O nome do ETERNO na formação do homem e da mulher

  1. De fato, no reino de Deus não há coincidência, e sim propósito. Também, as observações práticas do dia a dia, mostram a evidência da bênção de Deus sobre o matrimônio, e, sobretudo, a graça de Deus para os cônjuges vencerem os desafios da vida matrimonial, da vida familiar.

 

  1. Na lição dos Rabinos, dos profundos estudiosos e conhecedores da Palavra de Deus no original hebraico, vem para todos nós, uma assunto especial e muito curioso na formação dos nomes homem e mulher no original hebraico.

Tem-se ainda, a consideração de não se usar o termo “Homem”, antes da criação da mulher, pois sempre se falava “Adâmm”, que se traduziu por “Adão”. Gêneis 2:7 –

וַיִּיצֶר יְהוָה אֱלֹהִים אֶת־הָאָדָם עָפָר מִן־הָאֲדָמָה (Va-Itsser Adonai Elohim et-há-Adam afar min-há-adamáh) – E Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. No original, pode-se fazer o trocadilho: “אָדָם/ Adâmm” –  “adamáhאֲדָמָה”, ou seja: “terra da terra”!

  1. Em Gênesis 2:8, fala que Deus plantou um Jardim no Eden, “E colocou ali o homem que formou”: וַיָּשֶׂם שָׁם אֶת־הָאָדָם אֲשֶׁר יָצָר – Va-iassem shâm et há-adam asher iatssar. Portanto, continua usando o vocábulo “Adam” – Adão!

Aindfa em Gênesis 2:15, há a contundente declaração: “Não é bom que o homem esteja só” -לֹא־טוֹב הֱיוֹת הָאָדָם לְבַדּוֹ – Ló tov heiot há-adam levado.

 

  1. Em seguida, Deus realiza a primeira ocorrência de “coma induzido” no uso especial do termo hebraico “tardemáh” – תַּרְדֵּמָה – que vem traduzido como profundo sono, sendo mesmo em hebraico, ‘coma’, como na nossa e outras línguas.

 

  1. A partir do verso 23, fazem-se presentes, os dois termos homem e mulher:

 

יֹּאמֶר הָאָדָם זֹאת הַפַּעַם עֶצֶם מֵ‍עֲצָמַי וּבָשָׂר מִ‍בְּשָׂרִי לְזֹאת יִקָּרֵא אִשָּׁה כִּי מֵ‍אִישׁ לֻקֳחָה־זֹּאת׃

(Va-iomer há-adam: zot há-paam etssêm me-atssamai u-vassar mi-bessari lê-zot ikarê ISHÁ(MULHER), ki me-ISH(homem)lukaHáh zot”/ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

 

  1. Portanto, vem o termo homem: אִישׁ/Ísh; e mulher – אִשָּׁה/ Ishá. A novidade que impressiona é que: vem em ambos os nomes criados, a letra yud (י ) e a letra He (ה), sendo que, as duas, formam o nome “Yáh”/ (יָהּ) –  Salmo 68:4 (heb,v.5 – Yah Shemó: o Nome dEle é Yáh (יָהּ שְׁמוֹ); – “LOUVAI AO SENHOR”. Normalmente, a palavra Aleluia, em hebraico, vem hifenizada: Alelú-iáh (הַלְלוּ־יָהּ, alelu+Yáh) – Louvai a Yáh, Yavéh ( um verbo no imperativo e um substantivo).
  2. O matrimônio foi uma iniciativa de Deus (Gênesis 2:18), para o homem e a mulher. Ele abençoou o casamento e pois o seu Nome no meio. Mas, retirando-se Deus do casamento, literalmente anulam-se os nomes “Ish” e “Ishá”, no sentido do afastamento de “Yáh”/ (יָהּ), ficando tão somente, o vocábulo אֵשׁ – ésh, que significa fogo. De fato, a ausência de Deus na vida conjugal, tornar-se um inferno, um fogo devorador, bem ao contrário do Salmo 127 e da declaração de Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor! (Josué 24:15b).

Agnaldo Sacramento

 

 

 

 

 

4 Responses to O nome do ETERNO na formação do homem e da mulher

  1. Graça e paz!

    Belíssimo texto Pr. Marcelo!

    O texto original me deixa fascinado pela maneira que Deus se mostra à nós.

    O Senhor lhe abençoe!

    Em Cristo,
    André Gonçalves.

  2. ELIANA FERREIRA DE ARAUJO disse:

    Amado Pr. Marcelo, Graça e Paz seja sempre sobre sua vida.

    Tenho lido e aprendido com seus escritos que, na verdade, tem sido para
    mim valiosíssimos. Creio que nem em seminário eu poderia adquirir tanto aprendizado como através destas pérolas que me tem sido enviadas.
    Graças a Deus pela sua vida e que o Eterno continue te fazendo útil para todos quantos têm acessado e lido estas matérias.

    No amor do Senhor,

    Eliana F.Araujo.

  3. Derivaldo Andrade disse:

    Graça e Paz servo abençoado do Eterno!

    Obrigado pelas valiosíssimas informações. Quero ressaltar que isso tudo fica ainda mais impressionante quando levamos o casamento natural, abençoado por Deus, para o campo da Visão Celestial que é Cristo e a Sua Gloriosa Igreja formada e retirada Dele no Eterno! Esse é O Propósito Supremo do SENHOR! Aleluia!!!

    Em Cristo,
    com amor.

  4. Uilson Ferreira da Silva disse:

    Eu gostaria de aprender mais e mais na língua hebraico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *