— O ANTICRISTO —

A palavraanticristo” significa um cristo substituto ou um cristo rival. O prefixo grego anti pode significar duas coisas: “contrário a” e “no lugar de”. Assim, o anticristo é ao mesmo tempo um cristo rival e um adversário de Cristo. Satanás não apenas se opõe a Cristo, mas também deseja ser adorado e obedecido no lugar de Cristo. Satanás sempre desejou ser adorado e servido como Deus (Is 14.14; Lc 4.5-8).

No livro de Daniel o anticristo é representado inicialmente não como uma pessoa, mas como quatro reinos (leão, urso, leopardo e outro animal terrível), numa descrição clara dos impérios da Babilônia, Medo-persa, Grego e Romano (Dn 7.1-6,17,18). Outro símbolo do anticristo no livro de Daniel é Antíoco Epifânio, que profanou o templo, quando consagrou ao deus grego Zeus e mais tarde sacrificou porcos em seu altar (Dn 7.21,25)

No ensino de Jesus, o anticristo é visto como o imperador romano Tito, que no ano 70 d.C destruiu a cidade de Jerusalém e o templo (Mt 24.15-20), bem como um personagem escatológico (Mt 24.21,22). A profecia bíblica vai se cumprindo historicamente e avança para a sua consumação final (Mt 24.15-28).

Nas cartas joaninas o termo anticristo é empregado em um sentido impessoal (I Jo 4.2,3). Ele se referiu também ao anticristo de forma pessoal. Mas João vê o anticristo como uma pessoa que já está presente, ou seja, como alguém que representa um grupo de pessoas. Assim, o anticristo é um termo utilizado para descobrir uma quantidade de gente que sustenta uma heresia fatal (I Jo 2.22; II Jo 7). João fala ainda tanto do anticristo que virá quanto do anticristo que já está presente. Assim, João esperava um anticristo que viria no tempo do fim. Para João, o anticristo sempre esteve presente nos seus precursores, mas ele se levantará no tempo do fim como expressão máxima de oposição a Cristo e sua Igreja.

Na teologia paulina, o anticristo é visto como o homem do pecado (II Ts 2.3). Ele surgirá de grande apostasia (II Ts 2.3); será uma pessoa (II Ts 2.3), será objeto de adoração (II Ts 2.4), usará falsos milagres (II Ts 2.9), será totalmente derrotado por Cristo (2.8).


Vejamos agora algumas características do anticristo:

1) Ele é o homem da iniqüidade (II Ts 2.3)Vale ressaltar que o anticristo escatológico não é um sistema nem um grupo, mas um homem. Toda descrição apresentada por Paulo é de caráter pessoal. O homem da iniqüidade “se opõe”, “se exalta”, “se assenta no templo de Deus”, “proclama a si mesmo como Deus”, e será morto.

O anticristo é o homem sem lei que viverá e agirá na absoluta ilegalidade. Ele será um transgressor consumado da lei de Deus e dos homens. A palavra grega anomia, iniqüidade, descreve a condição de quem vive contrário à lei. Ele é a própria personificação da rebelião contra as ordenanças de Deus.

2) Ele é o filho da perdição (II Ts 2.3) – Não apenas seu caráter é sumamente corrompido, mas seu destino é claramente definido. Ele procede do maligno e se destina inexoravelmente à perdição. Ele será lançado no lago de fogo (Ap 19.20; 20.10). A palavra grega apoleia, “perdição”, traz a idéia que o anticristo está destinado a ser destruído.

3) Ele é o iníquo (II Ts 2.8) – A palavra grega anomos, traduzida por iníquo, significa ilegal, iníquo, aquele que vive fora da lei. O anticristo será um homem corrompido em grau superlativo. Ele será inspirado pelo poder de Satanás e terá um caráter tão perverso quanto o daquele que o inspira. Podemos afirmar, que o conceito de Paulo sobre o anticristo procede da profecia de Daniel. Vejamos esta correlação: a) homem da iniqüidade (II Ts 2.3 – Dn 7.25; 8.25); b) o filho da perdição (II Ts 2.3 – Dn 8.26); c) aquele que se opõe (II Ts 2.4 – Dn 7.25); d) que se exalta contra tudo que é chamado Deus ou é adorado ( II Ts 2.4 – Dn 7.8,20,25) e) de modo que se assenta no santuário de Deus, proclamando a si mesmo como Deus ( II Ts 2.4 – Dn 8.9-14).

4) Ele se oporá a Deus abertamente e perseguira implacavelmente a Igreja (II Ts 2.4). O apóstolo Paulo diz que o anticristo “[…] se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus […] ostentando-se como se fosse o próprio Deus”. O homem do pecado é o adversário de Deus, da lei de Deus, e do povo de Deus. O anticristo será uma espécie de encarnação do mal. O anticristo será um opositor consumado de Deus e da igreja (Dn 7.25; 11.36; I Jo 2.22; Ap 13.6). Ele não apenas se oporá, mas também se levantará contra tudo o que é de Deus ou objeto de culto. O profeta Daniel diz que ele “proferirá palavras contra o Altíssimo” (Dn 7.25) e […] contra o Deus dos deuses, falará cousas incríveis (Dn 11.36).

O anticristo não apenas se oporá a Deus, mas também perseguirá implacavelmente a igreja (Dn 7.25; Ap 12.11; 13.7). O profeta Daniel diz: “[…] magoará os santos do Altíssimo” (Dn 7.25) e “[…] fazia guerra aos santos e prevalecia contra eles (Dn 7.21). O apostolo João registra que lhe foi dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse (Ap 13.7). O anticristo perseguirá de forma cruel aqueles que se recusarem a adorá-lo (Ap 13.7,15). Esse será um tempo de grande angústia (Jr 30.7; Dn 12.1). Mas os cristãos fiéis vão vencer o diabo e o anticristo, preferindo morrer a apostatar (Ap 12.11).

5) Ele será objeto de adoração em toda a terra (II Ts 2.4) – Ele se assentará no santuário de Deus e vai reivindicar ser adorado como Deus. A adoração ao anticristo é o mesmo que a adoração a Satanás (Ap 13.4). Adoração é um tema central no livro do Apocalipse: a noiva está adorando ao Cordeiro, e a igreja apóstata está adorando o dragão e o anticristo. O grande e último plano do anticristo é levar seus súditos a adorarem a Satanás (Ap 13.3,4). Esse será o período de grande apostasia.

6) A adoração do anticristo será universal (Ap 13.8,16)O apóstolo João diz : “o adorarão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 13.8)”. Satanás vai tentar imitar Deus também neste aspecto. Ao saber que Deus têm os seus selados, ele também selará os seus com a marca da besta (Ap 13.8. 16-18).

Que estejamos preparados para o arrebatamento da igreja. Estamos vivendo as últimas horas. Desperta igreja! O Noivo está vindo nos buscar!

Com temor e tremor, Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. I e II Tessalonicenses. Ed. Hagnos 2008

Wiersbe, Warren. Comentário Bíblico. Geográfica Editora 2006

11 Responses to — O ANTICRISTO —

  1. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Muito bom esse resumo sobre o anticristo, com a minusculo mesmo, pois será desfeito pelo assopro da boca de Deus, não vale a pena escrever com A maiúsculo.

    Em Cristo,

    Ednaldo.

  2. A paz do Senhor, Pr. Marcelo.

    Este assunto gera muita polêmica no meio cristão e secular. Como sempre, ao lermos seu texto somos iluminados com o poder da Palavra de Deus!!! Parabéns por submeter todos os textos deste Blog à sabedoria inigualável das Escrituras.

    Me desculpe por estar um pouco ausente. Tive alguns compromissos, mas o Senhor é quem nos dá forças!!!

    Deus te abençoe.

  3. Caro Pastor Marcelo,
    Com sua permissão, estarei colocando esse texto em nosso blog(indicando o autor e a fonte) para que mais irmãos possa ter acesso.Como sempre, ele está muito bem fundamentado e com certeza estará edificando a vida de muitos.

    Graça e Paz.
    Pr.Paulo Nogueira

  4. A Paz do Senhor, amado irmão!!

    Há um SELO no meu Blog pra você!

    Gosto muito de vir aqui!!

    http://www.tathicomvc.blogspot.com

  5. Caro amigo,
    Pr. Marcello Oliveira,
    Shalom!

    Mais uma vez louvo a Deus pela sua vida e ministério.

    Elucidativo e edificante seu artigo sôbre tema tão importante.

    Deus te abençoe!

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

  6. leo268 disse:

    Pr Marcello,

    Muito legal o texto e concordo plenamente com você sobre o anticristo ser uma pessoa. Não creio que seja um sistema, apesar de muita gente assim o crer, mas com certeza ele será como que um resultado do sistema político regido por Satanás.

    Só há um ponto. O arrebatamento… eu não creio muito que nós seremos arrebatados antes da tribulação.
    Veja por ex. Teologia Básica – Charles C. Ryrie

    Os versículos que defendem o arrebatamento pré-tribulacionista não me convenceram totalmente.

    Eu gostaria que o arrebatamento fosse antes, pode acreditar!

    Mas apesar disso, a opinião dos pais da igreja + os indícios de um arrebatamento pós-tribulação também são muito grandes…

    O que o sr. acha?

  7. Prezamado pr. Marcello de Oliveira, Homem de Deus,

    Shalom!

    Matéria significativa à igreja, e à necessidade de estarmos preparados diante do Senhor, conforme a sua declaração na matéria:

    "?Que estejamos preparados para o arrebatamento da igreja. Estamos vivendo as últimas horas. Desperta igreja! O Noivo está vindo nos buscar!"

    Permita-me, repetir esta matéria em meu blog.

    O Senhor seja contigo, amado em Jesus Cristo,

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  8. Mais um texto esclarecedor…

    Deus continue te iluminando em todos os seguimentos da tua vida.

    Paz do Senhor.

  9. Pastor Guilherme S. Costa disse:

    Paz seja convosco, amado

    Gostaria de chamar a atenção para o referido texto sobre o anticristo em 2ª Tessalonicenses 2. Primeiro, se fizermos uma análise atenta sobre o assunto desse capítulo da carta de Paulo, vamos notar que o assunto principal do texto é a “volta de Cristo e a nossa reunião com Ele”. Amado, se partirmos desse princípio, notamos que quem está sendo retido é o evento supra citado, ou seja a “volta de Cristo”. Paulo diz que duas coisas são necessárias antes que o SENHOR venha e nos reunamos com ELE: a “apostasia” e se “manifeste o homem do pecado”. A nossa reunião com Cristo nos ares está sendo adiada até que essas duas coisas aconteçam.
    Na verdade o Apostolo Paulo diz que já a apostasia (mistério da injustiça) já opera. Somente há um que agora resiste ( a manifestação do homem do pecado). Mas então, será (no tempo certo) revelado o iníquo, o filho da perdição, o anticristo. Ah, agora vós sabeis o que O detem (alguém neutro referindo ao SENHOR) para que ao seu tempo seja revelado.
    Não se trata de uma verdade que só Paulo sabia – “não vos lembrais que eu vos ensinei essas coisas… não vos movais desse entendimento quer por palavras…”
    Paulo estava alertando a igreja de Tessalonica a não se afobarem com falsos ensinamentos e nem serem ansiosos sobre a volta de Cristo; duas coisas devem acontecer antes disso: apostasia e a manifestação do anticristo; a apostasia já existia desde aqueles dias, faltava ainda o surgimento, aparição da besta.
    “Ah, mas será que Lutero não sabia disso? E os grandes teologos?” Não sei deles, sei que examinei as escrituras e cuido que o SENHOR me mostrou assim; se alguém tem outro entendimento aproveo nas Escrituras e não em homens.
    Em Cristo,

  10. abdias disse:

    obrigado por este maravilhoso estudo é mesmo uma bensão eu digo desperta igreja santa
    o arrebatamento esta preste a acontesser não se deixe enganar CADA UM DARA CONTA DE SI MESMO A DEUS

  11. josebezerra disse:

    muito bom esse estudo pastor tirei varias duvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *