Glória Revelada

Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele. (1 Ts 1.12)

As duas cartas de Paulo aos tessalonicenses contêm muitas referências à Parousia, ou seja, à volta pessoal, visível e gloriosa de Cristo. De fato, em cada um de seus oito capítulos há uma menção a esse evento. É particularmente impressionante as repetidas referências à glória de Cristo no primeiro capítulo da 2º Carta aos Tessalonicenses.

Primeiro, o Senhor Jesus será revelado em sua glória (vv. 7). Na verdade, a palavra glória não aparece nesse versículo, mas está implícita. A Parousia não será um acontecimento insignificante, ao contrário, será um evento de esplendor cósmico, que inspirará temor.

Segundo, o Senhor Jesus será glorificado em seu povo (vv.10). Ou seja, a revelação de Sua glória não será somente visível (para que possamos vê-la), mas será também entre o seu povo (para que possamos compartilhá-la). As duas glorificações (de Cristo e a nossa) acontecerão simultaneamente, embora a ênfase do apóstolo não esteja tanto na glorificação dos salvos, mas na glorificação do Salvador nos salvos.

Terceiro, aqueles que deliberadamente rejeitarem a Cristo serão excluídos de sua glória (v. 8-9). Este destino terrível é descrito como destruição e exclusão. A tragédia implícita é que os seres humanos, criados por Deus, à imagem de Deus e para Deus, passarão a eternidade sem Deus, irrevogavelmente banidos de sua presença. Em vez de brilharem com a luz de Cristo, sua luz se extinguirá nas trevas exteriores. O apóstolo coloca uma solene alternativa diante de nós: a participação ou a exclusão da glória de Jesus Cristo.

Quarto, enquanto isso, Jesus Cristo deve começar a ser glorificado em nós (vv. 12). A glorificação de Jesus no meio do seu povo e a consequente glorificação do povo de Deus não acontecerá repentinamente, no dia final. O processo começa agora. Na verdade, ele precisa começar agora para chegar de maneira apropriada ao fim quando Cristo voltar. Naquele dia, o processo que está em andamento agora não será repentinamente revertido; ao contrário, ele será confirmado e completado.

Nele, que em breve virá

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato

                         Lopes, Hernandes Dias. 1 e 2 Tessalonicenses. Ed. Hagnos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *