Os termos da adoração no A.T

Uma das definições mais brilhantes que já li sobre adoração é de William Temple:

“Adoração é a submissão de todo nosso ser a Deus. É tomar consciência de sua santidade; é o sustento da mente com sua verdade; é a purificação da imaginação por sua beleza; é a abertura do coração a seu amor; é a rendição da vontade a seus propósitos”

Adoração é homenagem a atitude e a atividade que objetiva reconhecer e descrever o valor da pessoa ou coisa à qual a homenagem ou adoração é prestada. Por isso, adoração é sinônima de toda uma vida reverente, englobando devoção e liturgia. Wheeler Robinson disse: “Adoração é, essencial e etimologicamente, o reconhecimento do valor de Deus. Não tem nenhuma relação direta com a edificação dos adoradores. É uma oferta para Deus, aceitável a ele e incumbência do ser humano. Todos os outros aspectos da adoração são subordinados a essa ênfase principal”.

Em inglês, a palavra “adoração” (worship) vem da palavra “valor” e significa “o reconhecimento, pelo homem finito, do valor infinito de Deus, e também a representação estética ou expressão dramática desse reconhecimento, por atos simbólicos, atitudes e palavras”.

O conceito de adoração dos salmistas era “teocêntrico”, não “antropocêntrico”. Eles sustentavam que nada na terra era digno se não estivesse na relação apropriada com o Criador do universo, o doador da vida, mestre, juiz e salvador.

Para enfatizar que adorar é atribuir o maior valor a Deus, o erudito Harry Buck citou a oração de Rabia, no ano de 800 d.C:

Oh Deus! Se te adoro por medo do inferno
queima-me no inferno;
se te adoro na esperança do paraíso,
exclui-me do paraíso;
mas se eu te adorar por ti mesmo,
não esconde tua beleza eterna.

Harry Buck assinalou que a oração da mulher está certa. Se alguém adora a Deus por medo do inferno ou pela esperança do céu, confere ao inferno ou ao céu maior “valor” do que o valor de Deus e, assim, eles se tornam objeto da adoração.

A palavra inglesa traduzida por “adoração” tem uma ênfase um pouco diferente das palavras do Antigo Testamento que significam adoração. Ela dá ênfase a um juízo de valor por parte do adorador, característico da interiorização de idéias ocidental. Os termos hebraicos que significam adoração descrevem uma ação ou resposta ao Santo. O Antigo Testamento freqüentemente chama Deus de “o Santo de Israel” e afirma que Ele está com ou no meio do seu povo.

Uma pequena reflexão esclarecerá a natureza paradoxal dessas palavras “Santo” (Kadosh) destaca que Deus é outro, transcendente, inacessível, misterioso. Mas ele é chamado “o Santo de Israel no meio (kereb) de ti” (Is 12.6; Os 11.9). Estar na presença de Deus era uma experiência tremenda, até aterradora. Ela despertava a consciência do pecado (Is 6.5) e um forte desejo de ter uma vida digna (Lv 19.2)

Três palavras hebraicas são traduzidas por “adoração” em nossas versões:

Shahah (“inclinar-se”, “prostrar-se”); ‘avad (“servir”); e sagad (“inclinar-se”). Sagad é usado no A.T apenas no contexto de inclinar-se diante de uma pessoa (Dn 2.46) ou de um ídolo (Is 44.15,17,19; Dn 3.5,7,10,12).

‘avad significa “trabalhar”, “atuar como escravo” em relação ao dono. É um termo aplicado ao escravo caseiro e ao súdito ou vassalo de um suserano. Entretanto, a ênfase não é tanto na condição servil do adorador como na função de executar a vontade do senhor. O vassalo habita a casa ou o reino do senhor. No contexto da adoração, a palavra se refere à condição humilde e ao desempenho fiel do trabalhador dado ao adorador.

O termo hebraico ‘avôdâ significa “serviço” ou “culto”. O Antigo Testamento usa a palavra para referir-se ao serviço ao rei (I Cr 26.30), a Deus (Ex 3.12; 4.23; 12.25,27) ou do templo (Ez 44.14).

A expressão “servir a Iavé” ocorre duas vezes em Salmos (Sl 2.11; 100.2). Mays disse que o convite a servir ao Senhor é uma exortação a juntar-se a outros na formação de uma congregação, como povo de Iavé. Portanto, pode ser chamado de adoração porque é dirigida a Deus.

Ao contrário dos seus vizinhos, Israel não via a adoração ou “serviço” como meio de induzir, coagir ou influenciar Deus a lhes dar algo que de outro modo não daria. A adoração no A.T não era ocultismo, que objetiva conquistar a vontade dos deuses para o adorador. Não havia magia no culto ou serviço no A.T. H.J. Kraus disse que, na aliança, os adoradores do A.T encontravam com o Senhor a quem serviam (‘avad) em toda a sua atividade de adoração. “Adoração, no A.T, é ‘avoday, e sempre que alguém aspira de algum modo ‘exercer poder’ sobre Iavé, afetar ou influenciá-lo por intermédio de instituições de culto, a ‘avôdâ é destruída”.

A palavra hebraica mais vezes traduzida por “adoração” é shahah,< /strong> “inclinar-se”, ou “prostrar-se”. É algo que se faz, sinta-se ou não. Não requer o uso de um objeto. “imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou” (Ex 34.8). “Servir” e “adorar” são termos que aparecem freqüentemente juntos. “Servir” refere-se a vontade de Deus nas questões humanas. “Adorar” tem relação mais próxima com a liturgia do culto.

Conclusão.

Que é adoração, de acordo com o Antigo Testamento? É servir, fazer a vontade e a obra de Deus. É prostrar-se perante Deus em reunião pública. É compreender e reconhecer o infinito valor de Iavé.


Nele, que procura os verdadeiros adoradores

Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Smith, Ralph. Teologia do A.T. Edições Vida Nova – 2001

16 Responses to Os termos da adoração no A.T

  1. Que Benção irmão!Muito se fala sobre adorar a Deus, mas o que absorvo é; adorar a Deus é reconhcer a santidade do senhor, reconhecer que vivemos por ele e para ele! Adorar é incluir Deus no seu viver, exaltá-lo em todas as atitudes, não só quando todos estão vendo, mas principalmente no mais íntimo de nosso ser.
    Deus continue te abençoando,
    Fica na paz. 😉

  2. Já li muitos textos sobre adoração, mas nenhum tão esclarecedor e melhor fundamentado na Bíblia como este.

    Que bênção para nós!

    Shalom.

  3. Kharis kai eirene

    Prezado Pr. Marcello, como é sabido sou um apreciador do método léxico-sintático e histórico-cultural. Por esta razão toda vez que leio um artigo que enfatiza a filologia sacra me regozijo.
    Esse artigo, com certeza, somar-se-á ao debate e confronto entre a adoração antropocêntrica com a adoração teocêntrica. E os vocábulos bíblicos não são apenas necessários como também plausíveis para o debate.

    Um abraço
    Esdras Bentho

  4. Pr.Marcos Serafim disse:

    Nobre Pr. Marcello,
    A Paz do Senhor!
    Execelente texto da adoração no AT, como é precioso termos explicações tão profundas como essas , nos levam a refletirmos como está sendo nos dias de hoje a nossa adoração; pois o Pai ainda hoje procura verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade.
    Deus possa abençoar-te mais e mais….

    n’Ele que está acima de todos nós. Marcos

  5. Caro amigo e irmão em Cristo Pr. Marcello Oliveira.

    Sem maiores comentários.
    Magnífico seu texto.

    Na segunda feira, estarei postando um link no POINT RHEMA e enviando para minha lista de músicos e cantores do povo de Deus.

    Não basta se auto denominar um “levita”, é necessário entender a essência do termo, e buscar ser na verdade, um verdadeiro adorador.

    Parabéns!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  6. Danilo Neves disse:

    “os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:” [Ap 4.10]

    “E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram” [Ap 5.14]

    “Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!” [Ap 7.11,12]

    “E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus,dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar.” [Ap 11.16,17]

    “Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.” [Ap 15.4]

    “Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!” [Ap 19.4]

    “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” [Ap 19.9,10]

    “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.” [Ap 21.22]

    “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” [Ap 22.9]

  7. Shalom Dayanna!

    1. Grato por seus comentários. Alguém já disse:

    “Os homens só começam a crescer, quando começam a adorar ao Eterno”.

    Volte sempre!

    abraços, Marcello Oliveira

  8. Shalom!

    1. Caro Pr “Ezra” a exegese é ciência e arte.

    É ciência baseada em certos princípios hermeneuticos necessários para interpretar o significado do texto bíblico.

    É arte por envolver a hábil aplicação de principios hermeneuticos. A exegese é algo para toda vida, tarefa de constante interação entre o texto bíblico e sua exposição apropriada.

    grato por sua distinta participação neste singelo blog,

    Pr Marcello Oliveira

  9. Shalom!

    1. Amado Pr Marcos Serafim, estavas sumido deste blog hein! Grato por suas bondosas palavras. Alguém já disse:

    “A adoração não faz parte da vida cristã; ela é a própria vida cristã” Gerard Vann

    abraços, Pr Marcello

  10. Shalom!

    1. Prezado Pr e amigo CArlos Roberto!

    Como sempre, o sr com suas bondosas e generosas palavras. Sua presença neste singelo espaço, honra este blog. Fique a vontade para compartilhar com os músicos da obra do Senhor.

    um abraço fraterno, Pr MArcello

  11. Shalom Danilo!

    1. Grato por sua participação. Embora o texto se referia a adoração no A.T, suas citações do N.T dão uma contribuição para o valor da adoração.

    2. O Eterno te abençoe e te guarde!

    abraços, Pr MArcello

  12. Caro amigo,

    A paz do Senhor Jesus!

    Como já foi dito acima, a sua exegese está ótima.

    Mas estou escrevendo agora para agradecer-lhe pelo dia que tivemos ontem, na presença do Senhor, na rádio e no seminário. Que Deus nos abençoe, a fim de que essa comunhão verdadeiramente se estreite.

    Outrossim, já estou lendo o seu livro. Estou no primeiro capítulo e vou levar muito tempo com ele. Não sou dado à leitura dinâmica. Antes, prefiro apreciar lentamente o que faz bem à minha alma.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

  13. Shallom, Pr. Marcelo.

    Parabéns pelo excelente texto que nos leva ao conhecimento do poder e da graça do Senhor, o Deus Maravilhoso, através da adoração!!!

    Também quero parabenizá-lo pela participação no Programa Crescendo na Fé. Deus te use com poder sempre e sempre para edificar nossas vidas.

  14. Mis. Myllena Carneiro disse:

    Bom, muito bom texto. Visite também meu blog e faça parte dos nossos irmãos: //comendomana.blogspot.com
    Que Deus te abençõe sempre!

  15. Nestes dias em que a ADORAÇÃO tem sido tratada como mais uma mercadoria evangélica, o texto aqui postado torna-se ainda mais precioso. Que Deus continue a te abençoar cada vez mais.
    http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

  16. Vanessa Dutra disse:

    Paz do Senhor, Pr. Marcello!

    Finalmente li o texto que foi escrito “a meu pedido”! rsrsrs

    Excelente explanação!

    Deus continue te abençoando grandemente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *