JOSUÉ – uma referencia em liderança

De Êxodo 3 a Deuteronômio 34, a Bíblia concentra sua atenção no ministério de Moisés, o servo escolhido por Deus para liderar o povo de sua nação, Israel. No entanto, Moisés faleceu e, apesar de não ter sido esquecido (seu nome aparece mais de cinqüenta vezes no livro de Josué), um novo servo do Senhor (Js 24.29) passou ocupar seu lugar. Deus sepulta seus obreiros, mas sua obra continua.

Veremos a seguir, qual foi o caminho trilhado por Josué até chegar à liderança do povo de Israel.


Josué, o escravo

Deus passou vários anos preparando Josué para seu chamado. Ele nasceu na escravidão no Egito e recebeu o nome de Oséias (Nm 13.8), que significa “salvação”. Mais tarde, Moisés mudou esse nome para Josué (Nm 13.16), “Iavé é salvação”, a forma hebraica do nome de Jesus (Mt 1.21). Josué era da tribo de Efraim e o filho primogênito de Num (1 Cr. 7.20-27), isso significa que sua vida corria perigo na noite de Páscoa, mas ele confiou no Senhor e foi protegido pelo sangue do cordeiro.

Enquanto estava no Egito, Josué viu os sinais e prodígios que Deus realizou (Ex 7-12) e soube que o Eterno era Deus de poder que cuidaria de seu povo. Josué viu o Senhor abrir o “Yam Suf” (Mar dos juncos) e, em seguida, fechar as águas e afogar o exército egípcio que estava no encalço dos hebreus (Ex 14 – 15).

Josué, o soldado.

O primeiro ato oficial de Josué registrado nas Escrituras é a derrota dos amalequitas, quando estes atacaram Israel cerca de dois meses depois do êxodo de Israel do Egito (Ex 17.8-16). Moisés era profeta e legislador, mas Josué era um general com aptidões militares extraordinárias. Era também homem de grande coragem, que não tinha medo de confrontar o inimigo, confiando que o Senhor lhe daria a vitória.

Onde Josué aprendeu usar a espada e a comandar um exército? Sem dúvida, havia recebido dons especiais da parte de Deus, mas até mesmo os dons celestiais precisam ser descobertos de desenvolvidos num contexto aqui na terra. Teria Josué participado, de alguma forma, do exército egípcio e recebido ali seus primeiros treinamentos? Apesar de as Escrituras não dizerem coisa alguma a respeito e de não
podermos ser dogmáticos, essa é uma possibilidade.

Apesar de Josué não saber disso, a batalha de Amaleque foi um tempo de prova durante o qual Deus examinou sua fé e coragem. “Faça de toda ocasião uma grande ocasião, pois você nunca sabe quando alguém pode estar medindo você para algo maior” (Mardsen).

Josué, o servo

Em Ex. 24.13, Josué é chamado de servo de Moisés (“servidor”), o que indica que, a essa altura, Josué era um assistente oficial do líder de Israel. Acompanhou Moisés ao monte e na ocasião em que Moisés julgou o povo por ter confeccionado o bezerro de ouro (Ex 32.17). Não bastava Josué ser bom guerreiro; também era preciso que conhecesse o Deus de Israel e as santas leis dadas por Deus a seu povo para que obedecesse. Veremos que o segredo das vitórias de Josué não foi sua destreza com a espada, mas sua submissão à Palavra de Deus (Js. 1.8) e ao Deus da Palavra (Js. 5.13-15)

Durante a jornada de Israel pelo deserto, Moisés tinha uma tenda especial, armada do lado de fora do acampamento, onde podia se encontrar com Deus (Ex. 33.7-11). Era responsabilidade de Josué ficar à porta dessa tenda e guardá-la. Josué não era apenas um guerreiro, mas também um adorador, e sabia viver na presença de Deus.

O zelo de Josué não se limitava à glória de Deus, estendendo-se ainda à honra e à autoridade de Moisés. Tratava-se de uma boa característica para um servo, evidenciada quando Deus enviou seu Espírito sobre os setentas anciãos que Moisés havia escolhido para auxiliá-lo em seu trabalho (Nm. 11.16-30).

Josué, o espia

Quando Israel chegou a Cades Barnéia, na fronteira com a Terra prometida, Deus ordenou a Moisés que escolhesse doze homens – dentre eles Josué – para espiar a terra de Canaã (Nm 13). Depois de 40 dias investigando a terra, os espias voltaram e relataram a Moisés que, de fato, a terra era boa. No entanto, dez desses espias desanimaram o povo, dizendo que Israel não forte o suficiente para vencer o inimigo, enquanto dois espias – Calebe e Josué – incentivaram o povo a confiar em Deus e a entrar na terra.

Essa crise revelou algumas excelentes qualidades de liderança em Josué. Não era cego para a realidade da situação, mas não permitiu que os problemas e dificuldades tirassem dele sua fé em Deus. Os dez espias olharam para Deus através das dificuldades, enquanto Josué e Calebe olharam para as dificuldades através daquilo que sabiam sobre Deus. O Deus deles era grande e suficiente para as batalhas que Israel enfrentaria adiante!

Josué, o sucessor

Ao longo daquela jornada pelo deserto, Deus estava preparando Josué para seu ministério como sucessor de Moisés. Quando Israel derrotou Ogue, rei de Basã, Moisés usou essa vitória para encorajar Josué e não temer os inimigos (Dt. 3.21-28; Nm 21.33-35). Quando Moisés estava se preparando para morrer, pediu a Deus que desse um líder ao povo, e Deus nomeou Josué (Nm 27.12,13; Dt 3.23-29). Em sua última mensagem a Israel, Moisés disse ao povo que Deus usaria Josué para derrotar seus inimigos e ajudá-los a apropriar-se da herança. Moisés impôs as mãos sobre seu sucessor, e Deus deu a Josué o poder espiritual necessário para realizar seu trabalho (Dt 34.9).

Assim como Moisés, Josué era humano e cometeu erros, mas continuou sendo o líder escolhido e ungido de Deus, e o povo sabia disso. Foi por esse motivo que os israelitas disseram a Josué: “Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti” (Js 1.17). O povo de Deus hoje precisa reconhecer os líderes de Deus e dar-lhes respeito que lhes é devido como servos do Senhor (1 Ts. 5.12,13).

Concluo dizendo que não devemos “pular” ou “queimar” as etapas. Há pessoas que acabam de se converterem e logo, logo são levadas ao ministério. Olhemos o exemplo de Josué e, assim, nossa trajetória será marcada pela benção de Deus.

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora.


8 Responses to JOSUÉ – uma referencia em liderança

  1. Nobre Pr.Marcello Oliveira.
    Shalom.

    Que matéria gloriosa desta importante
    personagem do AT.
    Que o Eterno continue lhe abençondo
    abundantemente.

    Um forte abraço!

    Pb.Silas

  2. Shalom!

    1. Amado Pb Silas, grato por sua visita e suas bondosas palavras. Amanhã, se o Eterno permitir estaremos juntos!

    Nele, Pr Marcello

  3. Graça e paz Pr Marcelo. Deus preparou Josué para substituir Moisés e isso levou muitos anos. Hoje, muitos querem assumir cargos de liderança sem a mínima noção do que é ser servo, discípulo… Hoje, muitos mal saíram do seminário e já acham que sabem mais que o seu pastor, deixando de lado a experiência nos anos de ministério. Para ser um bom líder, em primeiro lugar tem que ser um bom servo, e Josué nisso foi um exemplo.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  4. Obrigado pelo Carinho, vou seguir o seu blog…Que Deus te use poderosamente na exposição da Verdade Revelada,
    um beijão em Cristo
    Mário Celso

  5. Belo trabalho pastor marcelo, como sempre. Agradecemos sua dedicação em compartilhar conosco àquilo que o Eterno tem trazido ao seu entendimento.Em um "mundo evangélico" tão confuso, precisamos de "boas referências", e Deus tem te usado, como ao pastor Ciro,Altair Germano, Augustus Nicodemus… e outros nesta grande tarefa.
    Aproveito para convidá-lo e aos seus visitantes, a conhecer nossa coluna diária (Minha intimidade com o Espírito Santo) em nosso blog:minreligare.blogspot.com

  6. Anonymous disse:

    Rev.Marcelo,Shalom!
    Este texto sobre a biografia deste servo de Deus chamado Josue,foi escrito com muita inspiracao!
    Temos infelizmente,visto tanta gente de Deus,chamada por Deus,mas queimando etapas! Que Deus nos ajude!

    Um gde abraco de seu amigo e irmao,
    pr.Anderson (Igreja Canaa)

  7. Anonymous disse:

    Deus continue ti abençoando Pastor, tu e toda sua casa, bem como seu ministério.
    Agradeço ao meu bom Deus, por mais um atalaia do Senhor,que acabo de conhecer e saber, tenho mais um companheiro pra minha jornada.Pr Benedito

  8. shaany M.Ramos disse:

    Que a Graça e a Paz de Deus e a do Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos voçês!
    Agradeço a Deus pela vida de todos aqueles que mesmo reconheçendo a sua imperfeição não negam a Cristo, assim como o servo fiel Josué, gostei imenso de ler o que está acima escrito e não pude deixar de comentar, porque com certeza não foi nada fáçil o percurso para tomar a herança que Deus preparou para Israel e vejo que hoje em dia é a mesma coisa e só Deus é a nossa FORÇA e somente através de Jesus nosso Senhor herdaremos o que o nosso coração mais anseia, pois Ele é a esperança!
    E graças a Deus, nele está todo o domínio e a terra está cheia da Glória de Deus.

    o.b.s. a diferença de um povo que é chamado por Deus (Maranatha!), quando nos lembramos que o Senhor volta, refletimos no amor eterno de Deus, e não atrazamos ainda mais a sua vinda, mas continuemos na nossa fé encorajando-nos uns aos outros com palavras como estas de inspiração divina,e que Deus seja misericordioso connosco e abençõe a todos os irmãos nesta jornada assim como Josué…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *