Deus é Luz, o que isso significa?

Uma das grandes declarações da Bíblia é: Deus é luz (1 Jo 1.5). Deus é luz em sua autorrevelação ao homem. Deus é amor em sua obra de salvação redentora. A síntese do ensino de Jesus acerca de Deus é que Ele é luz. A luz ilumina, aquece, purifica e alastra. Ela traz conhecimento da verdade e resplandece nas trevas da ignorância. O que isto pode nos ensinar?

Primeiro, Deus é luz no sentido de que é da sua natureza revelar-se. Só conhecemos a Deus porque Ele se revelou. É de sua natureza revelar-se, assim como a propriedade da luz é brilhar. Dizer que Deus é luz significa que não há nenhuma coisa secreta, furtiva e encoberta ao seu redor. Deus quer que os homens o vejam e o conheçam.
Deus se revelou na criação, na consciência, nas Escrituras e em Jesus, o verbo encarnado. O conhecimento de Deus não é um privilégio apenas de um grupo seleto e iluminados pelos mistérios do gnosticismo, mas é franqueado a todos que contemplam seu Filho, a luz do mundo.

Segundo, Deus é luz no sentido de sua perfeição moral absoluta. Deus é santo e puro. Não há mácula em seu caráter. Ele é imaculado. Ele é puríssimo em seu ser, em suas palavras e em suas obras. Na há trevas que ocultam algum mal secreto em Deus nem sombra de alguma coisa que tema essa luz. O apóstolo João diz que não há Nele treva alguma.

Terceiro, Deus é luz no sentido de que nada pode ficar oculto aos seus olhos. Deus é luz e habita em luz inacessível (1 Tm 6.16). A luz penetra nas trevas e as trevas não podem prevalecer contra ela. Deus é onisciente e para Ele luz e trevas são a mesma coisa. Ele a tudo vê, a todos sonda e nada escapa do seu conhecimento. A luz penetra nas trevas e as dissipa. É impossível esconder-se de Deus, seja nos confins da terra, seja nas profundezas do mar.

Quarto, Deus é luz no sentido de que não há Nele treva nenhuma. Nos escritos de João, trevas têm uma conotação moral. Trata-se da vida sem Cristo (Jo 8.12). As trevas e a luz são inimigas irreconciliáveis (Jo 1.5). As trevas expressam a ignorância da vida à parte de Cristo (Jo 12.35,46). As trevas significam a imoralidade da vida sem Cristo (Jo 3.19). As trevas apontam para o desamor e o ódio (I Jo 2.9-11). Aquele que é puro em seu ser e santo em suas obras não pode tolerar as trevas nem ter comunhão com aqueles que vivem nas trevas.

Portanto saia das trevas, e venha para a Luz, que é Jesus!

Nele, que disse ser a Luz do mundo e nos convida a seguirmos seus passos

Pr Marcelo Oliveira

9 Responses to Deus é Luz, o que isso significa?

  1. a paz do Senhor, gostaria de convidar-te a estar entrando em meu blog GERAÇÃO DE AVIVAMENTO e votar na enquete posta atualmente sobre assuntos mais cotados em um blog. DEsde já agradeço atencipadamente:
    http://equilibrium153.blogspot.com

  2. prjosivaldo disse:

    Nobre colega e amigo Pr. Marcelo,
    Parabéns pelo excelente e elucidativo texto.

  3. disse:

    Deus é luz, nosso Deus é luz, nela não há trevas, e quem anda na luz como na luz ele esta, tem comunhão um com os outros.Adorei seu texto. Paz Marcelo!

  4. Pr Rocha disse:

    Graça e Paz pastor Marcelo, parabéns pelo ótimo post, muito edificante.
    DEUS abençoe sempre seu ministério.
    Pr Nelson Rocha

  5. Graça e paz! Muito interessante o tema que muito me instiga. Gostaria de aproveitar para fazer algumas citações das Escrituras hebraicas (não gosto de usar o termo "Antigo Testamento"). O salmista assim diz: "A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração" (97.11; ARA). Em Jó temos "Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos" (22.28). Outro Salmo: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo" (112.4). E, em Provérbios, lemos "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (4.18). Por sua vez, em Gênesis, temos este relato: "Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite" (1.3-5a). Bem, se compararmos a luz do primeiro 'yom' da criação com a luz dos justos na poesia hebraica, no sentido de que esta luz é espiritual, talvez possamos compreender mais um pouco do ensino de 1João. São vocábulos que em seus originais podem ter significados diversos. Antes de Jesus, poucos homens tiveram o vislumbre da luz e, embora tivessem escolhido padrões de justiça, também foram justificados por fé e acharam graça aos olhos de Deus. Com a Encarnação, a mesma luz que iluminou o mundo na criação operada pelo 'Logos', manifestou-se na pessoa de Jesus. Acho que não fui conclusivo, mas o tema ainda pode nos conduzir a muitas reflexões.

  6. Graça e paz! Muito interessante o tema que muito me instiga. Gostaria de aproveitar para fazer algumas citações das Escrituras hebraicas (não gosto de usar o termo "Antigo Testamento"). O salmista assim diz: "A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração" (97.11; ARA). Em Jó temos "Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos" (22.28). Outro Salmo: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo" (112.4). E, em Provérbios, lemos "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (4.18). Por sua vez, em Gênesis, temos este relato: "Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite" (1.3-5a). Bem, se compararmos a luz do primeiro 'yom' da criação com a luz dos justos na poesia hebraica, no sentido de que esta luz é espiritual, talvez possamos compreender mais um pouco do ensino de 1João. São vocábulos que em seus originais podem ter significados diversos. Antes de Jesus, poucos homens tiveram o vislumbre da luz e, embora tivessem escolhido padrões de justiça, também foram justificados por fé e acharam graça aos olhos de Deus. Com a Encarnação, a mesma luz que iluminou o mundo na criação operada pelo 'Logos', manifestou-se na pessoa de Jesus. Não fui conlcusivo, mas sem dúvida o tema pode nos levar a muitas reflexões.

  7. Renato Soares disse:

    A paz do Mestre meu Querido!
    Depois que o vi pregando em uma igreja em Cubatão,reparei que “ainda” existe pessoas que falam “A palavra pura e genuína”.
    Um avivamento vindo da palavra,e não, a palavra de avivamento.
    Adquirir alguns de seus livros e posso confessar que sinto o Próprio DEUS
    falando comigo,que DEUS te Abençoe Grandemente.
    Amém..

  8. Deus seja louvado na sua vida boa foi essa interpretação falando sobre a luz que é Cristo essa aqui nos traz transformação transforma nossas vidas que faz esclarecer muitas coisas nossas vidas obscura Deus seja louvado na sua vida que Deus cada dia mais possa enriquecer você e todos aqueles que traz esclarecimento da palavra de Deus através do grande poder do espírito santo na vida de voz Deus abençoe tá falando aqui Adriano Salvador Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *