Monumentos da nossa fé

O cristianismo é mais que uma religião. É mais do que um sistema de doutrinas. É uma pessoa: Jesus! Ele é o Príncipe da paz, o Senhor da história, o Rei dos reis, o Dono da Igreja, o Cordeiro de Deus, a razão de nossa vida.

Jesus é aquele que tem em suas mãos o livro da história e o único que tem autoridade para abrir-lhe os selos. Somente Ele tem poder para dar sentido à história e conduzi-la a um fim glorioso.

O cristianismo está erigido sobre quatro colunas, que são os verdadeiros monumentos da nossa fé: a estrebaria, a cruz, o túmulo vazio e o trono. Veremos a seguir o que eles representam.

1. A estrebaria (Lc 2.7)

A estrebaria aponta para a encarnação do Verbo, para o nascimento do Filho de Deus. Ele desceu do céu para nascer num lar pobre, num berço pobre, numa cidade pobre. Sendo Deus, fez-se homem. Sendo rei, fez-se servo. Sendo o criador das coisas visíveis e invisíveis, tornou-se um bebê. A encarnação de Cristo é o primeiro pilar da nossa fé.

Se Ele não tivesse vindo à terra, jamais poderíamos ir para o céu. Se não tivesse entrado na história, jamais poderíamos desfrutar da bem-aventurança eterna. Se não tivesse esvaziado, jamais viveríamos em plenitude. Se não tivesse se humilhado, jamais seríamos glorificados.

A estrebaria não apenas fala da encarnação do Verbo, mas também de sua extrema humilhação. O Rei da glória não encontrou lugar para nascer entre os homens, por isso nasceu numa estrebaria, entre os animais. O Rei dos reis não entrou no mundo pelos umbrais de um rico palácio, mas deitado num berço de palha. A estrebaria é um golpe fatal na vaidade dos poderosos. A humildade de Cristo é o machado divino colocado à raiz da nossa tola soberba.

2. A Cruz – (Lc 23.33)

Existe uma profunda conexão entre a estrebaria e a cruz. Aquele que nasceu numa estrebaria e cresceu numa carpintaria estava destinado à cruz. A cruz não foi um acidente, mas um apontamento (Ap 13.8). Um acontecimento não programado na terra, mas no céu; não estabelecido pelos homens, mas pelo próprio Deus (1 Pe 1.18-21). Jesus nasceu para morrer. Ele entrou no mundo como o Cordeiro que tira o pecado do mundo e, fez isso por meio de sua morte.

A cruz, embora lugar de vergonha e opróbrio, foi o palco onde a paz e a justiça se beijaram. Ali Deus revelou seu amor mais profundo e sua justiça mais santa. Jesus não morreu porque Judas o traiu, nem porque o Sinédrio o entregou ou porque Pilatos o condenou. Ele morreu porque o Pai o entregou por amor. Ele não foi constrangido a ir para a cruz; antes, voluntariamente, deu-se por amor de nós, para nos resgatar do pecado e da morte.

Na cruz, Cristo triunfou sobre o diabo e suas hostes. Na cruz, Ele conquistou para nós eterna redenção. O evangelho é a mensagem da cruz. Foi na cruz que Cristo consumou nossa redenção. Foi ali que Ele feriu a cabeça da serpente e nos arrancou da potestade de Satanás e nos transportou para o reino da luz.

3. O túmulo vazio (Lc 24.5,6)


A cruz teria sido uma esmagadora derrota sem a ressurreição. Jesus venceu a morte. Pela sua morte, Ele matou a morte, e o seu túmulo foi aberto de dentro para fora. Ele arrancou o aguilhão da morte, triunfou sobre ela, abrindo para nós o luminoso caminho da imortalidade. Cristo morreu pelos nossos pecados, mas ressuscitou para a nossa justificação.

Porque Ele vive, não precisamos mais temer a morte. Porque Ele vive, a morte não tem mais a última palavra. Porque Ele vive, nós também viveremos. Ele saiu do túmulo como primícia dos que dormem. Ele foi o primeiro da fila. Nós seguiremos suas pegadas.

Nosso destino não é mais o túmulo gélido, mas a glória excelsa. Não caminhamos para um ocaso cheio de sombras, mas para a manhã gloriosa da ressurreição. Quando soar a trombeta de Deus, levantaremos do pó e recebemos um corpo imortal, incorruptível, poderoso e glorioso, semelhante ao corpo da glória de Cristo.

Agostinho disse: “As melhores notícias que o mundo recebeu vieram de um túmulo vazio”.

4. O trono (Lc 24.51)

Cristo não apenas venceu a morte; Ele ascendeu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai. Ele foi entronizado e exaltado. Deus lhe deu o nome que está acima de todo nome. Diante dele, todo joelho deve se dobrar no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua deve confessar que Ele é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Ele reina e governa as nações, a igreja e a história. Ele vai voltar com grande glória e poder.

Então, seremos reunidos a Ele, para reinarmos com Ele, e isso por toda a eternidade. Nesse tempo, Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima. A dor, o pranto e o luto cessarão. A alegria indizível e cheia de glória inundará nosso coração para sempre.

A sala do trono se transformará na sala do banquete, e então celebraremos a festa das bodas do Cordeiro e reinaremos com Ele por toda a eternidade. Amém!

Pr Marcelo

17 Responses to Monumentos da nossa fé

  1. Nice SpOt disse:

    a Deus de Israel toda a glória; Santo, Santo, Santo,
    Em toda a terra seja louvado o Seu nome.
    .. lhe deixo um abraço no carinho do nosso amado Jesus

  2. Pr. Marcos Serafim disse:

    Nobre Pr. Marcelo;

    Graça e paz ;

    Este texto nos faz lembrar quando nossos pulpitos eram realmente ocupados com os compromissados com a palavra, pois não existe cristianismo sem cruz , sem sacrificio , sem sangue , sem dor , sem martirio , não esse evangelho que estão pregando por ai.
    Deus possa abençoar-te que sempre nos escreva algo que nos faz realmente pensar no verdadeiro significado de sermos cristãos.

    Em Cristo,

    Marcos Serafim

  3. Prezamado pr. Marcello Shalom…0ps!… de Oliveira,

    Shalom!

    Maravilhoso texto, que exalta de maneira especial, ao nosso Amado Senhor Jesus Cristo, e nos lembra o precioso momento, em que juntos o louvaremos, com certeza, cheios de júbilo e em um corpo incorruptível, ou seja, o ideal para expandir ao máximo, a nossa gratidão que no momento está sufocada pela impossibilidade de avaliarmos com exatidão, o que nos espera, e de certa forma incompreensível à nossa capacidade de análise plena.

    Somente pela fé e as revelações, nos é permitido, sentirmos desde já, a alegria que tomará conta do nosso ser, quando estivermos nos braços do Senhor. Aleluia!

    O Senhor seja contigo, meu nobre amigo,

    O menor de todos.

  4. Shalom!

    Nobre Pr Newton, que alegria receber seu comentário. Em breve, o Noivo buscará sua Noiva (pura, santificada) e estaremos para sempre com Ele!

    Um abraço, Pr. Marcello

    "A vitória é sua, pelo sangue de Jesus"

  5. Shalom!

    Amado Pr. MArcos, que alegria revê-lo de volta à este espaço! O sr bem sabe, que tenho lutado para expor a Palavra como ela é. Sem mistura, sem fantasia, sem enrolação.

    grato por sua participação!

    Pr. Marcello

    At 20.27

  6. Daladier Lima disse:

    Parabéns por seu texto. São escritos assim que nos lembram nossa necessidade de focarmos a cruz como ponto de partida de nossa fé. Sem sacrifício não há glória!

  7. A Paz do Senhor amado Pr.
    Fico feliz em poder estar contribuindo da forma que sabemos para a divulgação do envagelho de Jesus, das palavras do Senhor.
    Uma honra receber sua vista em meu blog.
    Um grande abraço, que o Espirito Santo do Senhor esteja sempre em tua vida!!
    Thiago – Comunidade Cristã Ministério da Fé – Brasilia!!

  8. DG Jem disse:

    Olá Pr. ótimo blgo, muito profundo e esclarecedor.

    Faz parte da minha lista de leituras diárias.

    Diego guedes

    http://www.prefacioaopensamento.blogspot.com

  9. Paz!

    Nascimento, morte, ressurreição e Glória.

    Pr. Ivan Nunes

  10. Graça e Paz!

    Parabéns pelo ótimo texto.
    Que Deus continue usando-o cada vez mais.

    Deus lhe abençoe em tudo

    Abs,
    Vinicius Morais

    Visite: Refletindoagraca.blogspot.com/
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

  11. Pr. Sérgio disse:

    Graça e Paz!
    Mais uma vez somos presenteados com um excelente texto oriundo de sua destra pena. Que o Evangelho Cristocêntrico, que tem base na cruz e no túmulo vazio volte a ser enfatizado em nossos púlpitos e em nossas pregações.
    Um forte abraço!
    Pr. Sérgio Pereira
    http://prsergiopereira.blogspot.com

  12. Shalom!

    Amado Pr Sérgio, agradeço seu carinho e apreço por este texto. Há um remanescente da Palavra! Tenho a certeza que o irmão faz parte deste remanescente.

    O Eterno seja contigo. Sempre!

    Abraços, Pr Marcello

    P.s>>> Em tempo, estou aguardando seu contato para estarmos juntos aí em Joinvile – ok.

  13. Tel Foramilio disse:

    Olá Pr. Marcelo! Graça e Paz de Cristo..
    Belo texto, não há nada mais valoroso do que ler, ouvir, entender e compreender a Palavra de Deus.
    Louvado seja o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Obrigada por visitar e comentar o meu humilde blog.
    Deus abençoe grandemente!

    Abraços,

    Tel Foramilio

  14. Caro Marcelo, quem vos escreve é o irmão Rogério do blog Arauto de Sião. Gostei muito do seu blog. Os seus comentários tem uma especial simplicidade sem, contudo, perder a riqueza das idéias. Gostei do "Monumentos da nossa fé" e alguns destes monumentos apesar de nunca termos visto são vivos e reais em nosso coração. Agora sou seu seguidor RF,Loureiro. Parabéns!
    nosso endereço você já sabe
    http://www.arautodesiao.blogspot.com/ estou criando no Arauto em espaço com alguma coisa sobre Israel. Paz do Senhor!

  15. Cêça Santos disse:

    Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

    Aproveito pra lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos

    http://ccrislayne.blogspot.com/

    Te espero lá!

  16. Paz do Senhor Pr Marcello. Tenho acompanhado e lido seu Blog diariamente, e muito tenho aprendido com o senhor. Que Deus continue lhe abençoando e lhe concedendo esta preciosa sabedoria, a qual o mundo desconhece. Este ensino sobre as quatro colunas do cristianismo é tão fabuloso que eu o postei no meu blog, claro que com a devida referência da autoria e o Blog de origem. Deus Abençõe.

  17. Flávio disse:

    Graça e paz amado pastor,

    fiquei maravilhado com a forma poética e conteúdo desta mensagem. Esta mensagem é um resgate ao verdadeiro propósito de toda pregação: o de levar as pessoas a Cristo.

    Só um detalhe técnico, corrija-me se eu estiver equivocado:

    a sepultura não foi aberta de dentro para fora, mas de fora para dentro, quando um anjo do céu descendo a removeu(Mt 28.2). Não para que Cristo saísse, mas para que os que estavam fora pudessem enxergar que Ele não estava mais ali.

    Sem mais, seu texto e maravilhoso!

    Que o Santo Espírito esteja sobre todos!

    Pr.Flávio Alves
    http://www.ministerioflavioalves.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *