As duas águias e os três ramos – Ez 17

Depois das figuras de uma videira (Ez 15) e de um casamento (Ez 16), o profeta Ezequiel passou a falar de uma grande árvore, duas águias e três ramos. Esse texto é chamado de “parábola” ou “enigma”, o que significa que se trata de uma história com um significado mais profundo, uma alegoria na qual os diversos objetos apresentados referem-se a pessoas e suas ações.

O povo judeu gostava de discutir ditados sábios dos antigos e estava sempre procurando descobrir significados mais profundos (Sl. 78.1-3). Com isso Ezequiel esperava que essa alegoria despertasse seus ouvintes e lhes desse algo para pensar.

A alegoria fala de três reis (“ramos”), pois o cedro representa a dinastia real de Davi. A dinastia de Davi era extremamente importante, pois Deus havia prometido que por meio dela enviaria um Salvador para seu povo e para o mundo (2 Sm 7.16; Lc. 1.32,33). Naquela época, Judá era um reino vassalo da Babilônia, e o rei Nabucodonosor era seu governante. Ele é a primeira “grande águia” (Ez 17.3). A segunda águia (Ez 17.7) é o rei do Egito, provavelmente o Faraó Hofra, que ajudou Judá em sua primeira luta contra os babilônicos (Ez. 17.17).

Consideremos agora os três reis representados pelos três ramos:

O rei Joaquim (vv. 3,4,11,12) –

Quando o rei Nabucodonosor atacou Judá em 597 a.C, depôs o rei Joaquim e levou-o para a Babilônia juntamente com sua família e seus acessores. Também tomou os tesouros do templo e deportou dez mil oficiais, artesãos e soldados (2 Rs 24.8-17). Isso cumpriu a profecia que Isaías havia dado ao rei Ezequias depois que o rei mostrara suas riquezas aos visitantes babilônicos (2 Rs 20.17; Is 39)

Joaquim era o ramo mais alto da árvore genealógica de Davi e foi “plantado” na Babilônia depois de reinar apenas três meses e dez dias (2 Cr 36.9). Em Ezequiel 19.5-9, Joaquim é comparado a um leão que seria pego e levado para a Babilônia . Durante os três meses e dez dias que ocupou o trono, em vez de conduzir o povo de volta à fé em Deus, Joaquim fez o que era mau aos olhos do Senhor e morreu na Babilônia.


O rei Zedequias (vv. 5-10, 13-21) –

Tendo deposto Joaquim, Nabucodonosor escolheu o tio de Joaquim, Matanias, como novo rei e chamou-o de Zedequias. Ele era o filho caçula do piedoso rei Josias, e Nabucodonosor “plantou-o em Judá, onde ele “cresceu” durante onze anos. Contudo, em vez de produzir uma árvore, o rei Zedequias produziu uma humilde videira.

Nabucodonosor usou de bondade para com Zedequias, e o rei fez um juramento de lhe obedecer e servir. Se tivesse sido fiel a esse tratado, Zedequias teria salvado a cidade e o templo. Contudo, escolheu romper a aliança e pedir socorro ao Egito. A segunda águia representa Faraó, que tentou salvar o rei de Judá, mas falhou. Como resultado dessa decisão insensata de Zedequias, a videira foi arrancada e secou, esse foi o fim do reino de Judá.

Contudo, Ezequiel deixou claro que Zedequias não havia transgredido apenas a aliança com Nabucodonosor, mas também a aliança com Deus, e foi o Senhor quem o castigou por intermédio de Nabucodonosor. Zedequias havia feito seu juramento em nome do Senhor (2 Cr. 36.11-14), portanto era obrigação cumpri-lo. Ao pedir ajuda do Egito, Zedequias desconsiderou as advertências de Jeremias (Jr 38) e também de Isaías, que havia pregado a mesma mensagem quase um século antes (Is 31.1; 36.9).

Messias, o Rei (vv. 22-24) –

Zedequias havia reinado durante onze anos e foi o vigésimo e último rei de Judá. Sua deposição e morte na Babilônia pareciam marcar o fim da linhagem davídica e, portanto, o fracasso da aliança de Deus com o rei Davi, mas não foi isso que aconteceu. O profeta Oséias predisse que os filhos de Israel ficariam “sem rei, sem príncipe” (Os. 3.4), mas que a linhagem messiânica não morreria.

Depois que a Babilônia foi conquistada pelos medos e persas, Ciro permitiu que os judeus voltassem a sua terra, e um dos líderes daqueles que regressaram foi Zorobabel, tataraneto do rei Josias (1 Cr 3.17-19) e antepassado do Senhor Jesus Cristo (Mt 1.11-16; Lc 3.27). Mais uma vez, um remanescente piedoso perm
aneceu fiel ao Senhor, e o Messias prometido nasceu.
O nome “Zorobabel” significa “renovo de Babilônia”, mas ele ajudou a tornar possível o nascimento do “renovo de Davi”, Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Parecia que tudo estava perdido. Joaquim havia sido um ramo cortado do alto cedro e levado para Babilônia, e seus descendentes foram rejeitados (Jr 22.28-30). Zedequias, o ramo “plantado” em Judá, da mesma forma, fracassou. Havia alguma esperança para o povo de Deus? Sim! O Eterno havia prometido tomar um rebento, “a ponta de um cedro” (Ez 17.22), e plantá-lo na terra de Israel, onde cresceria e se tornaria um grande reino. Esse rebento é o Messias, Jesus Cristo, que veio ao mundo do tronco de Jessé, e um dia estabelecerá seu reino glorioso na terra (Is. 11.1-10; Jr 23.5; 33.15-17; Zc 6.12).

O “renovo mais tenro” crescerá e se transformará numa árvore forte e servirá de refúgio (ver Dn 4.17,32-37). Contudo, a fim de que esse “renovo” seja plantado, crie raízes e cresça, será preciso remover as outras árvores (“reinos”). Algumas delas serão cortadas e outras simplesmente secarão. O Messias veio como uma “raiz de uma terra seca” (Is 53.1,2), um rebento insignificante da árvore genealógica de Davi, mas um dia seu reino encherá toda a Terra (Is 11.9). O tenro “renovo” de Davi será o poderoso soberano, o Rei dos Reis e Senhor dos senhores! Amém.


Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora – 2006

18 Responses to As duas águias e os três ramos – Ez 17

  1. Severino, Pr disse:

    Paz de Deus!
    Estava comentando com minha esposa dias atras de como me sinto ignorante quando ouço alguns pregadores, e agora, nesta tentativa de expor pouco do que sei, pouco do que penso, descubro depois de visitar teu blog que minha ignorancia é bem maior do que eu pressupunha. Vou seguir diariamente, e divulgar entre meus irmãos este blog, e desde já peço permissão para usar alguns posts teus.
    Um abraçao nAquele que em Cristo nos fez um, cuja entrega de si mesmo foi completa, total e para sempre!

  2. AlziJesus disse:

    Olá!
    Irmão em Cristo Jesus, parabéns pelo blog, tenho a certeza que vou aprender muito com o irmão, pois sou uma simples estudante de teologia, tudo que sei aprendi com o nosso Grande Mestre o Senhor Jesus. Tenho muito que aprender! Obrigada por ter visitado o meu blog,obrigada por ter deixado seu comentário me é muito valioso, é simples, mas, feito com muito amor e verdade.Caso seja de sua vontade em segui-lo,para sua lembrança: Adoradora de Deus! http://www.alzijesus-adoradoradedeus.blospot.com/ será uma honra!Volte sempre! Aqui no seu blog sempre estarei visitando e aprendendo mais um pouco com sua sabedoria.A Paz do Senhor!
    Peço a Deus, ao meu Pai, para abençoar o seu ministério em o Nome do Senhor Jesus.

  3. Pr. Marcos Serafim disse:

    Nobre Pr. Marcello Oliveira;

    Que preciosidade de texto, cada dia mais aprendo com suas postagens, que faz com brilhantismo não se preocupando com coisas que não possam edificar.
    Tenho estudado hebraico um pouco mais , impulsionado e motivado pela sua pessoa, embora não o conheça pessoalmente mas posso dizer-te que gosto muito de ti.

    Que o Eterno (tu gostas muito de usar esse termo) que abençoe e te guarde , e tu sempre tenhas inspiração como essas.

    Ps.Essa vai para minha coletanea de mensagens.

    Um abraço , em Cristo

    Marcos

  4. Graça e paz Pr Marcello. Parabéns pela postagem. Por falta de conhecimento bíblico muitos crentes tem se deixado levar por todo vento de doutrina, os seus textos são verdadeiros estudos que não podem ser despresados. Que o Senhor continue lhe dando unção e graça cada dia mais.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  5. A Paz de Cristo Pr. Marcello,
    parabéns mais uma vez pela excelente postagem,cada dia aprendemos um pouco mais com essas
    mensagens gloriosas.Lembrei-me do hino da harpa cristã (300) que diz:

    "Nossa esperança é sua vinda o Rei dos Reis vêm nos buscar, nós aguardamos Jesus ainda té a luz da manhã raiar".

    Um forte abraço!
    Pb.Silas

  6. wilma disse:

    Olá, Pr. Marcelo!
    Fico feliz quando encontro blogs onde é pregado e ensinado o verdadeiro evangelho!
    Já vou te seguir, para aprender mais e mais sobre a verdade que é a Palavra do nosso Deus.
    Paz.

  7. Olá pr Marcelo! obrigada pela visita,seu blog é muito edificante,parabéns.

  8. Caro amigo e irmão,
    Pr. Marcello de Oliveira!

    O texto justifica o nome do seu conceituado Blog.

    A Escritura é sagrada e suprema, porém nem todos são dotados de excelência para interpretá-la.

    O Eterno tem concedio esso dom ao amado.
    Faça tudo para manter o que considero um mistério em sua vida.

    Um grande abraço!
    Seu conservo e amigo,
    Pr. Carlos Roberto

  9. VALTER disse:

    blog devidamente linkado. Deus abençõe.

  10. Seu blog é de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre as Escrituras. Deus te abençoe!

  11. Prezado Pr. Marcelo,
    Graça e Paz;
    Que maravilhosa interpretação, fico enriquecido por suas mensagens, que Hashem continue te usando poderosamente…

    seu conservo;

    Ev. Anderson Araujo.

  12. Prezamado pr. Marcello de Oliveira.

    Shalom!

    E, pensar que estaremos convivendo neste momento mais tenro, com o Rei, Nosso Senhor. Aleluia!

    O seu blog, produz um bom pasto para boas ovelhas que revigoram a saúde espiritual.

    O Senhor seja contigo, homem de Deus!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com
    Contra a Falácia da Prosperidade!

  13. Nobre Pr. Marcello, quero parabeniza-lo uma vez mais por sua abordagem puramente teológica, que o eterno continue te usando na interpretação de sua Escrituras.

    Fique na Paz do Senhor

    Em Cristo,

    Pb. Juari Barbosa
    Doulos Cristou Iesou

  14. Obrigado pelo visita meu irmão.
    Gostei de conhecer seu blog também.
    Grande abraço,

  15. Paulinha disse:

    Olá!
    Valeu pela visita!!
    Já estou seguindo seu blog!
    Fica na paz =)

  16. Muri disse:

    Demorei mas vim agradecer a visita feita ao blog.

    Que bom conhecer mais uma parte da família de Cristo!

    Tenho muito o que aprender por aqui…

    Forte abraço e continue negando a si mesmo, tomando a tua cruz e seguindo o Senhor Jesus!

    Da irmã Muriel

  17. Adriana Vix disse:

    Boa tarde.
    Na verdade encontrei esse blog por acaso, através de um sonho que tive no dia 03/05/2010 e, fiquei muito curiosa pra saber o seu significado. Nesse sonho haviam duas águia enormes cujo tamanho de cada uma se igualava ao de um homem de + ou – 1,80, tb havia um tronco muito grande e alto,e no topo havia uma espécie de ninho.
    Agora com a postagem do seu blog fiquei sabendo que além de eu nunca ter ouvido falar sobre essa história, coincidentemente existe uma párábola biblíca que fala exatamente sobre isso.
    Paz!!! e obrigada pelo esclarecimento.

  18. Eliene Santos disse:

    Bom saber que podemos contar com pessoas que se dedicam a palavra de Deus.
    Amo estudar a palavra de nosso abba.
    Vou fazer esse estudo em um grupo no whatsapp.
    Com sua permissão é claro .
    Quero te seguir tbm .
    Bj
    Paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *