cura interna, restaurar o "status quo ante". Sem a cura da criança interior, nada podemos fazer, a não ser lastimar…
    Abraços sublimes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *