Debate na RIT sobre dons espirituais

Shalom!

Convido a todos os irmãos para assistirem o debate que participei na RIT sobre:

Os dons espirituais de 1 Co 12 cessaram? 

15 Responses to Debate na RIT sobre dons espirituais

  1. geú sarzeda do carmo disse:

    prezado pastor marcelo

    a paz do SENHOR

    sou apreciador do seu blog, inclusive acompanho-o diariamente.

    quanto ao debate:
    acredito não existir dom de revelação, mas sim, dons de revelação ou conhecimento, isto é, que revelam algo (que até então estava oculto):
    que são:
    a) Dom da Palavra de Sabedoria;
    b) Dom da Palavra do Conhecimento;
    c) Dom de discernimento de Espíritos.

    é comum entre nós pentecostais referirmos ao “dom de revelação” como fosse de fato um dom à parte e não um grupo de dons.

    A diferença entre profecia e “revelação” está exatamente que os dons de revelação, como já dito, revelam algo, enquanto que a profecia que está dentro do grupo dos dons de inspiração (inspiração é diferente de revelação), expressão vocal ou falar dizem algo.

    obs. O ensino contido nas Escrituras chama-se REVELAÇÃO; O registro desse conteúdo chama-se INSPIRAÇÃO; A aplicação chama-se ILUMINAÇÃO.

    grande abraço

    DEUS continue usando-o poderosamente, pois para mim o irmão tem sido uma benção.
    Oxalá DEUS me permitisse conhecê-lo pessoalmente e quem sabe traze-lo aqui para ministrar ao povo de DEUS.

    geú sarzeda do carmo – pastor em bebedouro/sp

  2. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom!

    Prezado Pr Geú, agradeço seu comentário. O irmão é pastor em qual igreja? Será um prazer conhecer o irmão e estar aí em Bebedouro.

    Att, Pr Marcello

  3. geú sarzeda do carmo disse:

    amado pastor

    pastoreio uma congregação da igreja Assembléia de DEUS – ministério

    Belém do campo de bebedouro/sp, sob a presidência

    do nosso querido pastor vanderlei dos passos.

    fraternalmente,

    pr geú

  4. Jeferson ( Fefinho ) disse:

    Pr. Marcelo .. o outro Pr. no debate apresenta o seguinte argumento .. Que após a destruição no ano 70 não ouve nenhuma evidência referente aos dons .. e nem a própria literatua Bíblica apresenta sobre os dons, apenas em 1ª Co 12 … Mais João por volta do Ano 95 – 96 Escrevendo a livro das revelação apresenta o seguinte .. Ap 10-11 – E ele disse-me ( O anjo ) Impora que PROFETIZES outra vez a muitos povos e nações e linguas e reis. ( Isso não se aplica ao exercicío dos dons – Profecia ?/)
    ótimo debate Parabééns .. QUE Jeova lhe abenrçõe.

  5. Silas Pimenta disse:

    Graça e Paz meu amigo e irmão
    Pr.Marcelo Oliveira.

    Parabéns pelo debate, muito instrutivo e edificador.
    Que o Eterno seja sempre contigo nobre companheiro.

    Amplexos,
    Ev.SilasPimenta.

  6. Eduardo Melo disse:

    Parabéns,

    Que Deus continue usando sua instrumentalidade para edificação e exclarecimento de verdades bíblicas.

    Já postei o video em meu site http://www.ensinopentecostal.com.br/

    Em Cristo,

    Diácono Eduardo

  7. Kenner Terra disse:

    Olá Pr. Marcelo,

    o debate foi muito interessante. Mostrou muito bem como a falta de acesso ao imaginário religioso do Mundo Antigo impede a melhor compreensão dos textos. Por isso, o teu companheiro de debate não consegue entender melhor os textos. Eu recomendo uma dissertação defendida na UMESP em 2008: NOGUEIRA, Sebastiana Maria Silva. “Profecia e Glossolalia no Cristianismo Primitivo do Primeiro Século. Um estudo de 1 Coríntios 14,1-19”. Universidade Metodista de São Paulo, 2008 (dissertação de mestrado). Este texto é de fácil acesso.

    abraço

  8. Marcello de Oliveira disse:

    Amado Prof. Kenner, agradeço seu comentário. O sr poderia me enviar a dissertação?

    grato, Pr Marcello

  9. Kenner Terra disse:

    Olá Pr. Marcelo,

    desculpe-me pelo lapso, acabei citando o programa como rádio. Sim, eu enviarei a dissertação em breve. Quero recomendar especialmente as pp. 107-109, as quais tratam exatamente sobre 1 Co 14,21-22, assunto que gereou um pouco de tensão no debate.

    grande abraço

  10. Ramon disse:

    A paz do Senhor Pr. Macelo de oliveira, parabéns pelos seus argumentos todos à luz da bíblia, eu concordo plenamento com você que os dons são atuais na vida da igreja.
    Jesus disse: Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder, em outras
    palavras fiquem em jerusalém e só saim de lá quando eu vos capacitar com os dons espirituais, a obra de Deus na terra é espiritual, trabalhamos para o reino dos céus e não para o reino da terra, paulo disse qua as armas da nossa milicia não são carnais mais sim espirituais e poderosas em Deus, então devemos entender e acreditar na atualidade dos dons espirituais, nós chegamos até aqui porque o ESPIRITO SANTO DE DEUS tem nos capacitado para o PROGRESSO de sua Obra, a obra nunca irá crescer somente com palavras teológicas, ou só com palavras de sabedoria humana, mais precisamos dos dons espirituas que são ferramentas para a guerra que Deus tem dado para o crescimento da Igraja na terra.

  11. Jônatas Ornelas Duarte disse:

    Olá Pastor Marcelo, gostaria de parabenizá-lo pelo site e pelo debate, que foi bem equilibrado, e de acordo com a ética cristã que encontramos nas palavras de Paulo: “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;” 2Tm 2:24
    Mas responda-me uma coisa; do contexto imediato de I Co. 14:23-25: “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos OU INFIÉIS, não dirão porventura que estais loucos?
    Mas, se todos profetizarem, e algum indouto OU INFIEL entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
    Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.”
    Não se está tratando dos infiéis que participarem de um culto dos fiéis? Isto por si só não lança por terra essa interpretação de que infiéis se referem aos judeus e a destruição do templo?
    Outra coisa, me desculpe mas acho que o senhor esqueceu de uma coisa que colocaria uma linha divisória na questão: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” At. 2.39.
    Já que o batismo no espírito santo é a porta de entrada dos dons e se este é para todos quantos o senhor chamar, porque os dons cessariam?!
    O próprio Profeta Joel não é mencionado no versículo 18, inclusive falando sobre “profetizarão”, “terão sonhos”!

    Um grande abraço! A paz do Senhor! Que Deus continue te abençoando!

  12. Silva disse:

    fiquei pensando no que o moderador disse sobre milagres acontecendo hoje, e como ele disse: COISA GRANDE!!! pois bem, Paulo diz que o mistério da iniquidade já opera, a sua eficácia é segundo satanás com todo poder, sinais e prodígios da mentira. enfim, com saber se estes sinais e prodígios não manifestações deste mistério?

  13. Paz do Senhor!
    Pastor Marcelo eu gostoria de adiquirir esta dissertação, será que eu poderia?
    Esta é uma área que gosto muito de estudar por que eu já fui influenciado por cessacionistas após o meu batismo no Espirito Santo.
    Obg e aguardo resposta.

  14. Uilton disse:

    Graça e Paz Pr Marcelo

    Parabens pelo debate, que Deus continue te abençoando com muita sabedoria e graça.

    Nais um pouquinho o Pastor batista iria se converter ao pontecostalismo, pois ja estava dizendo que nao eram cessacionalistas.

    Um Abraço na Paz de Cristo.

  15. Marcello de Oliveira disse:

    Grato amado Pb Uilton. Ore por mim, para que eu continue sendo um instrumento nas mãos do Eterno.

    abraços, Pr Marcello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *