O que um cristão não deve ser – Oséias 7

A vida cristã tem aspectos negativos e positivos. É composta do que devemos evitar e do que devemos fazer. Na vida cristã, precisamos recuar e também avançar; desprezar o erro e ao mesmo tempo anelar a verdade. O profeta Oséias usa quatro figuras bastante interessantes para mostrar o que um cristão não deve ser. Vejamos essas figuras:


1) O cristão não pode ser um forno aceso (Os 7.4)

Oséias denuncia a liderança de Israel que vivia de forma dissoluta, desonesta e entregue a maldade cruel. Eles viviam inflamados pela paixão carnal e ardiam como um forno aceso para cometer toda sorte de devassidão. Eram líderes adúlteros e mentirosos. Tinham pressa para pecar. Viviam quentes e acesos, em alta temperatura, movidos pela lascívia e pelo desejo de se entregarem a toda sorte de impureza sexual.

Vivemos hoje numa sociedade hedonista, e pansexual. Esse é o tempo da idolatria do corpo e da gratificação dos desejos. Vivemos numa sociedade decadente, na qual os princípios morais são tripudiados; a imoralidade, aplaudida; e os vícios degradantes,incentivados. As pessoas vivem abrasadas como um forno aceso. Elas têm pressa para pecar e caminham céleres para um desastre avassalador.

2) O cristão não pode ser um bolo encruado (Os 7.8)

Um bolo encruado é aquele que está queimado de um lado e cru do outro. Isso fala de uma vida dupla: de duplicidade no caráter; de ser uma coisa em casa e outra no trabalho; de ter uma conduta em público e outra na vida privada; de ter uma aparência piedosa na igreja e uma postura mundana dentro do lar. Israel deixou de ser luz entre as nações e se misturou com elas para assimilar seus pecados. Apagou sua luz e cobriu-se de trevas. Em vez de ser sal que inibe a corrupção, tornou-se massa disforme e contaminada pelo fermento da maldade.

Há muitos cristãos hoje que são mais influenciados pelo mundo do que luzeiros no mundo. São crentes, mas mentem. São crentes, mas vão para as boates. São crentes, mas vivem enganando os outros. São crentes, mas cobiçam propriedade alheia. São crentes, mas usam sua língua para espalhar boatos e mentiras. Estão na igreja, mas amam o mundo; conformam-se com o mundo e, por isso, serão julgados com o mundo. São crentes, mas têm vida dupla. São como um bolo que não foi virado. A vida descomprometida de muitos cristãos é o maior obstáculo ao evangelho. Um cristão carnal é pior que um ateu. A hipocrisia é um pecado que o Eterno abomina. Esses são aqueles que professam conhecer Deus, mas o negam por suas obras.

3) O cristão não deve ser uma pomba insensata (Os 7.11)

Quando o profeta Oséias afirma que Israel é como uma pomba insensata, está falando que lhe falta discernimento espiritual. Israel deixou o Eterno e foi buscar socorro debaixo das asas do Egito e da Assíria. Deixou o Eterno e buscou ajuda naqueles que haveriam de saquear-lhes os bens e destruir-lhe a vida.

Todas as vezes que damos as mãos ao mundo e fazemos aliança com aqueles que desprezam o Senhor, agimos como uma pomba insensata. A amizade com o mundo, é inimizade com Deus. Precisamos ter discernimento. Hoje tudo o que é falado em nome de Deus, nós aceitamos. Onde estão os cristãos bereanos de nossos dias (At 17.11). Precisamos ser guiados pela Palavra de Deus e andar em sintonia com Deus, e não aliançados com o mundo. Está na moda o ecumenismo, palavra esta que significa: “aberto para o mundo inteiro ”. Mas que sociedade há entre as trevas e a luz? Que sociedade pode existir entre a justiça e a injustiça? Que harmonia há entre Cristo e o maligno? Que harmonia há entre o evangelho genuíno, e a falaciosa teologia da prosperidade? É tempo de discernimento!

4) O cristão não deve ser um arco enganoso (Os 7.16)

Oséias denuncia o povo de Israel dizendo que este, em vez de se voltar para Deus, foge dele e caminha rapidamente para a morte. Esse povo tornou-se um arco enganoso, o qual, em vez de lançar a flecha contra o inimigo, lançou-a contra si mesmo.

Um arco enganoso é uma figura que fala de alguém que age contra si mesmo, fere a si mesmo, atenta contra si mesmo e se autodestrói. Um arco enganoso é um instrumento defeituoso que não pode ser usado, que se torna inútil e até perigoso. Quantas pessoas feridas em nossas igrejas. Quantos relacionamentos que estão arruinados. Quantas igrejas que estão em pé de guerra com suas convenções e seus partidarismos.

Deus nos salvou para sermos vasos de honra. Deus nos abençoou, para abençoarmos a outras vidas. Que a nossa vida não seja um arco enganoso, mas uma arma poderosa nas mãos de Deus, instrumentalizada por Deus para a glória Dele. Amém!


Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. United Press

18 Responses to O que um cristão não deve ser – Oséias 7

  1. milerfreitas disse:

    Excelente!

    Quero pedir permissão para publicar este texto no site da minha igreja http://ceofamiliaevida.webnode.com, com os devidos créditos e o link para cá, é claro.

    Aguardo permissão.

    Deus abençoe!

  2. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    O Senhor está falando através dos seus vasos. Está alertando. Está definindo os que de fato, querem honrá-lo e dar-lhe toda a Glória.

    É tempo de vigiar, e o Senhor, está tomando as mãos dos seus servos para um caminho saudável e de dedicação em Espírito e em Verdade.

    O Senhor está em busca dos verdadeiros adoradores, e esta mensagem colabora e dá uma uma balança aos que meditam nestas orientações.

    Vamos pesar nossas atitudes diante de Deus. Vale muito!

    O Senhor seja contigo, homem de Deus!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com
    Contra a Falácia da Prosperidade!

  3. Rev. Marcelo,
    Como sempre somos enriquecidos com seus artigos verdadeiramente bíblicos.

    Pastor Marcos Antonio da Silva
    Assembly of God
    Plant City, Florida
    U.S.A.

  4. Pr. Marcos Serafim disse:

    Nobre Pr. Marcello;

    Que belo texto de exortação a todos!
    Lamentavelmente estamos convivendo com isso a mistura da luz com as trevas, nota-se que Jesus não ter comunhão e vemos isso acontecendo no meio de muitas igrejas, pelo simples fato de estarem em algum lugar que dependa disso.
    O sagrado tem se tornado profano, as coisas de Deus misturadas com as obras do mundo, e o problema e que muitos acham que isso não é um problema.
    Um abismo, chama outro e quando se vê já está distanciadodo Eterno.

    Que Deus continue lhe usando,

    Em Cristo,
    Marcos

  5. Prezado Pr. Marcello,
    Paz do Senhor!

    O seu texto é bem peculiar aos dias que estamos vivendo, são os ultimos dias da noiva do Cordeiro na face da terra, e não sendo pessimista, a tendência é piorar, mas que o Senhor nos ajude a ficar firmes contra as falacias do dias contemporâneas.

    Em Cristo,

    Pb. Juari Barbosa
    juaribarbosa-opregador.blogspot.com

  6. Caro amigo e companheiro,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    SHALOM!

    Louvado seja o nome do Senhor, pelo discernimento e sensibilidade espiritual, concedia ao nobre amigo pelo Eterno.

    Não temos mais o que fazer, senão pregar a palavra a tempo e fora de tempo, quer gostem ou não, só a Palavra de Deus pode restaurar e trazer o avivamento que estamos precisando.

    Parabéns pelo excelente, pedagógico e exortativo texto!

    Um grande abraço!
    Seu conservo e admirador,

    Pr. Carlos Roberto

  7. Shalom!

    1. Prezado Max, pode postar no site de sua amada igreja, este singelo texto.

    Nele, Pr Marcello

  8. SHALOM!

    1. Nobre Pr Newton, amigo do Carpinteiro de Nazaré!

    2. Sua presença e seus pertinentes comentários enriquecem este blog, e endossam o ministério deste servo do Senhor.

    Muito agradecido, Pr Marcello

  9. SHALOM!

    1. Amado Pr Marcos Antonio, que alegria revê-lo no meu modesto blog. Tenho apreciado sobremaneira seus preciosos textos.

    O Eterno te abençoe!

    Pr Marcello

  10. shalom!

    1. Amado Pr Marcos Serafim, concordo plenamente com suas palavras. Estamos vivendo uma tremenda inversão de valores. Precisamos como nunca de discernimento nesses último dias.

    2. Seja sempre bem vindo a este espaço. Sua presença me alegra. Suas palavras me encorajam.

    um abraço, Pr Marcello

  11. SHALOM!

    1. Caro Pb Juari, grato por sua visita e seus comentários.

    2. Em breve visitarei seu blog!

    abraços, Pr Marcello

  12. SHALOM!

    1. Ilustre Pr Carlos Roberto, homem de Deus, amigo mais chegado que um irmão!

    2. grato por suas bondosas palavras que nos inspiram a prosseguir e semear a boa semente.

    3. Domingo nos veremos em Campinas! A vitória é nossa pelo sangue de Jesus!

    abraços do amigo, pr Marcello

  13. Marcello,

    Texto vibrante e atual. Uma mensagem profética para a igreja e os líderes hoje. Parabéns pela postagem.

    Graça e Paz.

  14. Paz do Senhor Jesus Cristo.
    Sou muito grato ao Nosso Grande Deus e Pai pelo que ele está fazendo através dos pregadores da Internet, dos quais agora eu me incluo, para Sua Glória.
    Sempre amei evangelizar e ultimamente minha visão mudou radicalmente devido ao que tenho descoberto sobre os falsos profetas e suas heresias.
    Como assembleiano,era muito admirador do Malafaia, Feliciano, e outros que achava "homens de Deus".
    Mas, graças à Deus, percebi o quanto estava errado em acreditar em tudo que falam, sem questionar, até por achar que não se podia duvidar dos "ungidos do Senhor".
    Hoje tenho uma opnião 100% bíblica e procura analisar tudo que leio e ouço, como bereiano e apologético.
    Que Deus continue tendo misericórdia de nós e nos guie em sua presença até o fim,realizando sua vontade.
    REGINALDO E SILVANA
    JESUS VEM BREVE!
    MARANATA!
    VINDE SENHOR JESUS!

  15. Olá meu querido…

    Agradeço a Deus pela sua vida, e desde já confesso-te de que estou feliz, por você comentar sobre meu simples blog meu irmão.
    Seu blog é uma benção. Que Deus em Cristo Jesus pelo seu Espírito Santo, possa cada vez mais iluminar a sua vida, e sempre capacitá-lo a escrever lindos sermões e textos como estes que acabei de apreciar em seu blog.
    Um beijo no seu coração amado do Senhor, e…Shalom Adona!

  16. PAZ MANO SELECIONEI ALGUNS ARTIGOS DO TEU BLOG E COLOQUEI NO MEU UM ABRAÇAO.PAZZZZZZZZZ

  17. Daniela Moraes dos Santos Paulino disse:

    Comecei uma campanha em casa hoje e Deus me deu essa palavra grandiosa…creio que ele está me alertando que devo ter um lado,com ele não existi dois termos ou é sim ou é não.
    E que aquele que seguir em frente olhando somente pra ele esquecendo o mundo de horror e treva que existi,chegará na glória.

  18. Elisa disse:

    Paz!
    Hoje lendo Oséias 7 encontrei aqui a explicação que não entendia bem, sobre o bolo que não foi virado, o arco enganador, o forno e a pomba. Deus o abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *