MELQUISEDEQUE – O “misterioso”

Foto ilustrativa: Encontro de Abraão com Melquisedeque
A relação de Melquisedeque e o sacerdócio de Cristo

Se alguém nos pedisse para citar o nome das pessoas mais importantes do Antigo Testamento, duvido que Melquisedeque estaria em nossa lista. Ele aparece uma vez em Gênesis 14.17-24 e é novamente mencionado em Salmos 110.4. Dificilmente seria considerado um personagem de destaque. Mas o Espírito Santo voltou ao Antigo Testamento e usou essas duas passagens para apresentar uma verdade crucial: o sacerdócio de Jesus Cristo é superior ao de Arão, porque a “ordem de Melquisedeque” é superior a “ordem de Levi”.

Em Hebreus 7, o autor argumenta que, o sacerdócio de Cristo é superior em sua ordem. Em Hebreus 8, a ênfase é sobre a aliança superior de Cristo; Hebreus 9 enfatiza a superioridade de seu santuário, e Hebreus 10 conclui a seção argumentando em favor do sacrifício superior de Cristo.

O povo de Israel estava habituado ao sacerdócio da tribo de Levi. Essa tribo foi escolhida por Deus para servir no tabernáculo (Ex 29; Nm 18). Arão foi o primeiro sumo sacerdote nomeado por Deus. Apesar de suas muitas falhas, os sacerdotes serviram a Deus durante séculos; mas, agora, o autor de Hebreus afirma que tal sacerdócio acabou! A seguir veremos quais argumentos o autor nos mostra, a fim de provar que a “ordem de Melquisedeque” é superior à de Arão:

1)O argumento histórico: Melquisedeque e Abraão (Hb 7.1-10)

O relato desse acontecimento encontra-se em Gn 14.17-24, de modo que é importante fazer uma leitura dessa passagem. O autor da epístola aos Hebreus deseja que seus leitores observem vários fatos acerca desse homem misterioso chamado Melquisedeque.

Ele era rei e sacerdote (vs 1)devemos atentar para o fato que no sistema do Antigo Testamento, o trono e o altar eram separados. As pessoas que tentaram usurpar o sacerdócio foram julgadas por Deus. Todavia, vemos aqui um homem que exercia duas funções: a de rei e a de sacerdote! Arão nunca teve este privilégio. É importante observar que Melquisedeque não era uma “imitação” de sacerdote, antes, era “sacerdote do Deus Altíssimo” (Gn 14.18-22). Seu ministério era legítimo.

Seu nome é sugestivo (vs 2b)Na Bíblia, muitas vezes os nomes e seus significados são importantes. Hoje em dia, escolhemos os nomes dos nossos filhos sem maior consideração por seu significado, mas não era assim nos tempos bíblicos. Em hebraico, o nome Melquisedeque significa “rei de justiça” – malki: meu rei; tsedek: justiça. A palavra “Salém” – significa “paz” (está ligado a shalom). Portanto o nome Melquisedeque pode ser: “rei de justiça” quanto “rei de paz”. A “justiça” e a “paz” aparecem juntas com freqüência nas Escrituras (Sl 85.10; Is 32.17; Tg 3.17,18; Hb 12.10,11).

Seu histórico familiar é diferente (vs 3)Melquisedeque era um homem (Hb 7.4), de modo que teve pai e mãe. No entanto, não há registro algum de sua genealogia no Antigo Testamento. Trata-se de algo significativo, pois os antepassados da maioria das pessoas mais relevantes do Antigo Testamento são identificados. Era especialmente importante que os sacerdotes tivessem como comprovar sua linhagem (Ed 2.61-63; Ne 7.63-65). Aqui o autor de Hebreus usa de um argumento baseado no silêncio, mas que, ainda assim, não deixa de ser válido.

Melquisedeque não era um anjo nem uma criatura sobre-humana; também não era uma manifestação de Jesus Cristo no Antigo Testamento. Era um homem de verdade, um rei de verdade, em uma cidade de verdade. Mas, no que se refere aos registros, ele nunca nasceu nem morreu. Nesse sentido, ele é um retrato do Senhor Jesus Cristo, o Filho eterno de Deus. Apesar de Jesus Cristo ter morrido, o Calvário não foi o fim; Ele ressuscitou dentre os mortos e, hoje, vive “segundo o poder da vida indissolúvel” (Hb 7.16). A aplicação é clara: nem Arão nem qualquer um de seus descendentes poderiam afirmar ser “sem genealogia” (Hb 7.3), ter um ministério sem fim nem declarar sacerdote e rei, como Jesus Cristo.


2) O argumento doutrinário: Cristo e Arão (Hb 7.11-25)

O autor avança mais um passo em sua argumentação. Melquisedeque não apenas é maior do que
Arão, como também tomou o lugar de Arão! Não é mais “a ordem de Arão” ou a “ordem de Levi”. É, para sempre, “a ordem de Melquisedeque”. Agora você está perguntado: Por que Deus realizou uma mudança tão radical?

Porque tanto o sacerdócio quanto a Lei eram imperfeitos (vv. 11-14)

As palavras traduzidas por “perfeito” e termos correlatos são palavras-chave nesta epístola (Hb 2.10;5.9;6.1;7.11,19;9.9). Significam, essencialmente, “completado, cumprido”. Os sacerdotes do Antigo Testamento não eram capazes, por meio do seu ministério, de completar a obra de Deus no coração do adorador (Hb 7.19). Os sacrifícios de animais não tornavam o adorador algum perfeito aos olhos de Deus (Hb 10.1-3). A lei foi adicionada para servir de “aio” a fim de preparar o caminho para a vinda de Cristo (Gl 3.19; 4.7).

A lei de Moisés não permitia um sacerdote da tribo de Judá (Hb 7.14). Uma vez que o nosso sumo sacerdote é da tribo de Judá, de acordo com sua linhagem humana, então alguma mudança deve ter ocorrido na Lei de Moisés. E foi exatamente isso o que aconteceu! Todo o sistema da Lei do A.T cumpriu-se em Jesus Cristo e foi tirado do caminho (Cl 2.13,14). O cristão foi liberto da lei (Gl 5.1-6) e está morto para a Lei (Rm 7.1-4). Esse novo sistema não significa que o cristão tem o direito de viver sem lei alguma. “Livre da lei” não quer dizer “livre para pecar”. Antes significa que estamos livres para fazer a vontade de Deus. Obedecemos não por uma compulsão exterior, mas por um constrangimento interior (II Co 5.14; Ef 6.6)

Porque o juramento de Deus não pode ser quebrado (vv. 20-22)

Nenhum sacerdote da ordem de Arão foi ordenado e estabelecido com base em um juramento pessoal de Deus. Os sacerdotes araônicos ministravam “conforme a lei de mandamento carnal [físico]” (Hb 7.16). Sua adequação moral ou espiritual não era examinada. O importante era o sacerdote pertencer à tribo correta e preencher os requisitos físicos e cerimoniais corretos (Lv 21.16-24).

O sacerdócio celestial de Jesus Cristo foi estabelecido com base em sua obra na cruz, em seu caráter (Hb 2.10; 5.5-10) e no juramento de Deus. “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 7.21; Sl 110.4). Atente para essa declaração: “O Senhor jurou e não se arrependerá [voltará atrás]”. A questão foi resolvida definitivamente e não pode ser mudada.

A presença desse juramento dá ao sacerdócio de nosso Senhor Jesus um grau superior de permanência e certeza. Jesus Cristo é o “fiador de superior aliança” (Hb 7.22). O termo “fiador” significa “aquele que garante os termos de um acordo serão cumpridos”. Como mediador entre Deus e o homem (I Tm 2.5), Jesus Cristo é o Grande Fiador. Nosso Salvador ressurreto e eterno garante que os termos da Lei serão cumpridos em sua totalidade. Deus não abandonará seu povo. Mas Cristo não apenas nos garante que Deus cumprirá sua promessa, mas, como nosso representante diante de Deus, também cumpre perfeitamente os termos da lei em nosso nome.

Porque sendo homens, os sacerdotes morriam (vv 23-25)

O sacerdócio não era apenas imperfeito como também era interrompido pela morte. Houve muitos sumos sacerdotes, pois nenhum sacerdote viveria para sempre. A igreja pelo contrário, tem um Sumo Sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que vive para sempre! Um sacerdote imutável significa um sacerdócio imutável, o que, por sua vez, significa segurança e confiança para o povo de Deus. (Hb 13.8).

Qual é a conclusão dessa questão? Hebreus 7.25 declara: “Por isso [porque Ele é o Sumo sacerdote eternamente vivo e imutável], também pode salvar totalmente [para sempre] os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. A base para essa salvação completa é a intercessão celestial do Salvador. O termo “interceder” significa “ir ao encontro, apelar para, fazer uma petição”. Não se deve imaginar que Deus Pai esteja irado conosco de tal modo que Deus Filho deve sempre apelar ao Pai e suplicar que não julgue o seu povo! O Pai e o filho estão de pleno acordo quanto ao plano da salvação (Hb 13.20,21). Também não devemos imaginar Jesus proferindo orações em nosso favor no céu ou “oferecendo seu sangue” repetidamente como sacrifício. Essa obra foi consumada na cruz de uma vez por todas.

A intercessão diz respeito à forma de Cristo representar seu povo diante do trono de Deus. Por meio de Cristo, os cristãos podem achegar-se a Deus em oração e também oferecer sacrifícios espirituais para Deus (Hb 4.14-16; I Pe 2.5). Alguém disse bem que a vida de Cristo no céu é sua oração por nós.

Nele, que é Maior que tudo e todos

Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Bíblico. Geográfica Editora 2006

22 Responses to MELQUISEDEQUE – O “misterioso”

  1. Danilo Neves disse:

    Eu como um ortodoxo-reformado-calvinista gostei muito do post, irmão. É sem dúvida, uma teologia boa que fez ele ser bom! A compreensão correta da Aliança de Deus com o seu povo é um fator importantíssimo para a compreensão correta do plano de salvação de Deus ao homem. O “fator Melquisedeque” é a ligação entre o A.T e o N.T. que legitimou o sacerdócio de Cristo, havendo assim um paralelo incrível entre os aspectos cerimonias e sacerdotais do A.T com o ofício e a obra de Cristo na cruz. Sem dúvida entendemos mais a questão de que os sacerdotes do A.T “ministram em figura e sombra das coisas celestes” ATÉ CRISTO!

    É importante reforçar essa frase do irmão: “Esse novo sistema não significa que o cristão tem o direito de viver sem lei alguma”.

    Os dispensacionalistas adoram a afirmativa contrária a sua frase, pr. Pecam por ficarem lendo as anotações não inspiradas da Bíblia de Scofield e se esquecem que os aspectos cerimoniais da lei, os sacrifícios que apontavam para Cristo já cumpriram seus propósitos e vieram apenas até Cristo.

    Agora, os aspectos morais da lei, que refletem o caráter imutável de Deus, nunca mudam, como disse Jesus: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra (Mt 5.17-18).

    E Paulo, em Rm e Gl (bem citado o “aio” dessa última epístola!), é quem dá base bíblica para pensarmos assim:

    “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado…Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” Rm 3.19,20,31

    Grande abç, irmão!

    Graça e paz, em Jesus, o Filho de Deus.Amém!

    Soli Deo gloria

    umpcgyn.blogspot.com

  2. Anonymous disse:

    ola irmão marcelo que exposição abençoada
    querido irmão queria saber o rev hernandes dias lopes vai estar na igreja liderada pelo walter brunelli
    a ministração dele vai ser gravada em dvd?

    abraços
    irmão marcelo você tem e-mail

    um abraço vou indicar seu blog a demais irmãos.

    fabio

  3. Shalom Fábio!

    1. Sim, o meu amigo Rev Hernandes pregará em meu aniversário na AD Bereana – cujo Pr é o Walter Brunelli, meu amigo. O culto começa as 19.00h

    grato, Pr Marcello

  4. Amado irmão, excelente postagem!

    Que o Senhor continue te iluminando e assim abençoando os teus estudos e o ministério.
    Estaremos orando por você!

    Em Cristo, Pr. Ronaldo P. Mendes

  5. Caro pastor Marcello,

    A paz do Senhor!

    Antes de tudo, parabéns! Que Deus o abençoe grandemente neste dia em que o irmão completa três dezenas de anos!

    Se Deus quiser, amanhã estarei em Vitória-ES. Não sei se poderei ir à igreja do pastor Hernandes Dias Lopes, em razão da programação da AGO da CGADB. O pastor que costuma visitar a Igreja Presbiteriana também está participando da AGO.

    Parabéns também pelas belíssimas exposições exegéticas contidas neste espaço.

    Em tempo, agradeço-lhe pela ligação e pela sua demonstração de apreço pela minha pessoa.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

  6. Paz do Senhor!

    Indicamos seu blog para receber o selo de melhores blogs da cristandade.
    Basta acessar nosso blog para copiar o link.

    Deus abençoe!

  7. Shalom Danilo!

    1. Grato por seus comentários! Continue nessa busca, anseio, anelo pela infálivel Palavra de Deus.

    2. Deixo-lhe uma pérola:

    Abraão – profeta
    Melquisedeque – sacerdote e rei
    Jesus – profeta, sacerdote e REI dos REIS

    abraços, Pr Marcello

  8. Shalom!

    1. Rev Ronaldo, grato por sua visita e seus comentários. Continue orando por mim, para que no abrir da minha boca, o Eterno nos faça entender os “mistérios do evangelho”. Volte sempre!

    abraços, Pr Marcello

  9. Shalom!

    1. Nobre Pr Ciro, grato por suas bondosas palavras. Seus comentários honram este singelo espaço, pois sei da sua integridade e que falas do coração sem bajular ninguém.

    2. Volte sempre a este singelo espaço! Qdo vires a SP me comunique.

    abraços do companheiro,

    Pr Marcello de Oliveira

  10. Linda exposição sobre nosso Senhor.

    A cada nova oportunidade que temos de aprender sobre Cristo Jesus amplia-se nossa certeza que Ele merece muito mais ainda dos louvores de toda a terra, pelo que Ele é.

    Não é de se admirar que o louvor e a gratidão sejam expressões tão naturais nos lábios e nos corações de quem já entregou sua vida a Jesus Cristo.

    Bendito seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para todo o sempre!

    Amém.

  11. Caro pastor Marcelo, mais uma vez prabenizo-o pelo diamante, que é este estudo bíblico sobre Melquisedeque.
    Sem dúvida, da pena de um bereano escritor, sempre seremos enriquecidos.

    Pastor Marcos Antonio da Silva
    Plant City – Florida – U,S.A.

  12. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Ótimo este artigo, esclarecedor, como todos os outros postados nesse espaço.

    Obrigado pelas dicas, desculpe não ter comentado antes.

    Em Cristo,

    Ednaldo.

  13. Prezamado pr. Marcello de Oliveira, com muito prazer, meu amigo.

    Shalom!

    Me dediquei a ler, este seu artigo neste Domingo, com cuidado e em oração. Pois, creio, que desta forma o escreveu.

    A necessidade em alcançar os objetivos do conhecimento, preparado para cada um de nós, resulta em querer aprender, desejar, e ser estimulado pelo Espírito Santo, na fome e na sede de justiça. E, esta de Deus.

    A leitura do texto com a preocupação exaustiva proporcionará, sempre, o receber de Deus o discernimento de suas Palavras, e pude verificar em sua matéria, esta maravilhosa virtude do crente, que deve ser observado com exaustão:

    “Livre da lei” não quer dizer “livre para pecar”. Antes significa que estamos livres para fazer a vontade de Deus.

    O meu desejo ao Senhor, é que continue lapidando a sua vida, como a de um verdadeiro Diamante, que nos está, proporcionando um brilho de excelente Magestade.

    Grande pérola no seu comentário!

    Abraão – profeta
    Melquisedeque – sacerdote e rei
    Jesus – profeta, sacerdote e REI dos REIS

    O Senhor seja contigo! Homem de Deus e descobridor de pérolas!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  14. Shallom!!!

    Pr. Marcelo, você acredita que ainda existem cristãos que não ouviram falar de Melquisedeque? Quando contamos esta mesma história que você contou, eles falam: “O quê? Melqui…o quê?”

    Graças a Deus que este blog existe para nos manter firmes em todas as supremas verdades da Palavra de Deus!!!

    Acho que nem precisa elogiar este texto!!! Pessoal, leiam que as maravilhas deste texto falam por si!!! Nenhum elogio pode descrever o poder que as Escrituras têm de transformar a mente e o coração humano.

    Fique com Deus e tenha uma semana abençoada.

  15. Shalom!

    1. Irmã Elaine, agradeço-lhe por seus comentários. PRecisamos enaltecer a pessoa e a obra de Cristo. Ele é maior que tudo e todos!

    abraços, Marcello Oliveira

  16. Shalom!

    1. Amado Pr Marcos Antonio, louvo ao Eterno por sua vida e ministério. Grato por suas palavras afáveis e edificantes.

    abraços, Pr Marcello

  17. Shalom Ednaldo!

    1. Deus continue contigo! Grato pela visita e os comentários.

    abraços, Pr Marcello

  18. Shalom!

    1. Nobre Pr Newton, continue orando por este jovem, para que o Eterno, como disse o salmista: desvende os meus olhos para eu ver as maravilhas da sua lei.

    2. Grato por sua amizade e suas palavras que sempre nos edificam, e nos estimular a prosseguir.

    Salmos 19.10

    abraços do amigo, Pr Marcello

  19. Shalom Debora!

    1. Infelizmente nossa geração é analfabeta de Bíblia. Temos as mais variadas Bíblias, e mesmo assim, continuamos indiferentes a este livro tão magnifico. Que o Eterno nos use por sua graça para despertarmos o desejo dessas pessoas amarem as Escrituras.

    2. Grato por sua visita e comentários. Deus seja contigo!

    abraços, Pr Marcello

  20. Caro amigo Pr. Marcello Oliveira,
    A Paz do Senhor!

    Glória a Deus, começo a me atualizar aqui na blogosfera, depois de uma semana em Vitória – ES.

    Todos aqui já falaram tudo acerca do seu excelente tetxo, o qual dispensa qualquer elogio ou comentário.

    Que o Eterno te conserve assim, escrevendo e interpretando as Sagradas Escrituras, para a glória do seu Santo nome.

    Parabéns!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  21. Aproveito esta oportunidade para dizer que: Teus esforços e tua dedicação, com certeza são recompençadas pelo Eterno, pela edificação e clarificação que produzem na vida de pessoas que como eu, estão sempre querendo aprender mais de Deus e com Deus.
    Que o Senhor, sempre e sempre te dê VITÓRIAS e elas produzam edificação para o reino de Deus e glorias a Ele, Yeshua…

    Abenício de Jesus, Luanda, Angola.

  22. Malkhi disse:

    Para os parcos estudiosos bíblicos só tenho uma coisa a dizer. a tão fala bíblia na qual dizem ser o único livro dos estudo judaico, informo que este é apenas um resumo da imensidão dos estudo dessa nação. No Midrash talmud, existe estudo que provam que esse nome Melquezedec não passa de um titulo “Meu Rei justo” e que o mesmo era SEM, filho de Noe. Portanto tem pai e mae! Estudem queridos, nunca deixem de estudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *