Os Aguilhões na Vida de Paulo

A conversão de Saulo na estrada de Damasco é a conversão mais famosa da história da igreja. Nenhum homem exerceu tanta influência no cristianismo, nenhum homem foi tão notório na história da humanidade como Paulo. Após sua experiência marcante na estrada para Damasco, Paulo se tornou o maior evangelista, o maior missionário, o maior teólogo e o maior plantador de igrejas da história do cristianismo.



Lucas, fica tão impressionado com a importância dessa conversão, que a relata três vezes, uma vez, em sua própria narrativa, e duas nos discursos de Paulo (At 9, 22, 26).


Se perguntarmos o que causou a conversão de Saulo, só existe uma resposta possível. O que sobressai na narrativa é a graça soberana de Deus através de Jesus Cristo. Saulo não se “decidiu por Cristo”, como poderíamos dizer. Pelo contrário, ele estava perseguindo a Cristo. É melhor dizer que Cristo se decidiu por ele e interveio em sua vida.

Devemos nos lembrar que Lucas menciona Saulo como um feroz adversário de Cristo e sua igreja. Ele nos conta que, no martírio de Estevão, “as testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo” (At 7.58), depois diz que “Saulo consentia na sua morte” (At 8.1) e que, em seguida, “Saulo assolava a igreja” (At 8.3), procurando cristãos casa por casa, arrastando homens e mulheres para a prisão. No texto de Atos 9.1, Lucas resume a história dizendo que Saulo estava “respirando ainda ameaças de morte contra os discípulos do Senhor”.

Quando atentamos para a riqueza e a profundidade das línguas originais ficamos perplexos, pois os termos que Lucas usa para se referir a Saulo antes da sua conversão parecem ser deliberadamente escolhidos para retratá-lo como “um animal selvagem e feroz”. O verbolymainomai”, cuja única ocorrência no N.T se encontra em Atos 8.3, em referência à “destruição” que Saulo causou à igreja, é empregado no Salmo 80.13 [na Septuaginta], em relação a animais selvagens destruindo uma vinha; o seu sentido específico é “destruição de um corpo por um animal selvagem”.

Mais tarde, os cristãos de Damasco o descreveram como aquele que tinha causado um “extermínio em Jerusalém” (At 9.21), onde o verbo empregado é “portheo”, que significa “destruir, assolar, espancar” que também aparece no texto de Gl 1.13. Continuando a mesma imagem, o erudito J.A. Alexander sugere que a menção de Saulo “respirando ameaças e morte” (At 9.1) era uma “alusão ao arfar e ao bufar dos animais selvagens”. Portanto era esse o homem (mais animal selvagem do que ser humano) que em poucos dias seria um cristão convertido e batizado.

No inicio eu disse que a resposta à conversão de Saulo foi a maravilhosa graça de Deus. Paulo sempre mencionou que Deus tomou a iniciativa de salvá-lo conforme sua vontade soberana (Gl 1.15,16). E além disso Paulo ilustrou essa verdade com pelo menos três imagens dramáticas.

Em primeiro lugar, Cristo o conquistou (Fp 3.12), o verbo “katalambano” dando a idéia que Cristo o “capturou” antes que tivesse a oportunidade de capturar algum cristão em Damasco.

Em segundo lugar, ele comparou sua iluminação interior com a ordem criadora “Haja luz” (Gn 1.3) ou “das trevas resplandecerá a luz” (II Co 4.6).

Em terceiro lugar, ele escreveu que a graça de Deus “transbordou” sobre ele, como um rio em época de cheia, inundando seu coração com fé e amor (I Tm 1.14). Assim a graça de Deus o capturou, iluminou seu coração e o inundou como uma enchente.


Agora devemos atentar para um fato importante – a conversão de Saulo não foi de maneira nenhuma uma conversão repentina. A intervenção de Deus foi repentina: “Subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor” (vs. 3). De acordo com a própria narrativa de Paulo, Jesus lhe disse: “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (At 26.14). Jesus comparou Saulo a um touro jovem, forte e obstinado, e a si mesmo [Deus] a um fazendeiro que usa aguilhões para domá-lo. Agora surge a pergunta: “Quais eram esses aguilhões, contra os quais Saulo estava lutando”?

1) Um aguilhão eram as suas dúvidas. Saulo havia sido educado em Jerusalém aos pés de Gamaliel, provavelmente o professor mais celebrado do primeiro século da era cristã. Assim, teologicamente, Saulo tinha um excelente conhecimento do judaísmo e, moralmente, era zeloso da lei de Deus. De sã consciência, ele estava convencido que Jesus de Nazaré, não era o Messias. Para ele, era inconcebível que o Messias judeu pudesse ser rejeitado por seu próprio povo e então morrer, sob a maldição de Deus, uma vez que estava escrito na lei: “ qualquer que for pendurado no madeiro, está debaixo da maldição de Deus”(Dt 21.23). Não, não. Jesus deve ser um impostor.

Desse modo, ele começa a se opor a Jesus de Nazaré e a perseguir os cristãos. Essa era a sua convicção. No entanto, inconscientemente sua mente estava repleta de dúvidas, por causa dos rumores que circulavam acerca de Jesus: a beleza e a autoridade do seu ensino, a humildade e a mansidão de seu caráter, seus feitos poderosos de cura, e em especial, o rumor persistente que sua morte não havia sido o fim, pois algumas pessoas diziam que o haviam visto e tocado, e conversado com Ele após sua ressurreição. A mente de Saulo estava em desordem.

2) Outro aguilhão foi Estevão. Este fato “atormentava” sua mente. Saulo estava presente no julgamento e execução de Estevão. Ele havia visto com seus próprios olhos o rosto resplandecente de Estevão, como o de um anjo (At 6.15), e sua corajosa não-resistência enquanto era apedrejado até a morte (At 7.58-60). Ele havia ouvido, com seus próprios ouvidos, a defesa eloqüente de Estevão diante do Sinédrio, sua oração pedindo perdão aos executores, e sua afirmação extraordinária sobre a visão de Jesus como Filho do homem, em pé à destra de Deus (At 7.56). Portanto, Saulo não podia esquecer o testemunho de Estevão. Havia algo inexplicável naqueles cristãos, algo sobrenatural.


Se a conversão de Paulo não foi repentina, também não foi compulsiva. Cristo falou com ele em vez de esmagá-lo. Cristo o jogou ao chão, mas não violentou sua personalidade. Sua conversão não foi um transe hipnótico. Jesus apelou para sua razão e para o seu entendimento. Pelo contrário, Jesus lhe fez uma pergunta penetrante: “Saulo, Saulo, por que me persegues”? Saulo respondeu: “Quem és tu, Senhor”? Jesus respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Jesus ordenou: “Mas levanta-te” e Paulo prontamente obedeceu. A resposta e a obediência de Saulo foram racionais, conscientes e livres.

Portanto, esta maravilhosa graça não anula a responsabilidade humana. Jesus “picou” a mente e a consciência de Saulo com seus aguilhões. Então se revelou através da luz e da voz, não para esmagá-lo, mas salvá-lo. A graça divina não atropela a personalidade humana. Ela não aprisiona. É o pecado que prende. A graça liberta. Amém!

Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Stott, John. A mensagem de Atos. ABU.

27 Responses to Os Aguilhões na Vida de Paulo

  1. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Lindo estudo sobre a vida desse gigante do cristianismo.

    Ednaldo

  2. Wilsius Norte disse:

    Belo… Muito belo.

    Paz do Senhor.

  3. ROBSON SILVA disse:

    A Paz, meu amado…

    Sempre singelo; sempre sucinto; sempre completo!

    Maravilhoso texto!

    Um forte abraço…

    O Retiro com nossos jovens foi uma benção… Queria que estivesse lá…

    Vamos tentar marcar um para o fim do ano… Ok?!

    Em Cristo,

    Robson Silva

  4. Caro amigo,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Muito embora o txto seja muito conhecido, é a primeira vez que leio algo sôbre os aguilhões na vida do apóstolo Paulo!

    Parabéns e muito obrigado!

    Fui edificado!

    Seu conservo e amigo,

    Pr. Carlos Roberto

  5. Prezamado pr. Marcello de Oliveira, homem de Deus,

    Shalom!

    Excelente meditação, sobre a manifestação poderosa na vida de quem amava ao Nosso Deus, e não conhecia a Jesus Cristo, como o Unigênito de Deus e Salvador da humanidade.

    A maravilhosa pergunta do Senhor Jesus, quando questionava a Paulo, com o conhecido: Saulo, Saulo, por que me persegues?

    Era uma questão, bem dirigida a quem Jesus Cristo, conhecia como zeloso pelas coisas de Deus, e assim, podemos perceber que era chegado o momento do Senhor, ao se revelar aquele que amava a Deus, e perseguia aos cristãos por desconhecimento da verdade.

    A resposta de Paulo foi imediata, pois, o seu coração sentia fome, e sede de justiça, e ainda, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça?

    Este seu texto, nos faz analizar a passagem bíblica, com muita alegria pela experiência e a responsabilidade assumida, por quem não desejou ser apóstolo, mas o foi pelo amor ao Senhor Jesus Cristo.

    O Senhor Jesus, seja contigo, amado pr. Marcello,

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  6. Gilson disse:

    Muito boa explanação, exceto por saber que essa parte do versiculo, em particular,sobre os "aguilhoes" ser de opinião de varios estuiosos das Escrituras não constar nos escritos em grego. Sendo uma adição tardia nas copias surgidas a partir do sec.III. Provavelmente algum comentario de rodape, ou margem dos escritos mais antigos e foi incluido como fazendo parte integrante do texto.
    Qualquer duvida consulte as versoes atualizadas e compare com as corrigidas.
    A paz do Senhor.

  7. Senna disse:

    Pastor adorei esse texto maravilhoso, eu quero também te falar que fiz um estudo na escola dominical, e o pastor nos ensinou que o significado deste versículo (duro para ti é recalsitrar contra os aguilhões) era que seria difícil para Paulo resistir a vontade de Jesus……

  8. Shalom!

    1. Caro Ednaldo e Wilsius, obrigado pela vossa participação.

    abraços, Pr Marcello

  9. Shalom!

    1. Amado Pb Robson, sua participação e sua visita me alegram sobremaneira. Deus seja contigo. Sempre!

    abraços, Pr MArcello

  10. SHALOM!

    1. Rev CArlos Roberto, é uma honra receber sua visita, bem como seus comentários. Além do mais, é uma benção de Deus desfrutar a sua amizade!

    abraços, Pr Marcello

  11. Amado Pr Newton, ilustre companheiro na fé e na verdade!

    Agradeço-lhe sua distinta participação e suas primorosas ponderações. HaShem resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Nele, Pr Marcello

  12. Que bela explanação, esqueci de mim enquanto viajava pelo texto, que nitidamente expõe algo ainda além de seu conteúdo, a saber: uma paixão pela Palavra de Deus, que resulta sempre em preciosos artigos como este.

    Obrigado por compartilhar conosco querido Pr Marcello.

    abraços, Pr Rupert

  13. Amado Pr. Marcelo obrigado por esta jóia exegética.
    Oxalá os pregadores modernos fossem menos preguiçosos e fizessem exegese dos textos antes de pregá-los ao povo.

    Pb. Edinei Siqueira, Th.B

  14. EV. Anderson Araujo disse:

    Caro profº Rev. Marcello Oliveira:

    SHALOM;

    Que maravilhosa esplanação da Palavra de Deus, fui muito abençoado por mais esta pérola, que Deus continue te usando poderosamente…

    um grande abraço

    do seu conservo em Cristo

    EV. Anderson Araujo.

  15. Olá Marcello,obrigada pela visita e pela indicação do texto,duas coincidências,vc tem o nome de um dos meus irmãos e com o mesmo sobrenome(Oliveira),outra é a história da conversão de Paulo,que eu considero maravilhoso o modo como ele atendeu prontamente ao Senhor e abriu seu coração para abandonar tudo o que aprendeu e imaginou ser a vontade do Altíssimo…Um homem cheio de sabedoria humana ,e que ao encontrar-se com o Mestre viu que toda sua inteligência e religiosidade de nada valiam…Eu compartilho da mesma visão que vc, e vejo em Paulo alguém que tem muito a nos ensinar(depois do Senhor claro!)obediência,seriedade,humildade,santidade, perseverança e amor…
    Que a Paz do nosso Senhor Jesus esteja contigo!
    Márcia Gizella.

  16. amigodcristo disse:

    A paz do senhor Pr Marcelo,que texto mais impactante,concerteza a converssão do apostolo(PAULO)foi extraordianriamente executada por JESUS CRISTO,e para mim é o maior testemunho de converssão da historia,primeiro por ser Biblico e genuino e autentico sendo assim e incontestavel,e a sua converssão e muito mais profunda do que muitos pensam!!! pastor muito obrigado pelas palavras de incentivo e encorajamento assim o senhor seja conosco,estou começando a aprender usar mais essa ferramenta para obra do Senhor,e quero que saibas que a alegria foi toda minha assim tambem como a sorte do senhor encontrar meu blog, fui realemtne acrecentado em vir ate aqui e louvo ao DEUS por sempre estar nos guardando e enviando os mestres da palavra para nos capacitar e acrecentar,parabens por essa obra que DEUS pai possa estar abençoando cada um que passares por aqui,paz e graça seja contigo e uma boa semana!!!!

  17. Prezado pastor Marcelo,

    Saúdo-te por mais este artigo. Que Deus te abençoe, e também o teu público leitor, através da obra literária que publicaste recentemente, mediante a qual apresenta algumas de tuas mensagens.

    Aproveito para informar-te que a sua "capa" ficou com São Paulo. Aguardamos a tua chegada, posto que não poderíamos ir ao teu encontro. Como a tua visita não aconteceu, tive de partir, mas deixei-a aos cuidados de Sidney e Marisa, nossos companheiros na fé, os quais prontamente ta entregarão quando fores ter com eles.

    A graça do Senhor seja contigo. Amém.

  18. Daladier Lima disse:

    Está decretado: Este texto será usado em um dos próximos cultos de doutrina nas igrejas que auxilio! Rsrsrs. Abraços, amado, que Deus continue te abençoando.
    Gostei da não-resistência de Estevão. Para um mundo que cultua Gandhi, os cristãos já praticavam a não-resistência há séculos.
    Abraços, naquele que nos transportou das trevas para sua maravilhosa luz!

  19. Precioso artigo caro Marcelo.
    Como o bom garimpeiro ao encontrar ouro, guarda-o feliz – Faço o mesmo com as riquezas de sua pena.

    Pr. Marcos Antonio da Silva
    http://www.oarautoestudosesermoes.blogspot.com

  20. A Paz do Senhor meu amado irmão.
    Tenho visto alguns blogs e no meio deles eu achei seu blog gostei muito dos artigos que ele retrata e sempre que puder voltarei aqui!

    Se puder de uma olhadinha no meu.

    http://janelaparacristo.blogspot.com/

  21. Alan Brizotti disse:

    Ótimo texto. Esse tipo de meditação precisa urgentemente ser resgatada pelo sofrível grupo intitulado "pregadores" no Brasil. Que o Eterno continue iluminando sua mente.
    Abraço.

  22. O que a Palavra de Deus mostra é que Saulo estava livre para tomar qualquer decisão naquele momento e ele optou por fazer a pergunta: "Senhor, que queres que faça?" (Atos 9.6). E o resultado disso podemos ver na história da Igreja até os dias atuais.

  23. dina alves disse:

    que deus te abencoe ,ir dina

  24. PB.ADENIR disse:

    obrigado pr Marcelo,nossa liçâo de hj 27/02/2011 esta falando exatamente sobre a conversão de saulo e me ajudou muito
    parabens,estudo maravilhoso
    pb adenir
    PANCAS ES

  25. Helena Rezende disse:

    Parabéns, por este estudo tão esclarecedor!
    Que Deus continue abençoando o seu ministério de ensinar!
    A paz do Senhor!

  26. LUCIANA disse:

    PROCURANDO UM ESTUDO SOBRE A CONVERSÃO DE PAULO, PRA UMA AULA DE ESCOLA BIBLICA DE FERIAS, ME DEPAREI COM ESSE MARAVILHOSO ESTUDO, QUE MUITO ENRIQUECEU VIDA CRISTA, QUERO DEIXAR AQUI MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS, QUE CONTINUE POSTANDO MAIS ESTUDOS COMO ESSE E ENRIQUECENDO AINDA MAIS NOSSAS VIDAS. FIQUE NA PAZ DE CRISTO JESUS.

  27. Pr Marcelo, onde encontro os registros sobre a morte de Paulo, onde e como ele morreu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *