Entrevista concedida ao Pr Ciro Sanches

Quero agradecer a Deus por esta grande oportunidade de conceder esta entrevista ao amado Pastor e escritor Ciro Sanches Zibordi. Deus tem nos unido para um grande propósito.

Amados [as] leitores [as] por especial gentileza, leiam toda a entrevista.

Blog do Ciro: Como foi a sua conversão, e desde quando o irmão prega a Palavra de Deus?

Marcelo de Oliveira: Pastor Ciro, permita-me glorificar a Deus por esta nobre oportunidade. Louvo ao Eterno por sua vida e profícuo ministério. Tive o privilégio de nascer num lar cristão. Meu vovô José Antonio de Oliveira (in memoriam) e minha mamãe Jaci de Oliveira, desde cedo levaram-me à igreja. Aos 8 anos, entreguei minha vida a Cristo, o Senhor. Lembro-me daquela noite marcante em que o pastor Joel Barbosa pregou sobre um a cruz de Cristo. Na hora do convite fui à frente com a convicção de um adulto. Chorava copiosamente. Entendi, naquela noite, que a graça é o amor que paga um preço. Cristo pagou o preço. Sua morte foi vicária, triunfante, relevante.

Deus me chamou ainda criança para o ministério da Palavra. Em todos os domingos eu ia com meu saudoso vovô à EBD da Igreja Batista Boas Novas. Meu interesse pelas Escrituras crescia a cada dia. Lia a Bíblia com avidez. Desde a tenra idade, comecei a decorar as Escrituras. Preguei pela primeira vez quando tinha apenas 11 anos. Aos 13, dava aula na EBD para os adolescentes. Amo a exposição da Palavra e tenho dedicado minha vida a expor as Escrituras.

Blog do Ciro: O irmão é autor de um comentário sobre o livro de Cantares de Salomão. O que o levou a escrever sobre esse assunto?

Marcelo de Oliveira: Interessante pergunta. Escrevi com o propósito de despertar nos biblistas, estudiosos e amantes das Escrituras o desejo de estudar e se aprofundar nesse livro tão lindo, poético e, ao mesmo tempo, desprezado, ao longo da história da Igreja. O rabino Akiva, um dos maiores da história de Israel, certa vez disse: “O Cântico dos Cânticos é uma canção tão sublime para nós os judeus, que nós consideramos este livro como “kadosh Bi kadoshim” (santo dos santos).

O rei Salomão compôs o Cântico dos Cânticos em forma de alegoria, como um diálogo “apaixonado” entre o Noivo (o Eterno) e sua amada noiva (Israel). Nesse livro desenvolvo uma leitura alegórica, tipológica que despertará nos leitores o desejo de conhecer mais e mais o aludido livro das Escrituras.

Blog do Ciro: Eu já conheço o seu livro e o estou lendo, mas diga aos leitores deste blog quais são o título e o público-alvo de sua obra.

Marcelo de Oliveira: O título da obra é: Os Produtos do Mercador, baseado em Cantares 3.6, pelo qual tento despertar a curiosidade dos leitores com três perguntas essenciais: Quem é este mercador? Quais os seus produtos? E o que estes representam para a vida daqueles que o “compram”?

Blog do Ciro: Muito bom. Falando ainda de seu trabalho como escritor, em seu blog percebe-se que os seus textos são bastante exegéticos. Como começou essa sua paixão pela fiel interpretação bíblica. Fale também um pouco sobre a necessidade da matéria exegese.

Marcelo de Oliveira: Tenho procurado dar uma singela contribuição para o resgate da séria exposição bíblica. Longe de ser uma tarefa apenas dos eruditos, a exegese deve ser uma matéria estudada por todos os cristãos, principalmente para os pregadores e ensinadores. A exegese é fundamental na exposição bíblica. Temos visto muitas aberrações, mentiras, verdadeiras eisegeses (que, ao contrário da exegese, denota impor ao texto nossas ideias) em alguns púlpitos. Os pregadores torcem a Bíblia e a usam para satisfazer seus egos, seus desejos, seus projetos pessoais.

Blog do Ciro: Por que há tão poucos exegetas?

Marcelo de Oliveira: A exegese é ciência e arte. É ciência baseada em certos princípios hermenêuticos necessários para interpretar corretamente o significado do texto bíblico. É arte porque envolve a hábil aplicação de princípios hermenêuticos. A exegese é algo para toda vida, tarefa de constante interação entre o texto bíblico e sua exposição apropriada. Portanto, temos poucos exegetas porque fazer exege exige dedicação. E. Haller disse: “Ninguém precisa temer a exegese, a não ser o preguiçoso ou o negligente”.

Blog do Ciro: Essa frase realmente dá uma ideia do que é o labor exegético. Mas falemos agora da exposição, propriamente dita. O irmão como pregador do evangelho tem conhecido grandes expoentes, verdadeiros referenciais. Considerando esses dois fatores, cite pelo menos três qualidades que um pregador deve possuir.

Marcelo de Oliveira: Deus tem me dado a honra e o privilégio de desfrutar da amizade de expoentes como Russel Shedd, Hernandes Dias Lopes, Luis Sayão… E eu não poderia deixar de citar s
ua distinta pessoa.

Precisamos de pregadores piedosos. Uma das áreas mais importantes da pregação é a vida do pregador. O que precisamos desesperadamente nesses últimos dias não é apenas de pregadores eruditos, mas sobretudo de pregadores piedosos.A vida do pregador fala mais alto que os seus sermões. Um ministro do evangelho sem piedade é um desastre. Infelizmente, a santidade que muitos pregadores proclamam é cancelada pela impiedade de suas vidas. A única maneira de viver uma vida pura é guardar o coração puro através da meditação da Palavra (Sl 119.9).

Precisamos de pregadores que oram. A oração precisa ser prioridade na vida do pregador. A profundidade de um ministério é medida não pelo sucesso diante dos homens, mas pela intimidade com Deus. Antes de falar aos homens, o pregador precisa viver diante de Deus. A oração é o oxigênio do ministério. A oração traz poder e refrigério à pregação; ela tem mais poder para tocar os corações do que milhares de palavras eloquentes.Não basta ser um eco, é preciso ser uma voz. Não basta pregar, precisamos ser boca de Deus (Jr 15.19).

Pregação sem oração não provoca impacto. Sermão sem oração é sermão morto. Não adianta ter a luz na mente (erudição) e não ter fogo no coração (unção). O pregador também tem que ter fome pela Palavra de Deus. É impossível ser um pregador bíblico eficaz sem uma profunda dedicação aos estudos. O pregador deve ser um estudioso. Spurgeon disse: “Aquele que cessa de aprender tem deixado de ensinar”.

Blog do Ciro: Não há dúvidas de que a piedade está em falta em nossos dias. Valoriza-se mais o carisma do que o caráter; dá-se mais valor à eloquência do que à espiritualidade. Mas, falando em estudo da Palavra, qual é a sua visão acerca do estudo teológico. Ele realmente é importante para um expoente piedoso?

Marcelo de Oliveira: Sem dúvidas. O pregador jamais manterá o interesse do seu povo se ele pregar somente da plenitude do seu coração e do vazio da sua cabeça. A Bíblia é o grande e inesgotável reservatório da verdade cristã, uma imensa e infindável mina de ouro. Além da Bíblia, todo o pregador deve ser um sério estudante de teologia enquanto viver. Deve também estudar biografias, apologética, história, bem como outros tipos de leitura. A mensagem de muitos púlpitos tem sido banal e comum. Vivemos em um tempo de pregação pobre, aguada e mal-preparada. O pregador que se preza deve ser um estudante durante toda a sua vida. Foi o próprio Deus quem prometeu dar pastores à sua Igreja que apascentem o rebanho com sabedoria e conhecimento (Jr 3.15).

Blog do Ciro: Por falta de vida piedosa e pouco interesse pelo estudo mais detido da Palavra de Deus temos visto muitos desvios no âmbito da pregação. Fale um pouco sobre isso.

Marcelo de Oliveira: A pregação contemporânea tem se caracterizado por antropocentrismo, auto-ajuda e ênfase à perniciosa teologia da prosperidade. Muitos pregadores têm distorcido a Palavra de Deus. Outros ainda têm mercadejado as Escrituras. Estão pregando doutrinas de homens, filosofias humanas, sonhos e visões de seus próprios corações. Há muito misticismo nas pregações. Pregam o que dá certo, e não o que é certo. Pregam para agradar, e não para desafiar. Pregam cura e prosperidade, e não santidade. Pregam sobre os direitos dos homens, e não sobre a soberania divina.

Outros querem fazer do púlpito um espetáculo. Há morte na panela. Somente a Palavra pura, sem mistura, pode curar os feridos, enganados e decepcionados com a igreja atual. Deixo um alerta aos pastores: Não convidem para as suas igrejas (festas, congressos, etc) mercenários, show-men, homens preocupados em fazer movimento, receber um exagerado cachê e dar espetáculo. Convidem os expoentes bíblicos, aqueles que têm compromisso sério em pregar a Cristo, a beleza de Cristo, os ensinos de Cristo, a cruz de Cristo.

Blog do Ciro: Para concluir esta enriquecedora entrevista, haja vista o seu tríplice enfoque (editorial, hermenêutico e homilético), deixe uma palavra aos escritores (inclusive editores de blogs), intérpretes da Bíblia e pregadores.

Marcelo de Oliveira: Minha palavra aos editores de blogs é que aproveitem as vantagens do mundo virtual para fazerem o nome de Jesus Cristo conhecido. Que utilizem o blog como uma ferramenta evangelística para ganhar as almas perdidas, edificar a igreja e promover a glória de Deus. Ao escreverem os textos, que o façam com temor e tremor, sabendo que Deus conhece nossos corações, e os motivos pelos quais estamos escrevendo. Escrevemos para a glória dEle? Ou escrevemos para nos gloriar?

Aos exegetas, que tratem a Bíblia com a máxima seriedade, sabendo que receberão maior julgamento (Tg 3.1). Que ensinem a igreja do Senhor a andar no caminho da santidade, da justiça e da piedade. Rejeitem as filosofias humanas, o liberalismo teológico, as falácias humanas, e expliquem o texto dando-lhe o verdadeiro sentido em que foi escrito. Não coloquem suas ideias. A Bíblia tem voz própria. Devemos nos submeter a sua autoridade.

Finalmente, aos pregadores, que voltem a pregar a cruz de Cristo. Chega de tantas mentiras, invencionices e meninices. Voltem a expor as Escrituras. Preguem como se fosse a última oportunidade da vida. Honrem a sublime vocação de serem embaixadores celestiais. Somos ministros da reconciliação, e não da confusão. Concluo com duas pérolas: “Se eu pudesse me tornar rei ou imperador hoje, eu não desistiria do meu ofício como pregador” (Martinho Lutero). “Pregação é a manifestação da Palavra encarnada, a partir da Palavra escrita, mediante a palavra falada” (Bernard Manning).

Blog do Ciro: Amém. Que Deus abençoe grandemente o seu ministério.

11 Responses to Entrevista concedida ao Pr Ciro Sanches

  1. Meu querido irmão Marcello, eu li a sua entrevista e fiquei muito feliz com o que li. O irmão faz parte dos poucos fiéis que não se venderam a esse mercado podre que está no meio evangélico atualmente. Vejo que você não só estuda a Bíblia, como também procura colocar em prática aquilo que está estudando. Que a graça do nosso Senhor Jesus fortaleça cada dia mais a sua fé e o seu amor pelo Senhor e pela Sua Palavra.
    Fique na Paz!!
    Pr Silas

  2. Caro amigo e irmão
    Pr. Marcello de Oliveira!

    Parabéns pela entrevista concedida ao nobre Pr. Ciro Zibordi!

    Deus continue abençoando a sua vida e ministério.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

  3. L.F. Bruschi disse:

    A Paz do Senhor querido Pastor Marcello , quero glorificar a Cristo por sua vida e por este blog, que tem sido de grande valia em nossas vidas em virtude dos estudos muito edificantes e significativos.
    Pastor através do seu blog eu conheci a Faculdade Betesda e em interessei por fazer o bacharelado em Teologia e gostaria de umas dicas sobre o curso na FTB, optei por fazer o básico na EETAD, pois não trabalho com cheques no momento e na FTB so se aceita cheques e cartão.

    muito obrigado
    Deus te abençoe em Cristo Jesus

  4. saul disse:

    Parabéns Pr. Marcelo pelo excelente texto, é uma pena que muitos estão escondidos sob o "manto do chamado divino" para serem verdadeiros exegetas da "teologia do analfabetismo" chamada de poder, fogo e falácias. Parabéns, Presbítero Saul Bezerra.
    Igreja Congregacional em João Pessoa – PB.

  5. Caro Marcelo, parabéns pela belissima entrevista.
    Em suas respostas ve-se o coração de quem ama a Palavra de Deus e a permanente preocupação em propagar sua Verdade e seus ricos tesouros.

    Pastor Marcos Antonio da Silva

  6. Li toda. Muito boa

    "Somente a Palavra pura, sem mistura, pode curar os feridos, enganados e decepcionados com a igreja atual. "

    Que Deus continue te abençoando grandemente!

    Pena que conheci teu blog só agora, mas acompanharei.

    Agradeço todos os e-mails que mandas. ^^

    ;*

  7. GRAÇA E PAZ!!!!agraciado irmão, gostei muitíssimo do seu blog e muito obrigado por ter visitado o meu, tem muita coisa que preciso melhorar no visual do blog que estou tentando manter…irei visitar mais vezes o seu. muito rico, apropriei-me de um e seus textos, mas os créditos continuarão sendo de quem o possui.

    Paz!!! Valdeci do Carmo

  8. Caro Marcello,

    Parabéns pela entrevista. Gostei especialmente da parte que você fala aos blogueiros. Que o sentimento que possa haver em todos nós seja o mesmo de João Batista: "é necessário que ele [Cristo] cresça e eu diminua" (Jo 3.30).

    Obrigado por sua visita ao meu blog (opticareformata.blogspot.com).

    Um grande abraço!

    Leonardo Bruno Galdino.

  9. Joice disse:

    Olá Pr. Marcello, nossa fiquei muito feliz quando vi seu comentário em meu "tão recente criado" blog, gostei muito do seu e gostaria de ter a oportunidade de ouvir mais a respeito de seus pensamentos. Que O Senhor Jesus continue abençoando ainda mais. Fique na paz.

  10. Meu Deus!
    Que preciosidades de informacoes nessa entrevista. Eu preciso indicar isso ! rsrsrs

    Depois que assisti os YouTube videos do Debate OGalileo aqui estou a visitar este site, e digo que o titulo A Supremacia das Escrituras faz juz aos conteudos aqui existentes.

    Foi no final do ano passado, e apos muito interagir nas Comunidades do Orkut e blogosfera crista, que passei a me interessar por exegese… bom, não sei muito ainda sobre, mas nesta entrevista eu pude adquirir mais esclarecimentos sobre.

    A Paz.

    by @NilmaBostonRio
    .

  11. NICODEMOS disse:

    Paz seja contigo

    A vida de um pregador e servo de Deus deve ter frutos que testifiquem de sua pregação. O caráter de Cristo era evidenciado pelo amor, o mesmo amor que é recomendado a todos os discípulos dEle.

    fidelidade às Escrituras é uma responsabilidade desta geração para que o caminho estreito continuo com os marcos demarcados e assim nenhuma placa de pregações ou má-interpretações desviem os passos dos pequeninos.

    fico sobremaneira feliz por sua preocupação e dedicação ao estudo, ensino e pregação da Palavra de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *