Os Quatro Descansos – Hebreus 4

No capítulo 4 de Hebreus, são mencionados quatro descansos, que neste ensaio iremos dispensar algumas considerações. São eles:

1. O descanso da criação (Hb 4.4)
2. O descanso do sábado (Hb 4.4,9)
3. O descanso de Canaã (Hb 4.8)
4. O descanso divino (Hb 4.1-3; 6-11)

Há um contraste entre a mentalidade grega e o pensamento hebraico. A mente grega estava sempre na expectativa de algo novo. A característica dela era o movimento. Todavia, o ideal no A.T era o repouso, e este encontra sua realização mais genuína e elevada em Cristo, que começou o Seu ministério com um chamado para o descanso em Deus.

1. O descanso da criação

“Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera” Hebreus 4.4 ARA

A palavra descanso aqui não significa folga, para recuperação das forças físicas e mentais exauridas durante o trabalho, mas o cessar das atividades até então desempenhadas, para o gozo da paz, da tranqüilidade e da alegria decorrentes da conclusão de uma obra; o deleite por constatar sua perfeição. Assim, este texto, citado de Gn 2.2, remete-nos à idéia de que Deus, no sétimo dia, descansou de Suas obras após constatar que tudo quanto tinha feito era muito bom (Gn 1.31a). Aliás, não poderia ser diferente, visto que o Eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga (Is. 40.28).

A obra de Deus estava terminada não apenas exteriormente, mas interior e qualitativamente. Não havia pecado nem corrupção. Tudo estava novo em folha ao sair das mãos do Criador. Logo, em Hebreus 4.4, é indicado que Deus mantém duas espécies de relação para com a Sua obra. Primeiro, existe Sua atividade criadora, que cessou quando Ele terminou tudo o que tinha feito. Segundo, seu descanso, que é apenas uma forma nova e mais elevada de atividade, isto é, a de deleitar-se em Sua obra aperfeiçoada. É neste descanso, pela fé, na obra aperfeiçoada de Deus – um descanso com o Seu – que Ele chama o seu povo a entrar.

2. O descanso do Sábado

No relato sobre a criação é dito ainda que abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera (Gn 2.3). Fica evidente por esta passagem que existe uma relação íntima e vital entre o descanso da criação e o do Sábado. Duas coisas caracterizam este último: (1) é um descanso após seis dias de trabalho; e (2) é um descanso em que Deus habita, e esta presença constante santifica o descanso e o dia.

Só aquilo em que o Senhor repousa é santo, e a alma em que Ele repousa, por intermédio do Espírito, é igualmente santa. Mas qual é o sétimo dia em que o Eterno descansa? É aquele que segue aos seis dias de atividade criadora, caracterizados por um principio e um término.

Em Gênesis, porém, não se fala de noite ou manhã no sétimo dia. É um dia ilimitado, eterno, e o descanso também o é. Por esta razão, é mencionado como o descanso de Deus, meu descanso, este descanso e, em mais de um caso, aquele descanso.

3. O descanso de Canaã

Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia. Hebreus 4.8

Nesta seção passamos a uma nova etapa do argumento sobre o descanso de Deus, tomando como base o versículo 6, que tenciona contestar a afirmação dos judeus de que o descanso em Canaã era o cumprimento integral da promessa divina. Mas este descanso físico foi o cumprimento de uma promessa material que Deus fez a Abraão (ver Gn 15.7,13-16) de que sua descendência moraria numa terra maravilhosa (ver Dt 11.11,12).

Por esta descrição, Canaã devia ser uma espécie de segundo jardim do Éden; um dos lugares mais belos e férteis do mundo antigo. Todavia, se observarmos o capítulo 3 de Hebreus, a geração contemporânea de Moisés se recusou a entrar nessa terra porque foi incrédula e dura de coração. É verdade que a segunda geração daqueles que foram libertos do Egito entrou na herança material recusada por seus pais, mas Canaã não é o descanso de que o autor da epístola aos Hebreus trata. Josué proporcionou aos israelitas muitas coisas, mas não lhes pôde dar o descanso falado por Davi acerca de um outro dia que denotaria este descanso.

Como o sábado do decálogo, Canaã só poderia ser um símbolo daquele descanso espiritual que Deus preparou para os que o servem. Assim, o estabelecimento de Israel em Canaã é freqüentemente considerado uma alegoria do descanso prometido por Deus para o seu povo.

4. O descanso divino (Hb 4.1-3; 6-11)

O descanso divino é o tema central do capítulo 4 de Hebreus, e todas as outras alusões a ele são meramente incidentais. O descanso da criação é mencionado como seu alicerce, e também para explicar o sábado, que mais plenamente define este descanso.

Em Hebreus 4.1-3, o autor da epístola objetiva demonstrar que o descanso prometido por Deus não se limitava à posse da terra de Canaã. Neste texto, há uma reiteração da superioridade de Jesus sobre Moisés. Na primeira comparação entre eles (Hb 3.2-6), o contraste focou as duas personalidades: Moisés como servo, e Cristo como Filho de Deus. Agora, na segunda comparação (Hb 4.1-3), o contraste é entre a obra destas duas pessoas.

O escritor de Hebreus mostra a fragilidade de Moisés: (1) sua obra não foi suficientemente poderosa para realizar-se cabalmente; por isso, ele não pôde introduzir o povo no descanso prometido; (2) o descanso que em que os israelitas penetraram posteriormente foi terreno e meramente representativo do verdadeiro descanso divino.

Cristo é superior a Moisés em ambos os pontos: (1) Ele é capaz de, mediante o Espírito, realmente conduzir-nos a este descanso espiritual; e (2) este descanso é real e substancial e corresponde, em espécie, ao descanso sabático de Deus.

Nele, nosso Eterno Shabatt

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Heschel, Abraham Joshua. O schabat. Editora Perspectiva.
Wiley, Orton H. A Excelência da Nova Aliança. Ed. Central Gospel

Kistemaker, Simon. Hebreus. Ed. Cultura Cristã

18 Responses to Os Quatro Descansos – Hebreus 4

  1. A paz do Senhor!

    Obg por visitar meu blog, fiquei grato! Deus continue te abençoando. Gostei muito do seu blog!

  2. Ednaldo disse:

    Shalom, Pr. Marcello.

    Ótima exposição, me lembra uma frase sua na Radio Melodia Fm ano passado, onde o senhor explicou que, o shabat cristão não é um dia, mas uma pessoa, a saber Cristo.

    Por isso Ele disse "Vinde a mim, todos os que estais cansado e oprimidos, …, e achareis descanso [shabat] para vossas almas".

    Naquele que é o nosso descanso,

    Ednaldo.

  3. Caro Pastor Marcello

    Eirené tou Kyriou

    Parabéns pelo blog e pelas matérias escritas. Fico feliz em saber que o colega é um estudioso da língua de Gesenius. Também gosto de estudar as Escrituras nas línguas originais, mas a minha afinidade é pelo língua de Homero, embora o meu hebraico dê para o gasto. Por falar nisso acabo de conseguir os dez volumes do COMMENTARY ON THE OLD TESTAMENT de C.F. KEIL e F.DELITZSCH.
    Espero que nossos contatos fiquem mais frequentes

    Lehitraot

    José Gonçalves

  4. Olá meu querido, que Cristo continue a te abençoar e iluminar com palavras edificantes,
    Parabéns pelo seu blog.

    Vou sim ser um seguidor,,,se desejar retribuir ficarei honrado.

    Abraços,,, no laço do calvario.

  5. obreiromateus disse:

    A Paz do Senhor Pastor,

    Muito interessante e objetivo o Blog do irmão, continuarei seguindo sempre.

    Abraços…

    http://obreiromateus.blogspot.com/

  6. Hubner Braz disse:

    Gostei do seu Blog, temos que ser verdadeiros. Lembrando que nada vai comntra a verdade. Jo:Cap10.v10

    ­Numa fotografia, num quadro de Picasso, na letra de uma música. Sempre. Lá está ela: a história, uma história; uma nova realidade. É de nossa natureza o desejo de contar. Narrar. Narrar um fato, narrar uma história.

    Mais que meras palavras atiradas ao léu, narrar é recriar o mundo, alterar a realidade. Uma tentativa de tornar-se Deus, dar rumo à vida, criar laços, fazer o destino, construir a vida com minúcia. Escrever é uma paixão.

    http://hubnerbraz.blogspot.com/
    Hubner Braz

  7. Obrigado por visitar o meu blog e parabens pelo texto.. deus te abençoe almir escatambulo

  8. Anonymous disse:

    A paz do Senhor Pr,
    conheço o seu blog a pouco tempo e gostei bastante!É realmente importante conhecer a mensagem das escrituras.Que Deus continue te abençoando!
    Pastor,apenas gostaria de lhe dar uma sugestão:seria interessante se o senhor mudasse o template do seu blog,pois o atual impede q leiamos os textos,as letras ficam quase invisíveis,o q acaba ficando cansativo para os olhos.Quero mto ler os seus posts!

  9. Prezado "anônimo", grato por seu comentário. Todavia, o irmão [a] é a 1º pessoa que diz que as letras ficam invisíveis. Achei muito estranho. Nunca ouvi esta reclamação.

    Por gentileza, queira se identificar da próx. vez, com seu nome e sobrenome.

    Nele, Pr. Marcello

  10. Meu amado irmão Marcelo

    Como vai voce. recebi sua visita no meu blog e vim te cumprimentar pelo seu e pelas postagem que são ótimas. Gosei tb da interface do seu blog… muito bonito, não consigo melhorar tanto a cara do meu rsrsrsrsrs Estou aprendendo ainda.

    Permissão para poder te seguir
    Per. Gualter Guedes

  11. Anonymous disse:

    O sábado é o SINAL de YHWH(DEUS) e seu povo (Ez.12e20) desde que o homem
    foi criado,e por todas eras da eterni
    dade o será (Is.66:22e23).

    José

  12. A paz do Senhor Jesus, gostei muito do seu blog e vou estar seguindo. Também fiquei honrado com sua visita. Qu o Senhor permita que nosso convívio pela rede apenas prospere. Fique na paz.

  13. Anonymous disse:

    Prezado Pr,
    eu não sei se o problema é comigo ou com meu computador,mas o fato é q algumas palavras ficam cobertas pelas frestas escuras do template de madeira,o que acaba atrapalhando a leitura.Bom,a sugestão da mudança é apenas uma sugestão.
    Deus te abençoe!

    Isabel Alvez.

  14. José da Silva disse:

    Caro Pastor Marcelo
    Obrigado por visitar e comentar no meu blog. Gostei muito de suas postagens
    Que o Senhor te abençõe e conceda graça e sabedoria!

  15. Meu cordial abraço, caro irmão Marcelo. E é sempre um deleite ler seus artigos edificantes.

    Pr. Marcos Antonio

  16. Aline disse:

    Sempre gostei do aprofundamento nas escrituras, confesso. O Hebraico é fascinante. Claro, a idéia de "descanso" é muito confortante, mas viver isso é o ideal. Muito bom seu espaço.

    Obrigada pela visita.
    Volte sempre!

    Paz e bem.
    Aline.

  17. ulisses efata disse:

    Mais um texto edificante e bíblico, real alimento para nossa alma.

    Parabéns, tenho prazer em acompanhar suas postagens. Siga em frente nesse importante trabalho.

    Na paz do Senhor Jesus, saudações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *