Pastores segundo o coração de Deus

A vocação espiritual é a mais sublime de todas as vocações que alguém pode receber. Deus chama pessoas diferentes, em momentos diferentes, em idades diferentes, para ministérios diferentes. Chamou Jeremias no ventre da sua mãe. Chamou Isaías em um momento de crise nacional. Chamou Pedro quando este era pescador. Chamou Paulo quando este perseguia e assolava a igreja.
O profeta Jeremias diz que Deus é quem dá pastores à igreja (Jr 3.15). O pastor não é um voluntário, mas uma pessoa chamada por Deus. Seu ministério não é procurado, é recebido. Sua vocação não é terrena, mas celestial. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito divino. Entrar no ministério com outros propósitos ou motivações é um grande perigo. O ministério não é um palco de sucesso, mas uma arena de morte. O pastorado não é uma plataforma de privilégios, mas um campo de serviço; não é uma feira de vaidades, mas lugar de trabalho humilde e abnegado.
O texto de Jeremias 3.15 encerra algumas lições, que mostraremos a seguir:
1) A escolha divina não é baseada no mérito, mas em sua graça.
Jeremias era uma criança quando foi chamado. Ele não sabia falar. Foi Deus quem colocou a palavra em sua boca. Deus o capacitou. Jonas era um homem que tinha dificuldade em perdoar os inimigos, e Deus o chamou e o enviou a fazer a sua obra, mesmo contra sua vontade. Paulo que era perseguidor e assolava a igreja de Deus, foi chamado de maneira sobrenatural na estrada de Damasco, e tornou-se o maior apóstolo, o maior teólogo, o maior missionário, o maior plantador de igrejas, o maior evangelista que a igreja conheceu. Foi a graça maravilhosa de Deus que o capacitou a fazer tão importante tarefa.
Portanto, o portal de entrada no ministério é a humildade. Nenhum pastor pode fazer a obra de Deus de forma eficaz com soberba e altivez. A soberba precede a ruína. A vaidade é ante sala do fracasso. Toda glória que não é dada a Deus é glória vazia. Não estamos no ministério porque somos alguém, estamos para anunciar que o único que é digno de receber honra, glória e poder é o Rei dos Reis, nosso Soberano Senhor.

2) É Deus quem coloca os membros no corpo como lhe apraz.

Todos os salvos têm dons e ministérios no corpo de Cristo, mas nem todos são chamados para ser pastores. Não somos nós quem decidimos, mas Deus. Quem é chamado para esse sublime ministério não pode em hipótese alguma se orgulhar, porque nada temos que não temos recebido Dele.
Muitos pensam, que equivocadamente, que o pastor ocupa um lugar de destaque na hierarquia da igreja. O pastor não é maior do que o menor membro. Ele é servo de Cristo e servo da igreja. Aqueles que entram no ministério e tratam o rebanho de Deus com rigor excessivo, pensando que têm domínio sobre as ovelhas de Deus, estão incorrendo em um perigoso engano. 

Temos visto com grande tristeza, como alguns pastores tentam blindar sua própria pessoa, vivendo em uma torre de marfim, acima do bem e do mal, não aceitando nenhum tipo de exortação ou correção por parte dos membros da igreja ou mesmo de seus obreiros. Defendem-se efusivamente, dizendo que ninguém pode tocar no “ungido do Senhor”. Desse modo, tiram o texto do seu contexto e usam a Palavra de Deus apenas para se protegerem ou para esconderem seus pecados. A liderança do pastor é apenas posicional. O pastor não é maior nem mais importante do que nenhuma outra pessoa no rebanho.
O profeta Jeremias diz que Deus dá pastores à sua igreja. Deus não apenas chama, mas especifica a missão. O que significa pastorear?

1) Pastorear é alimentar o rebanho de Deus com a Palavra de Deus.

Temos visto o empobrecimento de muitos púlpitos em nosso país. Há muitas novidades estranhas à Palavra de Deus que se infiltram na liturgia, na mensagem, na música e acabam debilitando a vida espiritual da Igreja. Há igrejas envenenadas com toda sorte de heresias. Precisamos denunciar que há morte na panela em muitos púlpitos de nossa pátria! Qual o motivo de tanta escassez? Acontece que seus pastores não estudam a Palavra. São pastores negligentes, preguiçosos, que pregam do vazio de sua mente e do engano do seu coração. O pastor precisa ser um incansável estudioso da Palavra. Ele precisa trazer alimento farto para o seu rebanho. Uma ovelha faminta fica inquieta e está sujeita a desviar-se para outros lugares, caso não seja alimentada corretamente.

2) Pastorear é proteger o rebanho de Deus dos lobos vorazes

Jesus alertou para o fato de o inimigo introduzir os filhos do maligno no meio do Seu povo, se a igreja estiver dormindo. O apóstolo Paulo alertou para o fato de os pastores estarem vigilantes para que os lobos vorazes não penetrem no meio do rebanho (At 20.29). Quando a igreja deixa de zelar pela ortodoxia bíblica, as novidades do mercado da fé entram na igreja e, nesse pacote, muitas vezes, vêm práticas e costumes estranhos à Palavra de Deus. Os pastores precisam examinar o que está entrando em suas congregações. Os pastores precisam analisar as letras das músicas que são cantadas, das revistas de escolas bíblicas, para não incorrerem em equívocos doutrinários.


Os pastores não devem dar o púlpito da igreja para indivíduos que, reconhecidamente, são descomprometidos com a fidelidade às Escrituras.

Muitas vidas foram enganadas através destes pseudopregadores, tendo famílias destruídas, lares desfeitos e outros danos maiores. O pastor deve ser cauteloso em ceder o púlpito de sua igreja, para pessoas das quais ele não conhece, que não possuem testemunho cristão.

 

Nele, o Sumo Pastor

Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. Ed. Hagnos.

Peterson, Eugene. Corra com os cavalos. Ed. Ultimato

Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Ed. Geográfica

 

22 Responses to Pastores segundo o coração de Deus

  1. a PAZ AMADO , PARABENS PELO BLOG E MENSAGENS …VOU POSTA-LA NO MEU BLOG EVANGELIZANDO VIDAS …OK !
    DEUS O ABENÇÔE !
    EV. MISAEL FERREIRA.

  2. Graça e paz Pr Marcello.
    "Os pastores não devem dar o púlpito da igreja para indivíduos que, reconhecidamente, são descomprometidos com a fidelidade às Escrituras". Infelizmente essa observação tem sido negligenciada em muitas igrejas, aqui na minha cidade, por exemplo, tem uma igreja que chamou dois pregadores que não são exemplo a ser seguido, nem na igreja e nem na sociedade, mas como são famosos atraem as multidões.
    Um pastor uma vez me falou o seguinte, que antes de convidar alguém para cantar ou pregar, deve-se procurar saber como é a vida da pessoa. Eu tenho procurado colocar isso em prática nesses doze anos de ministério.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  3. Cristao Peregrino disse:

    Pr Marcelo, excelente o texto.

    Peço autorização para publicar em meu blog.

    Leo

    cristaoperegrino.blogspot.com

  4. Pr. Sérgio disse:

    Caro amigo Pr. Marcelo, graça e paz!
    Quão maravilhosa são suas palavras e dissertação. Esse texto é uma "voz que clama no deserto", denunciando as mazelas cotidianas de um ministério que está fadado a reprovação do Deus que chama e capacita. Como precisamos de pastores que amem as ovelhas, que tenham cheiro delas, que coloquem suas vidas em risco para salvar uma ovelha. Pastores que deixam as 99 sadias no aprisco e saiam a procura daquela ovelha que se perdeu. Mais do que nunca, a recomendação de Provérbios 27.23-"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos", se faz tão necessária em nossos dias.
    Um forte abraço!
    Pr. Sérgio Pereira
    http://prsergiopereira.blogspot.com

  5. Meu caro amigo, pr. Marcelo!!!
    Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja em sua vida.
    Meu amigo, o que aconteceu com o programa crescendo na fé, que não esta mais sendo retransmitido na Musical?

  6. Márcio Cruz disse:

    conselho
    (ê) [Do lat. consiliu.]
    Substantivo masculino.
    1.Parecer, juízo, opinião.
    2.Advertência que se emite; admoestação, aviso.
    – Aurélio Eletrônico

    ·Pv 15.22 "Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem".

    Com base no texto acima e na definição no início, pergunto baseado em seu post:

    O que está acontecendo hoje tem origem em quê ou em quem?

    Quando Isaías falando acerca do Rebento de Jessé, fala sobre o repousar do Espírito Santo (Is 11.2), ele demonstra que o servo verdadeiro de D'us é e deve ser totalmente guiado pelo Seu Espírito para que só assim o rebanho seja de fato apascentado e não maltratado.

    -Mas surge-me um conflito: qual espírito repousa sobre alguns líderes?
    -Qual a força que os impulsiona no tratar a Noiva?

    Contuinue assim Pr. Marcelo, pois agindo debaixo da instrução bíblica, verás à semelhança do Servo sofredor (Is 53.11) os frutos.

    Parabéns pelo blog. Aliás foi você mesmo quem o indicou ao visitar o meu blog.

    No mais,

    Yevarechechá Ad-nai Veixmerecha;
    Yaer Ad-nai Panav Eleicha Veichuneka;
    Issá Ad-nai Panav Eleicha, Veiassem Lechá Shalom.

    Que a Paz do Eterno e de Seu Filho repousem sebre ti e teu ministério.

    Shalom Hesed v'Shalom

    Ir. Márcio Cruz

  7. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    A sua matéria foi extremamente rude e agressiva e quem sabe, sem alguma "ética". Esta que, está sendo aplicada e implorada para suplantar as denúncias e até mesmo ser utilizada para desviar os ensinos bíblicos.

    A ética, por menor que seja, mas muito utilizada, principalmente por quem promove aos pastores divorciados sua permanência, ou ascessão aos púlpitos de muitas igrejas, transformando-as em igrejas de divorciados.

    Pastores esquecem do seu rebanho e utilizam mais a secretária eletrônica com mensagens bíblicas, e não podem ouvir a ovelha resmungona, a que está em perigo ou a que bate à sua porta.

    Onde estão os pastores vigilantes?

    Muitos falam da Graça, mas ficam sem graça, diante de Deus que a tudo vê.

    É fácil localizar um pastor com cheiro de ovelhas. Mas, é difícil encontrá-lo.

    A sua matéria poderá estimular aos verdadeiros pastores que entregam a sua vida pelas ovelhas em uma típica representação de Cristo, mas da mesma forma, poderá irritar a alguns artistas do palco que não possuem compromisso com a Palavra de Deus, e não a utilizam para o bem das ovelhas, e sim, para os seus próprios "BENS".

    Vigiar e orar!

    O Senhor seja contigo meu amigo!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

    Com temor e tremor!

  8. JS. disse:

    amei o blog, mto abençoado,
    – passei pra dizer q tow seguindo, aparece la no meu qndo puder

  9. Pr. Marcelo…Graça e paz!
    Amei por demais essa postagem….por favor com sua permissao vou pegar p/levar p/um grupo de evagelismo ao qual faço parte,viu?!muito importante isso p/mim tenho certeza que vai ser maravilhoso para muito tbm….abraços

  10. Tiago Scala disse:

    Fala amado. Obrigado por ter visitado meu blog e postado um comentário. Gostei do artigo, principalmente da parte que "pastorear é gostar do cheiro de ovelha". É por isso que quero ser pastor. Vou passar a seguir seu blog, acho que poderei aprender muito contigo. Fique na paz!

  11. Paz e graça!!

    Gostei muito, muito mesmo do texto. E gostei imensamente de conhecer o seu blog.
    Obrigada pela visita que fez ao meu blog.

    Posso publicar trechos deste texto no meu blog?? Com os devidos créditos, é claro.

    É que gostei muito mesmo e veio como todas as coisas do Senhor: na hora certa.

    Aguardo sua resposta.
    Obrigada!

    Gostaria que visitasse o blog http://www.despertadeboraipb.blogspot.com

    Que o Senhor o abençoe e que seja Ele a sua motivação hoje e sempre.

  12. - disse:

    First I want to congratulate you for this amazing blog!
    Want to know about shopping mall hotels and many more.
    Log On To http://www.whydubai.net

    We hope you like it. Please send us any feedback and help us improve the sites further.

  13. Shalom!

    1. Irmã Valéria, fique a vontade para usar o texto. Não esqueça dos créditos, bem como da bibliografia utilizada na pesquisa.

    Nele, Pr Marcello

  14. Shalom!

    1. Prezado irmão Leo (cristão peregrino), pode usar o texto, todavia, não esqueça de mencionar o autor e a bibliografia pesquisada para a elaboração do texto.

    Nele, Pr Marcello

  15. Paz do Eterno.

    Mas esse texto está maravilhoso!

    É sempre muito gratificante receber uma instrução tão completa e edificante como esta…

    Quero fazer menção do trecho em que o amado pastor diz que "Temos visto com grande tristeza, como alguns pastores tentam blindar sua própria pessoa, vivendo em uma torre de marfim, acima do bem e do mal, não aceitando nenhum tipo de exortação ou correção por parte dos membros da igreja ou mesmo de seus obreiros. Defendem-se efusivamente, dizendo que ninguém pode tocar no “ungido do Senhor”."

    Tive o desprazer e, ao mesmo tempo, a felicidade de viver uma realidade assim na congregação em que sirvo a Jesus. Certa vez, nosso Senhor me colocou sobre o púlpito para entregar uma Palavra ao líder da nossa igreja. As coisas que repassei foram as que também dEle recebi. Mas foram mal recebidas por nosso superior porque confrontavam muitas de suas atitudes idólatras e desvirtuadas do propósito primeiro do Senhor para com Sua Igreja.

    Não preciso me esforçar para dizer que minha cabeça quase foi parar numa bandeja por causa disso, não é?

    Contudo, vi o Senhor Jesus honrar cada palavra que me deu para ministrar naquela noite. Não fiquei feliz por ter visto a vergonha do homem altivo, mas por ter visto que o Senhor não deixou Sua serva injustiçada e desonrada. À princípio, parecia que seria assim mesmo, mas o tempo passou e o Senhor mostrou mais uma vez que Ele sempre esteve no controle de tudo. Mostrou que está na direção da minha vida e que foi Ele mesmo quem me colocou sobre aquele púlpito e com aquele propósito naquela noite de domingo.

    Obrigada, Jesus!

    E obrigada, pr. Marcelo.

    Deus continue te inspirando e dando visão para nos abençoar com tão ricos textos de sabedoria.

    Nele, que é o nosso Sumo Pastor.

    ELAINE CÂNDIDA

  16. Calebe disse:

    A paz do Senhor… Fico muito feliz em conhecer seu blog… Jã estou te seguindo!!!

    Que Deus continue te abençoando!!!

    http://geipt.blogspot.com/

  17. Anonymous disse:

    Pr. Marcelo,
    Vc por acaso tem ai os contatos do Pr. Hilmar Sathler?
    Se tiver por favor me envie, fui aluno dele a muito tempo atras.

    Rev. Gesiel Gomes
    revggomes@hotmail.com
    http://www.igrejavidaabundante.com.br

  18. Gy Camargo disse:

    Li, refleti e vi que a missão do pastor, como biblicamente difundido é dar a vida por suas ovelhas.
    Me pergunto, num mundo de olvelhas tão desgarradas, voltaremos a ser Daniel na cova dos leões vendo-os rugir e tendo como arma a Fé?
    Creio que a resposta é positiva.
    Abraços,
    Gy Camargo.

  19. Anonymous disse:

    Apaz. Amado quero agradecer a visita ao meu blog. que Deus te abençoe grandemente
    ja sou sua seguidora!
    Abraços

  20. Luis Alberto disse:

    Paz do Senhor Pr,
    Primeiramente, parabéns pelo excelente blog. Muito bom mesmo.

    Em segundo lugar, obrigado por sua visita em meu blog(pbluisalberto.blogspot.com).
    Sinto-me honrado por sua visita.

    Gostei muito desse post. Posso colocá-lo no meu blog com as devidas referências??

    Na Paz do Senhor Jesus

    Pb Luis Alberto

  21. Walter Filho disse:

    Estou concluindo o Instituto teológico de minha denominação,por enquanto sou pastor auxiliar na igreja em que congrego. O artigo foi muito elucidativo e urgente para igreja. Fui edificado!

    Em Cristo,
    Walter Filho

  22. Gabriel disse:

    rapaz, que o Senhor continue iluminando o seu caminho para que muito mais pessoas possam ler as maravilhas contidas em seu blog, gostei muito das suas colocacoes e serei sempreo seu leitor..
    pr.bocadeouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *