Nadabe e Abiu – Lv 10


Um dia que deveria ter se encerrado com a gloriosa adoração ao Deus Eterno terminou, em vez disso, com o funeral de dois dos filhos de Arão.

Tudo o que esses dois homens fizeram foi errado. Para começar, eram as pessoas erradas para manusear o incenso e apresentá-lo ao Senhor. Essa era uma tarefa do pai deles, o sumo sacerdote (Ex 30.7-10). Eles também usaram os instrumentos errados, seus incensórios, em vez do incensório do sumo sacerdote, santificado com o óleo especial da unção (Ex 40.9). Agiram na hora errada, pois era somente no Dia da Expiação que o sumo sacerdote tinha permissão de levar incenso para dentro do Santo dos Santos e, mesmo então, precisava submeter-se a um ritual especial (Lv 16.1)


Eles agiram sob autoridade errada. Não consultaram Moisés nem seu pai, nem procuraram seguir a Palavra de Deus que Moisés havia recebido. Ao queimar o incenso, usaram o fogo errado, que as Escrituras chamam de “fogo estranho” (Lv 10.1)

O sumo sacerdote havia sido ordenado a queimar o incenso com brasas tiradas do altar de bronze (Lv 16.12), porém Nadabe e Abiu forneceram seu próprio fogo, e Deus o rejeitou. Agiram com a motivação errada e não buscaram glorificar somente a Deus (Lv 10.3). Não sabemos quais eram os segredos do coração deles, mas temos a impressão de que aquilo que fizeram foi um ato deliberado de orgulho. Seu desejo não era santificar e glorificar o Senhor, mas promoverem a si mesmos e serem importantes.

Por fim, dependeram da energia errada, pois os versículos 9 e 10 deixam implícito que estavam sob influência do álcool. Isso nos faz lembrar de Ef. 5.18: “E não vos embriagueis com o vinho […] mas enchei-vos do Espírito”. Se todo o filho de Deus que coloca energia carnal no lugar do poder do Espírito fosse morto, não sobrariam muitos! A.W. Tozer disse certa vez: “Se Deus tirasse o Espírito Santo deste mundo, boa parte daquilo que a igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença”

Nadabe e Abiu não eram de fora; eram sacerdotes que tinham visto Deus no monte (Ex 24.1-11). O pai deles era sumo sacerdote, e eram treinados para servir ao Senhor. No entanto, foram mortos por sua desobediência! “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Co 10.12). É algo muito ´serio ser um servo de Deus e, nosso serviço deve receber o poder do Espírito e ser controlado por sua Palavra.

Devemos servir a Deus “de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hb 12.28,29). Que venhamos atentar para a Palavra de Deus e tratar a obra de Deus com mais seriedade e compromisso. Chega de “fogo estranho”! Chega de fogo fabricado pelo homem. Queremos o fogo que vem dos céus (1 Rs 18.38)!

Amém!

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora.

15 Responses to Nadabe e Abiu – Lv 10

  1. Amém Pr. Amrcelo!

    Queremos o fogo que vem dos céus!

    Fico feliz em saber que deu tido certo com o blog, graças a Deus.

    abraço,

    Rupert

  2. Belo post, a mensagem edificou minha vida, busco esse fogo todos os dias!
    A paz do Senhor!

  3. Caro amigo e irmao,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Louvado seja o nome do Senhor!
    Fui edificado!
    Que o Eterno, através da ação do Espírito Santo, nos ajude a fazer as coisas certas, na hora certa e da maneira certa!

    Parabéns pelo texto!

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

  4. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    A quanto tempo!!! Faz um tempinho quenão comento suas postagens, mas leio todas, esteja certo disto, pois são abençoadoras. Não por ter sido um amigo que as escreveu, mas por serem fruto de iluminação espiritual das Palavras Eternas.

    Quanto estamos necessitados de fogo santo em nossas congregações, estamos cheios de fogo estranho, produzidos hora por pessoas que um dia tiveram o fogo do céu, mas por negligência o perderam, hora por pirotecnistas humanos cheios de vanglória e jargões vazios.

    Que Deus nos encha de sua Glória de modo a não podermos nos levantar, pois o que mais necessitamos é de humildade diante do Eterno e Trino Deus.

    Concordo com o Pr. Rupert Teixeira. "Queremos o fogo que vem dos céus!"

    Em Cristo,

    Ednaldo.

  5. GETSEMANI disse:

    Pr.Marcelo,louvo a Deus pela sua vida,que belo artigo que veio a suprir a necessidade da minha alma nessa manhã.Ainda bem que existem sacerdótes sérios que se preocupam em razer o verdadeiro fogo de Deus para as nossas igrejas.
    Deus te abençoe!!!
    Continue postando ai que nós acompanhamos e nos fartamos com a Palavra de Deus que sempre em preminecia nos seus artigos.
    Eduardo
    http://www.advilacaiuba.blogspot.com

  6. Edilene disse:

    Olaaaaaaaa

    Valeu por passar no meu blog.

  7. Graça e paz Pr Marcelo. Hoje não está diferente daquela época no tocante ao fogo estranho que alguns líderes estão apesentado em seus púlpitos, a única diferença é que o fogo de Deus também não se manifesta (pelo menos por enquanto) para julgamento. mas tudo isso é uma questão de tempo.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  8. A paz do Senhor Pastor Marcelo. Muito boa essa publicação; leio a bíblia sempre mas ainda não li sobre Nadabe e Abiu…Como a bíblia é interessante, pode-se passar o dia todo lendo ela que não nos fadigamos. Eu fiquei surpresa com sua admiração pelo Pastor Gesiel Nunes Gomes pois também o admiro muito! Quando ele esteve aqui em Acreúna, há uns 10 anos atrás, ele orou por mim e fui batizada no espírito santo; Deus usou uma irmã que veio com ele para me dizer que Deus me levaria aos sedentos do mundo todo e me faria uma missionária. Sempre me lembro disso, Deus é muito fiel! Há quase um ano eu fiquei 45 dias na UTI, parte deles em coma, todos achando que era o fim. Mas ainda lá na UTI Deus me lembrava de suas promessas, e hoje tudo que eu faço é pra o louvor de Deus. Ia fazer facudade de Engenharia Civil mas Deus não me queria numa sala estudando enquanto milhares morrem sem conhecer do seu amor. Então hoje 100% do meu tempo é investido na obra de Deus. Obrigada pela visita em meu blog, esta semana ele está meio abandonado por motivos de saúde mas logo estarei divulgando missões novamente. Volte sempre e que Deus abençoe seu mininstério.

  9. Cris Seixas disse:

    Olá Marcelo,

    Glórias a Deus pela sua pesquisa e devoção. Infelizmente, ainda temos nas igrejas pessoas semelhantes a Nadabe e Abiu… Mas, somente o fogo do céu nos sacia e a esse fogo que devemos buscar ardentemente!
    Que Deus enriqueça o seu coração e, através de vc, nos edifique mais vezes!!!

    A paz de Cristo.

  10. Isa Medeiros disse:

    A Paz do Senhor, pastor

    Muito honrado com a sua visita. Artigo muito edificante. Que o Espírito Santo de Deus continue lhe inspirando. Já conhecia o ótimo programa de rádio onde o senhor é consultor teológico, e foi uma surpresa nuito agradável para mim recebê-lo em meu blog.

    Em Cristo.

  11. Pr Marcello,

    A paz do Senhor. Fiquei muito honrado com sua visita em meu blog.

    Parabéns pelo blog e pelas postagens de ótima qualidade.

    Quanto ao texto Nadabe e Abiú, realmente está havendo muito fogo estranho na casa do Senhor; que Deus conserve-nos no Seu temor e nos dê sempre o discernimento para rejeitar essas nocivas inovações.

    Cleosmar Berto Machado
    vidacristavitoriosa.blogspot.com

  12. É um fato: o "Fogo" produzido em muitos "cultos" é artificial, fogo estranho… Mas, graças a Deus que tem dado o discernimento ao seu povo e por isso ainda existem aqueles que sabem bem a diferença do fogo estranho para o Fogo que Arde continuamente sobre o Altar.

  13. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Existe um velho ditado que conclama a validar, que onde há fumaça há fogo.

    Claro, este é um pensamento sequencial com base relativa ao comum.

    Hoje, podemos verificar que muitas igrejas estão sendo respaldadas nesta condição: Onde há fumaça há fogo.

    A fumaça que encontramos na maioria das igrejas, não passa de fumaça pura.

    Os gritos de louvor são vazios, louvores aos homens, pregações que deixariam o nosso conhecido irmão, Profeta Jeremias, muito mais chorão, mais triste e mais preocupado. Eu sentiria dó do Profeta Jeremias nos dias em que possuímos a simplicidade da Bíblia escrita, e entregue aos homens, que deveriam ser de boa vontade, mas não, pelo contrário, são arrogantes e prezam por um estilo de fogo, não condizente com a Palavra de Deus.

    Gritam há Fogo! Fogo! Fogo! E não há fogo, porque os erros, sobem aos púlpitos com a coragem alimentada pela mentira, hipocrisia, orgulho, vaidade, soberba e a certeza desenfreada, que o Senhor não voltará, e quando assumem o púlpito, pregam em alta voz que o Senhor Jesus Cristo, retornará, mas continuam sem se despir das suas mentiras em busca constante de prosperidade e igrejas cada vez maiores.

    Sim amado pastor, que venha fogo e fogo consumidor, sobre os enganadores em seus ERROS.

    O Senhor seja contigo meu amigo!

    O menor de todos!

  14. Márcio Cruz disse:

    Shalom Ir. Marcelo.

    Que o Eterno e Pedra de Yaacov continue derramando sabedoria através de Seus Espírito sobre ti para trazer mensagens que nos ajudem a sermos mais compromissados com o Seu Reino.

    Nele, que é a fonte do fogo genuíno,

    Ir. Márcio Cruz

    *gostaria de lhe pedir um favor. Se pudesses a me ajudar a entender Hb 9.27, por causa de Lázaro (Jo 11) e os santos que ressuscitaram após a morte do Mestre (Mt 27.52). Se quiseres, envie a resposta para meu e-mail: amojeova@ig.com.br

    Shalom Hesed v'Shalom!

  15. Anonymous disse:

    Estimado Prº Marcello de Oliveira
    Shalom.

    Isto é uma pérola. Garimpada das Sagradas Letras. Dificilmente encontrada apenas num primeiro olhar.
    Permita-me:
    Se todo o filho de Deus que coloca energia carnal no lugar do poder do Espírito fosse morto, não sobrariam muitos! A.W. Tozer disse certa vez: “Se Deus tirasse o Espírito Santo deste mundo, boa parte daquilo que a igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença”

    Triste realidade da história que se repete.

    Como diz Silmar Coelho: O pessoal está apenas usando o cabo, o ferro já foi perdido ha muito tempo. Com isso, há um barulho de doido porém não promove nada além de distúrbios psicológicos nas mentes dos ávidos por movimentos.

    Silmar Coelho afirma: olha!!! tá cheio do poder!!!!. Cheio nada, só faz barulho.

    Parabéns pela excelente postagem.

    Como diz o nosso Prº Carlos Roberto Silva: agregou valores.

    Que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó continue lhe inspirando através do querido Espírito Santo a enxergar o que a grande maioria não vê nas Sagradas Letras.

    Fraternalmente em Cristo Jesus.

    José Roberto Santana. 45 Pb
    Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nas núvens"
    Jesus prometeu. Ele voltará e nos levará.

    Ass. de Deus Min. de Cubatão -SP

    visite o blog: http://o-remanescente.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *