O Amor de Deus Está Limitado aos Eleitos?

 

Refutando o Desafio Calvinista ao Evangelho

A doutrina da expiação limitada é provavelmente o ponto mais calorosamente debatido dos cinco pontos do Calvinismo entre os evangélicos. Também é o calcanhar de Aquiles do Calvinismo, sem a qual os outros pontos sucumbem.

Por Roger E. Olson


Tradução: Wellington Mariano

O recente renascimento do Calvinismo entre os evangélicos trouxe à tona o assunto do escopo da morte expiatória de Cristo na Cruz. Muitos cristãos evangélicos simplesmente supõem que Cristo morreu por todos – que Ele padeceu os pecados e sofreu a punição por cada pecador.

Durante os últimos quatros séculos, entretanto, há um relatório minoritário entre os Protestantes.  A maioria dos calvinistas, seguidores do reformador francês da Suíça João Calvino (1509-64), ensina que Cristo sofreu a punição pelos pecados dos eleitos – aqueles incondicionalmente predestinados por Deus a salvação. Calvinistas contemporâneos (eles freqüentemente tem predileção pelo termo Cristão Reformado) chamam esta doutrina de “redenção particular” ou “expiação definitiva”.

Entre os atuais evangélicos defensores da expiação limitada estão, mais notavelmente, R.C. Sproul e John Piper. Sproul (1939-) tem sido um apologista evangélico influente e teólogo reformado por grande parte da última metade do século XX.   De sua base, Ligonier Ministries, ele participa de programas de rádio, viajou para palestrar em inúmeras conferencias apologéticas e teológicas, e escreveu muitos livros – a maioria dos quais lida com a soberania de Deus a partir de uma perspectiva fortemente reformada.

Piper (1946-), pastor da Minneapolis’ Bethlehem Baptist Church (Igreja Batista Belém em Mineápolis) e fundador do Desiring God Ministries, também viaja extensivamente e fala em grandes encontros de cristãos evangélicos – incluindo as conferências Passion (Paixão) freqüentadas por milhares de principalmente adolescentes da Batista do Sul e jovens na casa dos vinte anos. É um autor prolífico cujos livros, incluindo Desiring God: Confessions of a Christian Hedonist (Desejando Deus: Confissões de um Cristão Hedonista), 1986, vendeu milhões de cópias. Tal como Sproul, Piper é um promotor apaixonado dos cinco pontos do Calvinismo.

calvinismo de 5 pontos

O Calvinismo de 5 pontos é a crença nas doutrinas simbolizadas pelo acróstico da TULIP: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos. Os calvinistas criaram o acróstico por volta de 1913, mas as “doutrinas da graça” que ele representa datam do sucessor de Calvino – Theodore Beza (1519–1605) — reitor da Academia de Genebra (um seminário reformado em Genebra, Suíça, fundado por Calvino). Expiação limitada funciona como o centro deste sistema teológico. Sproul, Piper e muitos outros contemporâneos teólogos evangélicos influentes mantêm e defendem tenazmente esta posição.  

expiação limitada

O que expiação limitada ou redenção particular significa? De acordo com Sproul, que prefere chamar esta doutrina de “expiação intencional”, ela significa que Deus intencionou a morte de Cristo na cruz para assegurar a salvação de um número definido de seres humanos caídos – aqueles incondicionalmente escolhidos por Deus. Como outros calvinistas, Sproul argumenta que a morte substitutiva (ex. Deus infligiu em Cristo a punição pelos pecados merecidos por pecadores) foi de valor suficiente para salvar a todos, mas que Deus apenas intencionou a morte de Cristo para salvar os eleitos. No sentido mais importante, Cristo morreu apenas pelos eleitos e não por todos.

Para Sproul (e outros como ele), esta doutrina não é dispensável, ela é parte e parcela do sistema TULIP que eles crêem que seja o único que faça justiça à soberania de Deus e à natureza do dom da salvação. Um argumento que Sproul utiliza, seguindo o teólogo puritano John Owen (1613-83), é que, se Cristo morreu por todos os homens de maneira igual, então todos os homens estão salvos. Afinal de contas, assim o argumento avança, seria injusto de Deus punir os mesmos pecados duas vezes – uma vez que inflige a punição em Cristo e uma segunda vez ao enviar o pecador para o inferno.

Piper é igualmente apaixonado pela expiação limitada. Como Sproul, ele não considera a expiação limitada um ponto menor na teologia. Em um artigo intitulado: “Por quem Cristo morreu? O Que Cristo De Fato Realizou na Cruz Para Aqueles Por Quem Ele Morreu?” 1 Piper argumenta que não é o calvinista que limita a Expiação, mas o não-calvinista que acredita na expiação universal. A razão: aqueles que crêem na expiação universal devem dizer que a morte de Cristo, na verdade, não salvou a ninguém, mas apenas conferiu às pessoas a oportunidade de salvarem a si mesmas. Ou devem abraçar o universalismo.

Piper continua argumentando que Cristo, de fato, morreu por todas as pessoas, mas não da mesma forma. Todas as pessoas se beneficiam da morte de Cristo, por exemplo, recebendo certas bênçãos nesta vida que, caso Cristo não tivesse morrido, eles não receberiam – mas apenas os eleitos recebem o benefício da salvação advindo da morte de Cristo.

A doutrina da expiação limitada é provavelmente o ponto mais calorosamente debatido dos cinco pontos do Calvinismo entre os evangélicos. O teólogo evangélico Vernon Grounds, ex-presidente do Seminário de Denver, atacou fortemente esta doutrina. Fazendo uso de João 1.29; Romanos 5.17-21; 11.32; 1 Timóteo 2.6; Hebreus 2.9 e 1 João 2.2, ele escreveu: “É necessário uma ingenuidade exegética, que é algo senão uma virtuosidade aprendida, para esvaziar estes textos de seu significado óbvio: é necessária uma ingenuidade exegética beirando o sofisma para negar a sua explícita universalidade” 2 Não é necessário dizer que, muitos evangélicos, incluindo alguns calvinistas, consideram tal doutrina repugnante.             

BASe para a expiação limitada

Antes de explicar o porquê de esta doutrina ser repulsiva, será benéfico analisar as razões pelas quais muitos calvinistas pensam tão bem acerca dela e a promovem apaixonadamente. Mais uma vez, o que é esta doutrina? É a doutrina que Deus intencionou a morte de Jesus na Cruz para ser uma propiciação (sacrifício substitutivo, expiatório) apenas pelos pecados dos eleitos – aqueles que Deus selecionou para salvar independente de quaisquer coisas que Ele veja neles ou acerca deles (exceto Sua escolha deles para Sua glória e bom prazer).

Por que alguém acreditaria nisso?

Proponentes da expiação limitada fazem uso de várias passagens bíblicas: João 10.15; 17.6 e passagens semelhantes em João 10-17; Romanos 8.32; Efésios 5.25-27; Tito 2.14.

Calvinistas utilizam João 10.15 para suportar seu ensinamento: Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai – e dou a minha vida pelas ovelhas”. Muitos outros versículos em João dizem basicamente a mesma coisa – que Cristo deu a Sua vida por Suas Ovelhas (ex. Seus discípulos e todos aqueles que viriam após eles).

Calvinistas também fazem uso de Romanos 8.32: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós – como nos não dará também com ele todas as coisas?” Eles presumem que “todos nós” se refere aos eleitos.

Efésios 5.25-27 diz: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. Calvinistas acreditam que esta passagem, como muitas outras, refere-se apenas à igreja como objeto do sacrifício purificador de Cristo.

Em Tito 2.14 está escrito: “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. Calvinistas acreditam que Paulo, o autor da carta a Tito, parece restringir os benefícios salvíficos da morte de Cristo ao “povo seu”, que eles equiparam aos eleitos.

Calvinistas presumem que tais versículos e outros como este ensinam que Cristo morreu apenas por aqueles escolhidos por Deus para a salvação. Mas tais versículos não ensinam as crenças calvinistas. Em nenhum lugar a Bíblia explicitamente ensina esta doutrina calvinista.

Calvinistas enxergam em tais passagens sua crença de que Cristo morreu apenas pela igreja, por Seu povo, por Suas ovelhas. Estes versículos não dizem que Cristo também não morreu pelos outros. E, como veremos, há muitas outras passagens que claramente ensinam que Cristo, de fato, morreu por todos.

Há outra razão pela qual os calvinistas acreditam na expiação limitada. Se Cristo morreu igualmente por todos, afirmam, então todos estão salvos. Argumentam que aqueles que acreditam na expiação universal enfrentam duas opções inevitáveis, mas biblicamente insustentáveis: ou a morte de Cristo salvou a todos ou não salvou a ninguém. Este argumento é, entretanto, falacioso. A expiação universal não exige salvação universal; ela apenas postula a possibilidade de salvação universal.    

É possível que os mesmos pecados sejam punidos duas vezes e é isso que torna o inferno tão absolutamente trágico – ele é totalmente desnecessário. Deus pune com o inferno aqueles que rejeitam a substituição de Seu Filho. Uma analogia ajudará a aclarar o que digo.  Após a guerra do Vietnã o presidente Jimmy Carter concedeu total anistia a todos os desertores do serviço militar que fugiram para o Canadá e outros lugares. Por decreto presidencial eles estavam livres para retornar ao lar. Alguns retornaram, outros não. O crime que haviam cometido já não era mais punível; mas alguns se recusaram a tirar vantagem da anistia e puniram a si mesmos ficando longe de casa e dos familiares. Os que crêem na expiação universal crêem que Deus permite aos pecadores recusar o benefício da cruz de Cristo para que sofram a punição do inferno apesar do fato de a punição ser totalmente desnecessária.     

Talvez o motivo retoricamente mais poderoso a favor da expiação limitada seja o oferecido por John Piper (e outros calvinistas que o precederam) que diz em Por Quem Jesus Cristo Morreu? que  aqueles que acreditam na expiação universal “devem dizer” que a morte de Cristo, de fato, não salvou a ninguém, mas apenas deu as pessoas a oportunidade de salvarem a si mesmas. Esta é uma argumentação falaciosa.

Arminianos (aqueles que seguem Jacob Arminius na rejeição da eleição incondicional, expiação limitada e graça irresistível) acreditam que a morte de Cristo na cruz salva a todos que, pela fé, a aceitam. A morte de Cristo assegura a salvação de tais – da mesma forma que ela assegura a salvação dos eleitos no calvinismo. Ela garante que qualquer um que vier a Cristo em fé será salvo por Sua morte. Isto não implica que eles salvam a si mesmos. Isso simplesmente significa que eles aceitam a obra de Cristo em benefício deles.

 

No outro artigo, teremos a segunda parte deste estudo: RESPONDENDO AO CALVINISMO 

7 Responses to O Amor de Deus Está Limitado aos Eleitos?

  1. Pr. Wanderson disse:

    Os versículos usados de fato são usados para defender a Expiação Limitada, mas não são todos nem os mais claros. Usar somente estes para fazer a refutação é tornar pobre o diálogo, e fazer de conta que realmente está fazendo um debate inteligente, e profundo. Pena.

  2.  
    Pr. Wanderson, tudo bem?
    Sim, o senhor está corretíssimo quanto ao fato de o escritor não ter colocado todos os versículos que poderiam ser colocados, e isso se dá, primeiro, por se tratar de um artigo e não um livro ou compêndio de teologia que aborde o tema extensivamente, segundo, o autor é muito mais sério que muitos de seus oponentes que, quando tratam da expiação ilimitada mostram total desconhecimento da teologia arminiana, pois jamais leram as suas fontes, aliás,  algo que muito se assemelha a sua crítica, pois ela demonstra total desconhecimento de quem seja o autor em questão, é a famosa crítica pela crítica, sem pesquisa e sem seriedade, e,  terceiro, o mais claro e óbvio, é que a matéria em questão, como anunciada pelo autor do blog, ainda não está completa, ou seja, a matéria foi dividida em duas partes e, tecer comentários de opinião tão contundentes sem que o objeto de estudo seja lido, entendido e analisado até o fim, é, digamos, prematuro e imaturo.Agora, em se tratando da sua afirmação de que o texto e as reflexões do texto sejam, em sua opinião, um debate não inteligente e raso, isso ressaltando o fato de que no texto ainda não esteja completo, a opinião é sua, aliás, a sua opinião é contrária à dos maiores apologistas calvinistas da atualidade que consideram o autor em questão uma das maiores autoridade na área, sendo ele lido, publicado e requisitado exatamente por ser uma autoridade no assunto.  
    Em Cristo, 

  3. Danilo Ribeiro disse:

    Paz do Senhor Pastor Marcello que bom que o senhor colocou este artigo – recentemente enviei uma pergunta para o Pr. Presbiteriano Solano Portela sobre a Eleição Incondicional – um dos pontos do calvinismo , e ele falou da responsabilidade humana e Soberania Divina – ele "deixou bem claro sobre a responsabilidade humana – rejeitando ou aceitando a Salvação oferecida por Cristo na cruz do calvário. "vai entender os calvinistas" 
    Deus continue te abençoando e de dando a Graça –  

  4. Josué de Souza Nunes. disse:

    Graça e Paz, Pr. Marcelo, fico feliz por esse esclarecimento sobre a predestinação, lembro-me do que os Samaritanos declaram a respeito de Jesus Cristo, em João 4:42 diz:" E diziam à mulher: já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, O SALVADOR DO MUNDO". Glórias ao nosso Deus e redentor que nos tem agraciado com a salvação. fico muito feliz pelo ensino, que o nosso Salvador te abençoe grandemente.

  5. Daniel disse:

    Obrigado pelo esclarecimento. Graça e paz!

  6. Bruno disse:

      Sua primeira dúvida é se não seria uma injustiça da parte de Deus ter eleito alguns para a salvação e deixado que os outros se perdessem, os quais ficariam depois decepcionados com Deus. Primeiro é preciso entender que Deus não quer que alguém se perca, mas a questão é que TODOS estão igualmente perdidos por natureza. A obra de Cristo fez provisão para que TODOS sejam salvos, mas apenas ALGUNS serão. Os eleitos foram eleitos porque Deus quis elegê-los. Quando você coloca desinfetante na privada quer acabar com todas as bactérias, porque elas são nocivas. Ninguém iria dizer que você estaria sendo mau com as bactérias exterminadas se decidisse salvar algumas, já que todas elas são nocivas. Talvez alguém até dissesse que a sua decisão não faz sentido, pois o correto seria exterminar todas igualmente: nem salvar todas, nem poupar algumas.   Geralmente quem vê injustiça da parte de Deus por eleger uns em detrimento de outros ainda não percebeu o tamanho de seu pecado e condição: TODOS somos dignos de morte como bactérias nocivas. Tudo o que merecemos é o desinfetante do fogo eterno. Se Deus quis salvar alguns a pergunta não é "Por que Deus quis salvar estes e não aqueles?" mas "Por que Deus MESMO ASSIM quis salvar alguns?"

    Rom 9:20-24 "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados [POR SI MESMOS E PELO PECADO] para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes [DEUS] preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?"

      Sua outra dúvida é se os perdidos não irão para o juízo com um sentimento de injustiça da parte de Deus por Ele ter escolhido alguns e eles terem ficado de fora. Entenda que a disposição do coração do homem é SEMPRE contrária à Deus. Um incrédulo que hoje diga ser injustiça da parte de Deus eleger alguns é o mesmo que dirá "NÃO!" se você lhe oferecer a oportunidade de ir morar no céu bastando crer em Jesus.   As pessoas irão para o juízo com a mesma disposição que tinham aqui: de ódio e aversão a Deus. Se ler a história do rico e Lázaro verá que o rico pede para Lázaro ir até ele, mas em nenhum momento ele quer ir para junto de Lázaro ou sair de onde está. Ele só quer se livrar do sofrimento, mas estar com Deus nem pensar. Para o ímpio, o céu seria um inferno.

    Luc 16:23-31 "No hades, [o rico] ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

    Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.

    Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouça-os.

    Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos".

      Você já pregou o evangelho para alguém e ouviu da pessoa: "Seria ótimo fulano ouvir isso, ele sim está precisando!". Pois é exatamente o que o rico está fazendo aqui com relação aos seus irmãos. Ele está tão arrependido de seu estado quanto um criminoso está arrependido, não do crime que cometeu, mas de ter vacilado e sido preso. Ele não quer sair daquela vida, mas sempre acredita que uma alternativa seja boa, não para si, mas para outro.   O que o incrédulo deseja é o mesmo que o rico desejava no Hades: viver sem sofrimentos aqui ou no além, mas desde que isso possa ser feito sem sujeição total a Deus, sem tornar-se parte da família de Deus, sem chamar a Jesus de Senhor (dono absoluto) e crer que o sangue derramado na cruz lhe purifica de todo pecado.   Obviamente o incrédulo não quer coisa alguma que lhe dê não só a responsabilidade de agora estar sob o senhorio de Cristo e de viver em obediência a Deus, mas também não quer ter o Espírito Santo habitando em si, o qual lhe dará uma aversão ao pecado e fará com que se sinta um trapo todas as vezes que pecar. Se você perguntar a algum, talvez ele até dirá que quer… mas irá querer adiar qualquer decisão para depois do Carnaval.   Quando o Senhor descreve os condenados, o sentimento deles é de dor e ira: dor pelo sofrimento eterno e solitário (nas trevas eles não podem interagir com outros condenados) e ira porque ali poderão expressar todo o ódio que sempre tiveram contra Deus sem as amarras morais que a sociedade impõe.Muita gente que hoje gostaria de sair na rua gritando palavrões contra Deus só não o faz por causa dos códigos morais que ainda leva. Mas um dia estará livre para odiar a Deus como sempre odiou, muito embora seja então obrigado a reconhecer que Jesus Cristo é Senhor, o mesmo Senhor ao qual ele nunca quis prestar obediência e submissão.

    Mat 8:12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.   Fp 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

  7. Mateus disse:

    "Ela garante que qualquer um que vier a Cristo em fé será salvo por Sua morte"
     
    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Ef 2:8
     
    Pronto agora o Autor acaba de mostrar que ele mesmo é calvinista…se é salvo pela fé, e a fé é dom de Deus, e só alguns a tem, então…Deus escolheu…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *