O testamento de Paulo – II Tm 4

Este capítulo tem sido chamado o “testamento da vida de Paulo”. Este capítulo contém parte das últimas palavras proferidas ou escritas pelo apóstolo Paulo. Foram escritas a semanas, talvez não mais do que poucos dias antes do seu martírio. De acordo com antiga tradição fidedigna, Paulo foi decapitado na Via Ápia. Por trinta anos ininterruptos trabalhara como apóstolo e evangelista itinerante. Fez, o que ele mesmo escreve aqui: “combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé” (vs 7). Agora, ele aspira por seu prêmio, “a coroa da justiça”, que já estava reservada no céu (vs 8).

Estas palavras constituem um valioso legado de Paulo à igreja. Elas estão impregnadas de uma atmosfera de grande solenidade. É impossível lê-las sem uma profunda emoção.

A primeira parte do capítulo toma a forma de uma comovente incumbência. “Conjuro-te, perante Deus”, assim começa. O verbo “diamartyromai” tem conotações legais e pode significar “testificar sob juramento” numa corte de justiça, ou “adjurar” uma testemunha a assim proceder. A exortação de Paulo é endereçada a seu filho na fé, Timóteo, que era seu representante em Éfeso. Todavia, é aplicada a cada homem chamado a um ministério evangelístico ou pastoral, ou mesmo a todos os cristãos.


A natureza da exortação (vs 2)

“Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”


Deixando o versículo 1, por um momento, e passando ao versículo 2, encontramos a essência dessa exortação em três palavras: “prega a palavra”. Esta palavra foi proferida por alguém. Mas é a palavra, a palavra de Deus, que Deus mesmo proferiu.

Paulo não precisava especificar melhor o que ele queria dizer, já que Timóteo saberá de imediato que se trata do corpo de doutrina, que ouvira de Paulo, e que o mesmo Paulo lhe comissionou a passar adiante a outros. É idêntica ao “depósito” do capítulo 1, e neste quarto capítulo é equivalente à “sã doutrina” (vs 3), à “verdade” (vs 4) e a “fé” (vs 7). São as Escrituras do Velho Testamento, inspiradas por Deus e proveitosas, que Timóteo sabe desde a infância, junto com o ensino do apóstolo, que Timóteo “tem seguido”, “aprendido” e de que tem sido “inteirado” (II Tm 3.10-14).

Não temos nenhuma liberdade para inventar a nossa mensagem, mas somente comunicar “a palavra” proferida por Deus e agora entregue à igreja, em sagrada custódia. Timóteo deve “pregar” esta palavra; ele deve falar o que Deus falou. Sua responsabilidade não é somente ouvir essa palavra, crer nela e obedece-la, nem somente guardá-la de toda falsidade; nem somente sofrer por ela e permanecer nela; mas, sim, pregá-las a outros. Assim ele deve proclamá-la como um arauto em praça pública (kerysso, cf. keryx, “um arauto”).

Agora, Paulo prossegue mostrando quatro sinais que deverão caracterizar a proclamação a ser feita por Timóteo.

a) uma proclamação urgente

O verbo ephistemi, “instar”, significa literalmente ‘assistir’, e assim “estar de prontidão”, “estar disponível”. Dando a seguinte idéia: “nunca perca o teu sentido de urgência”. Toda boa pregação transmite um sentido de urgência e de importância do que está sendo pregado. O arauto cristão sabe que está tratando de assunto de vida ou morte. Como poderia tratar de tais temas com fria indiferença? Será que estamos divertindo os bodes, ou alimentando as ovelhas, como disse Spurgeon.

Richard Baxter, ilustre pregador disse: “Você não conseguirá quebrantar o coração de ninguém com gracejos, nem contando histórias agradáveis ao ouvido, nem compondo um discurso pomposo. Ninguém abandonará as coisas de que mais gosta, mediante uma solicitação sem profundidade feita por alguém que parece não falar com convicção, ou que pouco se incomode se a sua solicitação é aceita ou não”.

b) uma proclamação contextual

O arauto que anuncia a Palavra deve corrigir, repreender e exortar. Isso sugere que há três diferentes maneiras de anunciar, pois que a Palavra de Deus é “útil” para uma variedade de ministérios, como Paulo já disse (II Tm 3.16). Neste tex
to de II Tm 3.16, Paulo diz que as Escrituras são úteis para o ensino
(aquilo que é certo), para a repreensão (aquilo que é errado), para a correção (como fazer o que é certo) e para a educação na justiça (como permanecer no caminho certo). O pregador deve lembrar-se disso e ser hábil no uso da Palavra. Ele deve usar “argumentos, repreensão e apelo”, o que vem a ser quase uma classificação de três abordagens: a intelectual, a moral e a emocional.

Porque muitas pessoas acham-se atormentadas por dúvidas e precisam ser repreendidas; outras, ainda, são perseguidas pelas dúvidas e precisam ser encorajadas. A Palavra de Deus faz tudo isso e muito mais. É nosso dever aplicá-la contextualmente.


c) uma proclamação paciente

Mesmo devendo instar (esperando obter das pessoas rápidas decisões em resposta à Palavra), devemos ter “toda a longanimidade na espera por essa resposta”. Nunca devemos nos valer do uso de técnicas humanas de pressão ou tentar forçar uma “decisão”. A nossa responsabilidade é ser fiel na pregação da Palavra; os resultados da proclamação são de responsabilidade do Espírito Santo e, quanto a nós, só nos compete esperar pacientemente por sua obra. Portanto, mesmo sendo solene o nosso comissionamento, e urgente a nossa mensagem, não se justifica uma conduta rude ou impaciente.


d) uma proclamação inteligente

Não devemos pregar a palavra, mas também ensiná-la, ou melhor, pregá-la “com toda a doutrina” (keryxon… en pase… didache). O erudito C.H. Dodd tornou clara a distinção entre kerygma e didache, sendo a primeira a proclamação de Cristo aos descrentes, com um apelo ao arrependimento; e a segunda, a instrução ética aos convertidos. A distinção é prática e importante. Todavia, se a nossa proclamação pretende antes de tudo convencer, repreender ou exortar, ela deve ser um ministério de doutrina.

O ministério pastoral cristão é essencialmente um ministério de ensino, e é por isso que se exige dos candidatos uma fé verdadeira e aptidão para o ensino (Tt 1.9; I Tm 3.2). Esta é a instrução de Paulo a Timóteo. Ele deve pregar a Palavra anunciando a mensagem dada por Deus, mas deve fazê-lo com um sentido de urgência, deve aplicá-la ao contexto da situação presente, deve ser paciente em seu modo de ser e inteligente na sua exposição.


Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Stott, John. II Timóteo. ABU.

27 Responses to O testamento de Paulo – II Tm 4

  1. Senna disse:

    Muito bom irmão parabéns, o seu blog me edifica a cada postagem…..Obrigado;;;

  2. Paz do Senhor

    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo .

    Deus o abençoe

  3. Caro amigo
    Pr. Marcello Oliveira,

    Shalom!

    Parabéns pelo excelente texto.
    Vc. continua extraindo azeite da história do apóstolo Paulo!

    Vai nessa tua força, príncipe dos exegetas!

    Um grande abraço!

    Seu conservo e irmão,

    Pr. Carlos Roberto

  4. milerfreitas disse:

    A Paz de Cristo seja com todos!

    Muito boa esta postagem, edifica, enriquece e trás esclarecimento.

    Precisamos disto: ensinamento da Palavra de Deus. Pois é Ela que ilumina nossos passos, e nos impede de tropeçarmos em nossa caminhada rumo ao Céu.

    Deixo o convite para acesserem: http://milerfreitas.blogspot.com/2009/07/que-bom-se-hoje-em-dia-ainda-fosse.htm

    Fiquem com Deus!

  5. Muito bom o blog irmão, gostei da postagem sobre o testamente de Paulo, a igreja hoje precisa de homens audaciosos como o apóstolo dos gentios que nos exorta a saber manejar bem a Palavra da Verdade e não "show mens" como está cheio nos dias de hoje, oferecendo um evangelho raso e sem vida.

    Deus abençoe seu blog, seu ministério e sua vida.

    ah, ganhou mais um seguidor

    Paz de Cristo

  6. Kharis kai eirene
    Meus parabéns por mais esta exegese brilhante. Gostaria apenas de reforçar qie no versículo 7, "batalha" (agonizomai" é extraído das competições atléticas do tempo de Paulo, refere-se à luta do apóstolo por Cristo, como se estivesse numa competição lutando por um prêmio. Durante toda a batalha, Paulo manteve-se firme a tal ponto de ter "guardado a fé". O perfeito do indicativo da na voz ativa indica que Paulo estava no fim de sua carreira apostólica e, ao olhar para trás, viu que combateu o bom combate, terminou a carreira e guardou a fé.

    Esdras Bentho

  7. @criz_coca disse:

    muito bom parabéns!mas como achou o meu blog?

  8. Tânia Regina disse:

    A Paz !
    Pr. Marcello Oliveira.
    Parabéns ,por sua matéria, aliás todas, pois cada uma mais edificante que a outra.Que deus abençoe sua mente e coração a cada dia.
    Com muita algria que venho trazer um selo."VALE A PENA FICAR DE OLHO NESSE BLOG"
    Com certeza, e como vale!
    Blog abençoado.
    Por favor se possivel,passe em meu blog para receber seu Selinho,e que Deus o abençoe a cada dia.

    http://taniacorreafernandes.blogspot.com/2009/07/blog-selado.html

  9. ROBSON SILVA disse:

    A Paz do Senhor, meu prezado amigo…

    Erudição carregada de simplicidade, é o só o que posso dizer.

    Parabéns pelo maravilhoso texto!

    Abraços,

    Em Cristo,

    Robson Silva

  10. SIMONE disse:

    olá.. tmb gostei mto de conhecer esse blog
    que vc continue edificando a vida de muitas pessoas
    abraços…
    Simone
    http://www.atmosferafemininagospel.blogspot.com
    abraços

  11. Amado pastor esta postagem nos eslare-se como pregadores de responsabilidades que muitas das vezes passam desapercebidas nós, eu vi dois lados nessa postagem:
    1° aqueles que serão como paulo trabalhando na formação e de seus substitutos ministeriais, esta função deve ser feita com zelo e na direção do Espirito Santo, para não ser injusto com aqueles que Deus têm levantado em verdade para sucede-los.
    hoje oque vemos é uma transferência de poder de pai para filho ou os mais chegados, a igreja está sendo administrada muitas das vezes por homens sem direção que só chegaram ao "poder ", pela sua proximidade do lider.
    E a responsabilidade dos sucessores de levar a palavra sádia, livre de seus próprios conceitos errados, tendo a responsábilidade de continuar na doutrina dos apostolos, doutrina esta, que sofreu muitas alterações ocasionadas pela falta de dicernimento na interpretação das Escrituras, mas vejo uma saída, um escape da parte de Deus para aqueles que cavam na palavra e extraem coisas valiosas para edificação do corpo. obrigado por permitir-nos compartilhar está revelação que Deus o têm dado, como uma fonte no deserto para o sedento no meio desse deserto que é o mundo, cheio de mensagens sem relevansia e profundidade, uma verdadeira água amarga que Deus o abençoe.
    http://ivancesarbarboza.blogspot.com/

  12. Olavo disse:

    Prezado Marcello. Muito obrigado pela visita e pelo verso. Cl 3:16 é um dos meus versos favoritos. Deus abençoe.

  13. Prezamado pr. Marcello de Oliveira, homem de Deus

    Shalom!

    Uma chama de responsabilidade, conduz ao sentido de demonstração da seriedade com que o nosso irmão Paulo, o apóstolo de verdade, exigia de si mesmo na proposta que enchia o seu coração.

    Paulo conhecia a sua dedicação, e desejou ser o exemplo, para assim, dar do seu melhor à gratidão devida a Deus, e que enchia o seu coração, pela compreenssão do agradecer constante a tão grande salvação.

    Viver em gratidão, deverá ser, sempre, o motivo em nossa vida na atenção à nossa responsabilidade conforme o texto desta matéria, que reproduzo abaixo no texto desta matéria:

    "nunca perca o teu sentido de urgência”.

    O Senhor seja contigo, nesta responsabilidade,

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  14. SHALOM!

    1. Caro Senna, fico feliz que vc tenha sido edificado. Volte sempre!

    abraços, Pr Marcello

  15. SHALOM!

    1. REv CArlos Roberto, grato por sua visita. Alguém já disse:

    "A Bíblia é a biblioteca do Espírito Santo".

    um abraço fraterno, Pr MArcello

  16. SHALOM!

    1. Amado MaxMiller, o conhecimento traz a autoridade e ensina o caminho correto.

    Medite em Sl 119.130

    Nele, Pr Marcello

  17. SHALOM!

    1. Amado Diego, grato por sua visita e comentário. Alegra-me o coração por vc se identificar com este singelo blog e segui-lo!

    abraços, Pr Marcello

  18. SHALOM!

    1. Nobre Pr "Ezra" [helenista], agradeço-lhe seus comentários que sempre agregam valores aos textos. O sr sempre é bem vindo neste singelo espaço!

    Medite em I Tm 1.14

    o companheiro, Pr Marcello

  19. SHALOM!

    1. Prezada Cris, encontrei qdo visitei um blog e vc tinha deixado uma mensagem lá. Grato por sua visita!

    2. Amada Irmã Tânia, agradeço seu carinho e seu coração generoso. Que o Deus Eterno seja contigo. Sempre e eternamente!

    Abraços, Pr Marcello

  20. SHALOM!

    1. Amado Pb. Robson, suas palavras amáveis fortalecem a minha caminhada na exposição da Palavra.

    2. Precisamos da erudição com a simplicidade. Uns são profundos demais. Outros são simples demais. PRecisamos deste equílibrio!

    Medite em Oséias 6.3

    abraços, Pr MArcello

  21. SHALOM!

    1. Prezada Simone e Elen Fernandes, obrigado por vossa visita e seus comentários. Voltem sempre!

    Em Cristo, Pr Marcello

  22. Shalom!

    1. Prezado Ivan César, concordo plenamente com suas sábias palavras. Precisamos urgentemente voltar para as Escrituras, e nos submeter à sua Autoridade.

    um abraço, Pr MArcello

  23. SHALOM!

    1. Prezamado Pr Newton, como sempre suas sábias palavras complementam este texto. Este era Paulo, o maior evangelista, o maior plantador de igrejas, o maior teólogo e evangelista que o mundo conheceu. Que exemplo de vida! Que legado!

    um abraço, Pr Marcello

  24. lg disse:

    Prezado Pastor, fiquei muito honrado pela sua visita no meu blog recem criado, foi a primeira e única postagem até agora, obrigado pela citação bíblica de Cl 3.16, e li no teu blog o que o senhor me recomendou (o testamento de Paulo), muito bom artigo, vou imprimi-lo e guardá-lo junto com os de outros autores que tenho como Richard Baxter, Spurgeon, D. M Lloyd-jones, David Wilkerson, Toser, A. W Pink, J. Edwards,John Owen entre outros. O texto bíblico que o senhor me citou e o artigo que indicou foi com qual objetivo, me repreender, exortar, ensinar, seja franco e aguardo uma resposta de, um grande amigo que acabei de conhecer. Wagner.

  25. Shalom!

    1. Amado Wagner, obrigado por sua visita e seus comentários. Quando visito algum blog sempre deixo um texto para a pessoa ler. No seu caso foi este texto de Paulo. Fique tranquilo meu irmão! Indiquei este texto para que vc fosse abençoado e edificado com a leitura.

    um abraço, Pr Marcello de Oliveira

  26. Alliadoo disse:

    Palavras simples e contrárias à realidade do mundo moderno no qual tudo se quer para ontem. Isto leva ao uso de técnicas como a Programação Neurolinguística para se obter a resposta do público à mensagem pregada.

    Que lástima!

    Voltemos ao Evangelho!

  27. Lucas Marin disse:

    A Paz do Senhor.

    Estarei republicando este artigo, tendo em vista sua importância para os dias de hoje, onde cada um quer fazer sua adaptação do Evangelho, não vendo que é esse Evangelho que é o poder de Deus!

    Ah, mas se não desejar a republicação do artigo, também estarei pronto e disposto para o que lhe parecer mais conveniente.

    Que o Senhor continue abençoando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *